Os Sons das Grandes Vidas e o organismo humano

Prezado condiscípulo.

Nos últimos meses, refletimos sobre a natureza da "ressonância". Essas reflexões surgiram naturalmente como resultado do nosso trabalho na Conferência da Escola Arcana, onde a natureza do som foi considerada em relação às atividades do reino dévico. À medida que avançamos para o intervalo inferior do ano espiritual, continuaremos a explorar esse tema em preparação para os próximos seminários Boa Vontade Mundial: Em Ressonância com a Terra Viva.

Este tema da ressonância nos leva à misteriosa relação entre som e fogo, à qual o Tibetano se referiu em alguns comentários que enviou a um de seus discípulos:

"Durante anos, você viveu em um ponto de alta tensão. O fogo tem sido a qualidade da sua vida. Este fogo foi inicialmente destrutivo, mas nos últimos anos tem sido aquecido e alimentado. Creio que você sabe que o som e o fogo estão intimamente relacionados. Creio também que você sabe que os discípulos são reunidos pelos Mestres em seus Ashrams quando emitem o seu som e quando o fogo que está neles consumiu com sucesso as barreiras que se interpõem entre a alma e a personalidade. Em seguida, esse som pode ser adicionado com segurança ao som do Ashram, enriquecendo seu volume, acrescentando qualidade ao tom e transmitindo as qualidades criativas necessárias." (1)

A relação entre som e fogo é fundamental para o processo criativo em todos os níveis. O interior oco das estrelas e planetas, a que nos referimos na carta no mês passado, inflama-se com a 'chama incandescente' dos fogos multidimensionais, e estes são projetados para atividades específicas através dos sons emitidos pelas Grandes Vidas. Cavidades de fogo também são encontradas no organismo humano, por exemplo, na base da coluna. Estes fogos são ativados pelos sons transmitidos por grupos específicos de devas, e se irradiam ao longo das três cavidades no interior do canal espinhal (meninges), aquecendo e revitalizando a estrutura humana. Depois, há as cavidades de fogo prânico no interior do cérebro. Esses fogos, às vezes chamados de "ares vitais", são impulsionados à atividade para construir formas através dos sons enunciados pelo mago branco que trabalha em colaboração com a alma em seu próprio plano.

O Tibetano recomenda que "seja gradualmente permitida a publicação exotérica das leis do fogo. Há vinte e sete leis ocultas, nesta etapa da evolução, nas quais estão resumidas as leis básicas da cor, da música e do ritmo". (2)

Antes que o Tibetano fizesse essa previsão, John Tyndall, um dos principais cientistas do século XIX, havia feito algumas investigações preliminares sobre essas leis. Tyndall descobriu que podia medir o tom e a qualidade dele pelo uso do fogo: "A certa altura, ele leu um poema de Spenser diante de uma chama viva, observando como ela dançava aos sons de vogais diferentes... Ele tratou de analisar as condições adequadas para que um milagre pudesse ocorrer ou quando uma oração pudesse evocar resposta." (3) Tyndall também trabalhou na produção de notas musicais em vapores, valendo-se para isto da emissão de um feixe de calor radiante, método que, nessa época, os teosofistas compararam com os ‘sinos de ar’ de Helena Blavatsky: sons que ela era capaz de produzir na atmosfera. Blavatsky escreveu que as investigações de Tyndall, junto com as de Sir William Crookes, iam "lado a lado no caminho certo para o território da ciência arcana. Agora não têm de ir muito longe antes de chegar onde estamos e esperamos". (4)

Embora esse cenário não tenha florescido porque a pesquisa científica no século XX tomou um rumo diferente, a revelação está novamente próxima devido aos experimentos atuais com gases eletrificados, conhecidos como plasma. Aproxima-se o momento em que esses segredos podem ser revelados, a civilização poderá em breve estar no meio de outra revolução tão importante quanto a que produziu a era da informação e da comunicação. A Rede Mundial (Internet) que rodeia o mundo e que dramaticamente tem acelerado a interconexão da raça humana, parecia uma mera fantasia há uma geração atrás. E o que pode acontecer nas próximas décadas, pode parecer igualmente fantástico para a geração atual.

Apenas os limites da imaginação criativa limitam as possibilidades futuras, e essa faculdade é o que os esoteristas do mundo devem aproveitar para preparar o caminho a seguir. Com relação a isso, esperamos desenvolver um trabalho conjunto nos seminários Boa Vontade Mundial em Nova York, Genebra e Londres, no dia 10 de novembro. Esperamos que muitos de vocês possam assistir pessoalmente a esses eventos, e que os sons ardentes de alegria e graça produzidos por nosso trabalho grupal ressoem em todo o mundo como parte dos preparativos para o que está por vir.

Em companheirismo grupal
Grupo da Sede
Escola Arcana

________
1. Discipulado na Nova Era, Vol. II, p. 553
2. Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 427
3. https://www.theguardian.com/science/2000/aug/03/technology1
4. Collected Writings, Vol III, p. 103, H.P. Blavatsky

Início