Forças que Promovem o Crescimento Espiritual
Março 2015

Anteriormente mencionamos, de maneira breve, "o segredo da regulação", uma técnica que facilita o fluxo livre de energia nos veículos da personalidade e assim transformando o discípulo em "um fio de energia amorosa na corrente do Amor Divino". Uma força reguladora governa essa corrente divina; como também rege a corrente sanguínea, que distribui o alimento para as células e órgãos do corpo. Da mesma forma na meditação, o que pode ser utilizado de forma construtiva absorve o fluxo divino e se transforma em forças que promovem o crescimento espiritual; o restante, em seu caminho de volta para as forças conjuntas da natureza, é distribuído pelo ambiente planetário.

Como mencionado na carta anterior, a recapitulação noturna é muito útil para aprender a regular as energias que passam pelos veículos da personalidade. Como um observador imparcial, o discípulo faz, imaginariamente, o caminho inverso da corrente de forças que fluíram durante o dia, como um rio que refluísse do mar à sua nascente. A viagem revela o terreno onde fluiu a energia do discípulo e como ele se comportou no curso da energia; também revela onde novos afluentes uniram forças, aumentando assim o fluxo e a potência; onde a energia foi conscientemente desviada para distribuir as águas da vida; ou que forças contaminantes foram transpostas de um lugar para outro. Por meio da recapitulação noturna podem ser rastreados todos esses intercâmbios de forças seguindo o fluxo da energia até alcançar a fonte espiritual, a fonte cristalina da energia da alma que flui ao discípulo durante a meditação matutina.

Reconhecer a maneira sutil como as forças e energias fluem através da personalidade durante o dia é um dos primeiros passos para controlá-las; e a prática da recapitulação ajudará a manter uma perspectiva espiritual durante o desenvolvimento das atividades e acontecimentos do dia. O discípulo que tem o hábito de investigar pode, então, descobrir que a Palavra Sagrada e a Grande Invocação são duas excelentes ferramentas que podem ser utilizadas no processo de regulação. A Grande Invocação é "um instrumento solar" que pode ser levada na consciência superior e ser utilizada durante o dia. Mas este dispositivo mágico não consegue os seus objetivos, se for utilizado de maneira mecânica, como pode ocorrer quando alguém se torna familiarizado com suas palavras; no entanto, se ela for utilizada com renovado respeito e força espiritual, vai evocar e incutir uma enorme força para o processo de distribuição da energia dos discípulos. Se o significado da Grande Invocação for "impulsionado" com intenção focada, também ajudará a manter o sistema de forças do discípulo livre de obstáculos.

Incentivamos a todos a investigar o que está escrito sobre a Grande Invocação {a Grande Invocação} nos livros de Alice Bailey e a refletir sobre isso, do ponto de vista da magia branca. O uso da Grande Invocação {O uso da Grande Invocação} tem o potencial de transmitir o fogo elétrico e dinâmico de Shamballa {Shamballa}, as forças de atração e magnéticas do Cristo e da Hierarquia espiritual; também tem o potencial de fundi-los com a atividade inteligente do fogo por fricção. Lidar criativamente com isso é o grande dharma da humanidade.

O discípulo - o estudante - inclui a Grande Invocação no final de cada meditação. {a Grande Invocação no final de cada meditação}. Todas as manhãs, ele abre um canal para o Eu Superior; e ao finalizar a meditação, as forças elétricas, solares e atômicas fluem, em certa medida, entre a mente superior e a inferior. Quando chega à fase de distribuição, o discípulo se volta para enfrentar o mundo, e o faz em um estado de tensão harmônica. Em seguida, a Grande Invocação é enunciada em uníssono com o Eu Superior e começa o fluxo mágico. Após a invocação e pronunciar a Palavra Sagrada, a cerimônia da meditação é concluída e o sistema de forças do discípulo se estabelece como uma atividade radiante suave e natural. Então a alma e a personalidade empreendem juntas a jornada com o instrumento solar, bem preparadas para o que quer que o dia possa trazer a elas.

Na luz da criatividade grupal...

Início