Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Telepatia e o Veículo Etérico


X. A SEQUÊNCIA DE REVELAÇÃO DAS RELAÇÕES

Remeto-os de volta ao capítulo VIII, onde esbocei essa extraordinária ciência que é, em si mesma, a evidência da evolução do dualismo essencial na manifestação, e o testemunho, inalterável e incontrovertível, do desenvolvimento da consciência. Ao mesmo tempo, ela procede da premissa fundamental de que as várias fases da consciência que estão sendo reveladas firme e correlativamente, em tempo e espaço, são (do ponto de vista do Eterno Agora) a soma total dos estados de consciência “dAquele no Qual vivemos, nos movemos e temos nosso ser'. Todas essas fases de consciente aceitação dos fenômenos existentes e das reações a eles vinculados são, para Sanat Kumara, o que as experiências da vida comum e as ações cotidianas são para o homem inteligente - só que muitíssimo mais abarcantes e inclusivas.

Há uma série de pontos aos quais não me referi então, mas dos quais gostaria de me ocupar agora, visando a uma maior clareza e compreensão. Chamei essa ciência de relação e de reação, de Suprema Ciência de Contato. Isso é o que ela é em essência. A reação a esse contato, seja ele cósmico, como no caso de Sanat Kumara, ou planetário, como no dos Mestres da Hierarquia, está, não obstante, limitada e circunscrita (do ponto de vista do aspirante informado) e é responsável pela criação do Carma ou pela movimentação das causas que inevitavelmente produzirão seus efeitos - sendo estes negados (ou tornados inócuos, se preferirem o termo) - quando o ente em questão traz às circunstâncias engrenadas a necessária inteligência, sabedoria, intuição ou vontade. Reflitam sobre isso. A consciência é algo inerente a todas as formas de vida. Essa é uma verdade ocultista muito conhecida. É uma potencialidade inata que sempre acompanha a vida manifestada. Ambas, consciência e vida, relacionadas através da manifestação, são na realidade atma-budi, espírito-razão, destinadas a um funcionamento simultâneo durante o período criativo. O primeiro resultado de seu vínculo é o aparecimento daquilo que possibilitará ao Senhor do Mundo expressar Seu Próprio, desconhecido e inescrutável propósito.

Durante o ciclo de manifestação, essa combinação de vida-consciência, espírito-razão, atma-budi, é o resultado da multiplicidade na unidade, da qual tanto ouvimos falar - manifestada como atividade, qualidade, ideologia, racionalidade, relação, unidade, e muitas outras expressões da natureza divina. No início do Tratado Sobre os Sete Raios, referi-me à vida, qualidade e aparência, mencionando a principal triplicidade evidente para o homem que pode ser e já foi comprovada. A qualidade foi destacada como o segundo aspecto, não porque seja assim em todos os planos e em todas as épocas, mas porque no ponto atual da evolução humana a qualidade e a atividadeparecem ser os dois aspectos inferiores da manifestação divina. Todavia, dois outros aspectos - relação e ideias - já estão substituindo (se é que estão) os mencionados acima (quais sejam, qualidade e atividade) na consciência da humanidade pensante. Outros ir-se-ão juntando rapidamente, à medida que a consciência do homem for empregada de modo efetivo.

A Ciência do Contato revelará não só a qualidade, mas também as linhas de relação que subjazem em toda manifestação e das quais o corpo etérico é o símbolo. Tal ciência também está tornando o homem cada vez mais sensível ás ideias conforme o permita o intelecto humano em desenvolvimento. A reação da humanidade a essas duas revelações (que são, se vocês conseguissem conscientizarem-se disso, o resultado e a recompensa do contato e do impacto da vida-razão sobre aquela manifestação que sempre tem estado presente, embora não percebida) provocará grandes mudanças e produzirá resultados de maior alcance do que no caso da reação à qualidade. Curiosamente, a descoberta da qualidade como o segundo aspecto manifestado (a ser substituído posteriormente), fez surgir e desenvolver a faculdade de crítica no homem; essa faculdade (empregada hoje de forma tão destrutiva) será melhor aplicada quando a natureza das relações for melhor apreendida e a verdadeira função das ideias compreendida de modo apropriado.

Essa Suprema Ciência do Contato governa todas as reações ao impacto. Tal afirmação inclui desde as reações cósmicas de Sanat Kumara até as reações apenas discerníveis (quase invisíveis mesmo aos olhos do observador) do átomo infinitesimal. Para maior clareza, dividirei essa ciência em três partes principais, baseando-as nas reações dos três principais centros planetários ao seu meio ambiente. Esse é um ponto que eu gostaria que vocês retivessem na memória. Eu poderia escrever um tratado muito mais extenso que esse sobre a criação do mecanismo de resposta que cada um desses três centros da divina vida-razão teve que criar para restabelecer o contato necessário e interpretá-lo corretamente. Há muitos paradoxos naquilo que lhes estou informando aqui e, aparentemente, algumas contradições no que concerne ao ocultismo ortodoxo, mas, como sempre acontece, à medida que o conteúdo dos ensinamentos se expande, as primeiras verdades que incluem tudo passam a ser consideradas como aspectos secundários de verdades ainda maiores. Portanto, vocês podem ver o significado e importância do aforismo da Doutrina Secreta, pelo qual a Hierarquia e toda a Câmara do Conselho de Sanat Kumara (ou Shambala) passaram invariavelmente pelo estágio humano de evolução, pois apenas os seres humanos podem combinar e expressar perfeitamente a vida-razão, e apenas o intelecto humano pode conscientemente criar o necessário para trazer à existência as necessárias etapas de vida manifestada.

Surge aqui, novamente, outra razão da importância do "centro a que chamamos a raça dos homens". Sobre os ombros da humanidade pesa uma responsabilidade incrível. Portanto, quer estejamos lidando com a simples telepatia, com a invocação e evocação, ou com a impressão, estamos considerando, na realidade, o efeito da vida-razão tal como se manifesta em relação ao meio ambiente disponível e adequado. Observem essa frase. Tudo isso ocorre através dos homens que se encontram em processo de aperfeiçoamento, dos que já atingiram uma relativa perfeição e dos que - na maioria dos casos - atingiram a perfeição em algum outro ponto que não o ciclo de manifestação atual. Isso deveria indicar-lhes a potencialidade latente oculta no mais ínfimo dos seres humanos, e o futuro maravilhoso e útil que se abre diante de cada um e de todo ser humano no devido tempo e depois do devido esforço.

Tecnicamente falando, é a Hierarquia que é "pressionada" por Shambala, e a humanidade é atingida pela Hierarquia por meio do método da invocação e evocação. Dentro da família humana ocorrem duas coisas como resultado dessa atividade recebida e reconhecida de uma fase da Ciência do Contato.

Grupos Vinculadores na Vida Planetária.

1. O relacionamento telepático é estabelecido. Isso, meu irmão, sempre tem-se dado entre os membros da família humana e, conforme já se explicou, é de dois tipos: telepatia de plexo-solar, instintiva, descontrolada, que prevalece na atualidade aliada a muitas das surpreendentes atividades das outras formas de vida que não a humana, como, por exemplo, o instinto do pombo-correio ou o método pelo qual os gatos, cachorros e cavalos acham o caminho de suas casas através de enormes distâncias. A interação telepática entre mãe e filho é instintiva e tem suas raízes na natureza animal. A telepatia mental está sendo agora reconhecida e estudada. Tais são a atividade e o relacionamento estabelecido de uma mente a outra, incluindo também a resposta telepática aos pensamentos-forma correntes e às condições do pensamento no mundo de hoje. O interesse por tudo isso já é bem grande.

2. A telepatia intuitiva começa a se manifestar de modo crescente entre os seres humanos avançados de todos os países e raças - o que indica contato com a alma e o consequente despertar da consciência grupai, pois que a sensibilidade às impressões intuitivas tem a ver unicamente com os assuntos grupais.

A Ciência do Contato governatodas as relações de nossa vida planetária incluindo, por exemplo, o relacionamento que se está estabelecendo entre a humanidade e os animais domésticos. Esses animais são para o seu próprio reino o que o Novo Grupo de Servidores do Mundo é para a humanidade. O Novo Grupo de Servidores do Mundo é a ponte de união e o meio de comunicação entre a Hierarquia (o quinto reino) e a Humanidade (o quarto reino) de acordo com o atual plano divino; os animais domésticos cumprem, portanto, uma função análoga entre a Humanidade (o quarto reino) e o reino animal (o terceiro). Essas analogias são, frequentemente, campos férteis de iluminação.

No que se refere a Shambala, a impressão que ali se recebe não é o resultado da invocação que, em seu devido tempo, evoca a resposta extra- planetária, como ocorre entre a Hierarquia e Shambala, e a Hierarquia e a Humanidade, produzindo certas alterações durante o processo de descida. Aquilo que impressiona Shambala e é recebido pelo Grande Conselho do Senhor do Mundo, vem por meio de Sanat Kumara, pois ELE está em estreito contato com outros Logos planetários ou grupos do Logos planetários, que controlam a Vontade unida, enfocada e inteligente. É Sanak Kumara Que tem como tarefa impressionar as Vidas Que se reúnem periodicamente na Câmara do Conselho, o próximo aspecto do Propósito que está em processo de desenvolvimento. Esse Propósito é, depois, "esotericamente reduzido" ou rebaixado, até que emerja como Plano Hierárquico. Esse Plano está sujeito à iminência, à realização átmica e à razão pura, conforme a Hierarquia designou esses três "aspectos de reação" à impressão de Shambala. Permitam-me esclarecer melhor isso. A Hierarquia não se constitui de um grupo de trabalhadores místicos. Somente registra aqueles aspectos do Plano divino que podem ser imediatamente apreendidos e desenvolvidos e que são evidentemente valiosos para a humanidade - quando apresentados de forma correta pela Hierarquia. Eles sabem o que é para ser conscientemente "rejeitado" (como se diz no ocultismo) e atuam sempre respondendo à Lei da Iminência ou de Previsão ocultista que é, praticamente, quase irreconhecível e indefinível para a humanidade avançada. As palavras "realização átmica" são muito interessantes pois referem-se à qualidade e ao conjunto de energia da vontade à disposição da Hierarquia unida e empenhada em levar a cabo o Plano iminente. Jamais se esqueçam de que, ao considerar Shambala e o Plano, estamos mantendo nosso pensamento dentro dos limites da expressão do aspecto VONTADE do Senhor do Mundo, e isso - exceto para os iniciados avançados - é quase impossível. Esse fator deve ser acatado teoricamente, mesmo que ainda não seja compreendido.

A esses dois requisitos inalteráveis, a Hierarquia agrega a faculdade da razão pura, faculdade governante da Hierarquia e que coloca em atividade essa qualidade erroneamente denominada pelo homem de "amor'. Isso enfatiza o aspecto sentimental e constitui, para a grande maioria, de um modo geral, apenas o aspecto sentimental e emocional, que é completamente de natureza astral. A razão pura, característica suprema dos Membros do Hierarquia, sempre se expressará na ação correta e nas corretas relações humanas e manifestará - quando estiver presente - o que o amor é na realidade. O amor puro é qualidade ou efeito da razão pura.

A razão pura da resposta hierárquica é necessária para a apreensão e compreensão do Propósito, à medida que este se desenvolve através do Plano patrocinado em determinado momento pela Hierarquia, e a qualidade do amor puro é necessária e exigida (ainda que não compreendida) pela humanidade expectante.

Essa "impressão" proveniente de Shambala toma a forma de uma emanação enfocada que emprega o aspecto superior do antahkarana como canal de contato. Não me refiro aqui ao fio construído pelo discípulo entre a unidade mental e a mente abstrata, mas, sim, à sua continuidade através dos níveis de consciência átmica e búdica até a zona de consciência magnetizada (emprego essa palavra por falta de um termo adequado para expressar a natureza exata dessa percepção superior, pois o termo "identificação" parece um tanto impróprio) que cerca e protege o verdadeiro centro de Shambala. É essencial que vocês tenham em mente que, assim como a grande maioria dos homens não conhece, nem reconhece ou responde à Hierarquia, existe um grupo - dentro da própria Hierarquia - análogo a esse conjunto de homens. Há muitos membros menores da Hierarquia e inumeráveis discípulos que não conhecem, nem reconhecem nem tampouco respondem à influência ou à potência de Shambala.

Dentro da Hierarquia, a Ciência da Impressão condiciona a relação existente entre os membros mais novos e os mais antigos nos vários Ashrams. Nem todos respondem do mesmo modo, pois essa é uma ciência em vias de ser dominada em seus aspectos mais elevados. Pode-se dizer, para maior compreensão, que a "impressão" governa e condiciona todos aqueles que fazem parte da Hierarquia cuja mente abstrata se ache altamente desenvolvida. Ela não está plenamente desenvolvida no caso de muitos discípulos que pertencem ao Ashram, o que explica o fato de que a apenas certos Membros da Hierarquia (Mestres, Adeptos e Iniciados do terceiro grau) é permitido conhecer os detalhes do Plano, que se encontram protegidos por meio dessa Ciência da Impressão. Os membros restantes da Hierarquia recebem ordens de seus superiores.

A Mente como Ponto de Convergência do Desenvolvimento Planetário.

Recomendo a vocês que se lembrem que, em nosso desenvolvimento planetário, a ênfase de todo o processo evolutivo é colocada na MENTE e em seus vários aspectos - inteligência, percepção mental, o Filho da Mente, a mente abstrata, a mente como vontade, a Mente Universal. Os três aspectos mais importantes e que formam um triângulo esotérico que precisa ser levado a uma inter-relação vital são: o Filho da Mente, a mente abstrata e a Mente Universal. Quando perfeitamente relacionados e ativos, esses aspectos constituem os fatores que dirigem o Propósito divino e o reduzem à forma que nós chamamos de Plano hierárquico e de acordo com o Qual podemos agir. Somente quando o iniciado alcançou, por meio do contato monádico, uma ínfima parte da Mente Universal, pode o Propósito ser percebido por ele. Isso também implica o desenvolvimento da mente abstrata e o resto da percepção mental que o Filho da Mente (a alma) lhe transmitiu. Através de todo esse desenvolvimento, ele pode-se unir ao grupo dos Formuladores do Plano. Estamos considerando aqui um assunto dos mais complexos e difíceis, inerente à consciência do iniciado e para o qual ainda não temos uma terminologia correta. Além disso, o aspirante comum não tem a menor ideia da natureza da percepção nem das reações ao contato d'Aqueles Que passaram além da terceira iniciação; essas limitações do estudante comum devem ser constantemente lembradas.

A Ciência da Invocação e Evocação - que abarca a técnica da interação dentro da própria Hierarquia, e, até certo ponto, entre Shambala e a Hierarquia e, de forma progressiva, entre a Humanidade e a Hierarquia - estáinteiramente baseada no sentido da relação. Portanto, apenas um certo nível de Vidas conscientes pode invocar Shambala e evocar resposta, e isso porque Eles Próprios desenvolveram alguns aspectos desse tipo de compreensão mental que constitui a expressão hierárquica da Mente Universal. O discurso superficial e fútil de certos escritores e pensadores sobre a consciência cósmica - e o emprego imoderado de frases tais como "sintonizar-se com o Infinito" ou "contatar a Mente Universal” servem apenas para nos mostrar o pouco que, na realidade, se conhece acerca das respostas e reações daqueles que têm um alto grau de iniciação, ou dos que se encontram nos níveis mais altos da vida hierárquica.

A verdadeira capacidade para invocar e evocar (dentro dos graus iniciáticos) baseia-se em um desenvolvimento misterioso do sentido esotérico - impossível de se obter antes da terceira iniciação. O uso ativo do sentido esotérico durante o treinamento ocultista oferecido aos aspirantes, discípulos e iniciados de grau inferior produz certas alterações no cérebro, com as correspondentes mudanças no veículo búdico; estas habilitam o indivíduo (depois da terceira iniciação, da Transfiguração) a contatar à vontade o Ser, Vida, ou o PONTO monádico de contato ao Qual ele estará cada vez mais associado, ou o Membro da Hierarquia ao Qual ele pode querer consultar. Isso não implica o uso da fala ou das palavras, mas trata-se simplesmente de um método técnico mediante o qual um iniciado da Hierarquia ou em relação com Shambala, pode fazer sentir sua presença e expor certas ideias. Sobre isso, não me alongarei mais.

Sobre a humanidade em geral, o desenvolvimento da intuição é a correspondência mais inferior a esse tipo de sentido esotérico empregado pelos iniciados de alto grau - ou, como às vezes é denominado, o modo de intercâmbio perceptivo. Nos Ashrams, ensina-se aos discípulos avançados como descobrir, dentro de si mesmos e como usar essa nova potência, assim como desenvolver o mecanismo necessário. Eles podem conhecer ao mesmo tempo a demanda e a resposta, ou, então, a reação evocada pela sua aplicação da invocação. Todos os discípulos que alcançaram a terceira iniciação têm o poder de invocar e de ser evocados, razão pela qual não é permitido o uso dessa técnica por parte dos discípulos de grau inferior. Para isso, requer-se uma faculdade discriminativa altamente desenvolvida. Essa é, na realidade, uma etapa avançada da técnica pela qual, nos estágios iniciais, é permitido ao discípulo atrair a atenção do Mestre. Isso ele o faz através de um desejo insistente; mais tarde, aplicando o conhecimento adquirido, através da chamada "natureza controlada de seu apelo". Então, o apelo torna-se menos dominado pelo desejo e mais controlado pela vontade.

Não me refiro aqui à invocação e evocação tal como ocorrem entre a Humanidade e a Hierarquia. Já forneci bastante material sobre isso, quando tornei públicas as várias Invocações por meio das quais tenho tentado substituir o método invocativo da oração com fins egoístas e a forma limitadora do processo comum da meditação. É por meio de um processo lento que o método de comunicação deve ser aprendido e dominado, e nenhum manual ou informação sobre o tema é de muita utilidade. Tampouco falarei da telepatia comum que prevalece entre os homens e que é tão natural em muitos deles, uma vez que foi tratada anteriormente neste livro. Mas, a esta altura, eu gostaria de enfatizar algo que se aplica a todo ser humano. Quando o homem-animal atravessou a porta da individualização e se tornou um ser humano, tomou posse de um poder inato da visão; durante anos ele tem sido capaz de ver nos três mundos e, durante muitas vidas, inumeráveis seres humanos têm estado em busca da visão que estabiliza o aspirante no Caminho. Através do portal da iniciação, e depois de alcançar a visão mística, cada aspirante terá consciência daquilo que há dentro dele que possibilita uma percepção espiritual de natureza tão ampla que lhe permitirá alcançar o primeiro vislumbre, verdadeiro e individual, no Plano divino. A partir desse momento, todo a sua vida é modificada. Mais tarde (e isso eu não posso esperar que o estudante compreenda, e se ele acha que o compreende, está sendo iludido pelas palavras), passará pelo portal da identificação. Essa é uma frase completamente sem sentido, pois seu significado se acha cuidadosamente oculto. Falando simbolicamente e com a finalidade de manter o conceito desse portal na mente da humanidade, penetra-se nas verdadeiras sessões esotéricas pela palavra-senha. Apenas a PALAVRA pode cruzar esse portal, o mais elevado e o mais amplo de todos os portais. Uma vez transposto o portal e estando qualificado para a Câmara do Conselho do Senhor do Mundo, o iniciado compreenderá o que se quer dizer com "impressão monádica". Não se trata da impressão de uma Mônada (termo sem sentido) no cérebro de um indivíduo que construiu o antahkarana e passou pela quarta iniciação. Trata-se, isto sim, de uma capacidade inata de responder ao Propósito da Mente Universal d'Aquele no Qual vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

Início