Navegação

DOZE FESTIVAIS ESPIRITUAIS


VIRGEM

Nota chave para Virgem:

"Eu sou a Mãe e o Filho, Deus e Matéria, Eu sou".

Quem sou eu? Mãe e Filho, Matéria e Espírito.

O texto que segue foi uma palestra proferida por um membro da equipe da Sede de Lucis Trust em reuniões públicas. O objetivo destas breves conversas é preparar e semear a mente grupal para o verdadeiro trabalho a ser feito - meditação grupal. Essa conversa pode ser usada por indivíduos e grupos que desejam cooperar com este serviço.

A tônica para o nosso trabalho de meditação em Virgem é Eu sou a Mãe e o Filho, Deus e Matéria, Eu sou. Uma das coisas imediatamente perceptíveis nesta tônica é o foco em Eu. Ponderando a eterna questão: Quem sou eu?, à luz de Virgem, leva à afirmação: Eu sou a Mãe e o Filho, Deus e Matéria, Eu sou.

O que isso significa para cada um de nós, como indivíduos - para vocês e para mim quando nos aproximamos do mistério da pergunta Quem sou eu? Então, muitas vezes a palavra "eu" é usada livremente, casualmente e com pouca reflexão. Mesmo em nossos pensamentos particulares mais íntimos pode haver um sentido automático de "eu" como o eu pessoal. Então, quando pensamos, eu acredito ..., eu quero ... eu gosto ..., é do meu interesse ... há uma tendência a querer dizer que eu, a personalidade, acredito, quero etc. Em grupos esotéricos pode acontecer (não necessariamente acontece, ou sempre acontece) que esse ser humano, o 'Eu' encarnado, esta personalidade, é bastante e inadequadamente considerada um problema, ou um fardo.

Virgem leva-nos a perguntar como estamos conscientes da plenitude de quem eu sou? Quantas vezes, mesmo em nossas reflexões mais sérias, nós realmente pensamos em nós mesmos como uma cambiável mistura dinâmica de nossa natureza do Cristo e de toda a substância da nossa identidade pessoal? É fácil ter ideias e teorias sobre o Cristo que habita dentro de nós - embora muitas vezes essas ideias existam de alguma forma sem considerar a nossa maneira de pensar sobre a nossa identidade e de nós mesmos. Um dos pensamentos principais em Virgem é que esta substância de nossa humanidade, esta personalidade, nos dá exatamente o nexo direito das energias necessárias para nutrir o Cristo que habita em nós. Nossa personalidade dá à alma todo o sustento e apoio necessário na medida em que a alma se prepara para emergir plenamente no mundo humano - para transformar o mundo humano. O processo mágico de gestação, levando ao trabalho de parto e a um eventual nascimento está se realizando em nós e através de nós - como está se realizando na comunidade humana, o coletivo.

Ponderando a questão, quem sou eu?, leva-se a uma reflexão sobre a evolução. A sensação de vida real imaginativa de si mesmo tem mudado através do tempo e de culturas. Às vezes parece que a moderna noção Ocidental de si mesmo é "o que você vê é o que você obtém", limitado, frívolo, superficial e até mesmo sentimental; mais ou menos individualidade: a personalidade, com meia-luz e sombra, mas sem fogo solar, sem o mistério da eternidade, sem qualquer núcleo de divindade, de amor sem limites, sem qualquer senso de identidade do grupo ashramico ou propósito, ou de uma participação ativa no nascimento de uma nova humanidade; sem arquétipo do Guerreiro, do Mago Sacerdote ou Curador.

Nos tempos antigos, provavelmente teríamos compartilhado um sentido instintivo do Eu Divino. Teria sido quase uma parte inconsciente de nossa identidade. Hoje estamos em uma encruzilhada - depois de um longo ciclo em que o poder do indivíduo separado tem crescido em potência, um novo sentido do Eu está emergindo e concomitante com isto, toda uma nova compreensão do feminino está em ascensão.

Em nosso trabalho de meditação juntos vamos estar ligados a um campo global da mente e do coração, que inclui indivíduos e grupos que vivem em cada parte da superfície radiante da Terra. O primeiro exercício intuitivo e imaginativo na meditação é imaginar-nos (a nós mesmos como alma e personalidade, alinhados) centrados dentro deste grupo de meditadores - identificar-nos com o campo global da mente e do coração de tal maneira que no decorrer da meditação, estamos pensando imaginativamente como uma célula dentro deste concentrado campo global de consciência. Podemos imaginar este campo grupal inteiro se aproximando das Fontes Superiores da Sabedoria e da Compaixão Iluminada com a clara intenção de servir à Visão e ao Plano para que a humanidade contenha-se na Mente Iluminada desses seres superiores. Nosso propósito grupal todo é ser útil na emergência planejada, o nascimento de um mais rico, mais verdadeiro, mais equilibrado e harmonioso sentido do Eu.

Juntos, como uma só mente, podemos ver imaginativamente as energias de Virgo, a Virgem Mãe em todo o seu esplendor, transformando o sentido humano de identidade? Diz-se que estamos perto do fim, o oitavo mês da gestação do novo ser humano, o novo eu. Então, agora, em nosso tempo histórico, é possível imaginar uma identidade humana que afirma, sabe e é de conformidade tanto com sua natureza humana como com sua natureza divina. Podemos imaginar isso como parte de nosso destino pessoal nesta vida - e como parte do destino de todos os pensadores profundos e de todos os que procuram estar de serviço neste momento. Imagine um tempo no futuro, quando os historiadores da psique olharem para as décadas de 2010 e 2020 e comentarem sobre uma redefinição emergente do eu, um equilíbrio entre feminino e masculino, e uma nova compreensão da personalidade como um veículo para a expressão dos nossos potenciais mais elevados da alma.

Sou uno com meus irmãos de grupo e tudo que tenho é deles.
Que o Amor que há em minha alma derrame sobre eles.
Que a força que há em mim se erga e os ajude.
Que os pensamentos que minha alma cria os alcancem e os encorajem.

Na nota chave de Virgem temos a imagem da Mãe com a criança ainda por nascer em seu ventre. A Mãe simboliza a própria Terra e nossa particular terra pessoal - nossa humanidade, os elementos do corpo, o corpo sutil, emoções e mente que fazem as nossas personalidades individuais. A criança ainda por nascer representa o Cristo dentro de nós, a esperança de glória. A Mãe fornece todos os nutrientes necessários para o Cristo embrionário cumprir sua missão, passar os eventos traumáticos de trabalho de parto e nascer no mundo onde pode ser visto, pode estar totalmente presente e pode irradiar suas energias através do veículo da personalidade.

A mãe é como o rico húmus do solo, a sujeira maravilhosamente fértil, em que a alma pode fixar as suas raízes - penetrar completamente na terra e no escuro, e sob as condições de umidade do solo extrair todo o alimento necessário para emergir à luz da realidade externa. De uma perspectiva de Virgem este é o significado do tempo, da história - tanto no sentido pessoal como no sentido coletivo. A nossa humanidade e a nossa imersão no tempo fornecem todos os ingredientes necessários para a alma surgir no mundo, com rosto humano, olhos, coração, cabeça e pés.

Um dos pensamentos fundamentais para mim aqui é que muitas vezes pensar em trabalho espiritual como o trabalho que fazemos como personalidades - trabalhando de fora para dentro, pode ser uma luta. Muitas vezes esquecemos o trabalho que a alma está fazendo de dentro para fora, na medida em que o embrião se desenvolve dentro do útero, torna-se mais forte, mais presente para a mãe, mais uma parte real do ser da mãe. E assim nos é dada esta imagem de Virgem como a experiência da vontade sustentadora da Mãe em estreita associação com a vontade dinâmica do Cristo Menino. [Astrologia Esotérica, p. 627]. Isso é completamente um pensamento - que, para todos nós, em nossas jornadas individuais através da vida, temos dentro de nós essa sustentadora vontade da Mãe E associada à dinâmica vontade do Cristo Menino. Às vezes esquecemos esta parte da vontade dinâmica da imagem.

Por ciclos de encarnação, nascimento, experiência e morte; seguido por nascimento, experiência e morte, a Alma entra no mundo do eu separado, no tempo apropriado passando por uma culminante experiência em Leo como um indivíduo potente, autoconsciente como uma personalidade e com uma facilidade para navegar e manipular o mundo humano, aparentar ser um mestre do mundo humano, um grande empreendedor, um líder. Isso tudo é parte do plano da alma para a evolução.

No caminho a alma passa de Leo para a experiência de Virgem. O ego poderoso agora é muito consciente da luz oculta interior, sabendo que a luz é o núcleo, o cerne, a essência da individualidade. Em Virgem eu descubro que não sou quem eu pensei que era - na verdade, no fundo do meu coração eu sou algo muito maior, um ser de significado universal. No entanto, em Virgem Eu também percebo que este Eu Universal está destinado a ser o meu regente - Aquele que pensa e que dirige a ação. O Cristo Oculto nascerá para a luz do mundo externo manifestado - e meu propósito começa a ser entendido como cuidar desta parte oculta de mim, ouvi-la, reconhecendo a sua presença.

Imagine este senso do ego em Virgem, a Mãe e a criança embrionária em relação simbiótica. Imagine o que isso significa para o nosso tempo. Pense, por exemplo, sobre muito do debate nacional durante este ano importante na vida dos Estados Unidos - durante um ano de enorme significado espiritual para a humanidade e para o planeta como um todo (o calendário Maia, o trânsito de Vênus, o Festival Semana do Novo Grupo de Servidores do Mundo culminando na Lua Cheia de Capricórnio) o povo dos Estados Unidos está envolvido em uma eleição presidencial, discriminando entre duas visões muito diferentes do futuro e dois tipos muito diferentes de liderança. Olhando através da lente de Virgem talvez possamos imaginar a alma da nação sendo nutrida através do processo externo de escolher entre duas visões do futuro. Talvez possamos ver a vasta comunidade de pensadores profundos na nação indo além da retórica simplista e manipulada das campanhas para fazer o seu próprio pensamento sobre o melhor rumo a seguir para a nação em seu caminho em direção às corretas (ou de certa forma melhores) relações humanas. A única coisa que a lente de Virgem nos faz considerar é que, no meio de todo o barulho de uma eleição, todo o encantamento e manipulação - a alma da nação está desempenhando um papel ativo e dinâmico. Lembre-se da vontade dinâmica do Cristo Menino, em associação com a sustentadora vontade da Mãe. À medida que os debates se desdobram, e acompanhamos a discussão desses poucos comentaristas (de esquerda e de direita), que são, na verdade, pensadores independentes e que têm uma preocupação transparente para o bem da nação e para o bem do todo - podemos estar imaginativamente prontos para receber o embrião do Cristo Menino, a alma da nação, figurativamente no oitavo mês de gravidez da mãe, preparando-se para o trabalho de parto e, finalmente, para o nascimento.

Se quisermos realmente entender o nosso tempo, como o período imediatamente anterior de trabalho de parto e nascimento do Cristo, e o surgimento de Aquário como a nota dominante do mundo, temos de fazer uma reflexão séria. Quando a mãe está de oito meses grávida o bebê está se movendo dentro do útero de forma independente (mesmo que bastante restrita pelo ambiente fechado). Os olhos estão fechados quando o bebê está dormindo e aberto quando acordado. A maioria dos órgãos do corpo, exceto os pulmões, estão desenvolvidos. Os impulsos elétricos no cérebro estão cintilando, o desenvolvimento do cérebro progride rapidamente e o bebê vai para a posição que precisa para entrar em trabalho de parto. Isto pode ser fisicamente um momento extremamente desconfortável para a mãe em sua gravidez porque o bebê ainda não nascido está fortemente presente.

Então é assim que podemos começar a pensar na comunidade humana, neste momento, em 2012? Temos de olhar para os sinais da alma no pensamento e no planejamento humano - que é, sem dúvida, a fonte de enorme desconforto e estresse em todos os assuntos do mundo, mas será ali, logo atrás da superfície dos eventos exteriores, o desenvolvimento de seu caráter inconfundível e todas as suas formas de pensamento. Não é difícil imaginar que isto é exatamente o que está acontecendo agora em todos os campos de atividade. A compreensão fundamental de interdependência e integridade é agora tão forte, logo abaixo da superfície, à beira de invadir o paradigma dominante das profissões, do governo, dos movimentos sociais e das artes. Nós sabemos que o nascimento atual requer um período de trabalho de parto doloroso - esse período ainda não chegou. Mas a vontade dinâmica do Cristo e a sustentadora vontade da Mãe estão em sincronia - eles estão unidos. E a beleza desta imagem é que isto está acontecendo em nosso tempo - durante o período em que nossas almas escolheram para nós estarmos em encarnação.

A ideia de que o paradigma da totalidade e interdependência está em gestação, e aproximando-se dos últimos dias de gravidez, antes de emergir o nascimento de uma nova civilização é uma ideia própria para este tempo e este ano, 2012. Existe uma imagem popular difundida de 2012 como um ano muito especial, com atração especialmente nas interpretações do calendário Maia. A apresentação de Alice Bailey da Sabedoria Eterna dá algumas dicas sobre isso. A cada sete anos uma maré especial de influências Capricornianas flui para o campo da mente coletiva e coração da humanidade. Isto é mais do que o fluxo regular das energias de Capricórnio em Dezembro. Em cada ciclo de sete anos as energias de Capricórnio são acrescidas por forças [derramamento] de uma constelação ainda maior. Nada é dito sobre esta constelação maior a não ser que ela condiciona e envolve o Zodíaco inteiro de constelações que influenciam toda a vida e os acontecimentos na Terra.

Em dezembro de 1935, quando o Tibetano se referiu a esta envoltura em Capricórnio no livro de Alice Bailey, Psicologia Esotérica Vol. II, somos informados de que as energias que derramam da constelação maior deu um impulso enorme para o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo - levando a uma marcante tendência para a boa vontade ... em cada nação e em cada grupo. DK continua a descrever como esta constelação envolvente produz uma semana de impacto grupal a cada sete anos de 21 de dezembro a 28 - e ele vai além e comenta que, se a lua cheia ocorrer durante esta semana, a oportunidade será mais significativa.

Este ano, 2012, é um ano - sete anos após a última Semana de festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo - com potência adicional de uma lua cheia de Capricórnio, que será em 28 de dezembro. Assim isto nos faz tomar conhecimento de que todo o nosso trabalho no serviço grupal, interior e exterior, durante este ano está ajudando a preparar o campo do Novo Grupo de Servidores do Mundo para uma entrada incomum e altamente significativa de energias. E em Virgem não podemos deixar de considerar isso em termos do movimento figurativo do Cristo Menino, pelo canal de nascimento, em preparação para o trabalho de parto.

O pensamento esotérico à luz de tais imagens não significa que nós estamos olhando para eventos sensacionais ou mudanças bruscas no mundo, significando este movimento. De certa forma pode-se esperar uma aceleração no processo da história, o processo de uma nova civilização de totalidade emergente. Isso pode acontecer de maneiras inesperadas e imprevistas. A principal coisa é que a consciência será estimulada, e que podemos esperar que seja habilitada a tendência de boa vontade em todas as nações e em todos os grupos que servem. Assim, podemos imaginar grupos ativos em campos como a consciência ambiental ou a redução da pobreza ou a conexão entre a ciência e a espiritualidade esclarecendo a sua missão, simplificando sua organização, encontrando os fundos necessários para desenvolver campanhas específicas etc, como resultado das energias fluentes durante a Semana do Festival. Podemos também estar à procura de avanços em 2013 em algumas das negociações em curso na Organização das Nações Unidas em torno de questões como as alterações climáticas e o posto da agenda de Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Também, podemos ter esperança em algumas das mobilizações extraordinárias de energia em todo o momento da Semana do Festival de Dezembro e o período importante entre agora e a Semana em Dezembro. Qualquer pessoa na Internet, provavelmente, estará familiarizado com a campanha do Verão da Paz, onde os servidores líderes de todo o mundo estão falando sobre questões de boa vontade a dezenas de milhares de ouvintes, muitas vezes falando profundamente e com profundo conhecimento sobre a mudança que está ocorrendo na consciência. O Dia Internacional da Paz no solstício, 21 de Setembro, é um foco de inúmeros grupos em vigílias de meditação global, o minuto de silêncio ao meio dia e outras atividades para incentivar pessoas a fazer algo, tomar iniciativas, para melhorar a qualidade das relações na sua vizinhança. Isto é certamente significativo. Uma série de campanhas são culminantes na celebração de um dia Global do Nascimento em 22 de dezembro de 2012: com o objetivo de registrar 100 milhões de assinaturas concordando em participar na cocriação do nascimento de uma "Humanidade Universal" e guiar nossa comunidade da Terra "em sua próxima fase evolutiva ".

Há muito acontecendo na vida interna da humanidade, bem como na vida exterior. Em Virgem, afirmamos que o exterior nutre o interior, para as mudanças mais profundas e mais fundamentais de valores e atitudes.

Assim seja e assim podemos fazer a nossa parte.

FESTIVAL DE VIRGEM
Nova York, 30 de agosto de 2012
Steve Nation

Início