Navegação

Página Inicial
Livros de Alice Bailey

Cartas sobre Meditação Ocultista


Carta I
ALINHAMENTO DO EGO COM A PERSONALIDADE

Domingo, 16 de maio de 1920.

1 - Alinhamento dos três corpos inferiores
2 - Alinhamento com o corpo causal
3 - Método de alinhamento
4 - Alinhamento microcósmico e macrocósmico

É no alinhamento dos três veículos, o físico, o emocional e o corpo mental inferior, dentro da periferia causal, e em sua estabilização ali por um esforço da vontade, que o verdadeiro trabalho do Ego, ou Eu Superior, em qualquer particular encarnação, pode ser realizado. Os grandes pensadores da raça, os verdadeiros expoentes da mente inferior, são, fundamentalmente, aqueles cujos três corpos inferiores estão alinhados; isto é, aqueles cujo corpo mental mantém os outros dois em prudente alinhamento. O corpo mental está, então, em comunicação plena e direta com o cérebro físico desobstruído e livre de interferência.

Quando o alinhamento é quádruplo e quando os três corpos acima mencionados estão alinhados com o corpo do Eu Superior, o corpo causal ou egoico, e mantidos firmes dentro de sua circunferência, então os grandes líderes da raça - aqueles que, emocional e intelectualmente, dirigem a humanidade - podem ser vistos trabalhando; então, os escritores e sonhadores inspirados podem dar à luz suas inspirações e sonhos; e então, os pensadores sintéticos e abstratos podem transferir suas concepções ao mundo da forma. E, acima de tudo, uma questão de canal desobstruído. Meditai, portanto, nesta conexão e, quando o tempo o permitir, nesta coordenação física; então, à coordenação física, acrescentai a estabilidade emocional e tereis os dois veículos funcionando como um. Quando a coordenação se estender ao corpo mental, o homem inferior tríplice estará alcançando sua apoteose e terá logrado atingir o maior número de mudanças no mundo da forma.

Mais tarde, vem a coordenação aperfeiçoada com o Eu Superior, o canal de comunicação quando alcança em linha direta - através de um túnel desimpedido, se assim posso expressar-me - a consciência física cerebral. Até agora, somente em raros intervalos tem sido direta. Os quatro centros cerebrais menores estão funcionando em alta vibração no homem de personalidade altamente coordenada; quando o Ego se aproxima do alinhamento com os corpos inferiores, a glândula pineal e o corpo pituitário estão em processo de desenvolvimento; e quando estão agindo em correlação (o que acontece ao tempo da terceira Iniciação), então o terceiro centro, ou bulbo, intensifica sua vibração, até aqui branda. Quando a quinta Iniciação tem lugar, a reciprocidade entre os três centros é aperfeiçoada e o alinhamento dos corpos é geometricamente retificado; tereis, assim, o super-homem quíntuplo aperfeiçoado.

Para o homem comum, assim, este alinhamento ocorre somente a intervalos - em momentos de tensão, em horas de necessário esforço humanitário e em tempos de mais intensa aspiração. Uma abstração de maior ou menor grau precisa produzir-se antes de o Ego dar continuada atenção à personalidade, ou eu inferior. Quando essa abstração envolver as emoções, estiver baseada na mente e contatar o cérebro físico, então o alinhamento estará começando.

Daí a razão do trabalho de meditação, pois ele leva à abstração e procura despertar para a consciência abstrata tanto as emoções como a mente.



Imagem - crédito: Núcleo Aquariano Brasil (adaptada)

A CONSTITUICÃO DO HOMEM

A constituição do homem, como considerada nas páginas seguintes, é basicamente tríplice, ou seja:

I. A Mônada, ou Espírito Puro, O Pai nos Céus.

Este aspecto reflete os três aspectos da Divindade:

1. Vontade, ou Poder - o Pai.
2. Amor-Sabedoria - o Filho.
3. Inteligência Ativa - o Espírito Santo.

Este aspecto é apenas alcançado nas iniciações finais, quando o homem se está aproximando do fim da sua jornada, sendo já perfeito. A Mônada reflete-se, novamente, em

II. O Ego, Eu Superior, ou Divindade.

Este aspecto é, potencialmente,

1. Vontade Espiritual - Atma.
2. Intuição - Búdi., Amor-Sabedoria, o principio crístico.
3. Mente mais elevada ou abstrata Manas Superior.

O Eu Superior começa a fazer sentir a sua força nos homens mais avançados, e, de modo crescente, no caminho probacionário, até que, na terceira Iniciação, realiza-se o controle do eu inferior pelo superior, e o aspecto mais elevado começa a fazer sentir a sua energia.

O eu Superior reflete-se

III. Na personalidade, ou eu inferior, o homem do plano físico.

Este aspecto também é tríplice:

1. Corpo mental - manas inferior.
2 Corpo emocional - corpo astral.
3. Corpo Físico - o físico denso e o corpo etérico.

Por isso, a finalidade da evolução consiste na conscientização do aspecto Egoico pelo homem, subordinando a natureza inferior ao seu controle.


Alinhamento e Vibração

Não vos esqueçais, tampouco, que se trata, grandemente, de uma questão de matéria e vibração. Os níveis abstratos do plano mental consistem dos três níveis superiores, sendo o primeiro, o denominado terceiro subplano. Como expliquei antes, cada subplano tem sua correlação nos planos mais altos. Quando, portanto, tiverdes formado em vossos corpos - físico, emocional e mental - substância do terceiro subplano de cada um desses planos, então o Eu Superior começará, consciente e sempre mais continuamente, a funcionar através da Personalidade alinhada. Talvez devêssemos inverter a ideia e afirmar que é somente quando certo percentual da substância do terceiro subplano (percentual esse que é um dos segredos da Iniciação) esteja contido nos veículos, que a Personalidade, como um todo consciente, reconhece e obedece ao Eu Superior. Depois que esse percentual tiver sido alcançado, será, então, necessário formar substância dos dois subplanos mais altos, nos planos físico e emocional; daí, a luta do aspirante para purificar e disciplinar o corpo físico e subjugar o emocional. Purificação e subjugação descrevem o trabalho a ser feito nos dois planos. Isto envolve o uso da mente inferior, e os três veículos inferiores se tornam, assim, alinhados.

As vibrações dos níveis abstratos podem, então, começar a ser sentidas. Deveis lembrar-vos que elas chegam através do corpo causal, o veículo do Eu Superior, e que o corpo causal comum está no terceiro subplano do plano mental. Este é um ponto não suficientemente reconhecido. Ponderai sobre isso. O verdadeiro pensamento abstrato somente se torna possível quando a Personalidade, pela vibração recíproca à do Ego, se tenha alinhado o suficiente para formar um canal razoavelmente desimpedido. Então, a intervalos, raros a princípio, mas com crescente frequência, ideias abstratas começarão a filtrar-se, para serem seguidas, no devido tempo, por lampejos de real iluminação ou intuição da Triada Espiritual, ou do próprio verdadeiro Ego Tríplice.

O Acorde do Ego

Que quero dizer quando uso o termo "vibração recíproca"? Penso na adaptação da Personalidade, ou- Eu Inferior, ao Ego, ou Eu Superior, no domínio do raio da Personalidade pelo raio do Ego e na combinação de seus tons. Quero dizer a fusão da cor primária do Eu Superior com o matiz secundário do Eu Inferior, até que a beleza seja alcançada. A princípio, há dissonância e discórdia, conflitos de cores e uma luta entre o Superior e o Inferior. Mas, à medida que o tempo avança, e mais tarde com a ajuda do Mestre, a harmonia de cor e tom é produzida (um assunto sinônimo), até que, finalmente, tereis a nota básica da substância, a terça maior da Personalidade alinhada, a quinta dominante do Ego, seguidas do acorde total da Mônada ou Espírito.

É a dominante que procuramos no adeptado, e antes, a terça aperfeiçoada da Personalidade. Durante nossas várias encarnações, tocamos e emitimos as mudanças em todas as notas que participam, e algumas vezes, nossas vidas são mais importantes, outras vezes, menos importantes, mas sempre tendem à flexibilidade e maior beleza. No devido tempo, cada nota se ajusta ao seu acorde, o acorde do Espírito; cada acorde faz parte de uma frase, a frase ou grupo ao qual o acorde pertence; e a frase vai completar um sétimo do todo. Todas as sete seções completam, então, a sonata desse sistema solar - uma parte da tríplice obra-prima do Logos, ou Deus, o Músico-Mestre.

20 de junho de 1920

Alinhamento Microcósmico e Macrocósmico

Esta manhã tocarei, outra vez, na questão do alinhamento egoico, mostrando, sob a Lei das Correspondências, a aplicação universal. Tal Lei baseia-se na geometria, ou em figuras e números.

A meta da evolução do homem nos, três mundos - os planos físico, emocional e mental - é o alinhamento de sua tríplice Personalidade com o corpo egoico, até que a linha reta seja alcançada e o homem se torne o Uno.

Cada vida que a Personalidade conduz é, ao final, representada por alguma figura geométrica, alguma utilização das linhas do cubo, e a demonstração dessas linhas numa forma qualquer. Intrincadas e incertas no contorno, e cruas no desenho, são as formas das existências anteriores; de contornos definidos e claros são as formas construídas pela média do homem adiantado desta geração. Mas quando palmilha o Caminho do Discipulado, o propósito consiste em fundir todas essas muitas linhas em uma só; e, gradualmente, esta consumação é conseguida. É Mestre, Aquele Que tenha mesclado, primeiro em três e depois em uma, todas as linhas do quíntuplo desenvolvimento. A estrela de seis pontas torna-se estrela de cinco pontas, o cubo torna-se triângulo e o triângulo torna-se uno, enquanto o uno (ao fim do ciclo maior) torna-se o ponto no círculo da manifestação.

Eis a razão de ensinar-se a todos os devotos a simplicidade, baseada numa trindade de verdades fundamentais, e inculcar-se a concentração consciente.

Cada vida tende a uma estabilidade maior, mas raras vezes pode ser encontrada a Personalidade tríplice alinhada, se assim posso me expressar, com a consciência causal. Momentos transitórios ocorrem quando este é o caso e quando (em momentos de aspiração máxima e por razões de esforço desinteressado) o superior e o inferior formam uma linha direta. Habitualmente, o corpo emocional, através de emoção e vibração violentas, ou de uma inquietação oscilante, está continuamente fora de alinhamento.

Onde o corpo emocional pode estar momentaneamente alinhado, o corpo mental age como um obstáculo, evitando a filtração do superior para o inferior, e assim até o cérebro físico. São precisas muitas vidas de esforço tenaz, antes do corpo emocional poder ser aquietado, e construído um corpo mental que atue como um filtro e não como um obstáculo. Mesmo quando isto tenha sido de algum modo alcançado e o corpo emocional esteja estabilizado e seja um refletor puro, e o corpo mental sirva como uma placa sensitiva e discriminadora, bem como intérprete inteligente de uma verdade superior revelada - mesmo então, Eu afirmo, muita disciplina e muitas vidas de esforço são necessárias para alinhar os dois ao mesmo tempo. Quando isso é feito, restam para serem efetivados, o controle do cérebro físico e seu alinhamento final, de maneira que ele possa funcionar como um receptor direto e um transmissor do ensinamento revelado, e que ele possa refletir com precisão a consciência superior.

Onde então, jaz a correspondência com o macrocosmo? Onde a analogia no Sistema Solar? Dou, aqui, uma indicação. No alinhamento direto de certos planetas no processo de evolução do sistema, tanto reciprocamente como com o Sol, vem o alinhamento Logoico ou divino. Pensai nisto, mas fica uma palavra de advertência. Procurai não elaborar hipóteses de alinhamento baseadas nos planetas físicos. A verdade não está aí. Apenas três dos planetas físicos (e aqueles três em substância etérica) entram no alinhamento final que marca a obtenção, pelo Logos, da consciência egoico cósmica, que é a Sua meta de consecução. A Terra não é um desses três, mas Vênus tem seu lugar correspondente ao átomo emocional permanente.

Pode-se avançar no alinhamento ainda mais além: - no alinhamento de todo o nosso sistema solar com o sistema de Sirius, jaz uma meta ainda mais remota. É um ponto bem à frente, no tempo, mas mantém oculto o segredo do ciclo maior.

Início