Os Trabalhos de Boa Vontade Mundial
Novembro de 2016

Estimado condiscípulo.

Os trabalhos de Boa Vontade Mundial que se realizaram no final de outubro nos proporcionaram inúmeros pensamentos sobre o tema Do Intelecto à Intuição ...

Como sabemos, a intuição é uma energia concentrada do plano búdico. Sob esta luz dinâmica e esclarecedora, as coisas são vistas como elas realmente são e se estabelece uma relação direta com o centro de luz em todas as formas. Esta é a razão pela qual a intuição é muitas vezes considerada como "razão pura" e, quando se desperta completamente, o discípulo pode "enfrentar a verdade nua e viver e trabalhar no campo das ideias e não no mundo das formas."

A razão pura da intuição é um dos quatro tipos de energia que se destina a circular em torno do corpo etérico. Como sabemos, este corpo é composto de substâncias dos quatro níveis etéricos; e na pessoa comum circulam as energias física, astral, mental inferior e da alma. No entanto, quando se construiu a ponte do Antakarana, em vez de energia etérica, o corpo etérico faz circular energias dos quatro éteres cósmicos: dos planos Búdico, Átmico e Monádico e do plano de Adi. O Tibetano nos recomenda refletir sobre isso imaginando criativamente o efeito que produzem estas energias cósmicas que afluem ao corpo etérico e através dele, tornando-o como "razão pura, propósito divino, intensidade monádica e vida universal."

Este exercício de reflexão pode ajudar a recuperar a perspectiva quando, às vezes, o estudante se sente um pouco sobrecarregado pelo estudo esotérico da constituição do homem. O complexo processo de evolução no plano mental culmina quando o Antakarana está construído. Neste ponto o corpo causal é destruído e o Anjo solar se retira, deixando que o homem verdadeiro assuma o controle direto da personalidade a partir do plano monádico.

Esta perspectiva simples da meta evolutiva pode fornecer energia para renovar o nosso entusiasmo com o propósito de realizar atividades de serviços de Boa Vontade Mundial e de Triângulos. Apoiar o poder da Grande Invocação e dos Triângulos, de acordo com o propósito divino, serve para estimular e fortalecer as mentes e os corações das pessoas em todos os lugares. Por intermédio de padrões simples e atraentes, Boa Vontade Mundial ilumina o caminho que leva à resolução de problemas aparentemente insolúveis da humanidade e mobiliza, consequentemente, a vontade de agir em conformidade.

Nos últimos tempos, a iniciativa do Ciclo de Conferências foi adicionada às atividades de serviço de Boa Vontade Mundial, a fim de evocar a vontade para o bem e aumentar ainda mais a boa vontade que está presente nas conferências mundiais nas quais as questões importantes do nosso tempo são discutidas. Ao concentrar-se reflexivamente no pensamento sobre o que está sendo discutido nas palestras, os estudantes podem participar subjetivamente neles utilizando e manejando o fogo da vontade para o bem, mantendo a visão do destino humano em linha com o plano divino.

Há muitos aspectos relacionados com o plano de amor e luz; mas em última análise, tudo leva ao momento em que Mônada e personalidade é tudo o que resta e o corpo etérico da humanidade é incendiado com as energias dos éteres cósmicos. Então, nas palavras do Velho Comentário: "Ficam somente os dois para demonstrar ao mundo a beleza do Deus vivo, a maravilha da Vontade para o Bem, o Amor que anima o Todo. Os dois são Um, e, assim, o trabalho está terminado. Então os Anjos cantam."

Na luz esclarecedora do serviço grupal...

Início