Navegação

As Sete Leis da Alma ou a Vida Grupal


Apresentação

Esta é uma parte do estudo da alma e da sua vida, de grande importância para todos aqueles que vivem (ou começam a viver) e atuam como almas conscientes, por meio do alinhamento bem definido e de uma união total. Esta parte será portanto um tanto obscura para aqueles cujas vidas estão centralizadas na personalidade. No decorrer dos tempos, as Escrituras do mundo e os que têm procurado explicá-las têm-se preocupado em fazer a humanidade compreender a natureza das qualidades e características que vêm distinguir todos os verdadeiros crentes, todos os verdadeiros aspirantes e todos ou discípulos sinceros, quer sejam cristãos ou não. O ensinamento foi sempre dado em termos de boa conduta e reta ação e, portanto, com base nos efeitos, produzidos por causas internas nem sempre especificadas. Fundamentalmente, todas estas virtudes, boas inclinações e todos os esforços para exprimir as qualidades recomendáveis, representam a expressão, no plano físico, de certas energias e tendências, inerentes à própria alma. Estas, por sua vez, são governadas por energias e leis, de natureza diferente das que regem a personalidade. É importante dar ênfase a isto e ter presente que os poderes da alma, tal como se apresentam hoje no mundo, constituem (no seu desenvolvimento) um grupo de fenômenos que teriam sido considerados como mágicos, impossíveis e super-humanos há alguns séculos. As descobertas da ciência, a adaptação das leis que governam a matéria e dirigem a energia material para o serviço da humanidade e para suprir suas necessidades crescentes, o mecanismo delicado e sutil do corpo humano com sua sensibilidade em contínuo desenvolvimento, criaram uma consciência mundial e uma civilização que - apesar dos evidentes defeitos, todos baseados nas atitudes separatistas e egoístas das personalidades por meio das quais a alma deve ainda trabalhar - são uma garantia da divindade inata no homem, com tudo o que lhe pode ser inerente e do que se deduz dessa frase.

O que ainda não se alcançou é que estas qualidades emergentes "semelhantes a Deus", estas características salutares e as virtudes da humanidade que surgem lentamente, apenas indicam as potencialidades ocultas, ainda não estudadas cientificamente. As qualidades da bondade são assim chamadas porque representam, em essência, as energias que controlam as relações de grupo; os poderes chamados super-humanos são fundamentalmente aqueles que exprimem a atividade de grupo, e as virtudes são unicamente os efeitos da vida de grupo, corretamente utilizados, que procuram expressar-se no plano físico. A crescente ciência das relações sociais, da responsabilidade social ou da vida cívica coordenada, da economia científica e das inter-relações humanas, o constante desenvolvimento das relações internacionais, o sentido da unidade religiosa e a interdependência econômica, constituem indicações da presença de energias da vida da alma sobre o plano físico e no seio da família humana. Daí resulta o conflito dos ideais no mundo de hoje; daí o dualismo maciço de onde provém tanta perplexidade, daí os compromissos e daí as inconsistências. Eis onde se encontram a causa de todas as divergências no mundo dos ideais civilizados e os motivos completamente diferentes que impelem as pessoas de bons motivos e intenções e de elevados princípios, a empreenderem atividades antagônicas.

Há duas séries de princípios que controlam a vida humana; a egoísta e a altruísta, o bem individual e o bem coletivo, a meta objetiva e a meta subjetiva, o incentivo material e o estímulo espiritual, o patriotismo nacional e o ideal mundial, as crenças religiosas separatistas e a federação das religiões e o conjunto das numerosas dualidades importantes que simplesmente indicam o realismo das pessoas que são personalidades (integradas e separatistas) ou das almas (alinhadas e conscientes de grupo). Está aí a principal divergência no mundo de hoje; com o peso do poder do lado da separatividade, devido a ser esta a linha de menor resistência e das diferenciações críticas. Gradualmente, as duas se equilibrarão com o peso do idealismo mundial pouco a pouco transferindo-se para o reino da unificação da alma até que, finalmente (mas só depois de ter passado um certo tempo) a ênfase do pensamento mundial se coloque definitiva e permanentemente "do lado dos anjos". Observai a verdade ocultista que esta frase familiar encerra. Por conseguinte, podemos procurar por novas leis, regendo a vida da alma, que é a vida grupal, para começar a atuar e a fazer sentir a sua presença. A princípio, isto aumentará as dificuldades mundiais; daí a necessidade de tornar claro o significado destas leis, os seus objetivos simples e compreensíveis as suas potencialidades.

Início