Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Telepatia e o Veículo Etérico


VIII. A SUPREMA CIÊNCIA DE CONTATO

Seria útil se vocês tentassem dominar e assimilar o que tenho a comunicar a respeito das três grandes ciências que constituem os três tipos de impressão do que se poderia chamar a SUPREMA CIÊNCIA DE CONTATO. Essas três ciências são igualmente interdependentes e estão relacionadas à arte da resposta. São elas:

Seus Três Modos de Expressão Interdependentes.

1. A Ciência da Impressão - A vontade-de-ser.

Relação com a Tríade Espiritual.
Fonte de emanação - Shamballa.
Conectada com a mente abstrata.

2. A Ciência da Invocação e Evocação - Amor ou atração.

Relação com a alma de todas as formas.
Fonte de emanação (nesta época) - A Hierarquia.
Conectada com a mente inferior, como agente da alma.

3. A Ciência da Telepatia - Mente. Inteligência humana.

Relação com a personalidade.
Fonte de emanação - A própria Humanidade.
Conectada com o centro da cabeça.

Veremos como todos esses pares de opostos atuam, exemplificando a natureza dual de nossa Vida planetária:

1. A mente abstrata e a mente inferior.
2. A alma e a mente inferior.
3. A mente inferior e o centro coronário.

Cada um deles atua como agente invocador e produz evocação. Todos atuam como receptores e transmissores e, unidos, estabelecem a inter-relação grupal e a circulação das energias que são a característica distintiva do mundo da força.

Um ponto que todos vocês devem captar é que o discípulo que está progredindo não passa para novos campos ou áreas de consciência como o faria numa marcha contínua de um plano para outro (como indicariam os símbolos visuais da literatura teosófica). O que deve ser apreendido é que tudo que É está sempre presente. O que nos interessa é o constante despertar para aquilo que eternamente É, e para o que está sempre presente no meio ambiente, mas do qual o indivíduo não tem consciência devido à sua estreita visão. A meta deve ser superar a concentração indevida no plano mais imediato da vida cotidiana - o que caracteriza a maioria das pessoas; a intensa preocupação com as disposições e os estados internos do eu inferior - o que caracteriza as pessoas voltadas para a espiritualidade e os aspirantes; e a inacessibilidade e falta de sensibilidade, característica da maioria das pessoas. O Reino de Deus está hoje presente na Terra, e sempre esteve, mas apenas uns poucos (relativamente falando) estão conscientes de seus sinais e manifestações. O mundo dos fenômenos sutis (denominado amorfo, porque difere do mundo dos fenômenos físicos com o qual estamos tão familiarizados) está em nós mesmos e é possível percebê-lo, contatá-lo e comprovar que é um campo de experiências e de atividades caso se desenvolva adequadamente o mecanismo da percepção. Os sons e as visões do mundo celestial (conforme o chamam os místicos) são percebidos pelo iniciado de modo tão claro quanto o são os sons e as visões do plano físico que é contatado na ronda das atividades diárias. O mundo das energias está igualmente presente, com suas correntes de forças dirigidas e com seus centros de luz concentrada, e os olhos do vidente podem vê-lo assim como os olhos do clarividente mental podem ver as formas geométricas que o pensamento assume no plano mental, ou como o psíquico inferior pode entrar em contato com as fascinações, as ilusões e os enganos do mundo astral. O mundo subjetivo é vitalmente mais real que o objetivo, desde que tenha sido penetrado e conhecido. Isto é simplesmente uma questão (tão simples para uns e tão difícil para outros, aparentemente!), antes de mais nada, de aceitação da sua existência, do desenvolvimento de um mecanismo de contato, do cultivo da habilidade para usar esse mecanismo à vontade, e depois, de interpretação inspirada.

Seu Objetivo no Processo Evolutivo da Vida.

Poder-se-ia dizer que a própria consciência, que é a meta - neste planeta - de todo o processo evolutivo, é simplesmente o resultado evidente da Ciência do Contato. Da mesma maneira é a meta, numa ou noutra forma e numa etapa ou noutra, de todas as existências planetárias dentro do próprio sistema solar. O desenvolvimento da resposta consciente é, na verdade, o desenvolvimento da consciência sensível do PRÓPRIO Logos planetário. O mecanismo humano e sua capacidade para responder ao meio-ambiente (como bem o sabe a ciência) tem-se desenvolvido em resposta a um impulso interno, existente em todo ser humano e em todas as formas de vida, e à atração ao efeito magnético do meio ambiente circundante. No transcurso das épocas, as formas de vida no plano físico desenvolveram, passo a passo, um sentido após outro. Uma forma de resposta sensível após outra torna-se possível à medida que o mecanismo é criado, até que o ser humano possa receber impressões do plano físico e interpretá-las corretamente; responder aos contatos emocionais do plano astral e sucumbir a eles ou ultrapassá-los; e tornar-se telepático no plano mental, compartilhando, assim, física, emocional e mentalmente, da vida e dos contatos dos três mundos que constituem seu meio ambiente e no qual se encontra submerso durante sua encarnação. O que ele apreende dessa vida de constante impressão depende muito de seu poder para invocar seu meio ambiente e extrair dele (como resposta evocativa) aquilo de que necessita nos vários aspectos de seu ser. Isto, por sua vez, obriga-o - gostando ou não - a produzir um efeito sobre as outras pessoas, o que pode ser muito mais poderoso, tanto para o bem quanto para o mal, do ponto de vista telepático, do que possa pensar ou conceber. Vocês podem ver, portanto, como as ciências da Impressão, Invocação e Evocação - e da Telepatia estão naturalmente relacionadas àquilo que é inerente ao homem e à sua relação com o meio ambiente e com as circunstâncias.

O germe ou capacidade embrionária para todos os tipos de contato planetário é inerente a todo ser humano e não será frustrado durante a longa jornada. No conhecimento das metas que já foram atingidas nos três mundos está a garantia da realização nos mundos mais subjetivos existentes no ambiente do aspirante, mas para o qual ele ainda não despertou nem recebeu iluminação. Estou tentando expor esse tema do modo mais simples possível, pois grande parte das formulações abstratas das ciências ocultas e dos psicólogos acadêmicos deve-se à superatividade da mente e à natureza emocional humanas. Se vocês puderem captar certos fatos amplos e relativamente simples e reconhecer que possuem a chave ou o indício em suas capacidades já desenvolvidas, então vocês prosseguirão com simplicidade, sem criar dificuldades intelectuais indevidas ao considerarem os aspectos mais sutis do sempre presente meio que os cerca. Em última análise, trata-se apenas de uma questão de perceber o que os "impressiona" num dado momento, e o modo como isso os condiciona.

Vocês perceberão, portanto, que tudo o que eu disse está relacionado com os ensinamentos já ministrados nos Pontos de Revelação. Num resumo bastante condensado sobre a Ciência da Impressão, referi-me brevemente aos três grandes grupos de Vidas que se acham constantemente sujeitos à "impressão" e que, por sua vez, convertem-se em "agentes de impressão". Muito pouco pode se acrescentado, com proveito, a este tema, nesta época; o que já foi partilhado deve ser estudado e vinculado aos ensinamentos dados nos Pontos de Revelação.

Revelação é um termo genérico que abrange todas as respostas às atividades do olho da mente, do olho da alma, e também do “insight” da Mente Universal obtida através do contato com a Mônada. A Visão é o sentido que mais se desenvolve nesse período, no qual o Logos procura trazer os reinos sub-humanos ao estágio em que possuam a visão humana, e a humanidade ao ponto onde possa desenvolver a visão espiritual, e onde a visão interna hierárquica seja a qualidade normal de visão do iniciado, e levar os Membros da Hierarquia ao estágio no qual adquiram a percepção universal. Portanto, é preciso esclarecer que:

1. Através do Portal da individualização, os reinos sub-humanos passam para a visão humana que conduz ao contato mental e à impressão inteligente;

2. Através do Portal da iniciação, a humanidade obtém visão espiritual, que conduz ao contato com a alma e à impressão espiritual;

3. Através do Portal da identificação, a Hierarquia adquire a visão universal, que conduz ao contato monádico e à impressão extraplanetária.

Cada vez que se produz uma nova visão de natureza impulsora e condicionadora, constitui ela o resultado da invocação por alguém que busca a nova impressão. Quando esse espírito invocador está presente, os resultados são inevitáveis e seguros e a resposta evocada não pode mais ser detida. Essa é a base do êxito do desejo (material ou não), da aspiração, prece ou meditação. Sempre obtemos - no tempo e no espaço - aquilo que invocamos; e o conhecimento desse fato, cientificamente aplicado, será uma das maiores forças libertadoras da humanidade.

Início