Navegação

MAGIA ORGANIZADA PLANETÁRIA


Epílogo

O objetivo perseguido em MAGIA ORGANIZADA PLANETÁRIA é esclarecer, tanto quanto possível, a compreensão esotérica sobre o termo MAGIA, nem sempre corretamente formulado nos livros ocultistas que tratam desse importante tema. O mais fácil e, ao mesmo tempo, o mais inoportuno teria sido, assim como o fizeram legiões de pseudoesoteristas, ensinar algumas técnicas ou fórmulas mágicas de invocação de certas forças dévicas, habitantes dos éteres planetários mais próximos da humanidade, e realizar, através delas, algum experimento mágico espetacular para convencimento dos incrédulos, para satisfazer algum tipo de orgulho espiritual ou para deleite dos curiosos... Isso já foi feito no passado, e as experiências feitas só trouxeram conflitos e dificuldades para quem as havia provocado, realizado ou induzido.

Neste livro, fala-se da Magia num aspecto muito científico, mas, ao mesmo tempo, como um experimento único, vital e transcendente que tem como centro criador o ser humano e como experiência mágica o "círculo-não-se-passa" de seu ambiente social ou kármico. Nele se faz referência à Magia como a Ciência da Criação. Assim, o sistema cósmico, o sistema solar, o esquema planetário, o corpo dos seres humanos e o mais insignificante átomo de matéria que chamamos elemento químico são obras mágicas. Prescindindo da grandiosidade de um Logos com respeito ao ser humano, ou da incrível pequenez do átomo com respeito ao homem, temos tratado de tornar compreensível a ideia de que a Magia é o único instrumento da Criação, o Poder que utiliza qualquer centro de consciência - não importa qual seja o seu grau de evolução espiritual - para construir seus instrumentos de expressão...

A ideia profundamente esotérica de que "O ESPAÇO é uma ENTIDADE", exposta em diversas partes deste livro, deve ser considerada muito atentamente, já que contém a chave da compreensão da Magia. O reconhecimento do Espaço como infinito depósito, lugar de criação e arquivo perene e fidedigno de todas as possíveis criações, amplia enormemente o conceito de Espaço, elevando-o acima de todas as conclusões científicas... Essas têm apenas um valor relativo frente às experiências esotéricas dos sábios investigadores do Espírito, que estendem sua visão muito além dos simples conceitos tridimensionais científicos acerca da estruturação material da forma. Os cientistas não vão muito além em suas investigações desse simples conceito tridimensional, considerando, além disso, que, dentro desse conceito tridimensional dentro da Entidade Espaço, existem zonas etéricas aonde não conseguiram ainda penetrar as mais sofisticadas técnicas de investigação científica.

Ocultamente e no estudo efetuado sobre a Magia Organizada, levamos em conta os três fatores definidos que, convenientemente interpretados, podem fornecer uma nova visão do Cosmos manifestado: o ESPAÇO, o CENTRO CRIADOR e a CRIAÇÃO, uma ideia que se reflete perfeitamente nos aspectos Espírito, Alma e Corpo, assim como PAULO DE TARSO os viu. O ESPAÇO será sempre infinitamente maior que todas as criações, por colossais que sejam, galácticas, cósmicas, solares ou planetárias... O CENTRO CRIADOR sempre deverá solicitar reverentemente, da Entidade ESPAÇO, um lugar ou um vão para poder realizar sua criação ou, falando em termos muito humanos, seu processo de encarnação cíclica. A CRIAÇÃO logicamente dependerá da evolução espiritual alcançada pelos Logos ou Centros Criadores.

Outra consideração que acreditamos oportuno introduzir no nosso estudo sobre a Magia Organizada é o reconhecimento de que a Criação em Si está à parte da Vontade do Criador e tem vida e consciência própria, e que só a harmonia estabelecida entre a Consciência criadora e a Consciência de Criação pode levar a bom termo a obra estrutural de qualquer tipo de universo ou de Magia Organizada. É por essa razão, e para ajudar na interpretação mágica da vida humana, que falamos dos corpos ou veículos que o homem utiliza para se manifestar nos três mundos de esforço humano, mental, astral e físico, em termos de Entidades, ou de Vidas qualificadas que temos - ocultamente falando - o dever de controlar, harmonizar e redimir.

Terão observado, também, que somos reiterativos e repetitivos em certas ideias ou raciocínios. Tenham presente que isso não é devido à negligência ou descuido de nossa parte, mas a um imenso desejo de que essas ideias se introduzam profundamente na consciência dos leitores, por entender que constituem pontos de máximo interesse no estudo e compreensão dos objetivos que a Magia Organizada em nosso mundo persegue.

Também introduzimos, neste livro, alguns conceitos esclarecedores referentes a SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, e à Vinda dos Senhores da Chama à Terra, e tratamos com certo detalhe a Obra que se realiza nas Escolas esotéricas da GRANDE FRATERNIDADE BRANCA, que são todas de MAGIA ORGANIZADA - ou talvez seria melhor qualificá-las como ORGANIZAÇÃO DA MAGIA - no que se refere ao ensinamento ministrado aos discípulos mundiais enquadrados nos diferentes Ashrams da Hierarquia.

Sabemos, contudo, que resta ainda muito o que dizer sobre a Magia Organizada em nosso mundo, que é um reflexo fiel da Grande Magia Cósmica, mas cremos que, com as ideias expostas nesse livro - que talvez sejam ampliadas em um futuro não muito longínquo -, haverá material suficiente para dar o que pensar a muitos dos qualificados aspirantes espirituais dos nossos dias. O livro foi, na realidade, escrito para eles, e, dos resultados obtidos, não da simples leitura, mas da profunda compreensão das ideias, dependerá que a Magia se converta em algo genuinamente prático, capaz de ser introduzido inteligentemente nos ambientes sociais do mundo.

É com essa convicção e firme esperança que deixamos de lado a pena e mergulhamos nosso pensamento nas profundezas infinitas da serena expectativa solar...

Vicente Beltrán Anglada
Em Barcelona, sob o Signo de Gêmeos do ano de 1987.

Início