O Caminho Real

Caminho de Peregrinação de Ouro Preto a Diamantina
"A vida ou é uma audaciosa aventura, ou é nada." (Helen Keller)

Uma rota de magia, mistérios e de exuberante beleza natural no desenrolar do processo histórico de desbravamento e construção da cultura de parte da nossa história.


Ipoema

Ipoema é um distrito do município de Itabira MG.

A história de Ipoema está muito ligada ao tropeirismo, pois era um local de passagem das tropas de burros e mulas carregadas de produtos para o abastecimento da região de Diamantina e, de volta, levando a riqueza mineral do interior mineiro para o Rio de Janeiro e de lá para a Europa. Toda essa história pode ser conhecida no Museu do Tropeiro, localizado no centro do distrito.

O Tropeiro

O tropeiro, além de sua função de transportador, tornou-se indispensável em muitas outras atividades: festeiro, tocador de viola e sanfona, por onde passava a festa começava, era o emissário oficial, o correio transmissor de notícias, recados, receitas e encomendas.

O tropeiro era um verdadeiro traço de união entre povoados e cidades.

As mulheres confinadas nos casarões coloniais, tinham-lhe especial atenção, além dos encantos, recebiam dele os tecidos em moda na Corte, sedas, veludos, rendas estrangeiras, enfeites, e mais, algum bilhete de amores distantes.

O tropeiro abriu caminhos de oportunidades para muitas fontes da arte e do ofício, teceu o elo de solidariedade nacional e soube dizer, antes de tudo, que algo não pode ser negociado: a identidade do homem. (Fonte: Museu do Tropeiro)

Início