NOTAS SOBRE A VISUALIZAÇÃO DA SEMANA DO FESTIVAL

A Lei do Progresso Grupal

Nome Exotérico Nome Esotérico Símbolo Energia de Raio
A Lei do Progresso Grupal A Lei da Elevação A Montanha e a Cabra Energia Progressiva. Sétimo Raio. O fator da Evolução

Unidade de Alma - Os Iniciados

Lei Efeito Efeito Físico Geral Reação Qualidade
A Lei do Progresso Grupal Novos Grupos Novo Grupo de Servidores do Mundo Amor à Síntese Inclusividade

CIRCULAÇÃO

“Por meio do alinhamento e integração da personalidade e essa simpatia atrativa e magnética que de um modo ou de outro distingue todos os discípulos... encontram-se no indivíduo certos grandes triângulos de energia e, consequentemente, em crescente grau na humanidade. Então, também as "forças da vida criativa" circularão a partir do "ponto da cabeça" (centro coronário) ao longo da "linha que vai ao coração" e em seguida ao centro laríngeo formando um "triângulo de luz ardente". Tal é o Caminho do Progresso do Grupo e quando isto se consumar então a Lei do Progresso Grupal começará definitivamente a funcionar e a controlar. Psicologia Esotérica, Vol II, p. 197

A LEI DO PROGRESSO GRUPAL

O nome "Lei do Progresso de Grupal" é o modo como os seres humanos designam certo tipo particular de energia que está produzindo a coesão das unidades de um grupo, estruturando-as num só organismo vivo. Psicologia Esotérica, Vol II, p. 195

A Lei do Progresso Grupal. É às vezes chamada “a Lei da Elevação”, porque diz respeito aos mistérios da realização grupal e expansões da consciência, e do papel que cada unidade desempenha no progresso grupal de um grupo. Em relação à família humana, por exemplo, é preciso sempre recordar que nenhum átomo humano atinge a “plenitude da vida” sem antes ter acrescentado muito à natureza geral do seu próprio grupo. A elevação de uma unidade resulta na elevação de todo o grupo; a realização da unidade desperta eventualmente o reconhecimento grupal; a iniciação da unidade conduz finalmente à iniciação planetária e a conquista da meta pelo átomo humano e a consecução de seu objetivo resulta em firme e constante consecução grupal. Nenhum homem vive por si mesmo, e a crucificação das unidades durante eons e a compreensão de sua natureza essencial, somente com o fim de oferecer aos interesses do grupo o melhor que tem, são apenas métodos por meio dos quais o trabalho de libertação é realizado.” Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p. 1218 .

“O VÍNCULO DOS GRUPOS MUNDIAIS: Poderíamos continuar a enumerar os vários desenvolvimentos que indicam à observadora Hierarquia que um discípulo ou um grupo de discípulos estão agora preparados para receber "mais luz". A principal indicação é, contudo, sua reação à Lei do Progresso Grupal. Esta Lei é que constitui a nova e futura lei que os discípulos do mundo devem ter pressentido e a sua eficácia torna-se cada vez mais poderosa, ainda mesmo que a humanidade leve muito tempo a se conscientizar dela. Ela trará à atividade o trabalho dos grupos mundiais.” Psicologia Esotérica, Vol II, p. 178

Desejo dar-lhes aqui algumas ideias relativas aos novos grupos que entram em atividade e que funcionam sob a Lei do Progresso Grupal. Deve-se recordar constantemente, quando se considera a vinda destes novos grupos, que constituem essencialmente uma experiência na Atividade Grupal e que não são formados com o propósito de aperfeiçoamento individual dos membros de nenhum grupo. Esta é uma declaração fundamental e essencial, se quisermos compreender corretamente os objetivos. Nestes grupos os seus membros completam-se e fortalecem reciprocamente e, no conjunto das suas qualidades e das suas capacidades, devem vir finalmente a criar grupos suficientemente capazes de expressar a espiritual idade de maneira útil e para, através dos quais possa fluir a energia espiritual, sem entraves, para ajudar a humanidade. O trabalho a ser realizado deve em grande parte ser feito em níveis mentais. Psicologia Esotérica, Vol II, p. 180

AS ENERGIAS DE CAPRICÓRNIO

“As Palavras para os Signos do Zodíaco... Seria importante se fizessem uma tradução, possivelmente inadequada, da palavra chave de cada signo. Caem dentro de duas categorias no que se refere à humanidade. Existe a palavra chave para o aspecto forma e a palavra chave para o aspecto alma. No primeiro caso, a palavra é expressada; no segundo, é pronunciada conscientemente pela alma. Traduzidas em termos modernos perdem muito, mas é de valor o pensamento subjacente que dirige o trabalho das energias emanantes.” Astrologia Esotérica, p. 653

Em Dezembro de 1935 as energias de Capricórnio foram acrescidas pelo derramamento de forças provenientes de uma constelação ainda maior, que representa, para o nosso Zodíaco, o que o Zodíaco é para o nosso planeta. Outro aumento terá lugar novamente em 1942. Deve-se recordar que, sob certo ponto de vista, o ciclo de doze signos ou constelações constitui uma unidade especial que gira no seio do nosso universo de céus, da mesma maneira como o nosso planeta gira no centro do nosso ciclo de influências. Por meio deste acréscimo - durante o ciclo zodiacal de Aquário que está entrando em atividade - os grupos na terra podem aproveitar a maré das influências de Capricórnio que se derramarão no seu raio de ação de sete em sete anos. O que acabou de ocorrer deu um tremendo impulso para o trabalho do Novo Grupo dos Servidores do Mundo e provocou em todo o mundo ótima receptividade a esse impulso particular. Isto manifestou-se em cada país e em cada grupo com uma acentuada tendência para a boa vontade. Em 1942 haverá outro influxo planetário que beneficiará quem para ele estava preparado. A "semana de Impacto grupal" produz-se a cada sete anos e tem sempre extraordinário significado o período entre 21 a 28 de Dezembro e se isto ocorrer no período da lua cheia, a oportunidade será sempre de grande proveito. Essa semana devia ser considerada como "a semana do festival" do Novo Grupo dos Servidores do Mundo. Para este fato chama-se a atenção de todos.

Os novos grupos começam a aparecer em todas as partes do mundo. Os do plano externo, com uma diversidade de nomes e de formas estabelecidos, não estão ligados com o grupo interno que sustenta ou "projeta" os novos grupos, exceto quando tenham uma relação definida, ainda que nebulosa. Isto será sempre possível quando haja três membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo, e pode ser utilizado até certo ponto. Este vasto agrupamento espiritual de servidores está, no plano físico, ligado apenas muito debilmente. No plano astral o laço é mais forte e baseia-se no amor da humanidade; no plano mental ocorre o principal vínculo, sob o ponto de vista dos três mundos como um todo. Portanto, é evidente que certos desenvolvimentos devem produzir-se no individuo antes que ele possa ser conscientemente um membro ativo do Novo Grupo dos Servidores do Mundo, que é o grupo principal na atualidade, trabalhando precisamente sob a Lei do Progresso Grupal.

1- O indivíduo deve ter despertado o centro cardíaco e exteriorizado o seu "comportamento" de tal forma que o coração se vincule rapidamente com os centros cardíacos de, pelo menos, oito pessoas. Então o grupo composto de nove aspirantes que despertaram esse centro pode ocultamente ser absorvido no centro cardíaco do Logos Planetário. Por intermédio do grupo, a Sua vida pode derramar, e os membros do grupo podem contribuir com a sua cota de energia para as influências da vida que circula através de todo o Seu corpo. A indicação dada acima só tem interesse para aqueles que já despertaram espiritualmente, tendo pouco ou nenhum significado para os que estão adormecidos.

2- O centro da cabeça (coronário) deve também estar em vias de despertar, e a capacidade para "manter a mente firme na luz" deve estar parcialmente desenvolvida.

3- Certas formas de atividade criativa devem igualmente existir e o servidor deve manifestar uma atividade qualquer no plano humanitário, artístico, literário, filosófico ou científico.

Tudo isto implica o alinhamento e a integração da personalidade e essa simpatia atrativa e magnética que de um modo ou de outro distingue todos os discípulos. Assim, sob o ponto de vista esotérico, encontram-se no indivíduo certos grandes triângulos de energia e, consequentemente, em crescente grau na humanidade. Então, também as "forças da vida criativa" circularão a partir do "ponto da cabeça" (centro coronário) ao longo da "linha que vai ao coração" e em seguida ao centro laríngeo formando um "triângulo de luz ardente". Tal é o Caminho do Progresso do Grupo e quando isto se consumar então a Lei do Progresso Grupal começará definitivamente a funcionar e a controlar. Psicologia Esotérica, Vol II, p. 196-8

À vida do discípulo acrescentarei ... o símbolo da atitude que eles devem adotar durante o ciclo que começa.

Você notará que eu combinei as cruzes da vida vertical e horizontal com a da Humanidade, adicionando um círculo na cúspide das três. O que isso significa meu irmão? Significa o seguinte:

1 - Que a vida vertical do contato espiritual com o ashrama é constantemente vivida pela meditação, oração e concentração.

2 - Que a vida de serviço horizontal seja vivida com a mesma dedicação e que um fluxo constante de energia planejada seja exteriorizado para aqueles que precisam de ajuda.

3 - O longo apêndice da tríplice cruz adverte simbolicamente o discípulo de que ele deve descer às profundezas da vida humana, a fim de preparar as massas para o reaparecimento do Cristo e a exteriorização da Hierarquia.

4 - A esfera no ápice da cruz representa o "lugar da consciência do discípulo". Sua vida de reflexão, de percepção constante e de um foco firme de atenção é maior que a vida vertical do aspirante e sua vida horizontal de serviço, e indica a medida de sua atividade consciente no ashrama. Lembre-se de que um ashrama na Hierarquia está em um plano superior ao da alma.

Portanto, ele vive e age simultaneamente em três níveis de atividade e está demonstrando - tanto quanto possível e permitindo seu estágio no discipulado - os três aspectos divinos; o aspecto Vontade, que governa seu trabalho dentro da Hierarquia em relação ao grande movimento futuro; o aspecto Amor, que governa sua vida vertical e produz firmeza espiritual na forma; o aspecto Inteligência, que governa sua vida horizontal e o torna um serrvidor sábio de seus semelhantes. Finalmente, a longa fila que parte do ponto radiante do foco espiritual, simboliza o Caminho, que também parte do ponto mais alto atingido pelo discípulo até o ponto mais baixo em que ele serve.

Neste símbolo, você também observará que o ponto de foco secundário é onde todas as linhas se encontram e se cruzam. Este ponto representa a personalidade do discípulo, para a qual a radiação mais alta deve fluir e da qual as energias espirituais se estendem por toda parte. Se você estudar e pensar por um momento, também mostrará que esta cruz só pode ser correta ou simbolicamente possuída pelo homem que construiu (ou está em processo de construção) o antakarana. Se essa ponte não foi erguida, a consciência do aspirante não pode se concentrar no ashrama ou nos níveis intuitivos de consciência.

Com isso, você entenderá por que eu ensinei sobre antakarana. Eu fiz isso para você construí-lo sistemática e cientificamente. Portanto, não repetirei as instruções, porque você já as têm e devem cumpri-las com cuidado, lembrando que pelo menos elas eliminaram o fosso entre a personalidade e a Tríade espiritual em certa medida e agora precisam completar e fortalecer o Arco-Íris ou Antakarana, e então utilizá-lo com facilidade. Discipulado na Nova Era, pp. 191-193

Início