Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Telepatia e o Veículo Etérico


V. O DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO TELEPÁTICA

Eu gostaria de assinalar que é preciso dominar o uso das palavras telepaticamente como um passo preliminar ao uso de sentenças e pensamentos.

Escolha uma palavra e medite sobre ela, sabendo a razão de tê-la escolhido. Estude-a dos quatro modos indicados por Patanjali , isto é:

1. Segundo sua forma, simbolicamente, como a representação pictórica de uma palavra.
2. Do ponto de vista da qualidade, da beleza, do desejo.
3. Segundo seu propósito subjacente e seu valor pedagógico, assim como seu apelo mental.
4. Estude sua verdadeira essência, identificando-se com a ideia divina subjacente a ela.

Quando você tiver alcançado essa última etapa, mantenha sua consciência firme neste ponto elevado, enquanto você (se for um transmissor) envia a palavra ao receptor ou ao grupo receptor.

Os receptores, por sua vez, deveriam conquistar, tanto quando possível, um alinhamento completo, de modo a serem responsivos a todos esses quatro aspectos da palavra. Esse método servirá para deslocar o receptor para mais perto do plano em que deverá atuar - o nível da mente superior. A palavra é emitida por meio do alento do transmissor; depois, a sua mente inferior envia o aspecto propósito; sua consciência astral é responsável pelo envio do aspecto qualidade, e o aspecto forma é transmitido quando ele pronuncia a palavra - bem suavemente e em murmúrio.

O que se expôs acima é um exercício bom e muito simples; o poder telepático deverá aumentar sensivelmente se se observam, com fidelidade, esses quatro estágios - em cima e internamente, em baixo e externamente - no trabalho de transmissão. Na primeira etapa (ou etapa formal) podem-se empregar as formas simbólicas que se deseje para dar corpo à palavra. Isto porque uma palavra como "vontade", por exemplo, não tem nenhuma forma própria como tem a palavra "piscina". Pode-se também, se se preferir, conservar a forma da palavra, visualizando-a letra por letra ou em sua totalidade. Todavia é preciso ter a certeza de finalizar com a forma pictórica ou verbal com a qual se começou e enviar, no final, o que se formulou no princípio.

Resumindo: um grupo de discípulos trabalhando em um Ashram tem de aprender que:

1. Os grupos mantêm-se unidos por uma estrutura interna de pensamento.

2. O fogo da vida grupal exteriorizada é o corpo etérico. O corpo etérico é:

a. Uma agência receptora.
b. Um meio de circulação para a energia proveniente da mente, da alma, do Mestre, ou da mente grupal.

3. A mente é a primeira expressão exotérica da consciência da alma, no que se refere ao verdadeiro aspirante.

4. As seguintes relações telepáticas são possíveis e devem ser trazidas à mente:

a. De plexo solar para plexo solar.
b. De mente para mente.
c. De Mestre para discípulo.
d. De grupo de discípulos para outros grupos semelhantes.
e. De grupos subjetivos para grupos receptivos objetivos.
f. Da Hierarquia, através de seus grandes Líderes, para os vários Ashrams de Mestres.
g. Da Hierarquia para o Novo Grupo de Servidores do Mundo.

5. Os principais fatores a serem considerados em todo trabalho telepático são:

a. O agente iniciador ou a fonte emanante.
b. O receptor das ideias, pensamentos ou energia.
c. O meio de revelação.

O desenvolvimento da relação telepática introduzirá uma era de universalidade e síntese, com suas qualidades de "ligações" reconhecidas e da responsividade. Isso constituirá, predominantemente, a glória da Era Aquariana.

À medida que a raça alcançar, progressivamente uma polarização mental, mediante o desenvolvimento do poder atrativo do princípio mental, o emprego da palavra para a transmissão de pensamentos entre semelhantes ou para a comunicação com superiores cairá um desuso. A palavra continuará a ser usada para atingir as massas e aqueles que não atuam no nível mental. A oração silenciosa, a aspiração e a adoração já são consideradas de maior valor que as súplicas e as manifestações expressas oralmente. É para esse estágio do desenvolvimento da humanidade que a preparação deve ser feita, e as leis, as técnicas e os processos de comunicação telepática devem ser simples, a fim de que sejam inteligente e teoricamente compreendidos.

Os discípulos devem-se ocupar, cada vez mais, com a correta compreensão, a correta designação e a correta definição da nova ciência da telepatia. A compreensão e a afinidade mentais tomarão possível o verdadeiro intercâmbio, e isso servirá como ponte entre os antigos modos de compreensão do pensamento por meio da palavra falada ou escrita (expressando esse pensamento pelo modo que o pensador individual procura transmiti-lo) e a futura etapa da resposta imediata ao pensamento, ilimitado pela palavra ou outro meio de expressão qualquer. Os discípulos empenhar-se-ão em trabalhar das duas maneiras e estudar a expressar o processo das relações humanas normais e o das relações subjetivas supranormais. Dessa maneira, o tempo de construção da ponte e o período de transição podem ser abarcados. Serão precisos aproximadamente, quinhentos anos para que a humanidade se torne normalmente telepática, e quando digo "normalmente", quero dizer conscientemente. Esse trabalho de ligação terá que ser realizado pelos discípulos de três modos:

1. Através de um esforço para compreender:

a. O meio de transmissão.
b. O método de transmissão.
c. O modo de recepção.
d. O método da atividade inter-relacionada.

2. Pelo cultivo das reações sensíveis recíprocas e para com outras pessoas com as quais a maioria dos discípulos pode estar em contato. Isso envolve:

a. A reação física sensível, por meio dos centros, às forças que emanam dos centros daqueles com os quais os discípulos estão associados. Particularmente, a sensibilidade do centro ajna deveria ser desenvolvida.
b. Sensibilidade às condições de sentimento ou às reações emocionais dos que estão à sua volta. Isso é obtido através do desenvolvimento da compaixão e da simpatia, e, ainda, daquele desapego que tornará a pessoa capaz de realizar a ação correta.
c. Sensibilidade aos pensamentos de outros através da harmonização mental com eles no plano na mente.

3. Por tudo isso, também, efetuado de forma grupal, tanto quanto individualmente. Todas as atividades mencionadas acima devem constituir uma atividade grupal.

Desses três modos, o veículo da personalidade pode ser condicionado de uma forma tal que possa converter-se num mecanismo receptor sensível. Entretanto, quando a consciência da alma é alcançada, ou desenvolvida, então esse tríplice instrumento é substituído pela receptividade intuitiva da alma - cuja inclusividade é absoluta e está em sintonia com a alma de todas as formas.

Os discípulos que trabalham seguindo essa linha são os sustentáculos da semente da futura civilização intuitiva, que atingirá o seu apogeu na Era Aquariana. A intuição é o agente infalivelmente sensível, latente em todo ser humano. Como vocês sabem, ela é baseada no conhecimento direto, não impedido por qualquer instrumento que funcione normalmente nos três mundos. Cristo é o Homem Semente desta futura era intuitiva, pois "Ele sabia o que havia no homem". Hoje, um grupo ou unidade de grupos podem ser os sustentáculos da semente da intuição; o cultivo da sensibilidade à impressão telepática é um dos meios mais poderosos para o desenvolvimento do futuro uso da faculdade intuitiva.

O homem verdadeiramente telepático é o que responde às impressões que lhe chegam de todas as formas de vida nos três mundos, mas ele também responde às impressões vindas para ele do mundo das almas e do mundo da intuição. É o desenvolvimento do instinto telepático que finalmente fará do homem um mestre nos três mundos e também nos cinco mundos do desenvolvimento humano e supra-humano. Por um processo de retirada (de abstração oculta) e de concentração sobre o culto telepático, toda a ciência da telepatia (como semente de uma futura potência racial) poderá ser desenvolvida e compreendida. Esse é um processo que agora está avançando e se desenvolvendo de duas maneiras: por meio de grupos e de pessoas telepáticos e através da investigação científica exotérica. A construção do pensamento-forma que levará a raça a familiarizar-se com a ideia do trabalho telepático dá-se rapidamente, e a semente desse desenvolvimento está-se tornando extremamente vital e poderosa, germinando rapidamente. Ela é, em última análise, a semente da MESTRIA.

Início