Campos Experimentais da Educação na Nova Era

Estimado (a) Condiscípulo (a).

No prólogo de “Educação na Nova Era”, o filósofo Oliver L. Reiser escreve sobre a necessidade fundamental de "Uma visão universal, ou cosmologia, uma teoria do lugar do homem no universo, no qual é espectador e ator". Mais de setenta anos se passaram desde que isso foi escrito, mas, infelizmente, pelo menos nas ciências, a cosmologia ainda funciona sob a ilusão de que, como o professor Brian Cox disse em uma transmissão de televisão popular, “a vida humana é uma simples consequência de eventos casuais restritos pelas leis da física". A ciência convencional vê os humanos como habitantes de uma isolada partícula de poeira em um vasto universo sem propósito. Acredita-se que toda a matéria morta que compõe o universo tenha explodido do nada em um "Big Bang" bilhões de anos atrás e esteja se expandindo rapidamente em todas as direções.

Nesse cenário, as características básicas da vida não poderiam ocorrer - "circulação e transformação" - como declarado na carta do mês passado, muito menos poderia ser conservada (em termos relativos) a "estática forma... fixa" (*) de uma Suprema Entidade Cósmica como descrito pelo Tibetano. No entanto, quando as ciências da cosmologia e da física são abordadas a partir da perspectiva da circulação e transformação, uma imagem majestosa começa a se revelar, um Ser Cósmico em cujo sistema circulatório todas as estrelas e galáxias são células vivas, desempenhando cada uma delas um papel fisiológico vital. Todas as outras ciências encontrarão seu lugar de direito dentro do panorama universal, e a cosmologia não será mais limitada à categoria morta da matemática, da física e da química; em vez disso, se tornará a glória da ciência da vida.

Na década de 1920, alguns físicos quânticos avançados como Erwin Schrodinger teorizaram uma relação entre consciência, matéria e energia em seu nível mais fundamental. Mas os principais cientistas rotularam essa e outras teorias relacionadas, que surgiram desde então, como "misticismo quântico". Essa aparente aversão inata a qualquer coisa que tenha uma conotação mística pode não ser tão surpreendente se considerarmos o comentário do Tibetano de que “a aspiração e o desenvolvimento místico são o caminho para fugir dos aspectos mais elevados da consciência atlante. Em si de natureza astral. A ciência e o ocultismo são o caminho para fugir da expressão superior da mente concreta e da consciência ariana de natureza mental”.

A ciência convencional requer necessariamente e com razão evidências substanciais antes de aceitar a premissa de um campo subjacente da consciência que permeia o universo, e muito mais da ideia de que Hierarquias de Vidas inteligentes impõem ordem a ele. Só é provável que a compreensão desse fato maravilhoso ganhe credibilidade com a descoberta de novas leis da natureza que até agora tem sido domínio exclusivo do ocultismo. Daí o valor de projetos científicos rigorosos e de mente aberta, como o experimento SAFIRE, que tem o potencial de fornecer essa evidência. Através da experimentação, os cientistas que trabalham em SAFIRE descobriram evidências de que a eletricidade tem um potencial de integração que produz ordem e estrutura.

O falecido James Ryder, um estudante da Escola Arcana que muitos conheceram por suas apresentações nas conferências da escola, fazia parte da equipe de consultoria de SAFIRE. Em quatro minutos e meio de uma apresentação notável intitulada New Views of the Interstellar Medium, o principal consultor científico de SAFIRE, Dr. Michael Clarage, reconhece que estrelas e galáxias são coisas vivas e que algumas de suas atividades nos céus lembram a divisão celular e outros processos biológicos. As descobertas feitas no experimento SAFIRE revelam que o universo está em conformidade com leis de construção muito diferentes daquelas atualmente pensadas e que "circulação e transformação" estão no centro. De fato, a equipe que afirma que "o sol SAFIRE [experimental] gera energias comparáveis à fotosfera do Sol" está atualmente desenvolvendo uma 'tecnologia transformadora' limpa.

Neste início da era aquariana, chegou a hora de descobrir o universo vivo. Isso é essencial para atender às mais profundas necessidades educacionais das crianças do mundo, conforme descrito acima por Oliver L. Reiser. Em seu prólogo à “Educação na Nova Era” ele estabelece uma base sobre a qual o novo tipo de educação previsto pelo Tibetano poderia ser construído. É um, disse Reiser, em que "os estudantes... serão encorajados a procurarem a visão, ‘vendo a vida com segurança e como um todo’... Os princípios-semente do Tibetano encontrarão um solo preparado em tais campos experimentais"

(...)

Na luz da visão grupal,

Grupo Sede
ARCANE SCHOOL
Escola Arcana

_________

(*) A.A. Bailey, Telepatia e o Veículo Etérico, pp. 178-9

Início