Herói Grupal Mundial

Prezado condiscípulo:

"O universo é feito de histórias, não de átomos", escreveu a poetisa e ativista política Muriel Rukeyser. Suas palavras estão inseridas em um poema obscurecido pelo erotismo místico, mas verdades profundas costumam brilhar na penumbra da imaginação do poeta durante o difícil processo de transferência de energia dos centros inferiores para os centros superiores. O fato de o Universo ser feito de histórias reafirma o fato de que todas as coisas são trazidas à existência pela imaginação divina. E, à medida que o drama cósmico se desenrola, o poder da história irradia silenciosamente do centro de toda e qualquer vida manifestada, transmitindo no presente a sabedoria adquirida do passado.

Naturalmente, segue-se que as maiores histórias emanam das vidas mais antigas: os deuses e heróis que povoam os mitos e lendas da literatura antiga. Embora a forma externa das histórias possa ser enterrada no tempo, amplamente desconhecida ou ignorada pela sociedade e cultura da época, as verdades que elas incorporam permanecem como forças vitais e influentes que atravessam o subconsciente coletivo. Conforme explicado na Doutrina Secreta:

“Mitologia refere-se a esforços astronômicos, teogônicos e humanos, ao reajuste de órbitas e à supremacia de nações e tribos. A "luta pela existência" e a "sobrevivência do mais apto" reinaram supremas a partir do momento em que o cosmos surgiu... A partir daí:

a. As incessantes lutas dos Deuses, nas Escrituras antigas.
b. ‘Guerra nos céus’, das mitologias antigas". (1)

Na carta da escola do mês de julho, perguntamos se o grupo esotérico mundial pode estabelecer contato com a imaginação pública através do poder da narrativa, da história das forças arquetípicas que atuam no superconsciente coletivo e quais são as correspondências superiores das que atuam no subconsciente coletivo. A história deve ser contada principalmente através da expressão radiativa das próprias forças, a fim de preparar o caminho para a psicologia do futuro. Somos informados de que “um vasto campo de investigação psicológica estende-se à nossa frente relacionado com o uso da mente, considerando-a como ‘um caminho de luz entre a natureza subconsciente e a natureza superconsciente, e ainda focalizando ambas como um ponto brilhante de luz dentro da natureza consciente’”. (2)

Em agosto, apontamos uma história que ilustra os processos descritos acima: o surgimento na raça humana de um herói grupal, o Novo Grupo de Servidores do Mundo {ver este assunto}. É a história daqueles que evocaram o poder da Vida Una a ponto de circular livremente pelos centros de energia da cabeça, coração e garganta, formando um "triângulo de luz ardente". Isso coloca cada um sob a Lei de Progresso Grupal {ver este assunto} e seu efeito de elevação psicológica. O grupo unido é guiado até o topo da montanha de Capricórnio, para ser transfigurado ali, tornando-se um Salvador Mundial coletivo e recebendo a luz da Divindade. E, como lemos na nota-chave do delineamento da meditação da lua cheia, o grupo gira sobre o pedestal de luz e se volta na direção oposta para transmitir a luz que irradia para o exterior aos rostos daqueles que trilham o caminho escuro: "Por trás dos guerreiros, entre a luz e a obscuridade, resplandece a luz da Hierarquia."

Como o herói arquetípico do mito e da lenda, o Novo Grupo de Servidores do Mundo é o intermediário entre o reino das almas e a humanidade, e diante do grupo estão todas as forças não redimidas que compõem a grande luta por existência, como mencionado no texto anterior da Doutrina Secreta. Diante de uma oposição tão poderosa, todos os heróis devem superar suas próprias deficiências e estar à altura da ocasião evocando o poder do Deus interior. Por esse motivo, o processo de Invocação e Evocação está no centro de histórias épicas; o bem triunfa sobre o mal, evocando e aplicando as novas qualidades e poderes morais do protagonista.

Embora a história da existência possa ser uma luta incessante, ela não precisa ser de dor e sofrimento. Através da transferência de energia dos centros inferiores para os superiores, a vida se torna um caminho de pontos sucessivos de tensão espiritual. A cada passo no caminho, o discípulo evoca o poder de superar todos os obstáculos e continuar se movendo em direção à luz. Esta é a história de todos os estudantes da Escola Arcana, trabalhando diligentemente como parte do herói grupal, e esta é a história que exploraremos durante os próximos meses, em preparação para a Semana do Festival do Novo Grupo de Servidores do Mundo, com o seu tema: Evocar o Poder da Vida Una.

Na luz do serviço grupal,

Grupo da Sede
Escola Arcana

________

1 – Astrologia Esotérica, pág. 635
2 – Psicologia Esotérica vol.2 pág. 447

Início