Navegação

MAGIA ORGANIZADA PLANETÁRIA


Capítulo XIII

CONSIDERAÇÕES OCULTAS SOBRE O SENHOR DO MUNDO SANAT KUMARA

As considerações esotéricas sobre SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, baseadas no que se acha escrito em caracteres de fogo nos níveis akásicos, ou memória cósmica da Natureza, são realmente transcendentes não só do ponto de vista de sua procedência cósmica, mas também como Representante supremo do Logos planetário do esquema terrestre no planeta.

A tradição esotérica, que fundamenta suas conclusões na percepção inteligente dos escritos ígneos gravados nos éteres místicos de Akasa, define o Senhor do Mundo por termos distintos, cada um expressando alguma virtude ou qualidade inerente ao desenvolvimento espiritual dessa Vida transcendente Vejamos, de acordo com a linha de nosso estudo sobre a Magia Organizada em nosso mundo, alguns dos mais interessantes:

a. O ANCIÃO DOS DIAS;
b. O DONZEL DAS DEZESSEIS PRIMAVERAS;
c. O AVATAR DOS NOVE VÉUS;
d. O MAGO SUPREMO DO PLANETA;
e. O INICIADOR ÚNICO.

a. A designação de SANAT KUMARA como "O ANCIÃO DOS DIAS" fundamenta-se no fato oculto de que nada é tão velho quanto ELE em experiência e sabedoria. Ninguém experimentou tanto quanto ELE o devir incessante dos Kalpas. É o Ser planetário de mais elevada e inquestionável hierarquia e QUEM mais conhece as necessidades da humanidade e de todos os reinos da Natureza. O "Conselho de Anciãos", prevalecente ainda em muitas comunidades sociais do mundo, é fundamentado na autoridade da experiência, na retidão dos julgamentos e na total ausência de paixão, que costuma desaparecer no transcorrer dos anos. Trata-se, porém, de uma experiência que poderíamos chamar de "temporal" e que frequentemente nada tem a ver com a experiência espiritual que certos jovens parecem denotar na vida social do mundo. Trata-se daquela experiência que é completamente desligada da idade aparente do corpo físico. O grande Mestre KUT HUMI costuma denominar essa experiência "um fruto da hierarquia espiritual alcançada em ciclos de vida passados", e quando, como nos tempos atuais, há uma grande profusão de jovens que encarnam no mundo para exteriorizar certos planos específicos da Grande Fraternidade Branca, costuma-se chamá-los familiarmente de "a legião dos jovens velhos";

b. aqueles benditos seres planetários que alcançaram certas elevadas iniciações planetárias descrevem o Senhor do Mundo como um "JOVEM ADOLESCENTE” cheio de graça e majestade. Sua aura magnética, de uma cor azul índigo indescritível e fulgurante, não pode ser suportada sem o perigo de desintegração dos veículos de expressão da consciência, a menos que se tenha alcançado a terceira Iniciação hierárquica denominada Transfiguração, a qual implica haver "purificado convenientemente" os três veículos de manifestação humana nos três mundos da evolução kármica: o físico, o astral e o mental.

Em um dos sagrados recintos de SHAMBALLA, sede do Senhor do Mundo, é guardado um livro conhecido como ARQUIVO DA SABEDORIA e também como O LIVRO DOS INICIADOS, em cujas páginas se acham escritos, em caráter de perpetuidade, o passado, o presente e o futuro do planeta. Em uma dessas páginas, e fazendo referência a SANAT KUMARA, pode ler-se: "A Presença do grande Senhor é radiante e imponente, plena de indescritível autoridade e hierarquia, mas também repleta, em termos indizíveis, de santa bondade e infinita benevolência... Aparece aos olhos dos PUROS como um DONZEL DE DEZESSEIS PRIMAVERAS e Sua Visão enche de paz, de amor e de extraordinário dinamismo".

Esses antigos comentários são muito significativos se os analisamos pelo ângulo oculto, pois não fazem senão reafirmar a lei hierárquica dos JOVENS ANCIÃOS a que fazia referência o Mestre K.H., descritos em muitas partes do Grande Livro da Vida que, para cada época, os excelsos Adeptos venusianos que instituíram a LOJA BRANCA ou HIERARQUIA ESPIRITUAL em nosso mundo escreveram, fazendo uma distinção marcante e inteligente entre a idade espiritual, que estabelece hierarquia, e a idade mortal, que é uma representação ou aparência física que acompanha naturalmente o critério das idades em movimento cíclico.

Assim, as Dezesseis Primaveras, representadas objetivamente por SANAT KUMARA, poderiam muito bem ser uma manifestação da idade física da Terra no presente ciclo de vida. Como poderemos ver mais adiante, há uma relação direta, baseada no princípio da analogia, entre a aparente ADOLESCÊNCIA do Senhor do Mundo e o tempo - incrivelmente longo - que o planeta Terra ainda tem a percorrer antes de finalizar sua etapa evolutiva no plano físico;

c. a definição de SANAT KUMARA como "SENHOR DOS NOVE VÉUS" parece indicar - de acordo com a revelação de O LIVRO DOS INICIADOS - o grau de evolução alcançado pelo excelso SER que guia os destinos do mundo. A investigação esotérica afirma o fato de que cada véu encobre uma Iniciação e que, portanto, SANAT KUMARA é o único INICIADO no planeta que recebeu NOVE INICIAÇÕES. Só o Logos planetário, o Homem Celestial do esquema terrestre, lhe supera nesse sentido. Segundo o que nos é dito ocultamente, o Logos planetário recebeu a DÉCIMA INICIAÇÃO SOLAR e a QUINTA INICIAÇÃO CÓSMICA. SANAT KUMARA, Seu representante aqui no planeta, grande Adepto no esquema planetário de Vênus, a Quem reverentemente designamos sob o nome de SENHOR DO MUNDO, recebeu NOVE INICIAÇÕES SOLARES e atualmente está atravessando a crise espiritual que precede a QUARTA INICIAÇÃO CÓSMICA...

A analogia existente entre "véus e iniciações" é corroborada nos Evangelhos, quando lidos à luz astral dos registros akásicos e, por isso, livres de toda explicação interesseira doutrinal ou religiosa, nas palavras sobre as quais, aparentemente, os quatro evangelistas estão de acordo: "Quando Cristo expirou na Cruz, rasgaram-se os Véus do Templo (de Jerusalém)".

Recorrendo novamente às afirmações de O LIVRO DOS INICIADOS, talvez possamos aclarar esse feito surpreendente na história de CRISTO, mas considerando-o não só como uma Entidade histórica como também uma representação mística do drama psicológico que toda a humanidade há de viver. Lemos: "No momento em que o ARHAT recebe a quarta Iniciação no monte Gólgota de Sua elevação espiritual e na Cruz do Karma em que esteve cravado desde o princípio dos tempos, um raio de Luz fulgurante se precipita sobre Ele e, ao expirar, depois de pronunciar o grande Mantra da destruição recebido dos lábios do SENHOR DO MUNDO e sintetizado na quádrupla fórmula mágica 'TUDO ESTÁ CONSUMADO' são rasgados os véus do Templo, os véus simbólicos dos quatro elementos que cobriam o Centro místico de Sua vida espiritual e o segredo de Sua própria eternidade". Eis aqui a bela descrição do Feito crístico em O LIVRO DOS INICIADOS.

Mas, analisando sob outro ponto de vista, a experiência do ARHAT é esclarecida também em seu sentido histórico. Vejamos o que Mme. BLAVATSKY nos diz a respeito em A DOUTRINA SECRETA: "...No Templo de Jerusalém, onde simbolicamente foram rasgados os véus ao se produzir a morte física do CRISTO, o SANCTA SANTORUM, o lugar mais secreto, estava oculto por quatro véus ou cortinas, que eram sustentados por cinco colunas. O quarto véu era rasgado ou destruído pelo ARHAT no momento místico de receber a Quarta Iniciação, utilizando as potentíssimas energias ígneo-elétricas que o Cetro planetário do SENHOR DO MUNDO lhe havia comunicado".

Poderíamos sintetizar ambas as afirmações, as de O LIVRO DOS INICIADOS e as de A DOUTRINA SECRETA, em certos fatos concretos:

1. cada cortina ou véu tinha determinada cor e simbolizava a atividade de um dos quatro elementos naturais, terra, água, fogo e ar, uma expressão do Quaternário humano, que é formado por esses quatro elementos, sendo as cinco colunas das quais pendiam os véus a representação simbólica das cinco virtudes capitais que distinguem o Iniciado: o Valor, a Confiança, a Determinação, a Prudência e o Equilíbrio;

2. as Cinco Colunas ou os Quatro Véus que encobriam o Sancta Santorum somam o número NOVE, que é descrito esotericamente como o NÚMERO DO HOMEM e também como o NÚMERO DA INICIAÇÃO. Nove é, de fato, o número de meses que a criatura humana tem que passar nas entranhas maternas antes do nascimento; NOVE é a soma dos números CINCO, que corresponde à Quinta Hierarquia Criadora de FILHOS DA MENTE ou ANJOS SOLARES, e QUATRO, que caracteriza a Quarta Hierarquia Criadora que, ao receber o glorioso impulso dos SENHORES DA MENTE, criou a humanidade, o Quarto reino da Natureza. Existe, evidentemente, uma relação direta entre os NOVE meses de gestação humana e as NOVE Iniciações solares testificadas por SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo;

d. SANAT KUMARA é o Mago Supremo do Planeta. Ele projeta, elabora e executa, através de Seus Agentes espirituais, todos os planos de evolução planetária. Utilizando numerosas legiões de Devas de todas as hierarquias espirituais, se introduz no interior dos reinos e nas espécies e sabe de todas as suas necessidades. Através dos grandes KUMARAS que secundam Seu trabalho, estabelece contato com o ambiente cósmico e, por meio dos SENHORES DO KARMA e dos grandes Guias espirituais dos Departamentos da Política, das Religiões e da Civilização, administra sabiamente a lei de Justiça, inspira espiritualmente os estadistas do mundo, melhora a qualidade dos veículos físicos das Raças em evolução, se introduz no coração místico da humanidade criando anelos de perfeição e dinamiza as mentes dos homens para que se estabeleçam, no cerne social do mundo, as bases dinâmicas onde se assentarão a civilização e a cultura de todos os povos da Terra.

O SENHOR DO MUNDO está em todos os lugares. Os ocultamente chamados "Agentes de SHAMBALLA", legiões indizíveis de poderosos Devas de todos os planos da Natureza e grupos de Membros ativos da Grande Fraternidade Branca, Mestres, Iniciados e Discípulos, são SUAS MÃOS, SUA MENTE E SEU CORAÇÃO. Por meio Deles, SABE perfeitamente, já que fazem parte de Sua própria CONSCIÊNCIA, tudo quanto ocorre no interior do "círculo-não-se-passa" da Terra... Por isso está muito mais perto de nós do que possamos supor, "flutuando" - se assim podemos dizer - acima de todos os ambientes sociais do mundo, preparando, com Amor e Sabedoria impossíveis de descrever, as bases espirituais para um futuro mais nobre e promissor para toda a Raça.

Todo o TRABALHO é levado a cabo pelo Poder que lhe confere Seu indescritível e profundo conhecimento das Leis da Magia Organizada do sistema solar, através das quais produz a Magia Organizada Planetária, que mantém em constante e permanente movimento evolutivo toda vida na Terra, com todos seus planos ou esferas, reinos, raças e espécies...

Podemos, pois, aplicar ao SENHOR DO MUNDO, ainda que em escala cósmica, tudo quanto vimos explicando, sobre os princípios fundamentais que regem a Magia Organizada, sabendo que é ELE quem a promove, sustém e executa em todos os âmbitos do planeta Terra ...;

e. somente SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, tem autoridade absoluta sobre a Terra e sobre a administração da Justiça solar na mesma. Essa se fundamenta, como vimos anteriormente, sobre a hierarquia espiritual, que é determinada pelo progresso interno alcançado por todos e cada um dos seres que povoam o planeta e animam seu conteúdo. A Hierarquia espiritual é uma Lei solar e vem avalizada pelo que ocultamente chamamos de "processo iniciático". A Iniciação, tecnicamente descrita, é o método mediante o qual se introduzem os seres humanos desse ou de qualquer outro planeta dentro do sistema solar nos sagrados mistérios da Magia Organizada... Sendo o Senhor do Mundo o MAGO SUPREMO do planeta, é justo que seja ELE o único Iniciador, Quem confira o poder mágico que acompanha toda Iniciação.

Os detalhes inerentes ao processo iniciático, como: a revelação dos segredos da VOZ ou dos Mantras, a percepção e compreensão dos Mistérios e a aplicação do Cetro iniciático, pertencem por inteiro à Suficiência infinita do Senhor do Mundo, QUE delega Sua autoridade a alguns grandes Adeptos ou ao próprio Bodhisattva, o Instrutor espiritual da Raça, nas duas iniciações menores ou preparatórias e nas duas primeiras iniciações hierárquicas. Mas ELE, em Espírito e em verdade, como rezam os textos místicos, estará sempre presente para receber, através dos Hierofantes, o juramento dos Iniciados, mesmo que esses vejam diante de si apenas os grandes Mestres ou Bodhisattva... Inclusive o Cetro hierárquico utilizado nas primeiras iniciações tem que estar ocultamente dinamizado pelo poder que emana do Cetro planetário, do Diamante Flamígero usado pelo Senhor do Mundo. A partir da terceira Iniciação, ou a da Transfiguração, o Senhor do Mundo, perfeitamente visível aos olhos internos do Iniciado, aplica diretamente sobre os centros mentais desse a tremenda força cósmica contida no Cetro planetário. Essa força, de um indescritível e desconhecido potencial ígneo-elétrico, é o elemento de conexão entre SANAT KUMARA, o LOGOS PLANETÁRIO do esquema terrestre e o LOGOS SOLAR.

"No misterioso interior do CETRO, acha-se oculta a energia que permite a unificação dos mundos". Estas palavras, extraídas, como sempre, de O LIVRO DOS INICIADOS, nos dão uma segura ideia da Lei de hierarquia que governa todos os mundos e que, segundo os Iniciados, "utiliza o fogo elétrico da Resolução para produzir coordenação e síntese" dos poderes internos.

O TALISMÃ DE BRAHMA do qual surge o Fogo de Kundalini e o CETRO hierárquico utilizado pelo BODHISATTVA não são senão fogos menores ante a terrível força ígnea que o DIAMANTE FLAMÍGERO, o CETRO planetário do SENHOR DO MUNDO, guarda em seu interior. É por essa razão que SANAT KUMARA, O ÚNICO que pode manejar essa imensa e indescritível energia cósmica, é o verdadeiro e ÚNICO INICIADOR, o HIEROFANTE absoluto em todas as Iniciações dadas no amplo cenário do "círculo-não-se-passa" da Terra.

Início