Navegação

O SEXO


O Mistério do Sexo

1) - No caso da evolução humana, certos tipos de força são gerados, manejados, assimilados e usados inconscientemente a princípio e, finalmente, com toda a inteligência.

A – Na Câmara da Ignorância, a força ou energia de Brahma (a atividade e inteligência da substância) é a mais manipulada e o homem tem de aprender o significado da atividade baseada na;

1º - Energia inerente.
2º - Energia absorvida.
3º - Energia grupal.
4º - Energia material, ou a que está oculta na matéria do plano físico.

B – Na Câmara de Instrução ele se torna consciente da energia do segundo aspecto e dela se utiliza na construção da forma, nas relações sociais e nas ligações familiares. Ele chega ao reconhecimento do sexo e de suas relações, mas por enquanto, vê esta força como algo a ser controlado mas não utilizado consciente e construtivamente.

C – Na Câmara da Sabedoria ele chega ao conhecimento do primeiro aspecto da energia, ao uso dinâmico da vontade no sacrifício, e lhe é então confiada a chave para o mistério tríplice da energia. Ele se tornou consciente desta energia, em seu aspecto tríplice, nas outras duas Câmaras. Na terceira, na quarta e na quinta Iniciações, as três chaves para os três mistérios lhe são fornecidas. A chave para o mistério percebido na primeira Câmara, o mistério de Brahma lhe é dada e ele pode então liberar as energias ocultas da substância atômica.

A chave para o mistério do sexo, ou dos pares de opostos, é posta em suas mãos e ele pode então liberar as forças ocultas do aspecto vontade. O dínamo do sistema solar lhe é mostrado – se assim se pode dizer – e as dificuldades do mecanismo, reveladas. (Iniciação Humana e Solar, pág. 167-168)

2) - São os seguintes três mistérios básicos do sistema solar:

1. O Mistério da Eletricidade. O mistério de Brahma. O segredo do terceiro aspecto. Latente no Sol físico.

2. O Mistério da Polaridade, ou do impulso sexual universal. O segredo do segundo aspecto. Latente no Coração do Sol, isto é, no Sol subjetivo.

3. O Mistério do Fogo, ou da força dinâmica central do sistema. O segredo do primeiro aspecto. Latente no Sol central espiritual.

Estes três mistérios mencionados acima estão, num sentido particular, sob a jurisdição de certos Senhores ou Existências, Que podem revelar o mistério àqueles iniciados preparados e que estejam sob Sua influência durante as etapas finais do Caminho.

O mistério da eletricidade tem três chaves, estando cada uma delas nas mãos de um dos Buddhas de Atividade. É deles a prerrogativa de controlar as forças elétricas do plano físico e o direito de dirigir as três principais correntes deste tipo de força em relação ao nosso globo atual. Estas três correntes dizem respeito à substância atômica, com a qual todas as formas são construídas. Em relação à nossa cadeia, há três misteriosas Entidades (das quais nossos três Pratyeka Buddhas são apenas seus reflexos na Terra) Que executam uma função semelhante em relação às forças elétricas da cadeia. No esquema, o Logos planetário também possui três Existências cooperadoras Que são o total de Seu terceiro Aspecto, e que portanto executam trabalho semelhante ao que é realizado pelos três aspectos de Brahma no sistema solar. O mistério deste tríplice tipo de eletricidade está grandemente ligado aos Construtores menores, à essência elemental em um aspecto particular - o mais inferior e mais profundo para a compreensão dos homens, uma vez que diz respeito ao segredo daquilo que “subjaz” ou “existe por trás" de tudo que é objetivo. Num sentido secundário, diz respeito às forças existentes nos éteres, aquelas que energizam e produzem as atividades de todos os átomos. Um outro tipo diz respeito ao fenômeno elétrico que encontra sua expressão na luz que o homem utiliza e em fenômenos como trovoadas, relâmpagos, aurora boreal, terremotos e todas as atividades vulcânicas.

Todas estas manifestações estão baseadas em atividades elétricas de algum tipo, e têm a ver com a “alma das coisas”, ou seja, com a essência da matéria. Diz O Velho Comentário:

“A vestimenta de Deus se abre pela energia de Seus movimentos revelando o verdadeiro Homem, que, entretanto, permanece oculto para quem conhece o segredo do homem tal como existe em seu próprio autorreconhecimento.”

O mistério da eletricidade diz respeito à “vestimenta de Deus”, assim como o mistério da polaridade diz respeito à Sua “forma”.

No mistério da polaridade, há três diferentes tipos de força em manifestação e assim torna-se claro que os dois mistérios estão relacionados às seis forças. Estes três tipos de forças são manipulados pelos Buddhas de Amor, os Quais por meio de Seu sacrifício, ocupam-Se com o problema do sexo, ou da “aproximação magnética”, em todos os planos. O Buddha a Quem nos estamos referindo e Que estabelece contato com Seu povo na Lua cheia de Wesak, é um dos três ligados ao nosso globo, tendo tomado o lugar de Aquele Que passou a realizar trabalho superior em conexão com a Cadeia, pois que existe a mesma classificação hierárquica para os Buddhas de Amor como para os Buddhas de Ação. Um grupo pode ser considerado os divinos Carpinteiros do sistema planetário, o outro os divinos Montadores de suas partes, Aqueles Que, por meio da influência magnética Que exercem, unem as diversidades e com elas constroem a forma.

As ideias atuais a respeito do sexo precisam ser transmutadas e elevadas da conotação inferior existente, para a sua verdadeira significação. O sexo - nos três mundos - tem a ver com o trabalho dos Pitris lunares e dos Senhores solares. Significa essencialmente o trabalho de construção da forma na substância, e sua energização pelo aspecto espiritual. Significa a elevação do aspecto material através da influência do Espírito, à medida que os dois juntos desempenham sua legítima função em cooperação e assim - por sua mútua união e fusão - produzem o Filho em toda a Sua glória. Este método de interpretação é igualmente verdadeiro e aplicável a todas as Existências manifestadas em qualquer dos planos tanto sistêmicos, quanto cósmicos. Há certos fatores envolvidos no conceito do sexo que podemos enumerar:

a. Atração mútua.
b. Adequabilidade complementar.
c. Apelo instintivo.
d. Aproximação, e reconhecida cooperação.
e. União.
f. A etapa seguinte é temporariamente importante para o aspecto material, o aspecto Mãe, o aspecto feminino.
g. A retirada e temporário isolamento do Pai.
h. O trabalho de criar o Filho.
i. A evolução e crescimento do Filho, sob o ângulo material, e sob o ângulo da consciência.
j. O Filho emancipa-Se da Mãe, isto é, a Alma atinge a maturidade e liberta-se da matéria.
k. Reconhecimento do Pai, pelo Filho, e Seu retorno a Ele.

O resultado final de todas essas etapas sucessivas é que todos os três aspectos desempenharam suas funções (seu dharma) no plano físico, e os três demonstraram certos tipos de energia.

O aspecto Pai manifesta-se ao dar o impulso inicial, ou a demonstração elétrica positiva, a qual é o germe do Filho criado, e Cuja Vida está personificada no Filho. O significado oculto das palavras do Cristo ao responder à suplica “Senhor, mostra-nos o Pai”, pouco tem sido compreendida. Ele disse, “Aquele que Me vê, vê o Pai, pois Eu e o Pai somos Um.”

A Mãe, ou o aspecto negativo, constrói e nutre, protege e acarinha o Filho durante a etapa pré-natal e a infantil, e permanece ao seu redor durante as etapas posteriores, dando-lhe da energia de seu próprio corpo e atividade para suprir Suas necessidades.

O Filho, a energia combinada do Pai e da Mãe, personifica ambos os aspectos e toda a série dual de qualidades, porém tem um caráter que é só Seu Próprio, uma essência que é Sua natureza peculiar, e uma energia que O impele a cumprir Seus Próprios fins e projetos e que, eventualmente O levará a repetir o processo de produzir

1. a concepção,
2. a criação, e
3. o crescimento consciente, tal como fez Seu Pai. (Um Tratado Sobre o Fogo Cósmico, pág. 872-876)

3) - ... clivagens parecem ser básicas, e produzem as divisões que encontramos por toda parte, entre as raças e entre as religiões. A sua origem remonta à condição fundamental da manifestação a que chamamos a relação entre o positivo e o negativo, entre o macho e a fêmea e, esotericamente falando, entre o sol e a lua. O próprio mistério do sexo está ligado com o restabelecimento do sentido da unidade e de equilíbrio, de unicidade ou de totalidade. No seu aspecto humano mais elevado, esta diferenciação sexual não é senão o símbolo ou a expressão mais inferior da clivagem ou separatrividade de que o místico é consciente, o que o impulsiona a procurar o alinhamento ou união com aquilo que ele denomina divindade. (Psicologia Esotérica II, pág. 416)

4) - Na quarta iniciação, outro dos grandes segredos lhe é revelado. Este é chamado "o mistério da polaridade" e uma indicação lhe é dada quanto ao significado do sexo em cada departamento da natureza, em todos os planos. Não é possível dizer muito a este respeito. Tudo o que pode ser feito é enumerar alguns dos assuntos para os quais ele dá um indício, acrescentando a esta informação que, em nosso esquema planetário, devido ao ponto de evolução de nosso próprio Logos Planetário, esse segredo é o mais vital. Nosso Logos Planetário está na fase em que procura conscientemente a unificação com o seu oposto polar, um outro Logos Planetário.

Os assuntos sobre os quais este segredo faz jorrar abundante luz são:

a. O sexo no plano físico. Dá-nos uma chave para o mistério da separação dos sexos, nos dias lemurianos.
b. O equilíbrio de forças em todos os departamentos da natureza.
c. Um vislumbre do Esquema que forma, como o nosso, uma dualidade.
d. O verdadeiro nome do nosso Logos Planetário e Sua relação com o Logos Solar.
e. O "Casamento do Cordeiro" e o problema da noiva celestial. Um indício para isto se encontra no sistema solar de S..., que deve ser lido astologicamente.
f. O mistério de Gêmeos e a relação de nosso particular Logos Planetário, com aquela constelação.(Iniciação, Humana e Solar, pág. 172-173)

Início