Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Educação na Nova Era


CAPÍTULO V - A CIENCIA DO ANTAHKARANA

CAPÍTULO V

A CIENCIA DO ANTAHKARANA

Como preparação para o que os estudantes precisam dominar gostaria de enfatizar certos pormenores relacionados à informação já dada. A Ciência do Antahkarana não é fácil de aprender devido aos pontos seguintes. Estes detalhes salientados devem ser aceitos pelos estudantes como uma hipótese útil, anterior a todo trabalho empreendido:

1) A Ciência do Antahkarana está ligada ao problema inteiro da energia, mas especialmente com a energia manipulada pelo indivíduo e com as forças pelas quais o indivíduo se relaciona com outros indivíduos ou com grupos. A bem da clareza, daremos o nome de:

a) ENERGIA: a todas as forças fluindo para a forma individual, seja qual for a direção ou fonte. A essas forças maiores têm sido dados, frequentemente, os nomes de sutratmas oufio da vida ou cordão prateado.

b) FORÇA: a todas as energias que - após devida manipulação e concentração - são projetadas pelo indivíduo, ou pelo grupo, em qualquer direção e por todos os motivos possíveis, alguns bons e muitos egoístas.

2) A Ciência do Antahkarana, falando tecnicamente e para finalidade grupal, é principalmente a ciência da manifestação da luz com seus efeitos de revelação e consequentes mudanças. Deveria ser lembrado que:

a) A luz é o ponto essencial e, do ângulo do espírito, é uma sublimação ou uma forma superior da matéria densa.

b) A luz é também a qualidade ou a característica principal da alma ao seu próprio reino, e do corpo etérico (um reflexo da alma, por fim) nos três mundos da evolução humana.

c) O objeto da ciência com que estamos lidando, é fundir as luzes inferior e superior para que uma luz brilhe na manifestação física e uma síntese da luz se realize em consequência.

d) falando tecnicamente, existem dois corpos de luz - o corpo vital ou etérico, e o veículo da alma. Um é o resultado dos eões de vida encarnada e se torna, com o tempo, um poderoso repositório de energias acumuladas através de uma larga série de contatos, mesmo que condicionado ao tipo de raio em seus três aspectos. O corpo etérico existe e está hoje funcionando poderosamente. O corpo da alma está em processo de lenta construção e é aquela "casa não feita pelas mãos, eterna nos céus" à qual se refere o Novo Testamento (II Cor. 5:1). É interessante observar que o Velho Testamento se refere ao corpo etérico (Ecc. 12:6-7) e à sua construção, e o Novo Testamento trata da construção do corpo espiritual.

3) A Ciência do Antahkarana deve ser estudada de três maneiras:

a) Concretamente e em relação ao corpo etérico, que é uma forma material, tangível, e está sendo assim considerada (mesmo que ainda não aceita universalmente) pela ciência moderna.

b) Egoicamente e em relação à alma e ao "corpo de luz" através do qual o homem espiritual deve atuar no mundo das almas, e que - quando harmonizado e fundido com o corpo etérico - produz a manifestação da divindade na terra a um maior ou menor.grau, de acordo com a extensão da fusão e o reconhecimento consciente pelo indivíduo, da fusão obtida.

c) Abstratamente e em relação à sabedoria-conhecimento, que são duas palavras usadas em relação à força e à energia, e ao seu uso pelo indivíduo no seu ambiente e em seus contatos. Considerai estas palavras. Percebereis quão necessário é haver alguma capacidade de pensamento abstrato, antes das verdadeiras implicações desta nova ciência poderem ser compreendidas.

4) A Ciência do Antahkarana diz respeito ao problema da continuidade da consciência e ao problema da vida e da morte. Tendo estes dois temas bem claros em mente, pois são básicos e importantes.

5) A Ciência do Antahkarana lida com os três fios que conectam:

a) A mônada, a alma e a personalidade, ligando todos os três veículos periódicos e unificando todos os sete princípios.

b) A tríplice personalidade e seu ambiente nos três mundos de empreendimento humano, e mais tarde nos outros dois mundos (perfazendo cinco) da expressão super- humana.

c) O homem conscientemente criativo e o mundo das ideias. Estas ele deve contatar e expressar através do trabalho criativo, assim abrindo caminho à luz:

I. Entre o mundo das almas e o mundo dos fenômenos.

II. Entre o reino da beleza subjetiva e da realidade e o mundo exterior tangível da natureza.

III. Entre ele próprio e os demais.

IV. Entre os grupos.

V. Mais tarde, quando o Plano divino se tenha tornado realidade para ele, entre o quarto reino (o humano) e o quinto reino (o de Deus).

VI. Finalmente, entre a humanidade e a Hierarquia.

6) A Ciência do Antahkarana é a ciência do fio tríplice que existe desde o principio dos tempos e liga o homem individual a sua origem monádica. O reconhecimento deste fio e o seu uso consciente, como o Caminho e o meio de sempre expandir contatos, chega relativamente tarde no processo evolutivo. A meta de todos os aspirantes e discípulos e tornarem-se conscientes desta corrente de energia em suas variadas diversificações, e empregar, conscientemente, essas energias de duas maneiras: interiormente num autodesenvolvimento, e no serviço do plano para a humanidade.

7) A Ciência do Antahkarana ensina certas verdades fundamentais sobre o fio, algumas das quais são assim enumeradas:

a) O fio da vida vem diretamente da mônada ou o UNO. Este fio está ancorado no coração durante a encarnação. Aí fica a sede da vida.

b) O fio da consciência vem diretamente da alma. Está ancorado na cabeça. Aí fica a sede da consciência.

c) O fio da atividade criativa é iniciado e construído pelo ser humano. Está ancorado, quando suficientemente construído, na garganta. Este fio é uma extensão, ou síntese, dos dois fios básicos. É construído lentamente pelo homem, através das idades. A medida que se torna verdadeiramente vivo, do ponto de vista da conscientização inteligente e do desejo de expressar-se plenamente, o processo se apressa materialmente. Estes três fios menores, autocriados, que constituem o terceiro fio do antahkarana, se estendem, por fim:

I. do corpo físico ao corpo etérico, passando do coração ao baço e daí ao corpo de prana, o corpo vital, ou etérico, une-se com a força das pétalas da vontade egoica.

II. do corpo etérico ao corpo astral. Este fio passa do plexo solar ao coração e daí ao corpo astral e, recolhendo a energia do fio mencionado acima, une-se com a força das pétalas do conhecimento.

III. Do corpo astral ao veículo mental. Este fio passa do centro ajna ao centro da cabeça e daí ao corpo mental, captando a energia dos outros dois fios mencionados acima, une-se à força das pétalas do conhecimento.

Apesar destas três energias serem tecidas por fim num único fio, contudo permanecem distintas. Dever-se-ia ter em mente que o corpo da alma é construído de luz branca pura, enquanto que a luz da qual o corpo etérico é feito é dourada.

8) A Ciência do Antahkarana lida, portanto, com o completo sistema de energia entrante, com o processo do uso, e com a transformação e fusão. Lida também com as energias que partem e seu relacionamento com o ambiente, e é a base da ciência dos centros de força. As energias que entram e saem constituem, por fim, duas grandes estações de energia, uma caracterizada pelo poder e outra pelo amor, e todas direcionadas para a iluminação do indivíduo e da humanidade como um todo, por meio da Hierarquia composta de indivíduos. Esta é, basicamente, a ciência do Caminho.

O antahkarana é, por conseguinte, o fio da consciência, da inteligência, e o agente que responde em todas as reações sensíveis. O ponto interessante para se ter em mente, e ao qual devemos agora dar ênfase, é que este fio da consciência é desenvolvido pela alma e não pela mônada. A Alma do Mundo verte seu delgado fio de consciência sensível em todas as formas, em todas as células do corpo e em todos os átomos. A alma humana, o anjo solar, repete o processo em relação à sua sombra e reflexo, a personalidade. Isto é parte do trabalho criativo da alma. Mas, o ser humano, por sua vez, também tem de se tornar criativo no sentido mental do termo e deve repetir o processo, pois em todos os pontos o microcosmo se assemelha ao macrocosmo. Portanto, através do fio da vida, a alma cria e reproduz a personalidade, por meio da qual funciona. Então, através da construção do antahkarana, a alma, antes de tudo, desenvolve a consciência no plano físico e mais tarde cobre o espaço - através da meditação e do serviço - entre os três aspectos mentais. Completa assim a criação do caminho de retorno ao Centro, que deve ser comparável ao caminho da saída.

Completo agora minha apresentação introdutória dos fundamentos que na era futura dominarão os sistemas educacionais. Foi necessário para todos vós - e para aqueles que mais tarde estudarem estas instruções concernentes à nova educação - para terdes alguma compreensão das implicações fundamentais e das tendências básicas do passado e também algumas ideias, ainda que vagas, da linha ao longo da qual as principais mudanças poderão ser esperadas. Podeis começar, portanto, a trabalhar, conscientemente e, com pouca perda de tempo, tanto quanto possível.

Resta, agora, tornar o ensinamento que dei, prático em suas implicações. A Nova Educação precisa agora ocupar o lugar da velha e que demonstrou ser tão errada que não pôde evitar o holocausto universal que distinguiu os anos 1914 - 1945. Ela precisa ser substituída. O próximo passo da evolução humana emergirá como resultado da ação purificadora da Guerra Mundial. Há passos que a humanidade deve dar, e somente um novo tipo de educação e uma atitude diferente relativamente ao processo educacional (imposto aos muito jovens em cada nação) capacitará a nova humanidade e dá-los.

Um novo ciclo de experiência, de desenvolvimento psicológico e de novo processo educacional esta iminente. O que dei aqui e em outras oportunidades sobre a Ciência da Meditação, do Serviço e concernente ao Antahkarana, dá método, forma, esperança e indicação para todos.

O TIBETANO

Início