A Emergência da Era de Aquário e as Mudanças Necessárias
Abril 2023

Estimado (a) condiscípulo (a):

A correspondência dos Três Festivais Espirituais que acaba de ser enviada, intitulada “Focalizando a Vontade Elétrica Divina” {ver este assunto}., oferece reflexões que surgiram das cartas recentes da Escola Arcana em conexão com a tônica da Conferência. Embora a nota chave seja escolhida no mês vindouro, nesta carta continuamos nosso foco na Filosofia em relação com o Serviço ao Plano e, especificamente, à luz de algumas previsões feitas pelo Tibetano.

No livro Um Tratado sobre Magia Branca, publicado em 1934, afirma-se que "três grandes descobertas são iminentes e durante as próximas duas gerações revolucionarão o pensamento e vida moderna.” (1) Uma dessas descobertas foi a liberação de energia do átomo, o que ocorreu alguns anos depois, em 1938. Isso levou ao desenvolvimento da bomba atômica que acabou com a Segunda Guerra Mundial, mas depois desempenhou um papel importante no início da Guerra Fria. Infelizmente, no mundo de hoje, a humanidade ainda encontra-se vivendo com a ameaça de um conflito nuclear devido à energia mal aplicada do átomo.

Talvez esta seja uma das razões pelas quais não há sinais de que as outras duas descobertas já ocorreram. Uma dessas descobertas refere-se a “um instrumento tremendo no mundo da criação... o som que toda forma em todos os reinos da natureza emite será estudado e conhecido e as mudanças ocorrerão e novas formas desenvolver-se-ão através deste modo.” (2) Antes que essa descoberta possa ocorrer, a humanidade provavelmente precisará viver em um ambiente mais calmo e tranquilo, não apenas no sentido do conflito, mas também com relação à qualidade do som que está produzindo, pois mesmo quando escreveu este artigo, o Tibetano comentou:

“... o aumento do ruído e do som emanando do planeta neste tempo... O rugido da máquina, o fragor dos meios de transporte em todas as partes do mundo... e, a este tempo, o uso universal do rádio trazendo sons musicais para todo lar e para a vida da rua, estão produzindo efeitos sobre os corpos dos homens e sobre todas as formas de vida em toda parte, que se tornarão aparentes somente com o passar do tempo. Algumas formas de vida no reino animal, mas primariamente no reino vegetal, desaparecerão e a resposta do mecanismo humano a este mundo de som, fragor e música no qual ele achar-se-á de maneira crescente será a mais interessante.” (3)

Que o Tibetano agrupou os efeitos de toda a música disponível na época com aqueles do "rugido da máquina" e do "fragor dos meios de transporte", é um pensamento para refletir. Certamente desde então a música popular adquiriu um poder muito maior através do desenvolvimento da tecnologia da música eletrônica. As pulsações e ritmos de condução são impulsionados por amplificadores de sons e alto-falantes, além de serem transmitidos diretamente ao canal auditivo por meio de fones de ouvido e que até pulsam através do crânio, por meio de sistemas auditivos de condução óssea. Qualquer que seja os efeitos que a música teve nas formas humanas na época em que o Tibetano escreveu isso só pode ter aumentado dramaticamente desde então.

Esta também pode ser uma das razões pelas quais não houve sinal da outra descoberta prevista, que dizia respeito à visão física: "O efeito da cor sobre as pessoas, animais e unidades no reino vegetal será estudado e o resultado desses estudos será o desenvolvimento da visão etérica”. (4) A grande quantidade de sons e imagens cruas e sensacionalistas transmitidos através dos éteres planetários neste momento certamente não é propício ao refinamento do olho físico, mas é de se esperar que isso mude, já que se esperava que o desenvolvimento da visão etérica nessa época levasse a uma mudança radical na visão de mundo da humanidade:

“Ver-nos-emos e a todas as formas da manifestação divina como unidades de luz de vários graus de brilho e falaremos e pensaremos cada vez mais em termos de eletricidade, de voltagem, de intensidade e de força... esses desenvolvimentos serão o trabalho dos cientistas das próximas duas gerações e o resultado dos seus esforços. Seu trabalho com o átomo da substância e suas investigações no reino da eletricidade, da luz e da força demonstrarão inevitavelmente a relação entre as formas, o que é outro termo para a fraternidade e o fato da alma, da luz interior e da irradiação de todas as formas.” (5)

Embora duas das três descobertas previstas tenham sido adiadas, há sinais de que um maior desenvolvimento da primeira descoberta, a liberação de energia do átomo, dará resultando em uma nova apreciação do universo como um vasto campo elétrico. Como mencionado na carta anterior da Escola, a nova tecnologia Safire libera a energia do átomo por meios elétricos, e o faz de tal forma que pode criar e transmutar alguns elementos da tabela periódica. A tecnologia parece tentadoramente perto de entrar no mercado mundial e, se isso acontecer, pode anunciar o alvorecer da nova alquimia e demonstrar à comunidade científica que sua compreensão da matéria e da eletricidade precisa ser invertida. Em vez de a carga elétrica ser uma propriedade fundamental da matéria, a matéria é uma precipitação de uma carga elétrica. Como disse Rudolf Steiner:

"Estamos caminhando para uma era em que... [a humanidade]... compreenderá... que o átomo nada mais é do que eletricidade coagulada... [e]... O próprio pensamento é composto dessa mesma substância... A verdade oculta de que o pensamento e o átomo são compostos da mesma substância... [será]... colocada em prática". (6)

Da perspectiva dos reinos etéricos, todos os campos do esforço humano podem ser vistos como campos elétricos: política, economia, religião, artes e cultura, e assim por diante. Os seres humanos e suas atividades podem ser estudados como padrões de carga se movendo dentro desses campos. ‘CARGA’ significa “carregar, colocar uma carga sobre ou em; preencher com algo para ser retido”, e quando carregamos um computador ou um celular entendemos isso em termos de “encher de eletricidade”. Mas o mesmo está acontecendo num nível mais sutil quando usamos a palavra 'carga' para significar 'confiar', "comandar", "acusar", "atacar", assumir a responsabilidade por algo ou pedir uma quantia em dinheiro por bens ou serviços. De uma perspectiva esotérica, estes podem ser igualmente compreendidos como transações elétricas.

Não há melhor representação do universo como um vasto campo elétrico do que o antigo símbolo do círculo “cujo centro está em todas as partes e a circunferência em nenhuma parte”. Está é a premissa básica na qual a filosofia esotérica se baseia e contrasta fortemente com tipo moderno de pensamento atomístico que se centra no "complexo em termos de partículas ou unidades agregadas ou fixas”. O Atomismo Lógico (Logical Atomism) de Bertrand Russell exemplifica isso, considerando que o mundo está "composto de 'fatos' lógicos definitivos (ou 'átomos') que não podem ser mais decompostos, cada um dos quais pode ser entendido independentemente de outros fatos”. Essa forma de filosofia analítica foi utilizada por Russell para se opor à filosofia holística de Georg Hegel e aos idealistas absolutos que dominaram durante grande parte do século XIX. Sua visão era que "o mundo finito é um reflexo da mente, que é o único verdadeiramente real..." e que "o pensamento é a relação de cada experiência particular com o todo infinito do qual é uma expressão.”

A filosofia da interdependência espiritual de Hegel ressoa claramente com a visão esotérica, como o pensamento de outros grandes filósofos ocidentais como Leibnitz e Espinosa. Nas palavras de Helena Blavatsky “...para Spinoza havia apenas o UNO; para Leibniz havia uma infinidade de Seres do e no Uno... Se esses dois ensinamentos fossem fundidos e cada um corrigido pelo outro... permaneceria como uma soma total, um verdadeiro espírito de filosofia esotérica neles; a essência divina impessoal, sem atributos, absoluta, que não é 'Ser', mas a raiz de todo ser." (7)

O serviço oculto envolve a construção de pontes entre a mente concreta e a mente abstrata. Essas pontes devem ser construídas em todos os departamentos do pensamento humano, e a filosofia não é exceção. Um campo rico para tal esforço proporciona a fusão dinâmica da teoria do universo elétrico com pensamento de alguns dos grandes filósofos do Ocidente como Hegel, Leibnitz, Spinoza e Schopenhauer (cuja divisão de todas as coisas em vontade e representação, foi mencionada na carta de fevereiro). Unidos, eles apresentam uma filosofia adequada para o início da Era de Aquário em que o pensamento é tão amplamente influenciado pela ciência e pela tecnologia

Na Luz do companheirismo grupal,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

___________

1. Um Tratado de Magia Branca, p. 333
2. Idem, p. 335
3. Idem, pp. 335-6
4. Idem, p. 334
5. Idem, p. 334
6. Arquivo R. Steiner, GA 93 O trabalho das sociedades secretas no mundo – O átomo como eletricidade coagulada.
7. H.P. Blavatsky, A Doutrina Secreta, pp. 128. Edição Kindle

Início