O Despertar Consciente
Agosto 2022

Estimado (a) condiscípulo (a):

Após a Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo em dezembro de 2019, decidiu-se destacar o trabalho desses pensadores criativos nas cartas mensais da Escola Arcana para buscar uma compreensão mais profunda de como o Plano Divino está operando. O espírito dessa abordagem é semelhante aos escritos independentes de Alice Bailey, que muitas vezes se baseava na sabedoria de pensadores profundos de seu tempo. A identificação com os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo é parte integrante do treinamento da Escola para o discipulado e, desde o início do primeiro grau, cada relatório de meditação inclui uma pergunta sobre o assunto. Espera-se que essas cartas ajudem os estudantes em seus relatos, pois pesquisar aqueles que se destacam não apenas revelará mais do pensamento subjacente, mas também as ideias complementares daqueles que, por sua vez, os inspiram. Os estudantes são convidados a compartilhar suas descobertas e, é claro, quaisquer descobertas ao longo de suas próprias linhas de interesse.

Também há muito a descobrir, pois o Novo Grupo de Servidores do Mundo está se expandindo rapidamente em tamanho e influência com uma série de ideias criativas para enfrentar os desafios de hoje. Em nenhum outro assunto isso é mais importante do que na filosofia da educação, pois a forma como educamos influencia o pensamento, a percepção, o desejo e a ação em todas as áreas do empreendimento humano. Com a dimensão esotérica da filosofia e da educação no coração do treinamento da Escola, o grupo de estudantes pode servir de forma natural e poderosa nesses departamentos do Plano Divino, canalizando a energia do grupo através da meditação de serviço Fortalecendo as Mãos do Novo Grupo de Servidores do Mundo no momento da lua nova.

Isso nos traz de volta aos nossos pensamentos do mês passado sobre o 'Florescimento Humano' como um resultado antecipado da descida da Luz Suprema à Terra. É animador ver que os primeiros sinais desse fenômeno estão no horizonte com uma nova abordagem da educação que promete transformar a escolarização em todo o mundo. A Dra. Anantha Duraiappah e a Dra. Nandini Chatterjee Singh descrevem este novo objetivo da educação como “cidadania global para o florescimento humano”. O espírito desse ideal permeia o histórico relatório que acaba de ser publicado pela Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação da UNESCO. O relatório, Reimagining Our Future Together: A New Social Contract for Education, servirá como um documento de referência importante para a Cúpula das Nações Unidas sobre Transformação da Educação em setembro de 2022.

Com essa mudança de paradigma na educação ganhando força, uma busca está em andamento pelos meios primários de nutrir o florescimento humano, e um deles é, sem dúvida, o sentimento de admiração. Este é um atributo natural do recém-nascido, e não é surpreendente, pois a alma reencarnante está imersa em um ambiente novo e estranho. No entanto, apesar disso, a criança pequena conhece a alegria porque, embora não esteja desenvolvida, todo o seu ser ainda é irradiado pela luz divina:

Mas rastejando nuvens de glória, viemos
De Deus, que é nosso lar:
O céu paira sobre nós em nossa infância!
(1)

Nesta luz a criança vê a luz brilhar em todos os seus arredores; mas com o passar do tempo, também a maravilha desta iluminação divina se desvanece em 'luz do dia comum':

A criança é o pai do homem;
E eu poderia desejar que meus dias fossem
Unidos uns aos outros pela piedade natural.
(2)

Essa piedade natural e esse sentimento de admiração do recém-nascido devem permanecer em seus anos de formação e, na vida adolescente, conduzir suas mentes e imaginações em uma busca de sentido ao longo da vida; mas uma ênfase excessiva na intelectualidade limitada ao mundo externo dos efeitos embota esse desenvolvimento natural. Em contraste com tudo isso, uma iniciativa recente chamada The Wonder Education Project destacou a importância de promover a conexão íntima entre maravilha, educação e vários aspectos do florescimento humano, propondo que “a educação preenche a maravilha ... podendo promover o florescimento humano de três principais maneiras: estimulando o aprendizado, a moralidade e a espiritualidade.” Em um artigo intitulado "Maravilha, Mistério e Significado", o líder do projeto Anders Schinkel diz:

“O maravilhamento inquisitivo é dirigido a perguntas ou quebra-cabeças que, em princípio, nos motivam a investigar. Trata-se, portanto, de uma atitude mais ativa e de busca, um espanto por algo que se resolve quando se encontra a resposta à pergunta. No entanto, a admiração contemplativa ou existencial profunda não é meramente passiva; mas, embora também possa inspirar a busca de explicações e compreensão, não pode ser resolvido com nenhuma resposta que possamos encontrar. Não é... 'substituível', seu objeto é 'seguro': O objeto de admiração finalmente garantido é a totalidade das leis e entidades, o mundo como um todo. A explicação corre para a totalidade, mas aí termina absolutamente...”

“A experiência da maravilha, especialmente a maravilha contemplativa, muitas vezes sugere um significado mais profundo ou superior; a atração que se sente é de um significado mais profundo, não o conforto do significado cotidiano. A maravilha desestabiliza, expõe as limitações das estruturas de compreensão existentes; a menos que não possamos suportar a tensão, após o suspense de estar perdidos, não voltamos a nos apegar a eles, mas procuramos ir além deles, para outros mais abrangentes.” [Howard L. Parsons]

Esse mesmo sentimento de admiração contemplativa é o que leva os discípulos em treinamento a buscarem significado: uma compreensão e identificação progressivamente mais profunda do Plano e Propósito no Cosmos e a identificação com ele. E, como reconhece o professor Schinkel, pode ser uma experiência perturbadora, pois substitui padrões mentais estabelecidos nos quais certo senso de segurança e identidade foi investido. Mas, como o esoterista sabe, este é o lugar onde se cultiva deliberadamente um ponto positivo de tensão que fornece a energia para a consciência romper os véus que envolvem o mundo dos efeitos no reino do significado:

O espanto (wonder em inglês), do inglês antigo wundor, pode estar relacionado ao termo alemão Wunde ou ferida. Portanto, sugere uma brecha na membrana da consciência, uma abertura repentina no sistema de significados estabelecidos e esperados de um homem, um choque como se alguém fosse atingido ou atordoado. Surpreender-se é ser ferido pela espada do estranho acontecimento, acordar ferido por golpes. (3)

É imperativo manter o senso de admiração vivo no caminho do desenvolvimento espiritual, pois mesmo os ensinamentos mais inspiradores são suscetíveis à cristalização pela mente concreta, ponto em que a percepção se estreita, a maravilha recua e o dogma começa. O espírito de compromisso com tais ensinamentos não é tanto adquirir conhecimento, mas ressoar com as formas verbais, para que a consciência possa garantir a passagem por elas e a jornada para o campo de ideias novas e únicas que se encontram nas ricas profundezas do próprio ser do estudante. Que este espírito de investigação prevaleça em todos nós.

Em iluminado companheirismo grupal.

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_________

1. William Wordsworth, Ode: Prenúncios de Imortalidade Recolhidos da mais Tenra Infância. (Ode. Intimations of Immortality from Recollections of Early Childhood.)
2. William Wordsworth, My Heart Leaps Up
3. Howard L. Parsons, A Philosophy of Wonder P. 85

Início