A Restauração dos Mistérios
Agosto 2015

Estimado condiscípulo.

Alice Bailey, nos seus trabalhos, se refere várias vezes à "restauração dos mistérios" que Cristo realizará quando reaparecer. Esses mistérios serão restaurados no ambiente externo através da Igreja e da Fraternidade Maçônica. Nestes grupos, o Cristo administrará a primeira iniciação no plano físico. É dito que os mistérios que o Cristo irá restaurar para a humanidade nesse momento “contêm a chave do processo evolutivo, oculto nos números, nos rituais, palavras e símbolos, velando o enigma do destino e origem do homem, representando para ele, por meio do rito e do ritual, o largo Caminho que deve palmilhar para retornar à luz.” (1)

O Tibetano afirma que a tarefa de familiarizar o público com a natureza dos mistérios é, portanto, de extrema importância; e este é um grande desafio para todos os estudantes dos ensinamentos da Sabedoria Eterna. Requer-se grande habilidade e experiência ao apresentar tais mistérios para evitar o aumento de descrença. Por exemplo, seria desejável tentar persuadir a mente discernente da ortodoxia científica que o reino humano, longe de ter evoluído dos macacos, foi formado, junto com a Terra, lentamente condensando-se a partir dos éteres e que há milhões de anos a civilização, apoiada por uma Hierarquia de seres iluminados, foi tecnicamente tão avançada como hoje? Ajudaria em alguma coisa tentar convencer a mente nobre e inquisitiva do físico que, enquanto ela está buscando o que acredita serem as últimas partículas subatômicas necessárias para completar o quebra-cabeça cósmico e, assim, criar uma Teoria da Grande Unificação, ao seu redor fadas, elfos, gnomos e criaturas similares continuam suas vidas atarefadas no plano físico denso e que para proteger suas atividades físicas lançam um véu de miragem sobre sua manifestação objetiva? (2)

Devemos lembrar que há muita beleza na investigação independente sobre a natureza das coisas que a humanidade está fazendo; e este período preparatório visa desenvolver a mente discriminativa e o livre-arbítrio. É muito necessário que ambas as habilidades sejam adquiridas e desenvolvidas no homem antes dos Mistérios poderem ser restaurados. A solidão aparente da humanidade em um universo frio e desolado é apenas uma ilusão; no entanto, isso tem levado a humanidade a encontrar-se num sentido da vida. A mente discernente floresceu graças a este esforço para descobrir quem somos. As reações à recente descoberta de outro planeta com condições semelhantes às da Terra sugerem que há um reconhecimento inato de que há vida em outros lugares do universo; mas a humanidade ainda está mais focada em explorar as manifestações externas, em vez da realidade interna.

Da mesma forma, o exercício do livre-arbítrio tem evoluído muito mais rápido do que se tivesse estado sob a supervisão hierárquica direta, e esta foi a razão que a Hierarquia cortou o contato com os seres humanos no tempo dos Atlantes, a fim de permitir que a independência e a liberdade humana aumentasse mais rápido. O Cristo e a Hierarquia espiritual também enfrentam esse desafio enquanto se preparam para aparecer mais uma vez diante do olho público. Como isso pode acontecer de uma forma que incentive o amor espiritual de uma forma inteligente e que não atordoe a mente humana com uma luz que não pode assimilar e que leve à submissão e devoção cega, ou mesmo negação?

O livre arbítrio é uma dinâmica vital na evolução da consciência; e a humanidade está olhando para este atributo divino, que é promovido como um ideal em todo o mundo. Ele está atualmente recebendo muita atenção sobre a repressão; além disso, grupos de direitos humanos e as várias agências das Nações Unidas promovem os ideais de independência e liberdade de pensamento. Estes são os objetivos admiráveis na preparação para o trabalho do discipulado para cultivar a vontade divina na consciência humana. Ainda mais do que a liberdade de escolha, esta divina liberdade da vontade é espiritualmente motivada pelo bem grupal e a necessidade do todo.

Uma das atividades do discipulado muito necessária neste momento é infundir constantemente o princípio divino do livre-arbítrio na consciência humana; e esta é a razão que a Escola enfatiza a participação dos estudantes nos Problemas da Humanidade para ajudar dessa maneira a pensar sobre as soluções possíveis. Além disso, outra tarefa que pode ser feita é a de estabelecer uma ponte entre o pensamento científico atual e a ciência dos iniciados, algo parecido com a natureza elétrica do universo que Lucis Trust promove ativamente. Mas talvez a coisa mais importante seria a de implementar o serviço que estimula na humanidade as meditações sobre aquelas emergentes qualidades espirituais que irão reconstruir o santuário da vida humana, já que isto é um pré-requisito para as grandes revelações que se tornarão aparentes no momento do retorno do Cristo.

Reconstruir o Santuário da vida humana é o tema da nossa jornada deste ano através dos Seminários de Boa Vontade Mundial.

No espírito de colaboração grupal...

____________

(1) O Reaparecimento do Cristo pág. 122
(2) Um Tratado sobre o Fogo Cósmico pág. 892

Início