Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


Capítulo VIII

O MISTÉRIO DOS CETROS SAGRADOS

A Vontade do SENHOR DO MUNDO, aplicada ao conteúdo total do planeta, em todos os seus planos, reinos, raças, espécies e conjuntos moleculares, é transmitida mediante o CETRO Planetário de Poder, denominado ocultamente "O DIAMANTE FLAMÍFERO". Esse é o Talismã Sagrado de uso correspondente ao presente ciclo mundial, ou seja, na Quarta Cadeia deste quarto esquema terrestre. Esse CETRO, que é uma maravilhosa doação cósmica à evolução do planeta Terra, foi carregado pelo Logos de nosso Universo com o fogo elétrico de FOHAT, de um dinamismo indescritível, nos inícios dessa Quarta Cadeia, utilizando o CETRO ou Talismã sagrado que corresponde a esse sistema solar de Segundo Raio. Diz-se esotericamente que o CETRO Planetário ou Diamante Flamífero, utilizado pelo SENHOR DO MUNDO provém do esquema planetário de Vênus e que foi trazido pelos Senhores da Chama quando vieram ao nosso planeta para instaurar a Grande Fraternidade Branca ou Hierarquia Espiritual, há uns dezoito milhões e quinhentos mil anos, segundo nos é dito esotericamente, seguindo diretrizes solares ocultas e de acordo com uma Misteriosa relação kármica contraída em épocas muito longínquas entre os Logos Planetários de Vênus e da Terra.

Nem mesmo usando os mais potentes métodos de observação espiritual ao nosso alcance seria possível remontarmos àquelas remotíssimas eras quando, ao que parece, gerou-se essa íntima e misteriosa relação. No entanto, todos os conhecimentos esotéricos a respeito da mesma coincidem ao indicar que o planeta Vênus é o "Alter Ego" da Terra e, em certo aspecto, seu Irmão maior ou, assim como também afirmam certos tratados místicos procedentes do mais remoto passado, é "a esposa mística do nosso Logos Planetário". Mas, cientificamente falando, Vênus é a polaridade negativa que corresponde ao nosso esquema terrestre de polaridade positiva. Não obstante, onde todas as observações esotéricas tanto do passado quanto do presente coincidem é no fato de que o esquema de Vênus está muito mais adiantado espiritualmente que o nosso, já que realiza sua evolução em uma cadeia superior à do esquema da Terra.

A compreensão das ideias esotéricas contidas em termos tais como esquemas, cadeias, planetas e rondas será nítida se utilizado o infalível método da analogia, considerando que um esquema planetário é um centro ou "chakra" do Logos Solar no interior do grande corpo do Universo, do mesmo modo que os chakras ou centros etéricos dentro do corpo etérico do ser humano são pequenos esquemas pelos quais a entidade humana se expressa, o Eu espiritual do homem. O mesmo poderia ser dito a respeito de uma cadeia, que é um centro ou chakra dentro de um esquema planetário, ou de um globo, que é um centro no interior de uma cadeia. As chamadas Rondas Planetárias são as sete voltas ou revoluções que um planeta faz dentro de uma Cadeia. Como podem observar, tudo se esclarece se quando utilizamos a chave hermética da analogia.

Sendo assim, devido à natureza setenária de nosso sistema solar, existem sete esquemas principais, ou sete centros ou "chakras" que atualmente constituem o plano evolutivo do Logos Solar no presente Universo:

1°. o esquema de VULCANO;
2°. o esquema de VÊNUS;
3°. o esquema de MARTE;
4°. o esquema da TERRA;
5°. o esquema de MERCÚRIO;
6°. o esquema de JÚPITER,
7º. o esquema de SATURNO.

Quando empregamos o termo "esquema principal" não queremos significar a ideia de esquema mais evoluído, mas simplesmente apontar o fato de que, de acordo com a evolução total do sistema solar, esses sete esquemas mencionados formam os centros ou chakras mais importantes mais utilizados pelo Logos nessa fase atual de seu processo evolutivo... A Bíblia cristã menciona os Logos Planetários ou Homens Celestiais que regem esses esquemas como "os Sete Espíritos ante o Trono de Deus", designando a cada Espírito uma função específica dentro do Plano Criador da Divindade.

Se usarmos, como é de rigor, o principio da analogia, existem ainda outros cinco esquemas planetários a considerar, de acordo com o plano de evolução do sistema solar:

8°. o esquema de URANO;

9°. o esquema de NETUNO;

10°. o esquema de PLUTÃO;

11° e 12°. Estes dois esquemas são totalmente subjetivos e não surgiram ainda no plano de manifestação solar. Na Astrologia Esotérica, vêm representados pelo Sol e pela Lua.

Segundo nos é dito esotericamente, no final do presente Mahamanvantara haverá doze esquemas planetários com doze planetas sagrados no sistema solar, cada qual constituindo a união perfeita com qualquer das doze Constelações do Zodíaco e sendo a perfeita expressão Psicológica de Seus esplêndidos Logos Regentes. Poderíamos acrescentar que essa consumação espiritual de Entidades produzirá também a perfeição das Doze Hierarquias Criadoras do Universo já mencionadas nos capítulos anteriores.

Do modo como está disposto o nosso sistema solar nos momentos atuais, poderíamos dizer que existem esquemas planetários que são centros "coordenadores" ou de união. Mercúrio, por exemplo, é um planeta coordenador, e os tratados esotéricos costumam defini-lo como "o Mensageiro dos Deuses". Plutão também é um planeta coordenador, mas sua missão é de perspectiva muito longa, pois tem a missão de servir de agente de contato ou de união com os esquemas subjetivos que deverão aparecer em um futuro mais ou menos longínquo no plano da expressão objetiva do sistema solar... Saturno, Urano e Netuno são centros solares ou esquemas "sintetizadores". Saturno é o esquema sintetizador dos sete esquemas principais anteriormente descritos, enquanto Urano e Netuno têm a Missão de sintetizar a obra evolutiva de todos os esquemas, objetivos e subjetivos.

Como pode-se deduzir, o Sol, pai do sistema, é o SINTETIZADOR TOTAL, já que é a Vida essencial que anima todos os esquemas planetários dentro do "circulo-não-se-passa" do abrangente sistema solar.

Todas essas explicações esotéricas acerca das profundas vinculações existentes entre todos os planetas que são expressões objetivas ou subjetivas dos esquemas planetários dentro do Universo têm relação, naturalmente, com o tema dos CETROS de Poder ou Talismãs Sagrados que estamos considerando.

Assim, a importância dada a um esquema planetário dentro de um sistema solar dependerá das intenções do Logos Solar quanto a seu sistema e também, logicamente, do grau de evolução alcançado pelo Logos Planetário daquele esquema. Essa importância condicionará a intensidade do Fogo Elétrico ou Fogo Cósmico que surgirá do CETRO de Poder solar no momento cíclico em que seja iniciado um Logos Planetário, representante de não importa qual centro ou esquema dentro do sistema. A intensidade do Fogo virá regulada karmicamente pelas necessidades solares de expansão cíclica e, portanto, pela atenção oculta do Logos Cósmico dentro de cujo esplendente "círculo-não-se-passa" está localizado aquele sistema solar. Essas razões, como podem deduzir, estão muito além e acima do nosso entendimento, mas a analogia, se corretamente utilizada, indicará que os CETROS de Poder correspondentes aos diversos esquemas planetários estão carregados pela força solar que esteja em sintonia natural com suas respectivas evoluções. Citemos um exemplo quanto a isso: o Diamante Flamífero ou Cetro de Poder Planetário trazido de Vênus pelos Senhores da Chama era apenas um CETRO Subsidiário dentro do esquema venusiano. Dentro do nosso esquema terrestre, no entanto, esse Talismã Sagrado é o CETRO Principal. O Diamante Flamífero também se converterá um dia em um CETRO Subsidiário ou Subalterno, quando, no devir de cadeias superiores dentro do esquema, a evolução planetária exigir maior intensidade e melhor qualidade de energias provenientes do espaço cósmico. Então passará às mãos do BODHISATIVA ou Instrutor Espiritual do Mundo e o CETRO Hierárquico que ELE utiliza atualmente para cumprir Sua sagrada missão redentora da alma humana será transferido também, em seu devido tempo, a outros mundos ou esquemas planetários menos desenvolvidos que o nosso.

Interessa compreender, portanto, que cada esquema planetário dentro do nosso sistema solar receberá constantemente, através do CETRO Solar, todos os impulsos espirituais que precise para poder completar sua evolução particular e que os CETROS de Poder, que misteriosamente formam os seus CENTROS Invocadores de energia cósmica, também serão carregados de acordo com o princípio de evolução e em "escala aos merecimentos kármicos", se podemos assim dizer, dos Logos dos ditos esquemas. Disso se conclui que, dentro do "círculo-não-se-passa" do nosso sistema solar, haverá uma multiplicidade de CETROS ou Talismãs Sagrados, cuja potência ou qualidade magnética dependerá da evolução espiritual atingida pelos Logos Planetários, isto é, do desenvolvimento dos centros ou chakras que esses Logos vivificam, coordenam e sintetizam dentro do sistema solar. Essa ideia pode potencialmente ser elevada aos sistemas cósmicos, usando-se, como sempre, o princípio ou chave da analogia.

Após essas considerações preliminares, o problema a elucidar agora é a natureza da energia cósmica com a qual são carregados ciclicamente os CETROS de Poder utilizados pelos Logos Criadores para vivificar seus respectivos esquemas ou sistemas evolutivos. Antes de mais nada, poderíamos dizer que existe apenas um tipo essencial de energia dentro do campo absoluto da manifestação cósmica: a ELETRICIDADE, uma energia eterna, definida ocultamente como FOHAT e indescritivelmente modificada de acordo com certos princípios mecânicos ainda inacessíveis à razão humana, para energizar subjetiva e objetivamente todos os esquemas, sistemas e constelações dentro do quadro infinito do Espaço. A ELETRICIDADE é a energia essencial da Criação. É o principio ígneo com que o Espírito vitaliza a Matéria e o princípio inteligente que surge da fusão de ambas é a Alma de todas as coisas. O maravilhoso fenômeno da vida com suas infinitas expressões em mundos, planetas e universos poderia ser sintetizado na bela máxima mística "Deus dá a cada qual o seu", que, traduzida para uma expressão cientifica, poderia ser dita assim: "Deus dá a cada um a quantidade de eletricidade ou de fogo que precisa para transbordar a sua medida e realizar normalmente a sua evolução." Do mesmo modo que um acumulador é carregado, por INDUÇÃO, são carregados os CETROS de Poder, e assim são carregados os centros evolutivos dos seres humanos. A INDUÇÃO baseia-se na lei de polaridade elétrica e na polaridade elétrica fundamenta-se a evolução total dos inúmeros universos que povoam o Cosmos Absoluto. O CETRO Negativo que corresponde a um esquema ou a um planeta dentro do sistema solar precisa ser recarregado ciclicamente, pelas necessidades inerentes à própria evolução, no inicio de cada Cadeia. Então, o Logos Planetário desse esquema "eleva o CETRO de Poder em direção ao Pai solar e Este, em resposta e utilizando métodos incompreensíveis para o entendimento dos homens, toca o CETRO Planetário com Seu CETRO Solar e, por INDUÇÃO, lhe comunica ou transfere aquela tremenda força de caráter positivo que está contida em seu místico e indescritível interior" (Livro dos Iniciados). No transcurso dessa incompreensível operação mágica, são pronunciadas indescritíveis PALAVRAS DE PODER por parte de ambos os Logos, que rasgam os éteres mais elevados e permitem que FOHAT, o Fogo essencial de todas as criações, passe por ambos os CETROS e "transborde" a medida evolutiva que precisa preencher o Logos Planetário naquela nova Cadeia. Idêntica operação mágica de Invocação de forças ou de transmissão de energia é realizada pelo Logos Solar de um sistema em relação ao sistema cósmico de que faz parte como Centro Magnético Qualificado, tendo em conta, de acordo com o princípio de analogia que estamos utilizando, que o CETRO solar, de ordem positiva em relação a todos e cada um dos CETROS de Poder dos esquemas planetários incluídos no "círculo-não-se-passa" solar, é, no entanto, de caráter negativo em relação ao CETRO de Poder do Sistema Cósmico onde seu sistema solar se encontra. Assim, por uma interminável cadeia de CETROS ou TALISMÃS SAGRADOS, a ELETRICIDADE CÓSMICA, o FOHAT, transmite-se através do espaço absoluto, cobrindo de criações seus infinitos e indescritíveis vãos.

Esclarecidas essas questões, passemos agora a ocupar-nos concreta e definidamente dos principais CETROS de Poder utilizados no nosso planeta Terra:

a. o CETRO PLANETÁRIO, ou Diamante Flamífero, utilizado pelo SENHOR DO MUNDO;

b. o CETRO HIERÁRQUICO, utilizado pelo BODHISATTVA, o Instrutor do Mundo;

c. o TALISMÃ DE BRAHMA, introduzido nas entranhas místicas da Terra por aquela tremenda Força Planetária que ocultamente chamamos "FOGO DE KUNDALINI.

Os dois primeiros CETROS formam, segundo a inteligente afirmação dos Iniciados, um só CETRO Solar, ou dito de outra maneira, o CETRO Hierárquico do BODHISATTVA constitui a polaridade negativa do DIAMANTE FLAMÍFERO que o SENHOR DO MUNDO utiliza, cuja expressão elétrica ou ígnea é potentemente positiva. Ambos os CETROS têm designadas missões planetárias muito concretas e definidas. O CETRO planetário maior contém "ENERGIA solar", enquanto o CETRO menor contém "força planetária". Posteriormente, quando tratarmos do tema da INICIAÇÃO ou das expansões de consciência que acontecem no nosso âmbito planetário, veremos claramente as funções designadas a esses dois CETROS de Poder que constituem a polaridade elétrica solar aqui na Terra.

Além desses, existem outros CETROS menores aqui no nosso planeta, alguns já em desuso pelo Logos Planetário, mas que serão "revitalizados" oportunamente para utilização de outras evoluções secundárias. Um desses Cetros possui ainda uma grande carga de eletricidade lunar e, do ponto de vista dos Iniciados, faz parte do karma do Logos Planetário, constituindo o último vínculo do nosso esquema com aquele planeta extinto, parcialmente dissolvido nos finais da terceira cadeia planetária... Essas afirmações podem ser relativamente novas para muitos aspirantes espirituais e deverão ser cuidadosamente analisadas à luz da intuição, já que fazem parte do sistema atual de ensinamento esotérico ministrado nos Ashrams da Hierarquia Espiritual do planeta no devir desta Nova Era.

FOHAT é a energia suprema da Criação. É o maior dos Mistérios que o investigador esotérico encontrará ao estudar o Centro Místico de SHAMBALLA e as múltiplas atividades que realiza no interior do imenso conteúdo da Terra, imersa, como qualquer outro corpo celeste, em sete capas de substância material que se estendem desde a mais densa ou sólida até a mais etérea e sutil. Todos os estratos geológicos do planeta e todos os estados de consciência desenvolvidos nos reinos, raças e espécies planetárias são tecnicamente uma expressão de FOHAT, a extraordinária e inexplicável potencialidade elétrica que se encontra na raiz de todas as manifestações ativas na vida da Natureza. FOHAT é ELETRICIDADE PURA, sem polaridade, poderíamos dizer, mas que produz todas as polaridades possíveis no sistema da manifestação cíclica de planetas, universos, constelações e galáxias. Sua missão é fecundar eternamente a MÃE NATUREZA e vitalizar todo o seu conteúdo, assim como manter em tensão criadora todas as consciências imersas em não importa qual sistema macrocósmico ou microcósmico.

O mistério de FOHAT é o mistério da ELETRICIDADE, ainda não resolvido pelos homens de ciência da Terra. É o mistério da interpretação dos mundos e a essência única de toda manifestação possível, objetiva ou subjetiva, nos profundos e impenetráveis vazios do Espaço, a Matriz de todas as criações. O Espaço, como Matriz de criações e depósito permanente dos Fogos, constitui o ponto ZERO a partir do qual a energia potencial e dinâmica de FOHAT origina as imensas bases de criação de qualquer corpo celeste e mesmo do mais humilde composto molecular, sem o qual não existiriam as grandes constelações e galáxias. Só resta observar, utilizando a mais elementar lógica, que a intensidade do FOHAT Cósmico dependerá das necessidades equivalentes à própria evolução, seja de uma estrela, de um planeta, de um ser humano ou de um átomo. FOHAT opera sempre de acordo com a lei de propagação dos fogos ou da eletricidade e utilizando as sagradas medidas proporcionais de "a cada qual o seu".

Assim sendo, poderíamos perguntar: "Como FOHAT transmite-se através dos espaços siderais, vencendo a resistência dos éteres que constituem essencialmente esses espaços?" Simplesmente por INDUÇÃO e POLARIZAÇÃO, tal como ocorre com o sistema de transmissão de energia elétrica que usamos no mundo. A energia ígnea de FOHAT, procedente das altas esferas solares, ao incidir no centro místico de SHAMBALIA através do Cetro de Poder Planetário, ou Diamante Flamífero, bifurca-se ou separa-se em duas correntes distintas, positiva uma e negativa a outra. A corrente positiva do FOHAT Planetário é canalizada através do CETRO de Poder Hierárquico utilizado pelo BODHISATTV, o Instrutor do Mundo, e cria o Centro Planetário definido ocultamente como GRANDE FRATERNIDADE BRANCA, ou Hierarquia Espiritual do planeta. A corrente negativa procedente do CETRO Planetário incide sobre a Humanidade, a Raça dos Homens, através do Talismã de BRAHMA, ou FOGO DE KUNDALINI, misteriosamente oculto nas entranhas da Terra. Esse sistema de transmissão tem caráter cósmico e os sistemas planetários de todos os universos existentes ajustam-se ao mesmo. Vejamos a analogia dessa lei de transmissão pelo principio cósmico da polaridade, tal como se expressa em nosso sistema solar. A esotericamente chamada LEI DOS TRIÂNGULOS DE FOGO opera em todos os níveis da vida organizada, podendo observar-se sempre três centros de expressão ígneo-elétrica:

1. FOHAT CÓSMICO

Incluindo dois sistemas solares de polaridade diferente. Nosso Universo, juntamente com outro Universo e o FOHAT CÓSMICO, constitui um TRIÂNGULO DE ENERGIA ÍGNEA dentro do sistema cósmico.

2. FOHAT SOLAR

Incluindo dois planetas de polaridade diferente, positiva e negativa. O FOHAT SOLAR, nosso planeta e Vênus constituem um desses TRIÂNGULOS DE ENERGIA ÍGNEA no interior do nosso sistema. Nosso esquema é positivo em relação ao esquema de Vênus, que é de polaridade negativa, do que não deve ser inferido que nosso esquema esteja mais adiantado que o esquema venusiano. Como os investigadores esotéricos sabem muito bem, o esquema de Vênus está muito mais avançado que o da Terra, em razão de estar percorrendo sua Quinta Cadeia dentro de seu esquema particular, enquanto a Terra o faz em sua Quarta Cadeia. Vênus, como centro ou chakra dentro do grande Corpo Solar, tem ainda muito a nos ensinar espiritualmente no infinito transcorrer das eras da evolução solar.

3. FOHAT PLANETÁRIO - SHAMBALLA

Incluindo dois centros planetários de polaridade distinta:

- a Hierarquia Espiritual ou GRANDE FRATERNIDADE, cuja polaridade é positiva;
- a Humanidade. a Raça dos Homens, que atua como polaridade negativa.

Deve-se considerar, contudo, que no sistema de transmissão das energias ígneas de FOHAT, sejam quais forem os centros cósmicos de que provenham, são sempre utilizados os CETROS DE PODER ou TALISMÃS SAGRADOS. Logicamente, a qualidade do CETRO variará de acordo com a intensidade dos Fogos, mas o princípio de transmissão permanecerá inalterável. Essa verdade exigirá um alto nível de atenção da parte dos aspirantes espirituais, mas sua compreensão clara e convincente os levará a reconhecer, progressivamente, que os CETROS DE PODER constituem o princípio cósmico de transmissão dos Fogos e que não são uma exclusividade especial do nosso sistema solar nem do nosso esquema planetário. Todos os sistemas estelares, galáxias, constelações, universos e planetas devem-se a esta Lei de Transmissão, se nos ativermos ao princípio de analogia hermética: "Assim como é em cima é embaixo, assim como é embaixo é em cima." Poderíamos ainda acrescentar algo que já foi Insinuado em outra parte deste livro: "OS CETROS DE PODER SÃO O SÊLO INCONFUNDÍVEL DA IDENTIDADE DOS MUNDOS".

Início