Evocando o Poder da Vida Una

Prezado condiscípulo:

Dezembro nos traz uma oportunidade de vital importância para o serviço grupal com a celebração da Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Em preparação para esse evento subjetivo e levando em consideração nossas considerações recentes sobre as imagens simbólicas do serviço, voltamos a pensar na Lei do Progresso Grupal, simbolizada por uma cabra que permanece no topo da montanha. Sobre isso, o Tibetano escreve: “Observe um símbolo astrológico, o de Capricórnio. Todos os lugares de difícil acesso podem ser alcançados e superados pela “Cabra Divina”, símbolo do grupo, visto como uma unidade.” (*)

Os cumes das montanhas são, por si só, maravilhosos símbolos de campanários naturais que animam o verdadeiro espírito religioso. Quando são obscurecidos por uma nuvem, eles nos lembram a grande realidade por trás dos véus planetários que o grupo deve penetrar. No topo da montanha, bem acima do clamor da vida mundana, você pode sentir a intensidade silenciosa do poder da Natureza, sugerindo a beleza encantadora dos mundos internos que um dia serão exteriorizados. Este mesmo silêncio intenso existe no alto pico da meditação. Você pode então sentir um tom sublime ressoando por toda a câmara secreta do coração, emitindo um convite silencioso para se tornar parte da revelação da natureza. E então ... (ocorre) um impulso avassalador de sacrificar tudo pela majestade do todo, assim como o cristal da neve cai em sacrifício para fazer parte de um manto de unidade no topo da montanha.

Embora a neve branca pura seja um lembrete da consciência primitiva necessária para viver em uma altitude espiritual, ela também simboliza a síntese que neutraliza a infinita diversidade da natureza. O floco de neve é um milagre da geometria sagrada: seu design perfeito de seis pontas é compartilhado com todos os outros flocos de neve e, no entanto, é dito que não existem dois iguais. Cada cristal de neve que cai do céu se junta aos outros para obscurecer temporariamente a diversidade da paisagem física em uma impressionante exibição de síntese natural. Com o tempo, todo ser humano também alcançará um desenho único e aperfeiçoado: cada ponto de luz irradiando em harmonia e revelando como Um, o objetivo do Logos planetário na Terra.

Embora esse Propósito divino possa estar oculto no 'cânone das coisas no céu', está descendo gradualmente à Terra através de um processo de unificação que tem muito em comum com a formação, precipitação e unificação de flocos de neve. Isso foi discutido na carta no mês passado e convidamos os estudantes a refletir sobre esse tópico como preparação para uma visualização que será usada durante a Semana do Festival. A visualização tem o mesmo título que o tema do nosso seminário: "Evocando o Poder da Vida Una" e constitui um esforço harmonizado grupal para cumprir o mandato da primeira linha do mantra do Novo Grupo de Servidores do Mundo: "Que o poder da Vida Una flua através do grupo de todos os verdadeiros servidores".

A visualização invoca a Lei do Progresso Grupal que governa o Novo Grupo de Servidores do Mundo, começando com a circulação das "forças criativas da vida" ao redor dos centros etéricos coronário, cardíaco e laríngeo. Isso faz com que o estudante permaneça sob a influência desta lei. Imaginar o cumprimento desta lei infunde energia e conecta todos os verdadeiros servidores em um grupo unido, que sobe ao topo da montanha de Capricórnio.

A seguir, segue-se um período de reflexão sobre as revelações e expansões de consciência que a Lei do Progresso Grupal confere no topo da montanha. Preparado dessa maneira, o estudante está pronto para recriar a circulação de energias do primeiro estágio de visualização, mas desta vez em escala planetária. As "forças cósmicas da vida criativa" que estão intensificando as energias de Capricórnio são visualizadas circulando pelos centros coronários, cardíacos e laríngeos planetários, ou seja, Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade. O poder de evocar atinge então um crescendo e o mantra do Novo Grupo de Servidores do Mundo é enunciado.

O símbolo na folha de visualização é um lembrete do esforço que deve ser feito para manter a altitude de consciência alcançada no topo da montanha ao longo do dia: as energias que precipitam e derramam em todas as atividades objetivas. Para os estudantes que se sentem inspirados a participar, nossa recomendação é que substituam a meditação matinal da Escola pela visualização, começando no dia 21 e terminando no dia 28 de dezembro. O tempo gasto nas etapas de visualização é deixado a critério de cada estudante. A Grande Invocação é usada periodicamente todos os dias da Semana do Festival. Um breve, mas profundo período de contemplação sobre o significado e a importância desta oração mundial, antes de sua enunciação, incutirá força ao seu potencial máximo.

Na luz e no amor da oportunidade grupal,

Grupo Sede
ESCOLA ARCANA

__________
(*) Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 1221



Início