Navegação

BHAGAVAD-GITA


CAPÍTULO XII: Serviço Devocional

Pérola 64. A ADORAÇÃO PESSOAL E IMPESSOAL (versos 1 a 7)

1. Arjuna perguntou: Quais são considerados mais perfeitos, aqueles que sempre estão devidamente ocupados em Seu serviço devocional ou aqueles que adoram o Brahman impessoal, o imanifesto?

2. A Suprema Personalidade de Deus disse: Aqueles que fixam suas mentes em Minha forma pessoal e sempre se ocupam em adorar-Me com grande fé transcendental, Eu os considero muito perfeitos.

3-4. Mas aqueles que adoram plenamente o imanifesto, aquilo que está além da percepção dos sentidos, o onipenetrante, inconcebível, imutável, fixo e imóvel – a concepção impessoal sobre a Verdade Absoluta – controlando os vários sentidos e sendo equânimes para com todos, tais pessoas, ocupadas em prol do bem-estar de todos, acabarão Me alcançando.

5. Para aqueles cujas mentes estão apegadas ao aspecto impessoal e imanifesto do Supremo, o progresso é muito problemático. Progredir nesta disciplina é sempre difícil para aqueles que estão corporificados.

6-7. Mas aqueles que Me adoram, abandonando todas as atividades por Mim e não se afastando de sua devoção a Mim, ocupando-se em serviço devocional e sempre meditando em Mim, tendo fixado suas mentes em Mim, ó filho de Pritha – para eles Eu sou o pronto salvador do oceano de nascimentos e mortes.

Como foi explicado pelo Senhor, existem duas categorias de transcendentalistas: o personalista, a saber, aquele que emprega seu tempo e energia a serviço do Senhor; e o impersonalista, aquele que não se ocupa diretamente no serviço, mas dedica-se à prática da meditação no aspecto imanifesto e impessoal do Absoluto. Embora o Senhor tivesse explicado que existem estes dois meios de auto-realização espiritual, Arjuna queria compreender qual dos dois é melhor e superior. Como resposta a esta indagação importante de Arjuna, o Senhor Krishna foi bastante claro: a maior perfeição é alcançada por aquele que consegue fixar sua mente na forma pessoal de Deus e, com grande convicção espiritual, dedica-se a adorá-lO, ocupando-se constantemente em prestar-Lhe serviço devocional amoroso. Portanto, é preciso compreender que aqueles que não adoram diretamente a Suprema Personalidade de Deus estão tentando atingir a meta suprema, porém, através de um processo indireto, e por isso, tudo se torna muito mais difícil e problemático. Na verdade, antes de chegar ao ponto de se render ao serviço amoroso ao Senhor, existem muitas austeridades e penitências envolvidas para se realizar o Senhor como a Superalma localizada em tudo. Deve-se considerar que uma pessoa comum não é capaz de interromper todas as atividades práticas dos sentidos, pois isto exige muita renúncia e desapego. Sendo assim, para os seres corporificados, torna-se imprático adotar este processo de realização impessoal. Eles sentem muito mais facilidade em substituir suas ocupações materiais por atividades devocionais, tais como preparar um altar em casa e estabelecer uma adoração diária para um quadro ou uma deidade do Senhor Krishna. Assim, a pessoa poderá se dedicar a limpar e decorar o altar com amor, cozinhar alimento para oferecer ao Senhor e depois desfrutar dos restos deixados chamado prasadam. Além disso, ela poderá se ocupar em cantar canções devocionais para o prazer do Senhor e convidar seus amigos para que, juntos, possam estudar a literatura devocional e desfrutar da bem-aventurança da vida espiritual. Certamente, tais atividades devocionais estão na mais elevada plataforma espiritual, mas, ainda assim, podem ser executadas com facilidade e naturalidade por qualquer pessoa. Além disso, aqui o Senhor Krishna está prometendo que pessoalmente Se encarrega da tarefa de tirar da existência material tal pessoa, levando-o sem demora à Sua própria morada eterna e suprema.

Pérola 65. DIFERENTES SISTEMAS DE AUTO-REALIZAÇÃO (versos 8 a 12)

8. Fixa tua mente em Mim, a Suprema Personalidade de Deus, e ocupa toda a tua inteligência em Mim. Assim, não haverá dúvida alguma de que viverás sempre em Mim.

9. Meu querido Arjuna, ó conquistador de riquezas, se você não pode fixar sua mente em Mim sem se desviar, então, segue os princípios reguladores que fazem parte da bhakti-yoga. Desenvolva deste modo um desejo de Me alcançar.

10. Se não podes praticar as regulações que fazem parte da bhakti-yoga, então, simplesmente tenta trabalhar para Mim. Porque, trabalhando para Mim, chegarás à fase perfeita.

11. Se, entretanto, és incapaz de trabalhar nesta Minha consciência, então, tenta agir renunciando a todos os resultados de seu trabalho e procure situar-te no eu.

12. Se não podes adotar esta prática, então, ocupa-te no cultivo do conhecimento. Entretanto, melhor do que o conhecimento é a meditação, e melhor do que a meditação é a renúncia aos frutos da ação, pois, com esta renúncia, pode-se alcançar paz de espírito.

O apego transcendental ao Senhor é um produto do amor espiritual, o que é natural para todos os seres vivos. No entanto, este amor está no estado latente e a essência de todo o processo da consciência de Krishna consiste em revivê-lo. Como a mente e os sentidos estiveram ocupados em assuntos e prazeres mundanos por muito tempo, o praticante de bhakti precisa, acima de tudo, purificá-los. Por isto, aqui o Senhor recomenda: "Se não puderes fixar tua mente em Mim, então tenta purificar teus sentidos".

Existem dois estágios de serviço devocional, ou bhakti-yoga. No estágio mais elevado, o devoto manifesta seu apego ao Senhor e possui sentimentos amorosos espirituais. Para tal devoto avançado em bhakti, torna-se natural e espontâneo fixar a mente no Senhor sem o menor desvio; e, nesta condição, ele é considerado o maior de todos os yogis. No segundo estágio, o devoto ainda é um neófito, pois não consegue espontaneamente manter seus pensamentos fixos na consciência de Krishna. Ele precisa urgentemente de um mestre espiritual, o qual o orientará a seguir as regras e regulações que acabarão por eliminar a sua má tendência de ocupar os sentidos em gozo material. Além de ocupá-lo em ouvir constantemente as escrituras devocionais, tais como o Bhagavad-gita e o Srimad-Bhagavatam, o mestre espiritual irá orientá-lo a buscar associação dos devotos, adorar a Deidade do Senhor, visitar os lugares sagrados e cantar os santos nomes, especialmente o maha-mantra Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare – isto tudo certamente irá ajudá-lo no processo de fixar a mente no Senhor. Mas, se tal pessoa não conseguir seguir as instruções devocionais dadas pelo mestre espiritual, ela poderá se purificar aceitando um trabalho de acordo com sua natureza e utilizar os frutos de seu esforço honesto em ajudar a propagação da ciência da consciência de Krishna. Com isto, ela irá ser conduzida cada vez mais em direção à perfeição. Se, de qualquer maneira, ela estiver impedida de trabalhar para a missão do Senhor, devido a outros compromissos, então ela deve desenvolver propensão a atividades filantrópicas e beneficentes e, para sua purificação, executar algum sacrifício, quer seja de seu dinheiro ou de seu tempo. A verdade é que o Senhor aqui está mostrando Sua magnanimidade e está autorizando diferentes processos para a nossa purificação. Deve ficar claro que o ideal é alcançar absorção completa no Senhor em consciência de Krishna e esta é também a meta. De modo que todas estas atividades mencionadas pelo Senhor, incluindo o processo mecânico de meditação, devem ter como propósito reviver nosso ainda adormecido amor por Deus.

Pérola 66. AS QUALIDADES DOS DEVOTOS (versos 13 a 20)

13-14. Aquele que não é invejoso, mas é um amigo bondoso para todas as entidades vivas, que não se considera proprietário e está livre do ego falso, que é equânime tanto na felicidade quanto na aflição, que é tolerante, sempre satisfeito, autocontrolado e ocupa-se em serviço devocional com determinação, tendo sua mente e inteligência fixas em Mim – semelhante devoto me é muito querido.

15. Aquele que não põe ninguém em dificuldade e a quem ninguém perturba, que é equânime na felicidade e na aflição, no medo e na ansiedade, Me é muito querido.

16. Meu devoto, que não depende do curso em que as atividades habitualmente se desenvolvem, que é puro, perito, despreocupado, livre de todas as dores, e não luta para obter algum resultado, Me é muito querido.

17. Aquele que não se alegra nem se magoa, que não se lamenta nem deseja, e que renuncia tanto às coisas auspiciosas quanto às inauspiciosas – semelhante devoto Me é muito querido.

18-19. Aquele que é igual para os amigos e inimigos; que é equânime na honra e na desonra, calor e frio, felicidade e aflição, fama e infâmia; que está sempre livre da associação contaminadora, sempre silencioso e satisfeito com qualquer coisa, que não se importa com nenhuma residência; que está fixo em conhecimento e se ocupa em serviço devocional – semelhante pessoa me é muito querida.

20. Aqueles que seguem este caminho imperecível do serviço devocional e que se ocupam com plena fé, fazendo de Mim a meta suprema, são muitíssimos queridos a Mim.

Podemos analisar aqui as diferentes qualificações divinas dos devotos puros do Senhor. Por estar sempre atuando na base de sua consciência de Krishna, o devoto é sempre calmo e paciente. Ele sempre se sente contente com qualquer coisa que, pela misericórdia do Senhor, recebe ou deixa de receber. Ele é imperturbável por que tem plena convicção de que o Senhor é seu verdadeiro benquerente e tudo que acontece é dado pelo Senhor para o seu próprio benefício espiritual. Porque não possui desejos materiais, ele nunca sente inveja de ninguém. Por que vê todos os seres como partes integrantes do Senhor, o devoto puro se coloca na posição de servo espiritual de todos e, por isso, ele é um amigo perfeito. Ele se identifica como uma alma espiritual eterna e não dá muita atenção às dualidades deste mundo que se apresentam como bom ou mau, prazer e sofrimento, etc. Porque vive sempre absorto em consciência de Krishna, ele está sempre satisfeito e seus sentidos não estão interessados em coisas mundanas. Na verdade, sua mente e inteligência estão fixas no serviço devocional para a satisfação do Senhor. Ele é sempre manso e humilde, e não se esforça excessivamente por conseguir facilidades temporárias materiais. Ele utiliza seu tempo para cultivar sua consciência de Krishna e permanece imperturbável. Por sentir plena satisfação interior, o devoto não se lamenta pela perda das coisas materiais e não se entusiasma com qualquer ganho material, pois nada disso interfere na sua satisfação interior. Para ele, todos são iguais e não existe o conceito de amizade ou inimizade materiais com ninguém. Ele nunca se associa com pessoas ou situações que possam prejudicar sua consciência de Krishna e é sempre muito silencioso. Por outro lado, quando existe uma boa oportunidade, o devoto está sempre muito inspirado a glorificar o Senhor e descrever Suas qualidades divinas para o benefício dos ouvintes. Ele está sempre rendido ao Senhor e tem plena convicção de que o caminho do serviço devocional é superexcelente e é o único caminho que pode outorgar a meta suprema da vida.

Início