Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Cartas sobre Meditação Ocultista


Carta X
A PURIFICAÇÃO DOS VEÍCULOS

1 - O corpo físico.
2 - O corpo emocional.
3 - O corpo mental.

7 de novembro de 1920.

Surge, nestes dias, a necessidade de instrumentos testados. Quando Aqueles Que guiam a evolução humana neste período lançam Seus olhos sobre a raça à procura de tais instrumentos, veem poucos já prontos para o serviço requerido. Mas, do mesmo modo, veem alguns que, com certo treino, preencherão a necessidade, razoavelmente bem.

A medida que a evolução prossegue, a polarização da raça se modifica. Hoje em dia, os homens estão polarizados principalmente nos seus corpos emocionais - as sensações, os desejos, as preocupações com a personalidade os dominam. O corpo emocional é o ponto focal da personalidade. Age como casa de distribuição para tudo o que lhe diz respeito e como ponto de ligação entre o inferior e o superior. É como um terminal movimentado de estrada de ferro, que recebe carga de todas as direções e descarrega-a na grande cidade da vida pessoal do plano físico. Então, conforme o progresso se processa, a cena se transfere para mais alto e o corpo mental torna-se o ponto focal. Posteriormente, o corpo causal se torna a unidade importante e, mais tarde ainda, chega o último sacrifício mesmo desse, até que o homem reste despojado de tudo o que vibra para os três mundos e tudo finda, no que respeita a vida pessoal - nada permanece, senão a vida do Espírito e a doação voluntária daquela vida em benefício do mundo.

Na aceleração da evolução, certas coisas têm que ser efetuadas antes que o homem possa ser utilizado como um instrumento de confiança, rijo como o aço temperado, em auxílio de sua raça. Não Vos esqueçais de que, como regra, um homem (quando posto à prova) forma o melhor instrumento, porque compreende de forma total a consciência da raça, e porque penetra nos problemas do dia-a-dia de maneira mais completa do que um Ego de período anterior. Daí, os Mestres desejarem utilizar aqueles dentre vós que viveis agora para sanar os males da atual geração sofredora. O que há, então, a fazer? A matéria que agora dou nada contém de inusitado, mas contém, de fato, pensamento para ser considerado por parte de qualquer de vós que desejardes ajudar... Ao preparar uma alma para servir, os Guias da raça têm que considerar cada um dos corpos:

O Treinamento do Corpo Físico

Isto envolve certos requisitos definidos:

A elaboração da matéria dos subplanos superiores e a eliminação da matéria mais inferior e mais grosseira. Isso é necessário porque é impossível, para os que se utilizam de corpos grosseiros, contatarem a vibração superior. É impossível ao Ego transmitir o conhecimento e a orientação superiores por intermédio de um corpo físico grosseiro. É impossível, para as correntes de pensamento mais elevado, impressionar o cérebro físico pouco evoluído. Daí, ser essencial o refinamento do corpo físico. Ele é conseguido de várias maneiras, todas elas racionais e úteis.

Pelo alimento puro. Isso envolve uma dieta vegetariana, escolhida com sábia discriminação; requer a ingestão, exclusivamente daqueles legumes e frutas que vitalizam. Um julgamento cuidadoso demonstrado na escolha do alimento, a sábia restrição, de modo a evitar comer exageradamente, e um pouco de bom alimento perfeitamente assimilado, eis tudo que um discípulo necessita. Perguntais, que alimentos? Leite, mel, pão de farinha integral, todas as hortaliças que estão em contato com a luz solar, laranjas (laranjas, sobretudo), bananas, passas, nozes, algumas batatas, arroz integral e, devo reiterar uma vez mais, apenas o suficiente de tudo acima para assegurar a atividade.

Pela limpeza. Muito uso da água, externa e internamente, é vitalmente necessário.

Pelo sono. Isto deveria ser sempre entre as dez horas da noite e as cinco horas da manhã, e tanto quanto possível, ao ar livre.

Pelo sol. A exposição ao Sol, com a vitalização que vem através de seus raios, deveria ser muito procurada. O Sol mata todos os germes e livra das doenças.

Quando esses quatro requisitos são observados, um definitivo processo de eliminação prossegue e, no curso de uns poucos anos, todo o corpo físico eleva gradualmente sua polarização até que, por fim, tereis um corpo composto de matéria do subplano atômico... Isto pode levar muitas encarnações, mas deve ser lembrado que, a cada nova encarnação, um corpo é tomado na exata qualidade (se assim posso expressar-me) daquele deixado ao morrer. Por essa razão, nunca é perdido o tempo da elaboração. Finalmente, dois outros métodos estarão disponíveis, pelos quais um refinamento mais rápido poderá ser efetivado:

O uso das luzes coloridas. Essas luzes são projetadas sobre o corpo do discípulo e efetuam um processo de agitação e uma simultânea estimulação dos átomos. Isso não pode ser feito antes que seja dada informação posterior, concernente aos Raios; quando o raio de um homem é conhecido, a estimulação chegará com o uso de sua própria cor, uma estrutura será efetuada pelo uso de sua cor complementar, e a desintegração da matéria indesejada será conseguida pelo uso de uma cor antagônica. Este conhecimento será comunicado mais tarde às grandes corporações que guardam os Mistérios, a Igreja e os Maçons. Aguardai, pois o tempo não é chegado ainda. Quando os Mistérios estiverem restaurados, algumas destas informações estarão nas mãos das duas corporações a que me refiro.

A estimulação da música. Certos sons despedaçam e rompem. Certos outros sons estimulam e atraem. Quando a chave da vida de um homem é conhecida, quando o som ao qual ele responde é reconhecido, então surge a possibilidade da utilização do som no refinamento. Tudo o que presentemente é possível àqueles, dentre vós, que procurais servir, é dedicar-vos aos pontos essenciais acima referidos e procurar contato com a vibração superior.

Gostaria de dar mais um ponto: é que na manipulação da eletricidade jaz oculto muito do que diz respeito à vitalização dos corpos, especialmente, na atualidade, do etérico. O principal uso que o Sol tem é vitalizar o etérico. O calor do Sol é força elétrica adaptada à necessidade da grande maioria, em todos os reinos da natureza. À medida que ocorrer o progresso, uma intensificação dessa força se tornará possível em casos individuais. Jaz aqui um dos segredos da iniciação. Nos velhos tempos, o Cetro da Iniciação atuava, na realidade, como um condutor dessa força até os centros do iniciado; era feito de maneira a responder a essa finalidade. Agora, a uma curva superior da espiral, exatamente a mesma necessidade e o mesmo objetivo são atendidos, apesar do método de aplicação diferir necessariamente, devido à mudança na polarização da raça. A polarização não é mais física, mas, sim, emocional ou mental. O método de aplicação difere em todos os três, daí a salvaguarda do segredo. Ele conserva oculto o segredo.

A Refinação do Etérico

Esta coincide com a do corpo físico. O método consiste principalmente em viver à luz do sol, em proteger-se do frio e na assimilação de certas combinações corretas de vitaminas, o que será dado à raça, em breve. Uma combinação dessas vitaminas será formulada e transformada em pastilha, com efeito direto no corpo etérico. Isto não acontecerá antes que o veículo etérico seja reconhecido pela ciência e definitivamente incluído no treinamento oferecido pela faculdade de medicina. O estudo das doenças etéricas - congestão e atrofia - será, dentro em breve, um estudo reconhecido, e levará a tratamentos e fórmulas definidos. Como foi dito antes, tudo o que podeis fazer agora para sensibilizar o físico dual será observar as regras acima e deixar que o tempo realize o resto do trabalho.

A Refinação do Corpo Emocional

Aqui, o método de ação é diferente. O corpo emocional é simplesmente um grande refletor. Apanha cor e movimento do seu ambiente. Recebe a impressão de todo desejo que passa. Contata todo capricho e toda fantasia no seu ambiente; todas as correntes o põem em movimento; todo som o faz vibrar, a menos que o aspirante impeça tal estado de coisas e o treine para receber e registrar somente aquelas impressões que vêm do nível intuitivo por intermédio do Eu Superior e, por isso, através do subplano atômico. O objetivo do aspirante deverá ser treinar o corpo emocional, a fim de que este se torne tranquilo e transparente como um espelho, para que reflita com perfeição. Seu objetivo deverá ser fazê-lo refletir apenas o corpo causal, captar cores somente de acordo com a grande Lei e movimentar-se na direção certa e não, conforme soprem os ventos do pensamento ou se ergam as marés do desejo. Que palavras descreveriam o corpo emocional? As palavras: sereno, calmo, tranquilo, em repouso, límpido e claro, de uma qualidade de espelho, de superfície lisa, um refletor puro - capaz de transmitir com precisão os anelos, os desejos, as aspirações do Ego e não, da personalidade. Como deverá isso ser alcançado? De diversas maneiras, algumas sob a direção do aspirante, outras sob a direção do Mestre:

a) Pela constante vigilância de todos os desejos, motivos e anelos que cruzam o horizonte diariamente, pela subsequente ênfase de todos os que forem de uma ordem superior, e pela inibição do inferior.

b) Pelo esforço diário, constante, de contatar o Eu Superior e refletir Seus desejos na vida. A princípio, serão cometidos enganos, mas, pouco a pouco, o processo de estruturação prosseguirá e a polarização no corpo emocional galgará gradualmente cada subplano, até que o atômico seja alcançado.

c) Por períodos diários definidos, dirigidos à tranquilizarão do corpo emocional. Toda ênfase é posta na meditação, no aquietar a mente, mas, deveria ser lembrado que a tranquilização da natureza emocional é um passo preliminar para aquietar o mental; uma sucede à outra e é prudente começar da base da escada. Cada aspirante deve descobrir, por si mesmo, onde se rende mais facilmente a vibrações violentas, tais como o medo, a inquietação, o desejo personalístico de qualquer espécie, o amor pessoal a alguma coisa ou a alguém, o desânimo, a sensibilidade exagerada à opinião pública; então, ele deve superar essa vibração, pela imposição sobre ela, de um ritmo, decididamente eliminatório e construtivo.

d) Pelo trabalho feito no corpo emocional, à noite, sob a orientação de um Mestre. A estimulação ou a diminuição da vibração acompanha a aplicação de certas cores e sons. Duas cores estão sendo particularmente aplicadas na atualidade a muitas pessoas, com a finalidade específica de estimular a garganta e o centro avançado da cabeça, a saber, o violeta e o ouro.

Recordai que o trabalho é gradual e, à medida que a polarização se eleva, o momento de transição de um subplano a outro é marcado por certos testes aplicados à noite, o que poder-se-ia denominar de uma série de pequenas iniciações que, finalmente, serão consumadas na segunda grande iniciação - a que marca a perfeição do controle do corpo das emoções.

Quatro pequenas iniciações encontram sua culminação na iniciação propriamente dita. Essas são as iniciações no plano emocional, chamadas, respectivamente, as iniciações da terra, do fogo, da água e do ar culminando na segunda iniciação. A primeira iniciação marca o mesmo ponto de consecução no plano físico. Cada iniciação assinala a obtenção de certa medida de matéria atômica nos corpos. As quatro iniciações anteriores à do Adepto marcam, respectivamente a obtenção de uma quantidade proporcional, como por exemplo: à primeira iniciação, um quarto de matéria atômica; à segunda, meia matéria atômica; e assim por diante, até a consumação. Como a intuição (ou buddhi) é o princípio unificador e, assim, une todas à quarta iniciação, os veículos inferiores desaparecem e o adepto se acha no seu corpo intuitivo e cria, a partir daí, seu corpo de manifestação.

A Refinação do Corpo Mental

Este é o resultado de árduo trabalho e discriminação. Tornam-se necessárias três coisas antes de ser conquistada a unidade do plano mental e antes de ser alcançada a consciência causal (a consciência plena do Eu superior):

Pensar claro, não só nos assuntos em que o interesse seja despertado, mas em todos os assuntos que afetem a raça. Implica na formulação da matéria-pensamento e na capacidade de definir. Significa a capacidade de elaborar pensamentos-forma de matéria- pensamento e utilizar aqueles pensamentos-forma em ajuda ao público. Aquele que não pensa claramente e o que tem um corpo mental incompleto vive num nevoeiro, e um homem num nevoeiro não é senão um guia cego de cegos.

A capacidade de serenar o corpo mental, de maneira que pensamentos dos níveis abstratos e dos planos intuitivos possam encontrar uma placa receptiva onde consigam se inscrever. Este pensamento ficou bem claro em muitos livros de concentração e meditação, e não carece de meu esclarecimento. É o resultado da prática rigorosa levada a cabo durante muitos anos.

Um processo definido produzido pelo Mestre com a aquiescência do discípulo, que caldeia numa imagem permanente os esforços e resultados de muitos anos arduamente conquistados. A cada iniciação, a força elétrica ou magnética, aplicada, tem um efeito estabilizador. Mantém duráveis os resultados alcançados pelo discípulo. Como um oleiro molda e dá forma à argila e, então, emprega o fogo que solidifica, assim o aspirante dá forma, molda e constrói, e prepara-se para o fogo solidificador. A iniciação marca uma aquisição permanente e o início de um novo ciclo de esforços.

Duas coisas, sobretudo, deveriam ser enfatizadas:

1 - Uma firme, inabalável perseverança que não se preocupa com tempo ou obstáculo, mas avança. Essa capacidade para perseverar explica por que o homem não-espetacular tão frequentemente alcança a iniciação antes do gênio e antes do homem que atrai mais atenção. A capacidade de labutar é o mais desejável.

2 - Um progresso que é feito sem exagerada autoanálise. Não vos arranqueis pelas raízes para verificar se há crescimento. Desperdiça-se tempo precioso. Esquecei vosso próprio progresso, adaptando-vos às regras e à ajuda aos demais. Quando assim acontece uma súbita iluminação pode sobrevir, e a percepção vos assinala que foi alcançado o ponto em que o Hierofante pode exigir vossa presença e outorgar-vos a iniciação. Tereis, pelo trabalho árduo e pelo esforço puro, de vos adaptar à Lei e amar a todos, construir em vossos corpos o material que vos torne possível permanecerdes em Sua Presença. A grande Lei de Atração vos leva a Ele e nada pode resistir à Lei.

Início