Navegação

DIÁRIO SECRETO DE UM DISCÍPULO


Diário Secreto de um Discípulo - Vicente Beltrán Anglada

PREFÁCIO

O objetivo deste livro é esclarecer, tanto quanto possível, a relação espiritual que é estabelecida entre o discípulo e seu Mestre dentro de um Ashram da Hierarquia. Como a investigação esotérica usa de maneira preferencial o princípio da analogia preconizado pelo grande Iniciado HERMES TRISMEGISTO, creio que o tema dos Ashrams da Grande Fraternidade, as relações que sustentam os inúmeros e qualificados discípulos com seus respectivos Mentores ou Instrutores espirituais e as distintas doutrinas transmitidas serão idênticas ou muito similares em todos os Ashrams. Estou persuadido, por isso, de que tudo o que está escrito neste livro ou que seja afirmado sobre um determinado Ashram da Grande Fraternidade, será idêntico ou aplicável a todos os demais Ashrams, variando apenas certas técnicas específicas que poderíamos denominar de "razões de Raio", utilizadas no treinamento dos discípulos espirituais que conseguiram ser admitidos em um ou outro dos Departamentos de Ensino da Hierarquia espiritual do planeta.

As condições atuais do mundo e o ritmo crescente da evolução planetária, impulsionada do Centro místico de SHAMBALLA e com projeções de energia do primeiro Raio sobre a humanidade cada vez mais potentes, produziram e estão produzindo mudanças "inesperadas" nas linhas estruturais da doutrina transmitida nos distintos Ashrams da Hierarquia.

A VERDADE, sempre Una e Imutável através dos kalpas e eons, sofre, porém, modificações, às vezes espetaculares em expressão, quando os tempos são difíceis ou quando - como nos nossos atuais - as potentes energias ígneas envolvidas na mudança de Eras se entrechocam: a era de PEIXES que se afasta do plano da manifestação planetária e a de AQUÁRIO que irrompe com crescente impulso no cotidiano das relações sociais. Acrescente-se a isso a incrível tensão produzida em todo o âmbito planetário pela tremenda e indescritível crise iniciática que o nosso Logos terrestre está atravessando e teremos um quadro da situação atual do mundo, aparentemente tão cheio de contradições.

Não é de estranhar, pois, que este considerável aumento da cota de energia de sustentação da evolução planetária tenha produzido e continue a produzir impactos cada vez mais potentes e diretos sobre os componentes da grande Raça humana e, muito particularmente, sobre as sensibilizadas áreas psicológicas dos aspirantes e discípulos espirituais do mundo.

Por esta razão, e obrigados pelos acontecimentos cósmicos que se processam em nosso planeta, os grandes Responsáveis pelo Plano planetário decidiram introduzir apropriadas reformas nas linhas da Doutrina transmitida nos Ashrams da Hierarquia ou Grande Fraternidade Branca. Os Departamentos da Política, da Religião e da Civilização, dirigidos, como se sabe esotericamente, pelos grandes Senhores: o MANU, o BODHISATTVA e o MAHACHOHAN, trabalharam em conjunto na introdução das referidas reformas nos sistemas de treinamento espiritual dentro de todos os Ashrams e, de cerca de uns quarenta anos aos nossos dias, as normas e os sistemas educacionais variaram sensivelmente e determinaram um notável aumento das energias utilizadas por todo grupo especializado, com o consequente desenvolvimento espiritual da maioria dos membros componentes dos Ashrams.

Devido ao exposto acima sobre a grande lei ou princípio da analogia, considero que tudo o que em termos gerais, e não excepcionais, se diga com relação ao meu Ashram, poderia ser aplicado a todos e a cada um dos demais Ashrams.

Como vocês seguramente saberão através da literatura esotérica, a Doutrina espiritual dos Discípulos é transmitida em três grandes Aulas ou Escolas hierárquicas, denominadas:

a. Aula da Aprendizagem.
b. Aula do Conhecimento.
c. Aula da Sabedoria.

Embora deva fazer menção à Aula de Aprendizagem e à de Sabedoria, o objetivo deste livro é especialmente dedicado a expressar tudo que ocorre na segunda das grandes Aulas, a do Conhecimento, pelo seguinte:

1°. Porque eu, como discípulo juramentado, estou recebendo treinamento espiritual em uma destas Aulas de Conhecimento.

2°. Porque no desenvolvimento das minhas ideias sobre esta aula, os leitores atentos e preparados poderão ser conscientes de parte do que é transmitido nas outras duas Aulas.

3°. Porque esta Aula é dirigida ocultamente pelo próprio Bodhisattva, Senhor do Amor planetário e centro de fusão de todas as Aulas. Não se esqueçam de que o Bodhisattva é o Mestre dos Mestres, dos Anjos e dos Homens.

Estas razões, devidamente compreendidas e interpretadas, sem dúvida abrirão a mente dos leitores ao sagrado impulso do interno e os moverão talvez para aquelas augustas solidões de si mesmos, ali onde gestam os valores qualitativos dos discípulos espirituais e de onde surge a potente força interna que os projetará até um definido Ashram da Hierarquia e ao encontro do Mestre que há de levá-los "das trevas para a Luz, do Irreal para o Real e da Morte para a Imortalidade”.

É tudo o que queria lhes dizer no início deste livro e, por estas páginas, creio e espero que nos irmanemos todos em um profundo e sólido abraço de correta compreensão.

Vicente Beltrán Anglada Barcelona, sob o signo de Sagitário de 1987.

INTRODUÇÃO

A expressão "Diário Secreto de um Discípulo", que é o título deste livro, não foi escolhida ao acaso. Baseia-se nas experiências místicas do autor, cuidadosamente selecionadas e registradas na forma de diário, como uma instrutiva lembrança das fases dentro da Senda do Discipulado que o impeliram a penetrar em um Ashram da Hierarquia, submeter-se às leis e princípios que regem o sistema de treinamento esotérico e de ensino espiritual, e estabelecer contato consciente com um elevado Membro daquela Grande Fraternidade Branca que rege os destinos do nosso planeta.

Embora não tenha me ocupado intrinsecamente do processo de experiência cotidiana, tal como se acha registrado em meus apontamentos, extraí deles todos os dados que, no meu entender e por suas próprias características, poderiam facilitar ao leitor a compreensão mais clara possível do processo místico que vai do simples aspirante espiritual ao discípulo treinado e, deste, ao Iniciado, membro plenamente consciente de um Ashram no dilatado seio da Hierarquia.

Não entrarei em detalhes sobre as experiências psíquicas registradas em minha infância e primeira juventude, nem das minhas vivências pessoais, por considerar que as mesmas só têm um valor efêmero e ocasional. O que farei, considerando mais útil e proveitoso, será enfocar a atenção sobre os fatos e circunstâncias que me motivaram fortemente no sentido espiritual e me tornaram consciente de que "certas elevadas Entidades humanas e dévicas" me observavam atentamente e tomavam nota dos meus progressos internos. Tratava- se de uma preparação prévia daquele singular destino que depois me pôs em contato com membros avançados do Ashram ao qual tenho a elevada honra de pertencer e, afinal, com meu Mestre, a elevada Entidade que há de me conduzir ao encontro do Iniciador Único do Planeta, para prostrar-me reverentemente aos Seus sagrados pés e perceber sem perigo o fulgor da Sua radiante Estrela.

Parte muito interessante e profundamente instrutiva depois do meu ingresso no Ashram foi o contato que me foi possível estabelecer com Entidades dévicas de distintos graus de evolução, dos pequenos elementais construtores da terra, da água e do ar aos Anjos de nível de evolução muito elevada na vida da Natureza, como o Anjo JEZASEL, a Quem muito humildemente dediquei meu livro "A Estruturação Dévica das Formas".

Não enfatizarei demais os poderes psíquicos, em primeiro lugar porque são poderes da alma e só podem ser desenvolvidos sem perigo quando o discípulo tiver conseguido contatar conscientemente o seu Eu superior e receber d’Este as oportunas indicações sobre o desenvolvimento da sua vida espiritual. Explicarei, entretanto, todas as experiências relacionadas com o Ashram em que se ache incluído algum tipo de poder psíquico superior como, por exemplo, a telepatia, a psicometria ou a intuição.

O ingresso em um Ashram da Hierarquia espiritual do Planeta exige certos requisitos, necessários e indispensáveis, em especial o desenvolvimento da boa vontade do coração e um notável desenvolvimento do princípio mental. Posteriormente, do desenvolvimento e fusão de ambos os aspectos surgirá o resplandecente princípio da intuição que há de permitir ao discípulo compreender o alcance de certas chaves mágicas e realizar com êxito o trabalho preparatório que o levará à Iniciação.

Outro aspecto fundamental a ser considerado na vida do discípulo é o Serviço criador à Raça. Entretanto, o Serviço não é um aspecto pessoal a ser desenvolvido - como creem muitos aspirantes espirituais - mas que há de surgir rapidamente em determinada fase do desenvolvimento interno, como uma eclosão natural de faculdades técnicas e precisas que lhe indicarão, sem sombra de dúvidas, qual é o seu verdadeiro "campo de serviço”.

No meu caso particular, estas faculdades de serviço surgiram em determinado momento da minha existência cármica com tal tremendo poder e correta orientação que jamais tive que me preocupar com aquilo que é tão reiterado nos estudos esotéricos sob a designação de "escolha do campo". Penso que só se esforçam em tal sentido aqueles que não confiam plenamente em si mesmos, sendo a "escolha do Campo" uma preocupação inútil que os ofusca, em vez de revelar o caminho espontâneo que leva ao Serviço criador.

O contato com Membros avançados do Ashram e a ajuda que recebi d’Eles em momentos fundamentais da minha vida só serão mencionados em meu livro se tais dados puderem aportar mais luz e clareza ao desenvolvimento das ideias. Devo elucidar também que o termo "secreto", designado ao meu Diário, só é até certo ponto, posto que já há alguns anos foi permitido por parte da Grande Fraternidade formular diversos tipos de declarações em torno do mundo oculto, que antes deviam ficar forçosamente veladas ou ocultas devido à escassa profundidade analítica da maioria dos aspirantes espirituais do mundo. Contudo, a entrada em atividade do sétimo Raio nas áreas mentais da humanidade revelou muitas incógnitas e permitiu o desenvolvimento, no aspirante sincero e de boa vontade, de certas áreas específicas do cérebro como o grande centro "coronário", o que lhes permitiu se tornarem sensíveis a "mensagens espirituais" de elevada transcendência. Daí que aspectos ocultos, antes considerados como "segredos irreveláveis", podem agora ser revelados com inteira liberdade, sem que seja imposta sanção alguma ao discípulo por parte do Ashram ou da própria Hierarquia espiritual do planeta.

Isto é tudo o que pensava em lhes dizer como introdução a este "Diário Secreto de um Discípulo". Ademais, serão vocês, os próprios leitores, prováveis aspirantes da Senda e possíveis discípulos espirituais, que deverão descobrir, mediante o exercício sereno da intuição, as coisas verdadeiramente secretas, ocultas sob o verbo intelectual dos meus comentários...

_______

Fonte: “Asociación Vicente Beltrán Anglada” - Barcelona (Espanha)

Início