Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Telepatia e o Veículo Etérico


IX. AS ÁREAS EM EXPANSÃO DA INTERAÇÃO CONSCIENTE

O treinamento dado pelos Mestres, em Seus Ashrams, a Seus discípulos, tem um objetivo primordial: aumentar e desenvolver sua sensibilidade natural e inata e capacitá-los a utilizá-la no serviço. À medida que discutirmos esses tópicos, evitaremos mencionar o tão desgastado termo "vibração", usando em seu lugar, a palavra "impacto", mais simples e mais compreensível. A resposta ao impacto é algo que todos nós registramos. Nosso cinco sentidos abriram, para todas as pessoas, cinco grandes reinos de onde procede o impacto. Estamos de tal forma familiarizados com esses reinos que nossa resposta tornou-se automática e, embora registrada, isso não é feito conscientemente, a menos que haja uma razão planejada e uma direção determinada. Respondemos do mesmo modo e também automaticamente aos estímulos emocionais e rapidamente, muito rapidamente, a raça está evoluindo no sentido de alcançar a telepatia mental. Uns poucos estão começando a trabalhar com a telepatia espiritual. Outros vão além do registro ocasional de contatos emanados de uma fonte superior, mas o resultado, em geral, apresenta também uma interferência das reações da personalidade.

O contato, com o resultante impacto advindo da alma, também está se desenvolvendo rapidamente; daí a necessidade do estabelecimento das bases para a obtenção de um conhecimento mais profundo que facilitará um contato ainda mais elevado, proveniente da Tríade Espiritual, e que abre áreas de interação até agora conhecidos apenas pela Hierarquia. Refiro-me aqui aos ensinamentos dados através de um grupo de discípulos meus sobre o Antahkarana. (1) Todos esses contatos em desenvolvimento implicam condições que podem ser definidas pelas duas palavras: Contato e Impacto.

(1) Tratado sobre os Sete Raios, volume V; Educação na Nova Era.

1. O Contato pode ser definido (para os nossos propósitos específicos) como o reconhecimento de um meio ambiente, de um lugar até então desconhecido, daquilo que de uma forma ou de outra foi evocado, de algo diferente que fez sentir sua presença. Essa outra coisa diferente do Percebedor, já foi, de um modo geral, pressentida anteriormente, apresentada como uma possibilidade teórica, e posteriormente invocada pela atenção dirigida e consciente daquele que pressentiu sua presença, até finalmente ser feito ocontato.

2. Impacto é algo além do simples registro do contato. Ele transforma-se numa interação consciente; transmite uma informação mais recente; é, por natureza, de caráter revelatório, e pode ser definido, em seus estágios iniciais, como a garantia de um novo campo de exploração e aventura espiritual para aquele que responde a ele, e como a indicação de um campo mais amplo onde a consciência possa sempre expandir-se e registrar cada vez mais o propósito espiritual que espera ser conhecido mais plenamente.

Portanto, o discípulo avança do campo mais normal do que podemos chamar de percepção telepática comum (agora chegando ao reconhecimento pela ciência), através de um processo de invocação e evocação lentamente aprendido, para um estado de consciência distinguido por uma sensibilidade treinada. Ele desenvolve um reconhecimento espiritual que é controlado, compreendido e direcionado para fins hierárquicos úteis. Nestas palavras, você tem uma definição muito simples do processo ao qual damos, tecnicamente, o nome: A Ciência da Impressão.

Outro ponto a ser lembrado é que esta ciência é a Ciência básica da Sensibilidade; é a arte de toda capacidade de resposta aos fenômenos e é peculiarmente aplicada à reação ao reconhecimento, à capacidade de resposta e ao registro de todos os fenômenos encontrados em todo o plano físico cósmico. Este é o plano em que toda a nossa tríplice Vida planetária encontra expressão e que subdividimos (por uma questão de pensamento claro) nos sete planos (assim chamados) de nosso sistema solar - do que chamamos de nosso plano físico inferior até o mais elevado plano, o logoico. Nos estágios iniciais de capacidade de resposta às duas fases de contato e impacto, a primeira tarefa é desenvolver o necessário aparato de contato, o meio de aprendizado, o mecanismo de registro, e então aprender a usá-lo de forma construtiva e inteligente. Este trabalho prossegue de ciclo em ciclo, nos estágios iniciais, sem intenção consciente por parte da unidade de vida, desenvolvendo-se assim; no entanto, campo após campo de consciência é registrado lentamente, e área após área dos mundos físico, mental e espiritual circundantes entram na arena da percepção, e são dominadas e controladas, até que finalmente a unidade da vida (não sei mais como chamá-la) torna-se o ser humano, autodirigido, um indivíduo. Finalmente o homem se torna o Mestre, controlando e dirigindo dentro da periferia de Sua ampla consciência, em consonância com a Mente e o Plano divinos.

Mas - e este é um ponto que procuro incutir em vocês - a humanidade, submetida a esse constante processo de expansão a partir do surgimento do quarto reino na natureza, o humano, chegou agora ao estágio em que pode começar a sair do controle do que tem sido chamado de Lei da Trílice Resposta para uma nova fase de desenvolvimento onde um dualismo reconhecido domina. Esta é uma afirmação muito importante. Permitam-me formular desta forma e recomendar-lhes uma consideração muito cuidadosa de minhas palavras. Expressarei o que procuro transmitir em certas frases curtas e em forma de tabulação:

1. O homem avançado nos três mundos está consciente de duas triplicidades inerentes:

a. O homem inferior - Corpo físico - Natureza astral - Mente.

b. Os três veículos periódicos - Mônada - Alma - Personalidade.

2. Alma e personalidade fizeram contato. Ele agora é tecnicamente infundido pela alma. Dois veículos periódicos foram acionados. Três veículos inferiores e a alma estão unidos.

3. O corpo etérico está no ponto de adquirir grande poder. Agora ele pode ser usado conscientemente como um transmissor de:

a. Energias e forças, conscientemente dirigidas.
b. Impactos dos veículos periódicos mais elevados, que atuam através do seu instrumento, a Tríade Espiritual.

4. O corpo etérico e, portanto, o agente conscientemente dirigido do ente espiritual rapidamente integrado. Ele pode transmitir ao cérebro as energias necessárias e a informação ocultista que, unidas, tornam o homem um Mestre de Sabedoria e, finalmente, um Cristo - totalmente inclusivo em seu poder atrativo e magnético.

Em outro lugar afirmei que, à medida que vocês estudarem, conseguirão resumir a detalhada análise feita acima. Definindo a Impressão, eu disse que ela "se refere à produção de uma aura magnética sobre a qual podem atuar as impressões mais elevadas".

Imagem. Crédito: Núcleo Aquariano Brasil (adaptada)

Isso deveria servir também para definir a arte da invocação e evocação. A medida que o homem (pois não consideraremos esta ciência separada dele porque abarcaria um campo extremamente vasto) se torna sensível a seu ambiente, à medida que as forças da evolução atuam sobre ele, levando-o de uma etapa a outra, de um ponto a outro, de um plano a outro, e de uma altura a outra, ele prospera e se toma cada vez mais magnético. A medida que essa força atrativa ou magnética aumenta, ele próprio se torna invocativo; essa demanda emitida, advinda da (ou através da) aura que ele engendrou, propicia-lhe uma revelação progressiva. Essa revelação, por sua vez, enriquece o campo magnético de sua aura de tal maneira que o transforma num centro revelador para aqueles cuja aura e campo de experiência necessitam do estímulo de sua reconhecida experiência.

Finalmente, pode-se-ia dizer que todo o reino humano se converterá enfim no principal centro magnético em nosso planeta, invocando todos os reinos superiores sobre os planos amorfos e evocando todos reinos inferiores ou sub- humanos sobre os planos da forma. Algum dia, dois terços da humanidade tornar-se-ão sensíveis aos impactos procedentes da Mente de Deus, á medida que essa Mente cumprir suas intenções e levar a cabo seus propósitos dentro de nosso instransponível círculo-não-se-passa planetário. Por sua vez, a humanidade fornecerá a área mental dentro daqueles círculos-não-se-passa onde os reinos sub-humanos encontrarão a correspondência da Mente Universal necessária ao seu desenvolvimento; o homem, como vocês bem o sabem, é o macrocosmo para o microcosmo constituído pelos reinos inferiores da natureza. Tal o objetivo de todo serviço humano.

Se o que eu disse até agora sobre a Ciência da Impressão for lido em conexão com os ensinamentos dados nos "Pontos de Revelação” (2) advirão muitos esclarecimentos. Entretanto, é necessária uma profunda reflexão. A Ciência da Impressão deveria ser considerada, em última análise, a ciência fundamental da própria consciência, pois o resultado do contato e do impacto conduz ao despertar e ao desenvolvimento da consciência e dessa crescente percepção que caracteriza toda forma no mundo manifestado. Cada forma possui sua própria área de consciência, e a evolução é o processo pelo qual as formas respondem ao contato, reagem ao impacto, e obtêm um maior desenvolvimento, utilidade e efetividade. A Lei da Evolução e a Ciência da Impressão compreendem o desenvolvimento da consciência e produzem a adaptabilidade da alma imanente. A ciência moderna, mediante seu trabalho nos campos da psicologia e da medicina (para mencionar apenas duas), e através de suas experiências com as formas, tem estabelecido os métodos para construir e trazer à manifestação os vários mecanismos de contato encontrados nos diferentes reinos da natureza, e tem dominado grande parte do processo de desenvolvimento do mecanismo exotérico de resposta. Não me estenderei sobre isso, pois até certo ponto está correto. Limitarme-ei apenas a uma consideração dos contatos e impactos com que se confrontam os discípulos e iniciados do mundo de hoje, à medida que trabalham com a Hierarquia e através de um Ashram, e cujo caminho de progresso é uma luz brilhante que resplandece cada vez mais até que alcancem a completa iluminação.

(2) Discipulado na Nova Era, Volume II, seçao 3

Início