Navegação

DIÁRIO SECRETO DE UM DISCÍPULO


Diário Secreto de um Discípulo - Vicente Beltrán Anglada

CAPÍTULO III

BREVE REPRESENTAÇÃO DE UM DISCÍPULO

Nasci sob o signo de Gêmeos e meu ascendente é Leão, embora em minha vida psicológica seja também muito influenciado por Touro. Segundo o Mestre - falando-me diretamente sobre meu destino particular - devia possuir em certos momentos estelares da minha vida uma potente conjunção de energias planetárias que facilitaria minha entrada consciente no mundo da intuição e da compreensão dos valores cósmicos, em especial os relacionados com as energias procedentes da Constelação de Aquário. A previsão do Mestre se cumpriu ao seu devido tempo, e ao lhe perguntar, em certa ocasião, por meu tema natal - coisa que não perguntaria a nenhum astrólogo do mundo por mais capacitado que fosse - Ele me respondeu, sorrindo, que minha vida era tão clara ante Sua visão que não tinha porque perder tempo em levantar meu horóscopo... "Não vês - respondeu-me - que teu destino está escrito em tua aura e que nela estão inscritos todos os acontecimentos vitais que deverás enfrentar durante o curso da tua existência, incluindo o momento cíclico da tua iniciação? Basta-me observar atentamente a tua aura magnética para ler nela, fase a fase, ciclo a ciclo, o que o destino ou carma te reserva, como reserva para todos os mortais. Quanto ao momento cíclico da Iniciação, pode ser determinado pela atividade do teu centro coronário, que ao inundar de luz o resto da personalidade, assinala sem sombra de dúvida a data provável da mesma, já que na aura etérica se refletem os anais akáshicos, guardiães absolutos e fiéis intérpretes do passado, do presente e do futuro de todos os seres e de todas as coisas. Para os astrólogos que estudam os horóscopos de maneira convencional e que não podem penetrar no aspecto espiritual isto será muito difícil de entender, pois é preciso ter desenvolvido a intuição e, em medida apreciável, a clarividência causal”.

Compreendi claramente o que o Mestre queria dizer com Sua amável resposta, e não deixei de olhar desde então com certa preocupação para muitos astrólogos convencionais que, através de um tema natal determinado, creem saber tudo sobre o destino de uma alma. Claro que há que distinguir sempre entre o horóscopo de um homem comum e o tema de um homem superior ou de um discípulo iniciado, pois neste último há uma série de valores recônditos que só poderão ser reconhecidos pela profunda visão de um Adepto ou de um perfeito Iniciado.

Porém, de acordo com as previsões e advertências do Mestre, pude avançar muito mais rapidamente, queimando as escórias do meu destino cármico, e acelerar o processo mediante o qual e por razões de tipo cósmico pude penetrar conscientemente na grande corrente iniciática. O que vai se realizando em minha vida não é mais da minha própria incumbência e devo deixar que se cumpra sem vãs interferências "o que está escrito em minha aura", ou o que me resta ainda por queimar como restos ou escórias do meu passado cármico, sem ousar interferir diretamente, deixando submissamente que seja meu Anjo Solar quem queime "com o ardente fogo do Seu amor” tudo que esteja identificado com as razões do tempo. Meu único trabalho, em tal aspecto, é o de permanecer serenamente expectante ante o curso dos acontecimentos e o desenvolvimento das faculdades ígneas que surgem do desapego e do desapaixonamento acerca da minha vida pessoal.

O grau de desapego marca a Hierarquia espiritual das almas. Isto é muito notável e evidente em um grupo de discípulos que recebem treinamento em um ou outro Ashram da Hierarquia. O desapego se manifesta como impassibilidade ante o advento dos fatos e acontecimentos que têm lugar no mundo. Notem que digo "impassibilidade" e não "indiferença". Um discípulo jamais passará indiferente ante qualquer fato relevante devido a que sempre procura estar alerta e preparado para tudo o que ocorre, procurando relacionar os sucessos temporais com o propósito que, como uma corrente de fogo, o obriga a estar atento e sempre disposto a servir.

A observação mais usual do Mestre, quando faz referência ao desenvolvimento do destino cármico das pessoas bem intencionadas, é que devem estar dinamicamente dispostas para a ação superior mediante a prática da atenção. "A atenção - nos diz sempre - é a base psicológica do despertar interno e pode ser inteiramente aplicada à evolução dos seres humanos".

No Ashram, no curso da doutrina oculta e de compreensão dos mistérios espirituais, quem mais compreende e quem mais se beneficia com os conhecimentos transmitidos é quem "mais atentamente segue o desenvolvimento místico da doutrina”. Daí que a atenção é a chave mágica para se introduzir nos níveis da intuição, pois ela introduz o discípulo nas elevadas regiões do Plano Búdico, desenvolvendo no mesmo o que antes havíamos definido como "hierarquia espiritual das almas".

Devo dizer, em virtude disso, que nosso Mestre representa, na etapa atual, para muitos de nós, a Aula do CONHECIMENTO; porém, há muitos discípulos Iniciados para os quais o Mestre representa a Aula da SABEDORIA. Tudo está condensado dentro do Ashram e as três Aulas: a da Aprendizagem, a do Conhecimento e a da Sabedoria cumprem corretamente sua função para grupos determinados, sejam aspirantes, discípulos ou Iniciados.

Todos recebem ali o treinamento espiritual adequado, o que corresponde ao seu grau de evolução ou Hierarquia e às funções que haverão de desenvolver dentro ou fora do Ashram.

No meu entender, este era um ponto que precisava ser esclarecido, pois as Escolas de treinamento espiritual da Grande Fraternidade têm representação em todos e em cada um dos Ashrams da Hierarquia. 

Há, contudo, dentro da Grande Fraternidade - o que sem dúvida desvanecerá alguns mal-entendidos sobre o funcionamento destas Aulas de Doutrina - umas Escolas que poderíamos denominar como de conjunto e às quais assistem membros, seja qual for seu tipo de Raio, e nas quais são comparadas as experiências de conhecimentos adquiridos nos distintos Ashrams. Realiza-se ali uma fusão de Raios e são trocadas as experiências de cada Ashram à frente do qual se acha seu Mestre, Mentor ou Guia respectivo, produzindo-se então uma síntese de conhecimentos que favorece o desenvolvimento da intuição nos membros dos grupos ashrâmicos.

Tive oportunidade de assistir a várias destas congregações ashrâmicas e posso assegurar que todas as vezes que regressei delas me senti mais pleno de perspectivas internas e de conhecimentos ocultos e de uma visão cada vez mais certeira e evidente dos níveis mentais abstratos, prelúdios de contatos conscientes com os níveis búdicos.
Às vezes nos deslocamos ali em grupo utilizando o corpo astral. O Mestre costuma nos acompanhar, porém, em outras ocasiões, já se encontra lá quando chegamos. Nós O vemos conversando com os Adeptos ali congregados aguardando a chegada do Senhor MAITREYA, que é Quem dirige aquelas experiências compartilhadas de conhecimentos esotéricos, de fusão de Raios e de fraternidade dos grupos ashrâmicos. Quando o Grande Senhor chega, produz-se um indescritível silêncio, pleno de amorosa expectativa. Transmite a todos a Sua excelsa benção e, em seguida, entoa certos mantras inaudíveis (inaudíveis somente para aqueles que não receberam ainda a terceira Iniciação). Durante certo tempo fala à totalidade dos grupos reunidos e cada qual recebe das Suas palavras a chave sintética mediante a qual lhe será possível assimilar a experiência de conhecimento dos demais grupos, segundo a medida do próprio entendimento.

As experiências de conjunto e as que recebo do meu Ashram jamais me depararam sensação de tempo. Às vezes a experiência assimilada por meu cérebro físico e em três dimensões dura escassamente uns minutos. Outras, plenamente desperto e na posse de todas as minhas faculdades, sinto-me "levado". Tenho então, ainda que de forma fugaz e transitória, dois tipos de consciência, a física e a do Ashram.

Finalizado o ensinamento, volto a mim com uma intensa sensação de plenitude. Outras vezes, entretanto, me desloco ao Ashram durante o período noturno, de descanso ou de sonho, porém conscientemente, em meu veículo astral.

O grupo da Aula do Conhecimento na qual estou inscrito compõe-se, com certas alternâncias, de vinte e cinco membros de distintas nacionalidades. Alguns deles fazem parte da equipe de governo de algumas nações, há dois cientistas muito qualificados, quatro escritores - dois deles escrevem sobre temas esotéricos - e o restante é formado por outros aos quais o mundo profano definiria como "pessoas comuns”, mas do ponto de vista oculto são Iniciados da Grande Fraternidade Branca... Este é um paradoxo que o mundo em geral é incapaz de compreender.

Normalmente o Mestre nos transmite o conhecimento e o treinamento espiritual em Seu próprio aposento de trabalho. É uma sala muito grande e cada um de nós "ocupa seu lugar próprio". O Mestre possui uma vasta biblioteca na qual há livros em quase todos os idiomas e em uma das paredes do aposento há um quadro do Senhor BUDA pintado a óleo. O Mestre se senta em sua ampla poltrona de couro vermelho, adornada com desenhos alegóricos de cor dourada e nós nos sentamos frente a Ele, formando um semicírculo. Com Sua voz harmoniosa, pausada e vibrante, nos explica os mistérios da Criação e como expressá-los em nossa vida física e de relação social.

Às vezes nos pergunta sobre o que está explicando e responde sempre de maneira amável, paciente e afetuosa a todas as nossas perguntas. Há também sessões de treinamento psíquico, nas quais nos esclarece sobre o sentido oculto de cada um dos órgãos do corpo e dos chacras etéricos ou centros de energia, assim como o sistema de adaptá-los corretamente às correntes de força ígnea que vamos invocando em nível grupal.

Acerca do PRANAYAMA, das leis ocultas que regem o mistério da respiração, o Mestre sempre nos disse que temos que ser muito precavidos e que nunca se deve forçar o ritmo que a Natureza impôs a cada um, um ritmo que é estabelecido pela própria evolução da consciência. É, pois, a evolução da consciência que impõe o ritmo respiratório, não a vontade individual impulsionadora dos exercícios respiratórios assinalados pela yoga.

Ele nos recorda incessantemente que, ao receber as distintas iniciações, para as quais estamos sendo preparados, são impostos novos ritmos, uns ritmos muito distintos em cada uma delas, porém com os quais não devemos nos preocupar em absoluto. O Ritmo marca a lei do Pranayama... não é o exercício do Pranayama que marca a lei do Ritmo. Esta é uma lição que aprendemos bastante nesta Aula de Conhecimento e graças a ela nos liberamos dos inconvenientes e perigos do despertar prematuro do fogo de Kundalini, o qual se acha agora suficientemente controlado para não se imiscuir em nossas atividades de consciência. O fogo segue seu curso de maneira natural mas, tal como o Pranayama, segue obedientemente a lei marcada pelo Ritmo.

O Ritmo, nos explicou o Mestre, e assim o compreendemos corretamente, surge da harmonia mística da Criação. É o ponto neutro de todas as coisas. É o centro de todos os opostos e não há que se tentar alcançá-lo mediante o esforço ou a disciplina.

O esforço nega a efetividade do Ritmo, pois procura condicioná-lo - como fazem muitas escolas de Yoga - mediante certas disciplinas delirantes que o alteram e o impedem de exercer seu harmonioso poder na vida humana.

À pergunta de um dos membros do Ashram acerca do perfeito PRANAYAMA, ou Ciência mágica da respiração, respondeu o Mestre:

"Há vários ritmos a estudar no transcurso do vosso treinamento iniciático, embora exista uma infinita pluralidade de ritmos no seio da Criação, pois cada ser e cada coisa tem seu próprio ritmo, o estabelecido pelas próprias leis evolutivas. Até uma pedra "respira", embora para verificar seu ritmo seja preciso penetrar na pedra, sentir-se pedra e, sem perder a autoconsciência humana - coisa que só podem fazer os grandes Iniciados - dar-se conta de como respira e se sintonizar com este ritmo respiratório, como base de um estudo hierárquico sobre as bases nas quais a matéria inerte da Criação se sustenta, o que permite estabelecer contato com o processo evolutivo do primeiro Sistema Solar.

O vosso estado de evolução e o treinamento que estais recebendo devem torná-los progressivamente conscientes de ritmos respiratórios superiores. Basta examinar, seguindo as sagradas leis da analogia, o processo que o PRANAYAMA universal segue e do qual participam todos os seres viventes e todas as coisas criadas, para que vos deis conta de que os ritmos superiores aos quais faço referência têm caráter iniciático e vos serão comunicados através do Cetro Iniciático em cada nova iniciação.

O Cetro Iniciático é o que impõe o novo ritmo respiratório e este ritmo é acompanhado de fórmulas mântricas e de mensagens secretas que, como sabeis, o Hierofante comunica ao candidato no momento de conferir as sucessivas iniciações.

a) Na primeira INICIAÇÃO abandona-se o ritmo respiratório lunar com suas quatro etapas cíclicas: quarto crescente, lua cheia, quarto minguante e lua nova e se adquire o Pranayama planetário, também composto de quatro fases: aurora, dia, crepúsculo e noite.

b) Na segunda INICIAÇÃO deixa-se o ritmo respiratório planetário e se utiliza o ritmo respiratório marcado pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Os ritmos são então mais profundos e prolongados e, através dos mesmos, o Iniciado se capacita em certas técnicas de impressão causal, com o desenvolvimento - quando se crê conveniente - da clauriaudiência e da clarividência no Plano Astral, assim como a habilidade de utilizar o corpo astral para verificar conscientemente certas atividades em algum dos níveis deste Plano.

c) Na terceira INICIAÇÃO prescinde-se do ritmo respiratório das estações do ano e se inicia o ritmo respiratório conhecido hierarquicamente como PRANAYAMA solar. Trata-se de um ritmo imposto pela própria linha de Raio do Iniciado, sendo esta respiração muito importante, pois tem por objeto "purificar inteiramente os três veículos inferiores" e dotá-los da luminosidade e transparência suficientes para permitir ao Iniciado colocar-se sem perigo diante da radiante Presença do Senhor do Mundo, cada vez que, por razões de serviço, seja convocado por Ele ou por algum dos Senhores da Chama.

d) Na quarta INICIAÇÃO abandona-se o ritmo solar e se adquire o ritmo que as doze Constelações do Zodíaco impõem. A respiração ou PRANAYAMA está então de acordo com o Ritmo marcado todos os meses pelo Regente espiritual de cada uma das Constelações, com o qual o ARHAT aprende a verdadeira técnica de Impressão e de Contato. A alta frequência vibratória destes Ritmos e a tremenda duração dos mesmos fazem com que o ARHAT possa submergir conscientemente "com o alento suspenso por completo" no estado de Samadhi.

e) Há, portanto, aplicando-se a analogia corretamente, doze estados de Samadhi mediante os quais o ARHAT pode se pôr em contato com cada um dos esplendentes Logos Regentes das Constelações do Zodíaco e se tornar também consciente das correntes de força e de energia magnética que fluem através destes poderosos Centros de Vitalidade cósmica.

f) Esta etapa iniciática é a mais importante no planeta Terra e os Ritmos impostos pelas Constelações e o tremendo desdobramento de energias sobre o ARHAT o preparam para a quinta Iniciação planetária, a qual é precedida, como sabeis, da destruição do corpo causal, através de um tremendo acúmulo de fogos sobre sua aura etérica, o das Constelações (Fogo de Fohat), o do próprio Sistema Solar (Fogo Solar) e o da própria substância ígnea planetária (Fogo de Kundalini).

g) Na quinta INICIAÇÃO o Adepto deixou o PRANAYAMA das Constelações e se adaptou a um Ritmo específico que depende inteiramente do Raio do Adepto mas que, em essência, é um Ritmo sintético relacionado com a estrela SÍRIUS, da Constelação de CÃO MAIOR, com a qual o nosso Logos Solar está vinculado muito estreitamente. O Adepto pode então aprender, no seio da GRANDE FRATERNIDADE DE SIRIUS, umas lições de tipo cósmico que o prepararão para as futuras e esplendorosas Iniciações planetárias e cósmicas.

Com relação à Lei do Ritmo respiratório ou PRANAYAMA perfeito, creio que com o que foi dito tereis uma ideia mais completa das suas implicações mais ocultas e cada um de vós poderá estar consciente agora - se esteve verdadeiramente atento - de que a alteração do ritmo respiratório que rege cada um, seja na busca de fins iniciáticos ou o marcado pela própria Iniciação recebida, pode ser contrário às próprias leis da evolução, pois surgem do próprio destino solar e constituem o manto de harmonia que recobre o espaço planetário e é a base onde se apoia a Vontade do Senhor do Mundo".


CAPÍTULO IV

SOBRE AS GRANDES ESCOLAS DE TREINAMENTO ESPIRITUAL

"Hoje vamos falar das quatro grandes Escolas de treinamento espiritual que funcionam em nosso planeta - anunciou o Mestre - e é necessário que mantenhais a atenção muito desperta, já que todos estais localizados em uma determinada Escola de Conhecimento oculto. Estais envolvidos na absorção de certas ideias que podem iluminar positivamente o vosso destino, tanto de discípulos juramentados como de Iniciados. A ampliação dos vossos conhecimentos na área de outras Escolas implícitas no plano hierárquico será benéfica para vós. Assim, nossa conversa de hoje versará sobre todas as Escolas de treinamento espiritual hierárquico que atuam nos níveis ocultos, veladas por completo à investigação dos curiosos e de todos aqueles que fizeram dos estudos esotéricos uma profissão que lhes traz benefícios econômicos. Todos sabeis certamente, através da vossa própria experiência, que há três grandes Escolas hierárquicas de treinamento espiritual, as quais, de acordo com os estudos esotéricos, tomam a seguinte designação:

1. A Aula da Aprendizagem,
2. A Aula do Conhecimento e
3. A Aula da Sabedoria.

Entretanto, há outra Escola, definida em termos hierárquicos:

4. A Aula da Cósmica Oportunidade, na qual recebem treinamento logoico todos aqueles Mestres ou Adeptos planetários que realizaram com êxito Seus trabalhos de treinamento na Aula da Sabedoria. Só muito raramente é mencionada nos tratados esotéricos correntes. Consta de sete Escolas subsidiárias, dentro das quais, e de acordo com as necessidades planetárias e solares, são treinados os Adeptos, os Chohans e, em geral, todos os benditos Seres que alcançaram a quinta Iniciação. Tais Escolas são de livre escolha por parte d’Aqueles insignes Educandos e, na totalidade, são chamadas de "Escolha no Sétuplo Caminho Solar”. Vejamos agora quais são estes sete Caminhos:

1. O Caminho de Serviço na Terra dentro da Hierarquia espiritual planetária.

2. O Caminho do trabalho mágico através do magnetismo elétrico.

3. O Caminho de treinamento para os futuros Logos planetários.

4. O Caminho para a Constelação das Plêiades, ou da relação cósmica entre esta Constelação e a estrela Sirius.

5. O Caminho do Raio particular de cada Adepto à busca da fusão com o Raio cósmico que sintetiza todos os Raios.

6. O Caminho de cooperação com o Logos Solar. O agrupamento d’Aqueles Adeptos planetários em torno do Logos de Sistema no Plano Búdico Cósmico, colaborando com Ele nos trabalhos de preparação para o futuro Mahamanvantara que dará lugar ao terceiro Sistema Solar.

7. O Caminho da Absoluta vinculação dos Adeptos e Chohans que escolheram tal Caminho, com Aquele indescritível Logos, pai potencial de nosso Universo, de QUEM, tal como se pode ler nos tratados esotéricos, NADA SE PODE DIZER, por Sua eminente grandeza e magnificência.

Naturalmente, nada tendes que fazer com esta Elevada Escola de treinamento espiritual, posto que, apesar de terdes recebido quase todos a segunda Iniciação hierárquica, sois simples aspirantes e vos falta muita experiência no controle e domínio das incidências de vosso destino cármico e no recebimento de energia proveniente dos elevados níveis do Plano Búdico. Porém, estais aqui precisamente para isto, para adquirir experiência, não só de conhecimentos esotéricos, como também - e é muito importante que vos deis conta disso - de contato com a aura magnética que se desprende de Mim e dos Anjos que cooperam comigo nesta fase de treinamento espiritual que estais recebendo.

Quando ingressastes no Ashram, cumprido o tempo fixado de observação espiritual a que estivestes sujeitos e do qual saístes vitoriosos, foram se sucedendo as etapas de preparação e passastes assim com êxito as duas iniciações menores e aquela, a primeira, que por suas características expressivas poderíamos denominar "hierárquica", pois na mesma foram exigidos de vós juramentos e vos foram confiados certos segredos, os quais, fielmente salvaguardados, vos abriram a Porta que dá entrada à grande corrente iniciática maior, dentro da qual estais desde então situados.

O ensino que estais recebendo agora faz parte do conjunto de verdades que devereis descobrir e de realizações que devereis pôr em prática, já que vos hão de facilitar a obtenção da terceira Iniciação e outras ainda mais elevadas. Estais profundamente vinculados na segunda das grandes Aulas hierárquicas, a do Conhecimento, posto que uma vez cumpridos os requisitos exigidos na Aula da Aprendizagem, utilizais aquela experiência como um trampolim para vos lançar na busca de novos segredos e de novos mistérios.

Desde o princípio vos adverti, e continuarei insistindo neste ponto, da necessidade de prestar uma atenção muito profunda e serena a todas as minhas palavras, não porque sejam minhas, mas porque representam a Verdade que surge da experiência do contato com as Entidades planetárias que guiam o destino do nosso mundo. Na atenção - quando é realmente profunda e expectante - realiza-se uma grande transmutação psicológica. O "eu inferior” deixa de ser, para dar passagem ao "Eu superior", cujo destino, como ireis compreendendo de forma progressiva, é claramente iniciático, pois se baseia, na íntegra, no Serviço e no Sacrifício que, junto com o conhecimento oculto, formam o grande triângulo da realização individual.

A atenção, profunda e sustentada sobre o tipo de treinamento que estais recebendo, permite gravar na consciência os dados necessários que vos permitirão sensibilizar vossa vida em um aspecto puramente dinâmico, não simplesmente místico, ainda que tal desenvolvimento místico seja necessário para evitar que vos tornais, tal como costuma ocorrer por vezes, demasiado presunçosos, indiferentes ou duros em vossas relações sociais. O caso de... - referindo-se a um dos membros componentes do Ashram - é um exemplo disso, devido principalmente à potente matização pessoal com as energias do primeiro Raio, porém, felizmente, a sensibilidade espiritual em crescente desenvolvimento conseguiu sanar estas falhas de princípio e transmutar de maneira criadora a sua natureza astral. Isso lhe permite agora seguir sem esforço o ritmo do treinamento nesta Aula do Conhecimento, da qual nosso Ashram absorve todo o conteúdo necessário para a vossa preparação técnica e iniciática. 

Entenda-se que cada Ashram - de acordo com o tipo de Raio - absorve destas grandes Aulas - seja de Aprendizagem, do Conhecimento ou da Sabedoria - a quantidade e qualidade do ensinamento relativo a cada sistema de treinamento espiritual, sendo em realidade o conjunto dos Ashrams da Grande Fraternidade a base oculta sobre a qual se apoiam as três grandes Aulas.

O ensino que estais recebendo nesta Escola de Conhecimento é elaborado pelo próprio BODHISATTVA, com cuja sagrada Presença tivestes a honra de entrar em contato quando recebestes a primeira Iniciação e vos convertestes em membros juramentados da Grande Loja Branca do planeta. Todo o sistema de ensino baseia-se no segundo aspecto da Divindade planetária, o aspecto Amor do nosso Pai solar. Portanto, o ensino relativo aos Mistérios vem impregnado de sensibilidade cósmica. Por um lado vos isola da paixão humana, que denota sempre ausência de sensibilidade espiritual, e por outro vos permite ascender aos mundos abstratos da mente, conferindo-vos o dom da inspiração e um positivo controle da mente concreta, completamente desligada do mundo astral e liberada ao fim do sistema kama-manásico pessoal que, em vossas primeiras fases de treinamento, vos tinha sutilmente atados ao veículo da paixão do mundo.

Bem, estes comentários, como havereis compreendido, são apenas uma tentativa de vos tornar conscientes dos vossos dois objetivos imediatos, que para alguns será o destino marcado pela segunda Iniciação e, para outros, o da terceira; porém um e outro são consubstanciais e fazem parte do trabalho preparatório para ingressar na Grande Aula da SABEDORIA.

Como tereis dado conta, o trabalho que estais realizando agora é muito superior ao que verificastes na Aula de Aprendizagem. As técnicas são muito distintas e nas práticas da atenção profunda e persistente que se vos exige realizar está contido o segredo do desenvolvimento do Raio da Alma espiritual em vossa vida de discípulos. Sem o desenvolvimento deste Raio egoico em vossa vida, vos seria impossível ascender às Iniciações previstas nesta Aula do Conhecimento. Segui praticando pois, a invariável regra da Atenção durante todas e cada uma das fases do treinamento que estais recebendo. Atentai que a atenção a que me refiro, diferenciando-a da atenção psicológica exigida nos ambientes sociais do mundo, que vos permite ser compreensivos e corretos em relação com os demais, é eminentemente causal e opera em todos os níveis, não só psicológico, mas em todos aqueles outros envolvidos no serviço espiritual, moral, ético e de correta convivência social. É a máxima faculdade do Ego Superior ou Anjo Solar em seu intento de ser consciente no triplo mundo da personalidade e nada tem a ver com a mente, ainda que esta afirmação vos pareça estranha, dado que uma das qualidades da mente é a atenção ou percepção, mas a atenção a que faço referência é de tipo superior pois provém do Eu espiritual e utiliza a mente só como simples projetor de tal Atenção, a qual exige um completo vazio mental e uma potente e positiva expressão das faculdades da Alma em seus intentos de fazê-las frutificar através do eu pessoal ou mente inferior.

A interessada atenção da mente inferior quando está atenta aos mil detalhes da percepção na vida pessoal impede, na maioria das vezes que a Alma participe inteiramente da consciência inferior nos níveis físicos. Pelo contrário, na Atenção superior há relaxação e recolhimento dinâmico. Este "recolhimento dinâmico" é outra forma de expressar a "serena expectativa" que progressivamente estais desenvolvendo e através do mesmo - e sem perder de vista a percepção inferior que fica automaticamente incluída no processo - vos permite ser plenamente conscientes do mundo espiritual, no mundo físico dos acontecimentos cármicos e paulatinamente nos outros dois mundos do esforço humano, o astral e o mental.

Vede, pois, que uma grande parte do treinamento a que voluntariamente vos haveis submetido dentro da grande corrente iniciática é medida em termos da Atenção superior que permitirá ao vosso Anjo Solar se tornar cada vez mais consciente das inúmeras parcelas psicológicas da vossa personalidade.

Outra parte dos ensinamentos - ainda que muito vinculada também aos vossos exercícios de Atenção - é a que permitirá vos introduzir sem perigo nas áreas ígneas do Plano Mental. Estais passando rapidamente das águas do desejo, em que tivestes de vencer a grande paixão do mundo, ao grande depósito de energia mental que, em distintas frequências vibratórias, exigirá de vós um contato consciente. Esta consciência mental que se inicia - como sabeis - no reconhecimento de que a mente é uma Entidade e não um simples corpo organizado, deve vos facilitar a passagem consciente do quarto para o terceiro Subplano Mental onde mora o vosso verdadeiro Anjo Protetor e, com a ajuda d’Este, penetrar conscientemente também em certos níveis preparatórios do Plano Búdico. Digo preparatórios, pois antes de penetrar nos mesmos devereis vos exercitar no desmantelamento - se posso utilizar semelhante expressão - do vosso Antahkarana, o Caminho de Luz que criastes através dos séculos e vos permitiu entrar nesta Aula do CONHECIMENTO.

Para facilitar a abertura da sagrada Porta Búdica, muitos de vós recebestes a seu devido tempo a indicação de que empreendêsseis a tarefa de simplificação ou de silenciamento das vossas atividades mentais concretas. Muitos de vós tivestes êxito na empresa, um êxito, entretanto, que foi resultado de muitos anos de lento ainda que incessante sacrifício e renúncia de todos os tesouros mentais e de certas faculdades psíquicas adquiridas em vidas anteriores. Adquiristes com isso uma grande maturidade espiritual, a intuição e um perfeito veículo de continuidade entre a mente abstrata, a do Anjo Solar, e a mente concreta, positiva ou intelectual do eu inferior, sendo-vos desde então muito fácil a conexão consciente e voluntária com vosso Eu superior, de Quem recebeis inspiração espiritual, e expressar esta inspiração utilizando os recursos da mente e os aspectos superiores do inconsciente coletivo da Raça.

Continuando com nossas ideias sobre as atividades que são realizadas na Aula do CONHECIMENTO onde recebeis treinamento espiritual, vamos analisar agora novos aspectos relacionados com a doutrina que estais recebendo atualmente. Tenho falado da ATENÇÃO de um ângulo espiritual, sumamente esotérico, mas observem que desde que começastes a estar atentos ao Eu espiritual, toda a vossa vida espiritual adquiriu um tom de atenção realmente profundo e expectante. Esse estado de atenção determinou uma mudança profundamente drástica em vossa existência que alterou, sem que vos désseis conta, vosso carma ou destino. No momento não quero entrar em detalhes sobre este ponto, que vos será esclarecido mais adiante, mas tenho interesse em destacar que este fato se iniciou desde o mesmo momento em que dissociastes vossa personalidade da influência kama-manásica, já que é a partir deste momento que começastes a ter controle efetivo sobre o Elemental Construtor do corpo astral. Vede também que é de maneira muito intencional que vos falo do corpo astral em seu verdadeiro significado esotérico, isto é, como uma Entidade, e é assim que o verdadeiro discípulo há de considerá-lo.

A consideração esotérica dos veículos como Entidades, e não como simples compostos ou agregados atômicos, é uma das novas formulações da Verdade com respeito ao treinamento espiritual dos discípulos, tanto pela evolução que estes foram progressivamente assumindo, como pela própria evolução dos Elementais Construtores dos corpos, que demonstraram dotes de consciência altamente interessantes - sobre isto falaremos mais adiante - em níveis de evolução dévica muito superior à atual, com o direito de adquirir autoconsciência em próximos estágios de vida evolutiva.

O sistema de ensino proposto nesta Aula do CONHECIMENTO foi se renovando através das distintas épocas, e o Senhor BODHISATTVA introduziu mudanças em suas linhas estruturais, assim como no desenvolvimento espiritual dos discípulos sujeitos a treinamento específico. Em primeiro lugar - e isto soubestes compreender corretamente - a ênfase do treinamento e as linhas do ensinamento foram depositados no aspecto SERVIÇO, mais que no desenvolvimento das "virtudes" do discípulo. Muitos dos chamados "virtuosos" no caminho espiritual, ficam às vezes atrasados no caminho do SERVIÇO social preconizado pelos Mestres de todos os Ashrams ou ficaram praticamente detidos por seu próprio virtuosismo. A verdadeira Virtude surge do SERVIÇO... o Serviço raras vezes surge da própria virtude desenvolvida pelo discípulo. Tende presente, para que não estranheis, que certas exigências normais e naturais em antigos sistemas de treinamento espiritual não são vigentes nos códigos de ensino da Aula do CONHECIMENTO, embora estejam na Aula de APRENDIZAGEM onde a Virtude do discípulo deve ser desenvolvida até certo grau, a fim de facilitar o acesso às duas iniciações menores e à primeira Iniciação hierárquica. 

Passemos agora a examinar outra questão, que é a que tem a ver com o que ocultamente chamamos "escolha do campo de serviço”. Neste ponto, e utilizando o fino sentido da analogia que estais extraindo, achareis uma certa similitude com o caso dos Adeptos que ingressaram na Aula da CÓSMICA OPORTUNIDADE e que hão de escolher entre os sete Caminhos abertos ante SI, aquele que melhor responda às exigências naturais da sua Mônada espiritual. Vós, assim como ELES, mas utilizando a inspiração do vosso Anjo Solar, devereis escolher também vosso Campo ou Caminho de SERVIÇO. A maioria de vós já o haveis feito e vossa fina intuição não vos traiu na escolha e há tempos trabalhais em nome da Grande Fraternidade em diversas áreas de serviço social no mundo. Os demais vão se incorporando lenta, mas persistentemente, ao Campo de Serviço previsto e vão tendo êxitos iniciais que confirmam também o desenvolvimento da intuição ou de observação superior em suas vidas de discípulos, com o que estão balizando os caminhos sociais do mundo com uma esperança de paz, fraternidade e justiça nova e mais fértil.

Cada época vem renovada em si mesma pela necessidade da grande corrente de energia logoica que surge dos elevados Planos Solares e se manifesta através de SHAMBALLA. Assim se produzem as grandes mudanças estruturais nas linhas de ensinamento das distintas Escolas de treinamento espiritual e ainda que a Verdade seja sempre a mesma, os conceitos, a ordem e as disposições em torno d’Ela sofrem grandes mudanças. Assim, o que se renova não é a Verdade, que permanece eternamente inalterável, mas os conceitos estruturais da Doutrina. Para que a Verdade triunfe em meio a tais mudanças, necessita-se de intuição, atenção expectante e profundos dotes de observação sobre os mil detalhes da vida organizada. As palavras, veladas às vezes pelo simbolismo que as encobre, devem ser interpretadas judiciosamente e não aceitas - como normalmente se faz - de maneira submissa e obediente, seja porque o Mestre ou alguma outra Entidade dévica ou humana as tenha formulado. Na Aula do CONHECIMENTO ensina-se a pensar por vós mesmos e a elaborar vossas próprias conclusões. Ante conceitos pouco claros e verdades veladas pelo simbolismo, devereis utilizar a intuição, pois a mente intelectual será incapaz por si mesma de resolver qualquer tipo de enigma. Só devereis aceitar aquilo que convenha à vossa razão, aquilo que se apresente claramente à vossa análise. Não olvideis que minhas palavras comportam por vezes o germe da dúvida e que devereis utilizar a dúvida e não aceitá-las cegamente porque nascem dos lábios do vosso Instrutor espiritual. Quando a dúvida é inteligente - e espero que a utilizeis inteligentemente - o resultado é a invocação do estado de expectância mental que esclarecerá todos os conceitos nebulosos. Recordai que, nesta Aula do CONHECIMENTO dentro do Ashram, estais sendo preparados para que desenvolvais a intuição, a qual se move sempre no centro dos opostos de qualquer questão, em meio das afirmações e das negações, da aceitação dos valores submetidos à vossa consideração. Por isso tal treinamento é sumamente interessante, já que através do mesmo começais a conhecer tal como realmente sois, com todas as vossas qualidades e defeitos, vícios e virtudes. Do centro destes opostos que se aninham em vossa vida psicológica, devereis extrair a intuição e através da mesma estabelecer contato consciente com vossa Alma superior, o segundo aspecto crístico da vossa natureza humana... "

Início