Ressonância entre o Estudante e o Grupo da Escola

“Que a vida do grupo seja inspirada pelas Regras para a Iniciação: Conheçam. Expressem. Revelem. Destruam. Ressuscitem.”

Estimado condiscípulo.

A Escola Arcana é, antes de tudo, uma escola de treinamento "para ajudar o estudante a avançar mais rapidamente no Caminho do Discipulado". No entanto, como parte de um grupo, a utilidade de um estudante para a Hierarquia espiritual e para o Plano de Amor e Luz aumenta significativamente a partir do momento em que ele entra no primeiro grau. Através da meditação, estudo e elaboração de seu trabalho, surge naturalmente uma ressonância entre a vibração do estudante e a do grupo da escola. Consequentemente, as trocas de energia entre os dois sempre se mantêm, embora seja improvável que o estudante, imerso na agitação das atividades diárias, esteja ciente disso. No entanto, através desta ressonância harmoniosa, cada estudante contribui para o poder da aura grupal, e através da sua 'esfera de influência', os poderes do Plano impregnam silenciosamente a consciência humana abaixo da superfície destes tempos tumultuados.

As notas chaves da Conferência com a qual trabalhamos todos os anos são um meio de aumentar o poder da influência do grupo. Uma nota chave esotérica centraliza a consciência no ponto mais elevado possível de tensão, e o resultado coletivo é um ponto magnético focal na mente grupal. Isso evoca poderes específicos do Plano que estão esperando para se precipitar. Muitas vezes, para a nota chave são escolhidos extratos das regras avançadas para a iniciação grupal, e trabalhamos com eles usando a técnica do "Como se", que tem bons efeitos no esoterismo. Isso permite que a imaginação criativa do grupo construa formas mentais ao redor da nota chave que vibram em uma oitava inferior em relação à realidade superior contemplada. O campo magnético que se desenvolve entre os dois permite que os poderes se precipitem da realidade superior para as imagens contidas na mente grupal. Esses poderes melhoram a qualidade de outras construções mentais com as quais o grupo está trabalhando, sendo o principal exemplo a Grande Invocação, pois dessa maneira cada estudante pode usá-la com maior efeito.

Através do uso sábio da técnica 'Como se', a ponte da consciência em direção à Alma é fortalecida. Embora comumente olha-se para a alma como a fonte de todo o amor, devemos também lembrar que a Alma vive, se move e tem seu ser nos níveis mais elevados do plano mental e seu manto de consciência consiste de substância mental. Portanto, o amor da Alma é uma qualidade que entrelaça e liga-se intimamente com a energia da mente abstrata, em razão de que, do ângulo das ciências esotéricas, amor e razão são termos sinônimos. Este é o propósito do desafiador trabalho mental em todas as verdadeiras escolas esotéricas.

Isso nos leva à tônica da conferência deste ano: Que a vida do grupo seja inspirada pelas Regras para a Iniciação: Conheçam. Expressem. Revelem. Destruam. Ressuscitem. O propósito de incorporar a Regra XIV para a iniciação grupal na nota chave é porque ela contém uma visão inspiradora em si mesma. Essas regras para a iniciação grupal são de domínio público para inspirar aspirantes espirituais em todos os lugares para o trabalho grupal. Para um grupo já estabelecido, refletir sobre essas regras revitaliza e enriquece a consciência coletiva. O resultado é um poder maior para servir ao Plano da maneira como esta carta tenta transmiti-lo. O Tibetano escreveu sobre esta Regra XIV:

"Tomemos cada uma dessas cinco palavras e procuraremos determinar seu significado. Mas, antes de tudo, gostaria de ressaltar que estamos lidando aqui com assinaturas monádicas, com aquilo que sintetiza significâncias, e com aquilo que contribui com significância vital para a vida do iniciado.Quero que, à medida que leem minhas palavras, vocês se voltem para dentro de si mesmos e procurem pensar, sentir e perceber no seu mais elevado nível de consciência possível. O esforço para fazer isto produzirá grandes frutos e trará enorme recompensa. Vocês não captarão a plena intenção destas palavras, porém seu sentido de percepção começará a reagir à impressão da tríade." (1)

Em companheirismo grupal iluminado,

Grupo da Sede
Escola Arcana

_______

(1) Os Raios e as Iniciações, pág. 287

Início