Quando a centelha se transforma em chama

Estimado(a) condiscípulo(a).

À medida que a consciência humana se desenvolve à luz do Plano Divino, chega um momento em que ela entra em um 'estágio volátil'. A energia da personalidade está sendo rapidamente transmutada e elevada à alma, enquanto, ao mesmo tempo, a energia da alma desce e irradia através da personalidade. A humanidade está avançando lentamente em direção a esse estado e o Tibetano avisa que "um período de radioatividade está entrando agora, onde homens e mulheres ... começarão a transcender suas limitações humanas e a entrar no quinto reino um por um, e unidade por unidade." (1)

O entendimento atual da humanidade sobre 'radioatividade' é basicamente limitado à sua demonstração no reino mineral, e o folheto Três Festivais Espirituais deste ano discute esse fenômeno em relação ao Plano Divino {ver este assunto}.. A radioatividade é um desenvolvimento relativamente recente no reino mineral e está ocorrendo nas "formas atômicas minerais" que, em seu próprio nível, estão entrando em uma condição volátil correspondente à dos seres humanos avançados. Quando a radiação externa começa, a vida positiva central do mineral também está subindo para outro nível, mas, neste caso, é o nível etérico inferior do plano físico.

Reconhecer a questão da radioatividade pode nos ajudar a ampliar nosso conceito de "serviço" para incluir não apenas os seres humanos e a fauna e flora terrestre, mas também o reino mineral. Essa forma de serviço também não se limita ao cientista nuclear, pois se abre ao esoterista de maneira dramática por meio da transmutação dos invólucros da personalidade. Isso é abordado no que Alice Bailey considerou um dos mais belos sutras de ioga de Patanjali:

Pela subjugação de samana, a centelha se transforma em chama. (*)

No contexto da radioatividade, uma tradução deste sutra por Charles Johnston também é útil: ao dominar a vida que você atrai, você obtém radiação. O Tibetano escreveu: “nestas palavras está a chave para a relação que existe entre o reino mineral e o humano. Em outras palavras, através do controle consciente da natureza mineral estática, tal como se expressa no ser humano, é produzida a eventual atividade radiativa. Assim, a faísca torna-se a chama." (3) Em outro lugar, ele comentou: "Quando, através dos fogos internos da matéria de seus próprios invólucros, ele tiver transmutado os átomos químicos e minerais desses invólucros, pode ele, em segurança – através da afinidade da substância – ajudar o trabalho da transmutação mineral da primeira ordem.” (4)

Também foi possível que cientistas avançados começassem a investigar este processo de transmutação quando o sétimo Raio de Cerimônia e Ritual começou a 'extrair' o comportamento radioativo de vários tipos de formas de vida mineral no final do século XVIII. (5) O Tibetano menciona especificamente o trabalho de três discípulos que interpretaram esse fenômeno para a humanidade: Marie e Pierre Curie, que revelaram muito sobre a natureza da radioatividade e a descoberta do plutônio e do rádio, e Robert Millikan, que investigou o efeito ionizante da entrada dos raios cósmicos na atmosfera da Terra. Porque esses discípulos foram condicionados pelo sétimo Raio de Cerimônia e Ritual o Tibetano disse que eles possuíam o "equipamento psíquico necessário e a sensibilidade que lhes permitia reconhecer intuitivamente sua própria vibração de raio no reino mineral." (6)

Marie Curie morreu prematuramente como resultado do contato prolongado com as substâncias radioativas que estava investigando, mas como o reino mineral como um todo tende gradualmente para o estado radioativo, os perigos serão possivelmente superados por mudanças correspondentes no conteúdo mineral do organismo humano. A ciência reconhece que, em pequena medida, os corpos humanos já são naturalmente radioativos, pois contêm traços de vários radioisótopos, como o potássio-40, que está presente na maioria dos tecidos do corpo e produz "radiação gama penetrante". Existem também outros elementos radioativos e, embora sejam de pouca importância neste momento, isso pode nos ajudar a entender a profecia do Tibetano segundo a qual: "À medida que o tempo transcorre, o homem gradualmente fará quatro coisas:

1. Recuperará o conhecimento passado e os poderes desenvolvidos nos dias atlantes.
2. Produzirá corpos resistentes aos elementos do fogo de tipo inferior que trabalham no reino mineral.
3. Compreenderá o significado interno da radioatividade, ou a liberação da força inerente em todos os elementos e em todos os átomos químicos, e em todos os verdadeiros minerais.
4. Reduzirá as fórmulas dos próximos químicos e cientistas ao SOM, e não simplesmente formularão através de experimentos no papel. Nesta núltima declaração encontra-se (para aqueles que podem perceber) o mais iluminador indício que, por enquanto, é possível revelar sobre este assunto.” (7)

Embora tudo isso possa parecer muito distante, as descobertas que formam a ponte para o futuro estão acontecendo o tempo todo. Com relação ao ponto 4 e redução das fórmulas ao som, uma equipe de pesquisa na Coreia do Sul fez recentemente o seguinte anúncio:

"Nosso estudo revelou o papel do som audível como uma fonte para controlar as reações químicas que ocorrem ao nosso redor, mas que não tinha sido notado até agora ... com a música funcionando como um combustível para tal controle artístico na química, nosso estudo mostrou que mesmo as moléculas sintéticas podem exibir um comportamento semelhante ao da vida, ouvindo e seguindo uma trilha musical." O professor Kimoon Kim, que supervisionou a pesquisa geral, comentou: "Este é o primeiro estudo a mostrar que as reações químicas podem ser controladas e visualizadas usando som audível. Em um futuro próximo, seremos capazes de expandir ainda mais o escopo do uso de som audível da química para outros campos, como física, mecânica dos fluidos, engenharia química e biologia."

Embora este desenvolvimento interessante se refira a reações químicas em vez de transformações nucleares, é, no entanto, um passo para a compreensão do poder do som e suas propriedades de transmutação. E à medida que os cientistas avançam para novas descobertas ao longo deste caminho, os esoteristas em treinamento podem ousar sonhar e aspirar ao momento em que a transformação dos veículos da personalidade atrairá revelação e compreensão de como servir como forma natural e poderosa no reino mineral. Porque o Tibetano ensinou que assim como o Mestre de Sabedoria "se transmuta nos três mundos e principalmente ocupa-se ... com o grande campo da evolução humana ... Os homens intelectualmente adiantados devem ser capazes de cooperar na síntese do trabalho, e lidar com a transmutação dos metais ... o conhecimento está sendo reservado até que alcancemos um período no progresso racial em que o corpo físico esteja suficientemente puro para poder suportar as forças constatadas, e emergir do processo de transmutação química enriquecido não só em conhecimento e experiência, mas também fortalecido em sua própria fibra interna.” (8)

Essas palavras indicam o incrível trabalho que temos pela frente. O tempo necessário para que isso se torne realidade depende da determinação que cada um de nós tem de purificar os veículos da personalidade e da vontade de amar com essência ígnea.

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

___________

1. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 1078.
2. A Luz da Alma, p. 332.
3. Psicologia Esotérica, Vol I, p. 235.
4. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 487.
5. Idem, pp. 716-17.
6. Psicologia Esotérica, Vol I, p. 226.
7. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 486.
8. Idem, pp. 485-6.

(* EE) Samâna (Sânscrito.) - Um dos ares ou respirações vitais (Prânas) que mantêm a ação química no corpo animal. [De acordo com Manilal Dvivedi em seu Comentário. Para os Aforismos de Patanjali, a sede do Samâna encontra-se ao redor do umbigo, onde desempenha a função digestiva preservando o fogo interno. Quando Samyama é praticado no Samâna, esse fogo pode ser visto em todo o corpo, que por isso se torna resplandecente (Aforismos, III, 40). Esse brilho é mais perceptível ao redor da cabeça, entre as sobrancelhas e no umbigo. Como já foi dito, esta é a base da aura magnética dos seres vivos. No glossário das Forças Sutil da Natureza, Râma Prasâd afirma que Samâna é aquela manifestação vital ou corrente nervosa que, supostamente, provoca a absorção e distribuição dos alimentos por todo o corpo na barriga. Também lemos no Anugítâ: “A linguagem é produzida no corpo por meio do Prâna e depois se transforma em Apâna, e assimilando posteriormente ao Udâna (ou órgãos físicos da linguagem), é fixada no Samâna (no umbigo na forma de som, como a causa material de todas as palavras, acrescenta o comentarista Arjuna Mishra). (Ver: Doutrina Secreta, I, 122). Samâna também significa: igual, semelhante, igual a si mesmo, idêntico, sempre o mesmo, virtuoso].

Samyama ou Sanyama - Continência, disciplina, domínio, sujeição, restrição, restrição. No sistema de Yoga de Patahjali, Samyama é o nome dado aos três processos de dhârâna (atenção fixa e sustentada), dhyâna (meditação) e samâdhi (contemplação extática) considerados coletivamente. (Aforismos, III, 4) - Quando esses processos, os mais elevados no Yoga, são sucessivamente praticados aplicando-os a um mesmo objeto a qualquer momento, resulta em samyama, ou seja, o domínio perfeito dos sentidos e da mente inferior, e graças a ela a luz do conhecimento é alcançada, bem como vários poderes extraordinários. (Ver; Afor. De Patanjali, III, 16 e segs.). (H.P.Blavatsaky – Glossário Teosófico)

Início