Imaginação e Regeneração Social:

Reflexões sobre o tema do Seminário de Boa Vontade Mundial.

Estimado (a) condiscípulo (a):

Embora a imaginação seja tradicionalmente associada à arte e à cultura, na realidade é o que impulsiona toda a criação. Por meio da imaginação criativa e da produção de imagens mentais, a energia é transferida de um nível da Mente Divina para outro, e a direção do movimento depende do tipo e da qualidade da imagem produzida. As imagens-pensamento que representam o conjunto de valores, instituições e leis de todas as grandes sociedades do mundo estão embutidas no subconsciente coletivo de sua população, e a energia que passa por elas guia a evolução social para frente. É aqui que o foco deve ser colocado para abordar os muitos problemas que assolam nossa civilização hoje.

Uma imagem-pensamento que precisa de atenção urgente diz respeito à relação da humanidade com o dinheiro. A busca de dinheiro para fins egoístas não apenas frustrou a distribuição mais equitativa dos recursos do mundo, mas agora é tão insidiosamente dominante que muitas nações parecem estar se transformando em plutocracias. O público em geral foi apanhado por esta tendência, pois sob a imagem-pensamento do capitalismo global, as pessoas são levadas a se considerar mais como empreendedores competitivos e criativos na economia global do que como seres predominantemente sociais.

Desde o final dos anos 1990, esse ponto de vista foi adotado e divulgado por meio de imagens-pensamento relacionadas à "economia criativa" e às "indústrias criativas", que vinculam cultura e criatividade ao crescimento econômico. Embora essa forma de criatividade seja celebrada como a força motriz que sustenta a sociedade contemporânea, ela prioriza o sucesso individual sobre o florescimento coletivo. Como o Dr. Oli Mold, professor de geografia humana, comenta:

"... a interpretação da criatividade do capitalismo ... nos vende uma ... visão da criatividade ... que é individualizada, lucrativa e autônoma ... Dizem que devemos confiar em nós mesmos como o único dono da mudança no mundo. Concentrar-se nos próprios interesses em detrimento dos outros é a única maneira de progredir. Liberar a pessoa criativa dentro de cada um de nós é como todos iremos progredir como civilização ... resistir a essa divisão e ter empatia uns com os outros ... nega esta forma negativa de criatividade e mostra que um novo caminho é possível Ao compartilhar experiências e histórias, podemos viajar para mundos desconhecidos onde o impossível simplesmente não existe".

"... E se exigirmos mais de nossa política? E se pudéssemos recalibrar a criatividade para que isso signifique alterar radicalmente a forma como os políticos se comportam? E se ser politicamente criativo significasse abolir os sistemas atuais e chegar a um acordo com formas completamente novas de governo? Sortition (1), moedas locais, ação direta - todos esses são modos alternativos de práticas políticas já existentes. Eles têm formas radicais de democracia incorporadas. Tentam promover o compromisso político. Promovem a autogestão. Dão a todos a oportunidade e meios de falar e agir. Eliminam a política da negação e do desespero. Encurtam a 'distância' entre um desejo específico de mudança e sua realização. Não é de admirar que estejam ganhando terreno em todo o mundo. " (2)

Os projetos criativos de movimentos de base e ativismo político em diferentes partes do mundo estão desempenhando um papel importante na redenção da imagem-pensamento coletiva do dinheiro.

Um exemplo notável é Valor y Cambio (3), um projeto de arte para contar histórias e construir comunidades em Porto Rico. O projeto - que teve como objetivo iniciar uma conversa sobre Valor y Cambio em toda a ilha, e com atletas, ativistas, escritores e comunidades porto-riquenhas que têm atuado de acordo com seus valores para enriquecer a vida das pessoas - teve como foco uma moeda comunitária. Os vouchers foram distribuídos em troca das histórias dos participantes sobre o que eles valorizavam e como eles achavam que esses valores poderiam ser apoiados por suas comunidades.

As histórias eram gravadas por um dispositivo móvel do tipo caixa eletrônico que circulava por vários pontos da ilha e, ao receber uma história, a máquina distribuía vouchers junto com um código que poderia ser usado em um celular para acessar as histórias de outras pessoas, que também eram postados em uma página de mídia social. O que surpreendeu os iniciadores do projeto foi que, embora o dinheiro distribuído fosse aceito por uma série de pequenas empresas parceiras, a maioria dos títulos eram mantidos e valorizados como obras de arte e pelo que representavam: uma afirmação de identidade, um senso de comunidade e um símbolo de esperança para um Porto Rico mais inclusivo e igualitário. O projeto, iniciado pela acadêmica e cineasta Frances Negron-Muntaner e pela artista visual Sarabel Santos Negron, tem dado tanto sucesso que há planos de levá-lo a um estágio mais avançado e criar uma moeda alternativa legítima cuja principal unidade de valor é o da narração de histórias como um exercício de construção da comunidade. (4)

Este projeto imaginativo ressoa com a ideia de justiça contributiva - uma forma de trabalhar pela regeneração social que é radicalmente diferente da justiça distributiva - o foco de tantos debates em nações democráticas ao redor do mundo, enquanto tentam descobrir como compartilhar mais equitativamente os frutos do crescimento econômico entre aqueles que têm sucesso e aqueles que fracassam. A justiça fiscal centra-se, sobretudo, no crescimento da sociedade, propondo que "cada um floresça estimulando o do outro", e que sejamos mais plenamente humanos quando contribuímos para o bem comum e conquistamos o apreço dos nossos concidadãos pelo valor da contribuição que fazemos. No espírito do Valor y Cambio, discute-se o que constitui uma valiosa contribuição para o crescimento da sociedade e do sentido de comunidade.

Além das novas imagens-pensamento inspiradoras de dinheiro que estão em ascensão ao redor do mundo, o trabalho redentor também deve ocorrer dentro da imagem-pensamento predominante, já que a rápida destruição de um paradigma global estabelecido só causaria o caos. E muitas pessoas e ONGs estão fazendo um bom trabalho neste setor, incluindo as Nações Unidas, que, sob o lema "Prosperidade para todos", designou 2021 como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável.

O desafio criativo diante dos servidores esotéricos é fundir a energia e a qualidade de todo pensamento positivo em uma imagem-pensamento planetária unida que possa servir melhor ao todo a qualquer momento. O núcleo disso pode então ser constantemente energizado na meditação criativa, evocando as potências da Hierarquia Espiritual que estão esperando para entrar rapidamente na consciência humana. Este é o trabalho que temos pela frente no Seminário de Boa Vontade Mundial: Imaginação e Regeneração Social...

Em companheirismo,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana
________

* Nesta carta, o termo "imagem-pensamento" foi usado no lugar do termo teosófico mais familiar "forma mental" (forma-pensamento). Isso foi feito para enfatizar o papel da imaginação no processo de construção do pensamento. Os dois termos parecem mais ou menos intercambiáveis, embora nos escritos de A. A. Bailey, a expressão "imagem-pensamento" aparece apenas algumas vezes no livro A Luz da Alma.

(1) https://en.wikipedia.org/wiki/Sortition
(2) Oli Mold, Against Creativity, pp 140-2, 146-7.
(3) https://herring-fife-a7xp.squarespace.com/abouttheproject/
(4) https://www.youtube.com/watch?v=tNOfdwgONR8&ab_channel=ColumbiaUniversity

Início