Navegação

DIÁRIO SECRETO DE UM DISCÍPULO


Diário Secreto de um Discípulo - Vicente Beltrán Anglada

CAPÍTULO XXVII

A RECEPTIVIDADE TELEPÁTICA

Posso dizer que só há receptividade telepática quando o caminho de fogo que vai da mente concreta ou intelectual à mente abstrata foi desembaraçado. Entre ambas situa-se um terceiro fator - que poderíamos denominar fator de equilíbrio - que tecnicamente é a VONTADE espiritual. Neste processo de equilíbrio a mente fica praticamente vazia de substância mental inferior e o Pensador espiritual, ou Alma em seu próprio plano, pode utilizá-la para projetar Sua intenção ou Sua vontade através dos éteres. 

Em páginas anteriores dissemos que os Anjos ou Devas são os reguladores da atividade telepática. São os agentes ígneos da Vontade do Pensador que, através dEles, envia Suas instruções à alma em encarnação, à personalidade humana que evolui nos três mundos, físico, astral e mental. Em tal caso, o veículo telepático é da mesma substância que a do Antahkarana que a alma em encarnação constrói, sempre ajudada pela estirpe de Devas que chamamos misticamente de "guardiães da humanidade”.

No caso de um discípulo que recebe treinamento superior em um Ashram da Hierarquia, a ligação telepática se realiza por efeito da Vontade do Mestre e da refinada receptividade mental do discípulo. Os Anjos ou Devas continuam sendo os transmissores das energias da Vontade do Mestre, mas, ao finalizar a "mensagem telepática", a ligação magnética se dissolve nos éteres e apenas o Mestre e o discípulo conhecem realmente a qualidade da mensagem. Os Anjos se limitam a criar o caminho telepático nos éteres. Esta é sua verdadeira função e, tal como os Iniciados, respeitam as fórmulas e arquivam os segredos, venham de onde vierem, nas dilatadíssimas entranhas do Espaço, no Akasha universal. Isto não quer dizer que os Anjos sejam alheios à Mensagem, ou à totalidade das mensagens telepáticas transmitidas entre o Mestre e seus discípulos, entre os discípulos entre si e entre o Ashram e outros Ashrams da Grande Fraternidade através dos agentes telepáticos. A chave da analogia deve ser aplicada em todos os momentos. Resta acrescentar a esse respeito que os Anjos superiores que se dignaram a se integrar em um Ashram da Hierarquia por efeito de uma aproximação superior de Raio ou por efeito da sua devoção espiritual ao Mestre, CONHECEM arquetipicamente o valor das mensagens porque eles devem separá-las quando surgem da mente do Mestre e integrá-las na mente do discípulo. Diga-se a esse respeito que a qualidade de vida dos Anjos é um verdadeiro mistério para os discípulos, até receberem a segunda iniciação hierárquica, e que seu mundo é um maravilhoso crisol onde se gesta a tremenda alquimia da Criação.

Criar nos éteres é a parte mais importante da missão dévica, sendo a comunicação telepática, como meio de vinculação espiritual dos discípulos com seus respectivos Ashrams, uma das suas atividades mais correntes. Eles utilizam os éteres, os dinamizam com seu fogo e escolhem o meio mais rápido de comunicação para estabelecer laços de amor e de amizade entre os seres humanos. As almas das pessoas que se amam muito real e profundamente também estão unidas entre si pelos laços do princípio de amor do segundo Raio, através do sentimento dévico.

Tudo na vida do universo é "relação"; tal como ocorre entre as células físicas, assim é entre as almas dos homens. Varia apenas a qualidade destas vinculações e o grau de aproximação causal entre as entidades humanas com seus respectivos Raios causais - um Antahkarana perpétuo, poderíamos dizer - ou a da relação sintonizada destas mesmas entidades com aquelas outras, seja por misteriosos efeitos cármicos ou por simples correntes de sentimentos afins, os Anjos as mantêm estreitamente conectadas entre si através dos éteres.

Todavia, quando falamos de comunicação telepática - que não é tão frequente como se crê - nos referimos à criação de uma substância mental muito sutil e de qualidade ígnea e radiante que os Anjos superiores destilam das suas auras magnéticas para produzir o estímulo dos éteres e um "misterioso vazio” nos mesmos, que determina a clara e rapidíssima transmissão da mensagem telepática. Não se deve confundir esta mensagem com a misteriosa relação das pessoas através da linha do sentimento, do afeto ou das vinculações familiares. Tal como dissemos anteriormente, quando as almas se amam, e não simplesmente se desejam, há entre elas uma comunicação de tipo sentimental, muito digna de apreço. No entanto, em tais casos a mente não intervém. Trata-se do sentimento de união revelado pelos grandes afetos terrenais.

No estudo que se faz nos Ashrams sobre o "mistério da comunicação", os Anjos aparecem como os verdadeiros integradores das ligações telepáticas. Estes Anjos, portanto, através dos quais nos foi revelado o mistério, podem ser considerados os Senhores da Mente, os criadores do impulso ígneo e os transmissores da Vontade, o poder que o discípulo desenvolve e o vincula perpetuamente com o coração do Mestre.


CAPÍTULO XXVIII

UMA CONVERSA COM JEZASEL

As características das comunicações telepáticas, que são um verdadeiro mistério angelical, me foram reveladas por Jezasel em uma conversa mantida com ele e com base em certas perguntas que eu procurava me responder, quando me tornei consciente de que realmente estava capacitado para receber mensagens telepáticas do Mestre e de alguns Membros avançados do Ashram.

"A telepatia - disse-me Jezasel - é a ligação corrente entre os grandes seres, os Quais não precisam da palavra física para expressar suas ideias ou pensamentos. Podemos dizer que a telepatia utiliza apenas os níveis mentais, a partir do terceiro subplano a contar de baixo. À medida que o discípulo se eleva para o nível da alma superior no quarto nível (o nível causal), a capacidade de transmitir e de receber mensagens telepáticas se torna cada vez mais sutil e tecnicamente é mais correta até que a ligação com o Eu superior seja tão perfeita que a comunicação telepática se torna imprescindível como meio de relação, pois o discípulo que chegou a este ponto de integração com o Eu causal vive mais para dentro, para o mundo das causas, do que para fora, para o mundo fenomênico. 

As condições telepáticas variam de acordo com a evolução dos discípulos. Nós levamos muito em conta estas condições ao "criar o caminho telepático” que como uma linha de fogo vai da mente do transmissor à mente do agente receptor. Este caminho pode ser mais curto ou mais longo. Tudo depende da intensidade do agente transmissor e da distância que o separa do agente receptor, pois se não há um desenvolvimento conveniente da faculdade telepática, que se inicia com um perfeito controle da mente, a mensagem ficará diluída no éter antes que Nós tenhamos conseguido criar o caminho. Nem tudo depende dos Anjos, meu amigo; a mente dos homens deve criar inicialmente o potente IMPULSO do pensamento que nós convertemos em CAMINHO, em movimento ígneo, através dos éteres.

Falei a você de níveis mentais ao me referir à qualidade das mensagens telepáticas. Com isso faço referência a distintos níveis das nossas vidas dévicas, às distintas Hierarquias angelicais que constituem a vida destes planos ou níveis. Do nível mental do pensador humano se exterioriza a qualidade dos seus pensamentos, os quais são impulsos elétricos que surgem da sua mente e, através da rede de fogo etérico dos "NADIS”, Nós aproveitamos estes impulsos para lhes dar a forma conveniente. No pensamento objetivo - tal como o conheceis - é preciso, porém, uma grande qualidade mental do pensador humano para que Nós possamos converter seus pensamentos em substância mental abstrata, em ideias verdadeiramente criadoras que, por sua própria acuidade, sirvam de veículos de comunicação com planos superiores ao Mental.

Mas, voltando à comunicação telepática perfeita, devo dizer que esta exige do pensador humano uns contatos conscientes com os Planos ou níveis superiores da mente, em virtude dos quais os pensamentos ficam em suspenso pela vontade do pensador. A mente fica então "vazia”, porque há nela mais vontade que pensamento e, neste caso, o pensador, utilizando o poder da sua vontade ou intenção criadora, "escolhe” entre os pensamentos marginais ou em suspenso aqueles que possam melhor interpretar a sua vontade com relação ao receptor que deve receber a mensagem ou a comunicação telepática. Neste caso Nós podemos facilmente "trabalhar”, criando o caminho ígneo de inspiradora LUZ que fusiona através dos éteres a consciência de um Mestre com a de um discípulo ao qual quer comunicar a Sua vontade ou Suas intenções. É a este sistema de comunicação a que faço correntemente referência por ser parte das minhas atribuições no Ashram. O Mestre, para Nós, é um centro de inspiração e de poder, cujas radiações são fogo vívido e radiante e nos é sumamente fácil "transmitir" Suas mensagens, não somente aos Seus discípulos, com também aos Mestres de outros Ashrams. Também não deves esquecer nosso trabalho de fazer chegar à consciência do Mestre mensagens telepáticas, de distintos pontos do planeta, dos Seus discípulos, dos Seus ardentes e devotos adoradores, de outros Ashrams e ainda do próprio centro da Grande Fraternidade iluminado pela vida do Senhor Maitreya”.

Início