A concentração correta do poder
Três Festivais Espirituais 2020

A energia liberada durante a Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo (1) foi de tal magnitude que continuamos seu enfoque geral enquanto nos preparamos para os Três Festivais Espirituais. Nosso tema central será "A concentração correta do poder". Isso se refere à diretiva para evocar o Poder encontrado no mantra do Novo Grupo de Servidores do Mundo (Que o Poder da Vida Una flua através do Grupo de todos os verdadeiros Servidores) e da Grande Invocação (Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra).

Essa última injunção é provavelmente a sequência de palavras mais potentes já reunidas para uso público e merece um olhar mais atento. Luz, Amor e Poder estão relacionados com três grandes aspectos do Plano Divino: A Luz está relacionada com o campo da Educação, o Amor com o campo da Religião e o Poder com o campo do Governo. Esses três aspectos do Plano formam um triângulo de energia circulante no reino sobre-humano que precisa ser refletido no reino humano e através dele para que o Plano se realize.

Nesse sentido, surgem problemas mundiais quando ocorre desequilíbrio. Um exemplo disso pode ser visto no campo do Governo, onde muita energia se concentra no campo de ação da economia e das finanças. O economista Dani Rodrik descreve o resultado disso como um impulso para a hiperglobalização - uma forma econômica de integração mundial. Um triângulo de força impraticável apareceu consequentemente no coração dos assuntos mundiais, que ele chama de "trilema". Os três vértices desse triângulo são Globalização Econômica, Soberania Nacional e Democracia. Embora quaisquer dois vértices desse triângulo possam trabalhar juntos e se expandir, será à custa do terceiro que, por necessidade, se contrairá. "Nossos problemas têm suas raízes na relutância em enfrentar essas escolhas inelutáveis", diz Rodrik, em apresentações como The Economics of Populism e em seu livro The Globalization Paradox.

A crescente unidade mundial requer o rebaixamento da economia para sua posição correta no Plano Divino - no campo do Governo, em cooperação com os outros dois aspectos da Política e do Direito. Isso significaria uma transferência de poder das organizações atualmente determinando as regras para a globalização. Podemos, por exemplo, contemplar, como o professor Rodrik fez, quão diferente o mundo seria se, em vez de as regras para a globalização serem decididas pelo Fundo Monetário Internacional, pelo Banco Mundial e pela Organização Mundial do Comércio, elas fossem determinadas por órgãos intergovernamentais das Nações Unidas, como, por exemplo, UNCTAD, OIT e UNESCO. Uma mudança de poder nesse sentido seria claramente um passo para alinhar a expressão de Governo da humanidade com seu protótipo no reino espiritual.

O problema da hiperglobalização surgiu através da orientação incorreta da natureza dos desejos da humanidade. E é o segundo grande aspecto do Plano Divino - o campo da Religião - que pode ajudar a reorientar o desejo para os reinos espirituais expressando o Amor contatado em todo o mundo. Embora as doutrinas teológicas tenham se mostrado anacrônicas e ineficazes em elevar a visão da humanidade acima das distrações brilhantes da era moderna, novos aspectos do campo da Religião encontrarão ressonância nos corações e mentes do século XXI se apresentados de maneira confiável. Esses aspectos são: Um Novo Espírito Religioso Mundial, O Processo da Iniciação e A Ciência da Invocação/Evocação.

A raiz da palavra desejo pode ser rastreada até a expressão latina sidere (2) "das estrelas" e, à medida que nos aproximamos dos Três Festivais Espirituais em Áries, Touro e Gêmeos, podemos refletir sobre como o desejo correto implica alcançar as estrelas, evocando seu poder e trazendo-o para a Terra para criar uma base de Amor sobre a qual o reino humano possa ser reestruturado de acordo com o propósito divino. Isso é alcançado através da ciência da Invocação e Evocação, que é particularmente eficaz no momento de cada período de lua cheia, quando a Terra, o Sol e um dos signos do zodíaco estão alinhados. A celebração desses festivais de lua cheia está destinada a formar a base de uma futura abordagem universal para a Religião.

À medida que a natureza do desejo da humanidade é levada ao alinhamento correto, o terceiro aspecto do Plano Divino - o campo da Educação - se dedica conscientemente ao objetivo da Iluminação e à produção e expressão da Luz na Terra. Tal como está, a concentração de poder na economia e nas finanças mundiais está tendo um efeito dominador no campo da Educação também. Isso não diminui o bom trabalho que está sendo feito - a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico está atualmente fazendo muito em todo o mundo “ajudando indivíduos e nações a identificar e desenvolver o conhecimento e as habilidades que promovem empregos e vidas melhores, geram prosperidade e promovem a inclusão social.” No entanto, por mais louváveis que sejam esses objetivos, neste ponto da história mundial, uma pergunta fundamental precisa ser respondida: "Para que serve a Educação?"

No prefácio do livro Educação na Nova Era, o filósofo Oliver L. Reiser escreveu sobre a necessidade urgente de uma teoria da educação "adequada ao novo mundo que está surgindo". Em tal filosofia, ele disse, “três necessidades fundamentais devem ser satisfeitas:

1. Uma teoria psicológica do ser humano a ser educado;

2. Uma teoria social da espécie de sociedade que se está tentando criar, ou preservar, como sede apropriada para os ideais culturais promulgados;

3. Uma visão universal, ou cosmologia, uma teoria do lugar do homem no universo, no qual é espectador e ator.”

Podemos ver, acima, algumas das mudanças necessárias para alinhar a consciência humana com o Plano Divino. Durante os Três Festivais Espirituais, e em particular no Dia Mundial de Invocação, quando colocamos um foco supremo no uso da Grande Invocação, vale a pena refletir sobre como a Luz, o Amor e o Poder estão trabalhando no mundo em seus respectivos campos de Educação, Religião e Governo. Lucis Trust está colocando um foco renovado nesse trabalho e convidamos colegas de trabalho interessados a explorar o curso de estudo A Serviço do Plano nesse sentido. Que todos continuemos a aprofundar nossa compreensão do que significa deixar Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

Em companheirismo iluminado,
Grupo Sede, Lucis Trust.

__________

(1) https://www.encontroespiritual.org/cartamensal/201912capacitar.html
(2) https://www.wordsense.eu/desire/

Início