O Unicórnio Branco e Focado

O símbolo do unicórnio, “branco e focado”, brilha magicamente no céu índigo profundo. Assim o iniciado permanece, centrado em um ponto supremo de tensão entre o passado e o futuro. O que antes sustentava a verdade, mas agora cristalizado, de repente se desmanchou; o chifre longo e reto do unicórnio desliza para frente, perfurando o véu que esconde o que deve tomar forma.

Caro condiscípulo:

A visualização que usamos durante a Semana do Festival é baseada na Lei do Progresso Grupal que rege o Novo Grupo de Servidores do Mundo. De acordo com o símbolo desta lei, visualizamos o grupo como a cabra divina em pé no topo da montanha em Capricórnio. Astrologicamente, o Novo Grupo de Servidores do Mundo é regido por Touro e representado como o "touro, atacando em linha reta, com o olho fixo na meta e sob a luz brilhante". Para um grupo esotérico que trabalha no coração desse grupo, esses dois símbolos podem ser sintetizados da seguinte maneira:

"Capricórnio, a cabra ... ocultando (como um cego esotérico) o simbolismo do Unicórnio no qual os dois chifres e o olho único se fundem e são representados pelo longo chifre reto do unicórnio no centro da fronte." (1)

À medida que avançarmos em 2020, manteremos em mente esse símbolo do unicórnio, juntamente com o lema: "branco e focado". O objetivo é maximizar o uso das energias liberadas durante a Semana do Festival, que agora circulam ao redor do triângulo dos três centros internacionais da Escola Arcana em Nova York, Genebra e Londres. Esse triângulo de luz ardente é formado pelo grupo mundial de estudantes, todos participando e contribuindo para as "forças da vida criativa" que circulam ao seu redor.

Juntos podemos visualizar essa circulação de energias que produzem a "elevação mística" que é o resultado da aplicação correta da influência de Capricórnio através da Lei do Progresso Grupal, razão pela qual às vezes é chamada A Lei da Elevação. Através dessa elevação mística, o unicórnio emerge perfurando os véus que escondem os mistérios. De acordo com este objetivo, a nota chave das conferências da Escola Arcana deste ano será:

"Que as "Forças da Vida Criativa" circulem e que a Lei da Elevação controle."

O símbolo do unicórnio e o lema "branco e focado", como indicado na premissa inicial desta carta, também serão úteis para resolver os problemas da humanidade à medida que avançamos no ano espiritual. Este curso de estudo é introduzido no segundo grau da Escola Arcana, paralelamente ao estudo da Magia Branca, a fim de aplicá-lo de forma prática em um amplo campo de serviço. Continuando nessa linha, consideraremos a magia branca em relação aos problemas da humanidade como são apresentados na atualidade, principalmente no campo da educação. Embora se possa argumentar que as técnicas educacionais já treinam os jovens na centralização, isso é feito em grande parte recorrendo ao intelecto, mas sem a devida atenção ao amor-sabedoria da alma.

Essa ausência dá origem ao espírito competitivo estreito e endurecido que está causando tanta dificuldade psicológica na juventude de hoje. O amor-sabedoria é essencial para entender a rede de relacionamentos envolvidos em qualquer assunto, pois é a força construtora de todo o universo. Focado na mente, amor-sabedoria ilumina o campo do conhecimento e traz um senso de propósito e domínio que é vital para uma mente saudável. Como as palavras comumente atribuídas a W.B. Yeats: "Educação não é encher um jarro, mas acender uma fogueira". O objetivo da educação é estimular o fogo solar que reside em cada criança, extraindo-o e concentrando-o como "um ponto de luz dentro de uma Luz maior", uma centelha de consciência relacionada a todas as outras faíscas de consciência na mente mundial.

Também deve ser lembrado que, à medida que o processo evolutivo avança, aquilo que uma vez expressou a verdade e serviu como força libertadora, finalmente cristaliza-se. Isso se aplica a todas as formas de educação, incluindo o esoterismo. Por esse motivo, vale a pena ouvir os conselhos do filósofo e teórico social Michel Foucault, que escreveu: "Existem momentos na vida onde a questão de saber se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir". (2)

Com esse espírito, entramos em um novo ano no início de uma nova década. Que cada um de nós descubra uma nova abordagem para saber e perceber que não podemos estar aprisionados involuntariamente pelo que está cristalizado. Em essência, busquemos o unicórnio interno, "branco e focado", a fim de penetrar - através dos véus - no reino das ideias, "naquilo que deve tomar forma".

Em companheirismo iluminado,

Grupo da Sede
ESCOLA ARCANA

_________

(1) Astrología Esotérica, p. 154
(2) Historia de la Sexualidad, Vol. 2. Michel Foucault

Início