Navegação

DIÁRIO SECRETO DE UM DISCÍPULO


Diário Secreto de um Discípulo - Vicente Beltrán Anglada

CAPÍTULO XIX

A SABEDORIA DE JEZASEL

Efetivamente, durante todo o tempo que - seguindo as instruções do Mestre - escrevi sobre os Anjos, contei com a inestimável ajuda de Jezasel e com a que gentilmente me brindaram outros Devas de grande evolução espiritual. Se faço uma referência peculiar a Jezasel é porque este foi o Anjo especialmente recomendado pelo Mestre para a missão especial que me havia sido confiada de escrever sobre a vida oculta dos Anjos e das suas relações internas com os seres humanos.

Utilizando um maravilhoso sistema dévico de transmissão de impressões ocultas baseadas no sentimento criador - que no caso humano se converte em intuição - Jezasel ia me instruindo sobre os mistérios secretos do seu mundo. Nos primeiros tempos foi sumamente difícil para mim abarcar todo o significado, devido à delicada simplicidade da linguagem dévica, baseada em uma série impressionante de suaves formas geométricas, harmoniosos sons e belíssimas cores que surgiam rapidamente do éter, mostrando-me parcelas do mundo oculto que eu deveria descobrir, converter em substância mental e transferir depois em forma de ideias e pensamentos. Paulatinamente fui dominando aquele sistema dévico de comunicação ministrado por Jezasel e abarcando a totalidade dos altos significados do mundo oculto com tal clareza que não parecia senão que as comunicações ou instruções de Jezasel operavam em mim de forma potencialmente criadora, fazendo-me clarividente, clariaudiente e intuitivo, de maneira tal que somente em raras ocasiões tive que "corrigir" alguns dos pensamentos que eu havia tirado das instruções de Jezasel.

Fui adquirindo, assim, uma razoável experiência do Reino Dévico, abarcando extremos tão importantes como o processo cósmico relacionado com a vida dos Anjos, as altas Hierarquias dévicas do Sistema, a expressão dos arquétipos de beleza - a que Platão, o filósofo iniciado, fazia alusões frequentes, e que estão aguardando nos níveis superiores do Plano Mental para serem introduzidos na vida social da humanidade - a intervenção dos Anjos nas cerimônias mágicas da Iniciação, assim como no processo de redenção da matéria e na vida espiritual da humanidade, a Ciência de Invocação e Contato de homens e devas, o mistério universal do sexo, o destino de perfeição dos Anjos, as bases geométricas do universo, a linguagem dévica, os Senhores do Carma, a unificação humano-dévica etc. Seria muito complexo representar aqui, neste breve espaço dedicado a um capítulo deste "Diário Secreto de um Discípulo”, todos os ensinamentos recebidos de Jezasel e de outros insignes moradores do seu glorioso mundo, mas os leitores interessados em algum de tais ensinamentos poderão obtê-los através da minha trilogia "Um Tratado Esotérico sobre os Anjos", a que fiz longa referência.

Aqui só procuro explicar o método do ensinamento recebido, o qual pode se expressar através de uma mente bem preparada e de um coração serenamente expectante. O poder de "indução" - poderíamos chamá-lo assim - de Jezasel chegou a extremos tão incisivos que, em certos momentos, me foi possível perceber formas angelicais correspondentes aos planos superiores do Esquema e poder compreender até certo ponto a essência da sua linguagem, o que - segundo a sábia opinião do Mestre - "foi um êxito muito apreciável na minha vida de discípulo", dado que a linguagem dévica é extraordinariamente fugaz e, como relâmpagos no céu, as conversações dévicas aparecem e desaparecem no éter.

Jezasel foi me introduzindo pouco a pouco na essência desta linguagem, muito parecida às notas musicais impressas no pentagrama, embora muito mais eloquentes e expressivas e com um desdobramento de cores mágicas, impossíveis de descrever. O senhor Josep Gumí, pintor magnífico e excelente desenhista, a quem me une uma grande amizade, teve a revelação desta linguagem e pode captá-la magistralmente. Alguns destes desenhos da linguagem dos Anjos fazem parte das gravuras expostas no segundo volume da minha trilogia sobre os Anjos, denominado "Estruturação Dévica das Formas".

Em minhas frequentes relações com Jezasel utilizei principalmente, porém, o sistema telepático, que para mim era o mais fácil, mas quanto pude compreender sobre a linguagem dos Devas me serviu para compreender a evolução de um deva, seguindo as cores que se desprendiam como chispas de fogo da sua aura enquanto estava "conversando" com outros devas.

A impressão que me causou sempre o contato com Jezasel era de um extraordinário dinamismo, sempre matizado de um profundíssimo sentimento de amor e de unidade. Jezasel estava vinculado ao sistema de comunicações superiores estabelecidas entre o Ashram com outros Ashrams e com o próprio Bodhisattva, e o Mestre sente por ELE uma especial predileção, devido à sua grande evolução espiritual e à sua maneira de intervir eficientemente na evolução das relações humanas. Como se compreenderá facilmente, a Mônada espiritual de Jezasel - como a do Mestre - é do segundo Raio, de Amor e Sabedoria, e ninguém no Ashram conhece como ELE a medida mágica de unidade mediante a qual um discípulo espiritual no Caminho poderia ser ajudado e estimulado. 

Tudo que se diga acerca de Jezasel será apenas um pálido reflexo das suas tremendas capacidades de ação mágica e devo dizer que ELE me sugeriu também muitas ideias enquanto estava escrevendo meu último livro "Magia Organizada Planetária". Nossas auras estão muito bem compenetradas e, apesar da sua excelsa evolução dévica, não tem sido muito difícil para mim receber as suas diretrizes e estímulo criador.

A compenetração das auras dos anjos e dos homens faz parte do triplo projeto de Shamballa e são muitos os discípulos dos Ashrams da Grande Fraternidade que alcançaram apreciáveis êxitos em seus contatos com Anjos de distintos graus de evolução.


CAPÍTULO XX

UMA VISITA DO BODHISATTVA

Em páginas anteriores fiz referência às Escolas de Unificação Humano- Dévica, correspondentes à Aula de Conhecimento, nas quais é ensinado o sistema de comunicação por fusão das auras entre homens e Anjos. O Bodhisattva leva adiante este grande projeto pois, como sabemos esotericamente, Ele é o Instrutor espiritual do Mundo e o Mestre de Mestres, de Anjos e de Homens. Esta excelsa e divina Entidade é o Centro espiritual da Grande Fraternidade e, apesar da Sua transcendente evolução, não deixa de "visitar" os distintos Ashrams, interessando- se diretamente pelo andamento do treinamento espiritual dos discípulos. A primeira vez que pude obter o privilégio de percebê-lo foi precisamente na "casa" do Mestre. Não foi necessário que nos fosse apresentado. Materializou-se repentinamente atrás da ampla poltrona onde o Mestre se encontrava sentado. Olhou para nós de maneira amorosa e silenciosa, com seus olhos maravilhosamente azuis. Conversou uns momentos com o Mestre. Sorriu levemente enquanto Este o informava do andamento dos ensinos. Voltou a olhar-nos com um tom de doçura e de amor realmente impressionante. Fez um gesto de afetuosa despedida e desapareceu no mistério dos éteres, deixando nosso coração impregnado do inefável Amor que se desprendia da Sua Vida. O Mestre demonstrava também uma evidente satisfação que transcendia da Sua aura com o refulgente azul índigo do seu Espírito e todos nos aproximamos d’ELE, formando como sempre um semicírculo ao Seu redor. Como estudantes dependentes dos exames, estávamos todos impacientes por saber o que o Grande Senhor havia dito ao nosso Mestre.

"Procurai seguir as regras de amor que estão na base do vosso ensinamento. Foi isto que me disse o Bodhisattva com relação a vós. Com o amor da vossa vida a todo ser vivente alcançareis a Liberação. Este é o grande segredo que tereis que revelar ao mundo profano. Os ensinamentos penetrarão em vossas vidas através do amor, mais que através do exercício da mente". As últimas conclusões do Mestre sobre a visita do Amado Instrutor foram uma síntese do trabalho que realizamos no Ashram e que repercute em nossas vidas de relação social.

Início