Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


Capítulo III

O CONTEÚDO PLANETÁRIO - AS SETE ESFERAS DE SHAMBALLA

SHAMBALLA, a Morada do SENHOR DO MUNDO, é o Centro mais íntimo e inclusivo do planeta, a mais secreta e misteriosa das sete Esferas que constituem o conteúdo planetário. É o Centro vital, coordenador, organizador e executor das decisões do Logos Planetário quanto ao Seu esquema terrestre, do qual o nosso planeta, em sua totalidade, constitui a expressão mais densa.

Deve ser considerado, contudo, que cada uma das sete Esferas é a projeção ou reflexo de algum dos sete Planos do sistema solar, estudados no capítulo anterior. Assim, ao longo deste estudo sobre SHAMBALLA, quando nos referirmos à Sétima Esfera, a mais periférica dentro do "círculo-não-se-passa" planetário, estaremos considerando realmente aquela parte dentro do Plano Físico Solar que nosso Logos Planetário "absorveu" (utilizando aqui uma expressão muito correta) para poder manifestar-se através do planeta físico chamado Terra. Obviamente, portanto, já que utilizaremos o principio da analogia na totalidade deste estudo, a Sexta Esfera de SHAMBALLA será um reflexo do Plano Astral do sistema, a Quinta o será do Plano Mental, e assim sucessivamente, até compreender todos os Planos do Universo.

Outro dado muito interessante a levar em conta ao iniciar o estudo sobre as Esferas de SHAMBALLA é a identidade mística de SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, e a mística relação "kármica" que tem com o Logos Planetário do esquema da Terra. Em que pese a extraordinária evolução cósmica de SANAT KUMARA, a função que realiza dentro do sistema solar é unicamente a de representar fisicamente no planeta Terra a Alma ou a Consciência do Logos Planetário QUE, segundo nos é dito esotericamente, é um dos SETE ESPÍRITOS ANTE O TRONO DE DEUS aos quais a Bíblia cristã se refere, isto é, um dos SETE HOMENS CELESTIAIS, regente de um dos sete esquemas planetários que constituem a evolução imediata do Logos Solar. Como frequentemente é dado a entender nos estudos esotéricos, a posição de SANAT KUMARA em relação ao Logos Planetário é similar à da personalidade do homem nos três mundos em relação ao Eu Superior ou Anjo Solar no Plano Causal. A identidade dessa função mediadora, coordenadora e organizadora de atividades físicas foi expressa de uma maneira sublime e indescritível há dois mil anos, se nos ativermos aos registros históricos, pelo Iniciado JESUS DE NAZARÉ ao oferecer o Seu Triplo Veículo purificado, físico, astral e mental, para que CRISTO, o Instrutor do Mundo, pudesse expressar objetivamente Sua mensagem de Paz, Amor e Boa Vontade no mundo dos homens.

Esclarecido esse ponto, que será ampliado paulatinamente no decorrer do nosso estudo sobre SHAMBALLA, passemos agora a considerar tão detalhadamente quanto possível o conteúdo histórico, psicológico e místico desse desconhecido e inexplorado Centro Espiritual Planetário com a segurança de que, se o estudante espiritual ou discípulo seguir com atenção todas as fases do processo de investigação e puder efetuar as correspondentes analogias, ser-lhe-á possível delas extrair ideias e conceitos práticos do estudo que faremos sobre os Mistérios de SHAMBALLA.

A SÉTIMA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Física

Constitui em sua totalidade o corpo físico do Logos Planetário do esquema terrestre, cuja organização, função e desenvolvimento evolutivo são levados a termo por SANAT KUMARA, a partir de Sua excelsa Morada Física, "A ILHA BRANCA", situada geograficamente no deserto de GOBI, na Ásia Central.

No centro profundo e misterioso desse local geográfico, acha-se objetivada em matéria etérica do terceiro subplano físico a história completa do planeta, contendo, no que se refere ao estudo esotérico, todos os segredos possíveis de serem revelados ao investigador espiritual. Essa localização física é constituída por uma imensa e intrincada rede de grutas subterrâneas profundíssimas, sulcadas por grandes túneis e amplas galerias, todas iluminadas por um tipo de luz resplandecente ainda completamente desconhecida pelos atuais cientistas, a qual, por falta de um termo descritivo conhecido, denominaremos "luz etérica". Cada um dos subplanos etéricos do Plano Físico tem a sua luz própria e inconfundível, que é uma emanação ou reflexo da qualidade vibratória da aura etérica do Logos Planetário, irradiada através de SANAT KUMARA naquele nível definido. Segundo o que nos é dito esotericamente, essas antiquíssimas grutas foram construídas por gigantescos Devas Planetários procedentes da Cadeia Lunar, os quais a tradição oculta designou com o nome de ASURAS. O trabalho de construção dessas grutas foi dirigido por experimentados Devas Planetários de índole solar, seguindo as instruções ocultas dos Grandes Senhores Venusianos que instituíram a Grande Fraternidade de SHAMBALLA aqui na Terra.

Nessas imensas grutas ou misteriosas estâncias secretas, encontram-se maravilhosamente arquivadas todas as "Memórias ou Experiências Históricas" do Logos Planetário, constituindo o que se chama esotericamente "ESCOLA DO CONHECIMENTO" ou campo de experiência dos discípulos espirituais do mundo. A Esfera Física de SHAMBALLA ou Arquivo Físico das Memórias do Logos Planetário contém:

a. amostras dos diversos minerais, desde os toscos minerais provenientes da Primeira Cadeia do esquema terrestre até as mais belas pedras preciosas e exemplares de elementos minerais radioativos, através dos quais certas espécies minerais poderão penetrar um dia no reino vegetal;

b. exemplares de todas e cada uma das espécies vegetais, desde os insignificantes musgos que adquiriram vida primeiramente na Segunda Cadeia do esquema até as mais extraordinárias variedades vegetais que certos Devas venusianos, seguindo indicações solares ocultas, transportaram de seu planeta de origem para a Terra. Entre essas variedades, encontram-se as mais belas flores e de mais delicado perfume e as sementes das espécies que produziram o trigo, o arroz e as árvores que deram origem aos plátanos e a certo tipo especial de maçãs... A beleza das flores, suas cores vivas e a magia de seus perfumes constituem uma prova da esplêndida e incompreensível evolução do excelso DEVA Senhor do reino vegetal e da maravilhosa sensibilidade de certas espécies definidas, através das quais algumas determinadas variedades vegetais serão, em seu devido tempo, introduzidas no reino animal;

c. protótipos ou modelos de cada um dos tipos animais surgidos na Terra através dos tempos, desde as gigantescas e toscas espécies que iniciaram a sua evolução animal na Terceira Cadeia (lunar) do esquema terrestre até as mais belas e estilizadas formas dos animais superiores, dotados de "instinto racional" e aptos a ingressar no reino humano durante o curso da Ronda Planetária seguinte;

d. protótipos originais de seres humanos procedentes de todas as raças que apareceram no planeta ao longo da evolução, desde as formas etéricas e semi-etéricas das primeiras raças, a polar e a hiperbórea, de que nos fala a tradição esotérica, ainda sem traços humanos, até as delicadas e belas formas que se observam em certos tipos raciais definidos. Lá pode-se ver os gigantescos exemplares lemurianos de até quatro metros de altura e os soberbos e altivos tipos atlantes, de nariz achatado e cor amarela e os de nariz aquilino e de tez acobreada, todos desenvolvidos através da atividade espiritual da Quarta Hierarquia Criadora, que produziu a humanidade e que a vem desenvolvendo física e espiritualmente ao longo das eras cíclicas da evolução;

e. todas as conquistas humanas obtidas no transcurso dos tempos resumindo as diferentes fases evolutivas do saber humano, escritas em tábuas de pedra, papiros ou pergaminhos, até chegar aos livros rudimentares feitos com a primeira imprensa de GUTEMBERG e prosseguir até os nossos dias, em que as publicações literárias de todas as categorias relativas aos conhecimentos humanos são feitas através de meios extraordinariamente sofisticados e utilizando-se mecanismos eletrônicos de alta precisão técnica;

f. todas as expressões humanas nas áreas da arte, ciência, cultura e civilização também lá se encontram, cuidadosamente arquivadas no interior daquelas misteriosas e ocultas grutas fisico-etéricas de SHAMBALLA, desde os exemplares artísticos simples e rudimentares das raças mais antigas até aquela obra célebre, ainda não superada por qualquer expressão artística da atualidade, que deu vida à glória inefável da GRÉCIA E O RENASCIMENTO. Lá pode-se ver reproduções exatas, substantificadas pela luz astral dos acontecimentos temporais, tanto das célebres criações de FÍDIAS, MICHELANGELO ou LEONARDO DA VINCI quanto das de todos os escultores, pintores, poetas, escritores e músicos que, com sua arte, enobreceram a expressão física do Espírito humano. A atenção do investigador esotérico pode abstrair-se também na contemplação dos primeiros instrumentos científicos criados pelo homem para medir seu ambiente social e universal, desde os mais rudimentares aos modernos radiotelescópios capazes de aproximar milhares de vezes as mais longínquas estrelas, assim como a obra legada pelas antiquíssimas, culturas e civilizações, desde as que se iniciaram nos clãs primitivos até a moderna organização social e técnica dos nossos dias.

Tudo o que constitui uma expressão da evolução psicológica do homem através dos tempos se acha refletido e reproduzido lá, naquelas incomensuráveis grutas abertas pelos Devas ASURAS nas entranhas da nossa velha e venerável Terra. Todas essas reproduções dos "registros históricos da Raça" implicam uma inteligente e estreita cooperação entre os Adeptos e Conhecedores de cada época planetária, capazes de ler na luz dos registros akásicos ou Memória Cósmica da Natureza, e os Devas Construtores, peritos na arte de "substantificação" dos registros memoriais do Logos Planetário, dotando a esses de uma expressão etérico-física de caráter permanente.

A respeito desses registros, recordações ou memórias vivas do passado histórico de nosso Logos Planetário, devemos esclarecer que, em sua totalidade, constituem o ÁTOMO FÍSICO PERMANENTE do Senhor do esquema da Terra, o depósito vivo e vibrante de todas as Suas vivências físicas desde o principio dos tempos. Todo esse vívido conjunto de "memórias físicas" se acha arquivado no quarto subplano do Plano Búdico Solar, o quarto subplano etérico cósmico, onde pode-se observar os átomos permanentes físicos de todos os Logos Planetários do sistema solar, enquanto o átomo permanente dos seres humanos contendo a memória de suas experiências físicas, através do tempo da evolução se encontra no primeiro subplano do Plano Físico Solar.

Seria Interessante explicar aqui que os discípulos avançados dos distintos Ashrams da Hierarquia Planetária são oportunamente introduzidos nesses "Santuários" das memórias logoicas, nessas antiquíssimas grutas do planeta, onde tem oportunidade de comprovar objetivamente os ensinamentos recebidos de seus respectivos Ashrams, telepaticamente ou por contato direto com seus Mestres ou Instrutores. Também há que ser explicado que essas percepções objetivas podem ser contatadas pelos discípulos em treinamento espiritual do próprio local em que se situam, deslocando-se para lá por meio de seus veículos psíquicos previamente desenvolvidos, ou auxiliados por seus Mestres ou por alguns Discípulos qualificados.

O mais Interessante a notar é que a experiência de contato com as memórias temporais do Logos Planetário se realiza fora do tempo conhecido, em certos níveis de incrível sutileza que permitem ao discípulo "perceber como atuais" aquelas memórias logoicas, que, às vezes, se prolongam, conforme a claridade de visão e evolução espiritual do discípulo, às mais longínquas épocas planetárias... O discípulo poderá recordar ou não, uma vez readquirida a sua consciência física habitual, essa experiência de contato realizada na ESCOLA DO CONHECIMENTO planetário, mas ela subsistirá como conhecimento intuitivo que lhe ajudará muito ao longo de sua existência kármica, enquanto prossiga firmemente em seu propósito espiritual de redenção.

Não será possível ao discípulo receber a Primeira Iniciação Hierárquica se não recebeu previamente duas iniciações menores, ou preliminares, que são ministradas precisamente no interior de algumas daquelas estâncias subterrâneas onde, por razões kármicas, o discípulo reproduz psiquicamente alguma época de suas vidas anteriores, particularmente aquela em que estabeleceu contato espiritual pela primeira vez com seu Mestre, ou a em que realizou algo realmente importante e genuinamente fecundo em favor da humanidade. Essa "cálida recordação" faz com que ele reviva a memória de certos fatos espirituais de caráter ashrâmico, dota-lhe de um fervor espiritual ainda maior e desperta a sua alma para experiências psicológicas de ordem transcendente. No suceder desses acontecimentos, o discípulo recebe aquelas duas iniciações menores (1) anteriormente descritas e que constituem o passo obrigatório para poder ascender às sucessivas iniciações hierárquicas.

A SEXTA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Astral

Nessa esfera, encontram-se perfeitamente registradas, ou captadas do éter astral e constituindo potentíssimas EGRÉGORAS (2), todas as grandes emoções da humanidade, suas aspirações espirituais mais elevadas e seus desejos mais íntimos, desde os mais baixos e grosseiros até os mais sutis e refinados. Essa Esfera constitui, em sua totalidade, a expressão sensível da vida de SANAT KUMARA e em seus profundos interiores revelam-se tanto a infinita grandeza do sentimento de caridade e compaixão, sem o qual não seria possível ao discípulo avançar na Senda Espiritual, quanto a reverência íntima pelo coração místico de toda coisa criada e o inefável amor pelo Criador, tudo sintetizado na irresistível tendência de toda a vida na Natureza rumo ao Coração do SENHOR DO MUNDO, cujo pulsar, como pode ser lido no Livro dos Iniciados, "repercute na alma de toda coisa criada e de todos os seres humanos, incitando-os, intuitivamente nos seres mais avançados e instintivamente nos menos evoluídos, para a Vida mística ou espiritual." Daí deriva a conhecida frase oculta: "Nada se realiza à parte de Sua Vontade e de Seu infinito Amor...., não caem as folhas das árvores, nem morrem os mais insignificantes insetos sem que isso fique registrado nos éteres, e sem que previamente tenham recebido a inefável Benção do SENHOR DO MUNDO."

Nessa Esfera de SHAMBALLA, cheia de anseios e aspirações de vida, realizam-se os grandes sonhos da humanidade, sendo precisamente nesses níveis emocionais que os discípulos que estão se preparando para a Segunda Iniciação Hierárquica efetuam suas provas psíquicas e fundamentam seus ensinamentos esotéricos. Nessa sagrada esfera de experiência logoica, o discípulo aprende as primeiras e resolutivas lições de humildade espiritual e é onde realmente adquirem valor psicológico e prático as palavras de CRISTO: "...Os últimos serão os primeiros."

É também nessa Esfera, em algum de seus níveis definidos, que o discípulo aprende a técnica de contato com os Devas e a considerar os Anjos como seus irmãos nos mundos invisíveis. Esse conhecimento matizará a vida do discípulo de tal interesse espiritual e de tão sublime grandeza que o Caminho Iniciático lhe aparecerá não só como uma possibilidade de perfeição, mas, principalmente, como um dever social iniludível.

Em certos níveis dessa Esfera Astral e protegidos, como se diz esotericamente, "pelo sutilíssimo véu do karma", realizam-se os desejos mais preciosos e íntimos das almas pouco evoluídas que deixaram o corpo físico ou que, transpassando o véu da forma, submergem em um estado de consciência post-mortem definido esotericamente como o DEVACHAN.

Outra característica a observar nessa Sexta Esfera de SHAMBALLA é a de que, em uma de suas mais recônditas e misteriosas estâncias, se encontram, fielmente reproduzidas em substância psíquica correspondente, as auras astrais dos discípulos dos Mestres sujeitos a treinamento espiritual dentro do Ashram da Hierarquia, as quais são observadas regular e periodicamente pelos respectivos Mestres e Instrutores para verificar seus progressos espirituais e efetuar, através das mesmas, as advertências telepáticas adequadas que se traduzirão, em seu devido tempo, em oportunas reorientações e reajustes na vida dos discípulos.

A QUINTA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Mental

Nessa Esfera, condensam-se todas as atividades mentais de SANAT KUMARA, contendo os planos, projetos e ideias solares a respeito da evolução espiritual do planeta Terra. Os Arquétipos dos reinos, das raças e de todas as espécies vivas se acham lá refletidos, utilizando uma substância dévica de incompreensível sutileza mental.

Essa Esfera, que é uma "absorção" mental do Logos Planetário do esquema terrestre no interior do Corpo Mental do Logos Solar, contém também toda a informação e ensinamento exotérico e esotérico, concreto e abstrato, que a humanidade receberá em seus variados níveis evolutivos até o fim do ciclo manvantárico planetário. É nos dito ocultamente que o MANU, Senhor de uma grande Raça-Raiz, o BODHISATTVA, o Instrutor do Mundo, e o MAHACHOHAN, Senhor da Civilização e da Organização Cultural do Mundo, extraem os projetos específicos relativos a seus respectivos Departamentos dos ARQUÉTIPOS viventes existentes nesses níveis de alta concentração solar, que constituem a mente superior de SANAT KUMARA.

Nessa Esfera Mental de projeção arquetípica, só podem penetrar os seres humanos que conseguiram integrar e controlar perfeitamente seu triplo veiculo, físico, astral e mental, e que, consequentemente, receberam a Terceira Iniciação Hierárquica, misticamente definida como A TRANSFIGURAÇÃO, sendo nessa esplêndida Iniciação ou abertura de consciência que o Iniciado pode resistir sem perigo à terrível radiação ígnea que se desprende da aura de SANAT KUMARA, o SENHOR DE SHAMBALLA, que, nessa Sagrada Iniciação, atua primeiramente como HIEROFANTE INICIADOR.

Também denomina-se esta quinta Esfera Mental como a "REVELADORA DO PLANO", pois cada um de seus sete níveis ou subplanos são projeções da Vontade ou Propósito do Logos Planetário com respeito a cada um dos reinos da Natureza, sendo os Devas Construtores, nesses níveis mentais, os encarregados de "substantificar" ou de fazer concretas as ideias que encarnam aquele sublime Propósito, para que possam ser expressadas mais adiante em formas físicas adequadas.

Além dessa atividade dévica, ignorada por muitos investigadores esotéricos e a que damos o nome de "substantificação", realizam-se também nessa Esfera determinadas atividades iniciáticas que têm lugar, de acordo com a sua importância, em um ou outro dos três subplanos superiores da mesma.

Além disso, há nessa Esfera, denominada esotericamente "O LUGAR DOS AGNIS", quatro níveis de abstração post-mortem, isto é, quatro estados de consciência devachânicos, onde se acham "misticamente recolhidas" tal como reza a tradição oculta, as almas daqueles seres humanos mais evoluídos que abandonaram o corpo físico após o trânsito kármico da morte.

A QUARTA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Búdica

Essa é a Esfera Central de SHAMBALLA. É denominada misticamente "O LUGAR DOS ADEPTOS" e é a Esfera onde o Amor do Logos Planetário manifesta-se em toda a Sua infinita grandeza.

O CENTRO CARDÍACO DO SENHOR DO MUNDO está ocultamente estabelecido no quarto nível dessa Quarta Esfera e de lá irradia Sua energia de Amor a todo o planeta através do grande Centro Espiritual Planetário que chamamos Hierarquia ou Grande Fraternidade Branca. Os Membros dessa sagrada corporação constituem de maneira misteriosa "as Pétalas Imaculadas" deste Coração Místico ou CHAKRA CARDÍACO DE SANAT KUMARA.

É precisamente nesse quarto nível e num lugar muito secreto e oculto, conhecido unicamente pelo BODHISATTVA e por alguns de Seus mais altos Discípulos, que está guardado o CETRO de PODER HIERÁRQUICO de Segundo Raio, mediante o qual são ministradas as duas primeiras Iniciações Hierárquicas e são magneticamente vitalizados certos lugares específicos da Terra.

Esta Quarta Esfera, por estar situada no Centro Místico do REINO DE SHAMBALLA e sendo a Capital do mesmo por direito de aproximação espiritual, é também denominada O CENTRO DE SÍNTESE, pois Síntese não representa, como creem alguns investigadores esotéricos, a meta do propósito de perfeição, mas principalmente o equilíbrio perfeito de todos os processos cósmicos que acontecem no interior da vasta Esfera de SHAMBALLA, que se estende para muito mais além do que ocultamente entendemos como "círculo-não-se-passa" do esquema terrestre. Nesse grande Centro de equilíbrio e harmonia produz-se o verdadeiro estado de SAMADHI, ou da PAZ Perfeita, que só os perfeitos Iniciados do planeta podem alcançar.

Os estados precursores de SAMADHI, tal como costuma-se definir em termos ashrâmicos, são alcançados pelos discípulos espirituais no quarto nível da Sexta Esfera, a Esfera Astral de SHAMBALLA. Naquele nível, não se exterioriza a Paz Perfeita de SAMADHI, mas sim o estado de perfeita tranquilidade emocional, que é o resultado do desapego do discípulo pelas coisas passageiras, uma condição básica para poder receber a Segunda Iniciação Hierárquica.

Outra das características específicas da Quarta Esfera de SHAMBALLA, a menos conhecida e, no entanto, a mais plena de significados esotéricos dignos de profundo estudo, é a de que no terceiro nível, de acordo com certas motivações logoicas quanto ao mesmo, vive, move-se e tem o ser uma misteriosa hierarquia angélica, só perceptível à visão dos altos Iniciados, ocultamente denominada "OS SENHORES DA LUZ BRANCA", cuja missão, tecnicamente falando, é "tecer" com fios de substância búdica as túnicas brancas dos Iniciados do planeta em suas diferentes hierarquias espirituais. Essa afirmação talvez pareça, ao exame superficial de alguns aspirantes, extravagante ou quase ridícula. Contudo, "quando os tempos forem chegados" e esses aspirantes espirituais do mundo puderem familiarizar-se com certos aspectos da vida de SHAMBALLA, totalmente desconhecidos até o presente, inclusive por muitos discípulos, descobrirão a maravilhosa relação existente entre esta peculiar atividade dévica de tecer as túnicas dos Iniciados e a Sagrada Lei de RITOS, uma Lei vigente em cada um dos esquemas planetários do sistema solar e, provavelmente, também em todos os sistemas solares do nosso vastíssimo sistema cósmico de evolução espiritual.

Todos os Ritos Mágicos e Cerimônias Místicas efetuadas em SHAMBALLA tanto as que têm lugar na CÂMARA DO CONCÍLIO PLANETÁRIO para invocar força solar e as que se realizam nas congregações periódicas dos Discípulos e Iniciados da Grande Fraternidade Branca, dentro de seus respectivos Ashrams e sob a invocação e direção do Instrutor do Mundo, quanto as que se celebram em determinados níveis etéricos da Esfera Física do planeta para introduzir os aspirantes capacitados nas iniciações menores que precedem as Iniciações Hierárquicas, se caracterizam por serem Cerimônias específicas que vêm marcadas pelo selo da qualidade hierárquica dos Membros assistentes. Teria a dizer aos leitores ainda não profundamente introduzidos nos estudos esotéricos e também a muitos aspirantes espirituais do mundo, para uma melhor compreensão do tema que estamos tratando:

1. que todas as cerimônias, ritos, liturgias e cultos realizados no mundo, sejam quais forem as suas causas, motivos, origens básicas e finalidades específicas, obedecem sempre e sem qualquer distinção ao definido Propósito do Logos Planetário de "perpetuar o Princípio da Fraternidade" aqui na Terra;

2. que esse Espírito de Perpetuação da Lei, se podemos assim dizer, surge implicitamente do Princípio de Hierarquia Espiritual, ocupando todo ser vivo, desde o inseto ao próprio Logos, um lugar bem definido dentro desta imensa Escada de Jacó da evolução espiritual. O Princípio de Hierarquia é a representação da Lei de Evolução no espaço e no tempo;

3. que a Lei de Evolução, expressada mediante o Princípio de Hierarquia, cintila através de duas vastíssimas vertentes, uma sutil e subjetiva e outra substancial e objetiva. A primeira obedece ao principio da vida e a segunda expressa a qualidade objetiva da forma;

4. que em toda a Cerimônia Hierárquica, "a qualidade espiritual" expressada por cada um dos assistentes vem representada por determinados símbolos ornamentais. Estes manifestam-se substancialmente nas túnicas brancas, que são a característica geral de toda verdadeira Fraternidade dedicada ao culto do Bem, cuja sutileza e impressionante brancura caracterizam os grandes Iniciados na escala de sua hierarquia espiritual. Outro complemento essencial observado nas grandes Cerimônias Hierárquicas, particularmente as que acontecem durante o curso das Iniciações Planetárias, é o emblema áureo refletido a partir dos níveis monádicos de SHAMBALLA, que expressa o grau de elevação espiritual dos Iniciados no seio da Grande Fraternidade, já que somente os Iniciados, seja qual for sua hierarquia ou grau de iniciação, podem ostentar como complemento ideal de Suas túnicas brancas aqueles emblemas dourados de mágicos esplendores. A cor dourada ou solar, projetada em maior ou menor profusão sobre as túnicas brancas, indica a categoria do Iniciado, assim como os sinais, emblemas ou desenhos simbólicos onde o ouro solar ou monádico de SHAMBALLA se reflete, os quais mudam e se fazem cada vez mais brilhantes e complexos a cada nova Iniciação, constituindo "os canalizadores magnéticos" das energias planetárias ou extraplanetárias invocadas nas grandes Cerimônias litúrgicas que têm lugar em determinadas "estâncias" do reino místico de SHAMBALLA.

Em suas várias gradações, os discípulos espirituais que, por seus merecimentos, tenham conseguido alcançar alguma daquelas estâncias místicas de SHAMBALLA vestem também suas túnicas brancas, mas varia consideravelmente a qualidade dos ornamentos ou símbolos dourados, ainda ausentes - como se diz esotericamente - "os reflexos áureos", que se consegue unicamente nas Iniciações Hierárquicas. Os ornamentos ou símbolos dos discípulos não iniciados se caracterizam por sua cor ou por certos emblemas muito fáceis de identificar e interpretar pelo vidente treinado:

a. azuis para os discípulos no Coração do Mestre, ainda não Iniciados;

b. amarelos para os discípulos aceitos e pertencentes a algum Ashram definido da Hierarquia.

Logicamente, os discípulos em provação não podem ainda chegar a qualquer recinto de SHAMBALLA. A Lei de Hierarquia é muito estrita e só podem penetrar nos Recintos Sagrados aqueles seres humanos que verdadeiramente o mereçam e tenham conquistado essa oportunidade pela força de vontade, serviço e sacrifício. A frase mística "Muitos serão chamados e poucos os escolhidos" pode ser aplicada integralmente aqui.

Portanto, voltando às qualidades esotéricas de que vem revestida a quarta Esfera Búdica de SHAMBALLA, diremos que, a cada nova Iniciação que o discípulo tenha alcançado, existe "uma elevação em consciência" para um ou outro dos sete níveis, sendo precisamente em cada um deles que "vive, move-se e tem o ser" cada Iniciado da Hierarquia, de acordo com o seu grau iniciático, uma vez que tenha cumprido seu karma no mundo físico. Se o Iniciado vive ainda no Plano Físico, acha-se misteriosamente unido ao nível búdico que lhe corresponde e de lá extrai a Intuição, a Voz da Alma ou Verbo que o qualifica verdadeiramente como um Iniciado. Assim a INTUIÇÃO, vai se desenvolvendo progressivamente, à medida que se vai conquistando um a um esses sete níveis da Esfera Búdica, e é o grau de Iniciação que caracteriza o contato consciente em um, em vários ou na totalidade dos sete subplanos dessa Esfera. Como dado ilustrativo e nos baseando, como sempre e como é de rigor esotérico, no princípio hermético da analogia, poderíamos dizer que:

a. na Primeira Iniciação, a do Nascimento de CRISTO na Gruta Mística do Coração, alcança-se em consciência o primeiro nível ou subplano da Esfera Búdica de SHAMBALLA;

b. na Segunda Iniciação, em que o Iniciado recebe "o Batismo de Água" simbolicamente no rio Jordão e que caracteriza a purificação astral do Candidato, adquire-se a consciência do segundo nível da Esfera Búdica;

c. na Terceira Iniciação, definida misticamente como "a TRANSFIGURAÇÃO", onde o Iniciado recebe "o Batismo do Fogo" adquire-se a capacidade de movimentação e expressão autoconsciente no terceiro nível da Esfera Búdica;

d. na Quarta Iniciação, em que o Iniciado, o ARHAT, estabelece contato consciente com a força cósmica extrassolar pela primeira vez, adquire-se a consciência mística denominada esotericamente de SAMADHI e se obtém o convencimento real do Mistério de SHAMBALLA, implícito em sua augusta grandeza no Coração de SANAT KUMARA o SENHOR DO MUNDO, no "centro geométrico" da Quarta Esfera, isto é, em seu quarto nível. Nesse incompreensível Santuário de Amor Planetário, o Iniciado sabe por experiência individual, e não por simples conhecimento intelectual, o que representa exatamente o termo CONSCIÊNCIA CÓSMICA, dentro da qual o passado, o presente e o futuro do Logos Planetário estão totalmente integrados no ETERNO AGORA da Consciência Solar do Logos Criador do Universo;

e. na Quinta Iniciação, na qual o Iniciado conseguiu desprender-se totalmente da Lei imperante nos três mundos, físico, astral e mental, adquire-se a consciência do ADEPTO e, com ela, um conhecimento exato e preciso dos Planos e Propósitos do Logos Planetário quanto à evolução do planeta Terra. Como consequência disso, obtém-se a autoconsciência perfeita nesse quinto nível búdico de SHAMBALLA;

f. na Sexta Iniciação, em razão da qual o Iniciado converteu-se em um misterioso Agente da energia dos Raios, o CHOHAN adquire plena consciência da Realidade Mística dos Planos e Projetos Cósmicos de UM dos Senhores planetários de Raio referentes à evolução do nosso esquema terrestre. Obtém também a autoconsciência perfeita no sexto nível da Esfera Búdica de SHAMBALLA, assim como, por reflexo, uma consciência intuitiva perfeita da atividade desenvolvida pelos demais Senhores de Raio que atua através dos sete Planetas Sagrados do nosso sistema solar;

g. na Sétima Iniciação, em que o Iniciado tornou-se "um AGENTE MÍSTICO DE SHAMBALLA" e um Membro incontestável da CÂMARA DE CONCÍLIO PLANETÁRIO, obtém-se uma plena consciência da atividade desenvolvida pelos Senhores do Karma dentro do "círculo-não-se-passa" do sistema solar e no próprio planeta e, como consequência disso, coopera consciente e deliberadamente nos planos e desígnios do Logos Planetário através de SANAT KUMARA, o SENHOR DO MUNDO, em relação aos reinos, raças e espécies diversas que evoluem no planeta Terra. O conhecimento e controle que esse alto Iniciado possui da quarta Esfera de SHAMBALLA é total, estendendo-se, inclusive, ao Plano Búdico Solar. O desenvolvimento de Sua visão e as atividades de Sua vida estão muito além e acima dos conceitos meramente intelectuais.

Como o leitor atento terá observado, é impossível registrar intelectualmente todos os Mistérios implícitos em cada um dos níveis da Esfera Búdica. O que foi explicado acerca dos mesmos é apenas uma débil tentativa de abrir, para os investigadores esotéricos, algumas perspectivas espirituais um pouco mais amplas que as comumente obtidas e aceitas. Na realidade, o Mistério total de SHAMBALLA apenas está ao alcance do próprio SANAT KUMARA e dos Seis BUDAS DE ATIVIDADE, três esotéricos e três exotéricos, que representam aqui na Terra, juntamente com o SENHOR DO MUNDO, "a Sétupla Glória" ou sétuplo Mistério do Logos Planetário, o HOMEM CELESTIAL de nosso esquema terrestre, Um dos SETE ESPÍRITOS ANTE O TRONO DE DEUS.

De tudo o que estamos afirmando a respeito das sete Esferas de SHAMBALLA, pode-se deduzir ainda um fato místico da mais elevada transcendência, que é o que está relacionado com a Quarta Esfera e, mais definidamente, com o seu quarto nível, aquele que intencionalmente temos definido:

a. nosso sistema solar é um Universo de "Quarta Ordem", porquanto, e segundo o que nos foi dito esotericamente, o Logos Solar está percorrendo Sua Quarta Cadeia dentro de Seu sistema cósmico;

b. nosso esquema terrestre é o "quarto" dentro dos sete que compõem o sistema evolutivo nesta presente fase de MAHAMANVANTARA solar. Vejamos:

Número do Esquema  Planeta
1 Vulcano
2 Vênus
3 Marte
4 Terra
5 Mercúrio
6 Júpiter
7 Saturno

c. o esquema planetário da Terra encontra-se atualmente na sua Quarta Cadeia. Está manifestando-se através de seu quarto globo, a nossa Terra, que está percorrendo a sua Quarta Ronda dentro dessa Quarta Cadeia:

d. o Quarto Raio de Harmonia projeta-se principalmente sobre o Quarto Plano Búdico do sistema solar e sobre a Quarta Esfera Búdica de todos os esquemas planetários. Atua poderosamente sobre a Quarta Hierarquia Criadora, que deu vida e consciência mental à humanidade, a qual, como se sabe, é o Quarto Reino da Natureza;

e. as energias projetadas do Plano Búdico repercutem sobre o quarto chakra, o cardíaco, dentro do esquema etérico do ser humano, cuja missão é refletir a unidade essencial do Plano Búdico Solar ou da Esfera Búdica de SHAMBALLA uma vez que tenham sido realizados pelo perfeito Iniciado, com pleno êxito, "os Trabalhos de Hércules" em cada uma das doze pétalas que compõem o Chakra do Coração.

Para finalizar o nosso estudo sobre a Quarta Esfera de SHAMBALLA, deveremos salientar que todos os Iniciados, discípulos e sinceros aspirantes espirituais do mundo sentem-se identificados em maior ou menor grau, através de seus corações, com o quarto nível da Esfera Búdica de SHAMBALLA onde, tal como pode ser lido no Livro dos Iniciados, "...palpita com fulgores de eternidade o Coração Místico do SENHOR DO MUNDO", sendo a INTUIÇÃO, o sentido espiritual mais intimo e inclusivo, que registra com toda a fidelidade o grau específico dessa identificação, de acordo com a evolução espiritual de cada um.

A TERCEIRA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Átmica

Chama-se esotericamente "A Esfera do Propósito Revelado", já que expressa subjetivamente os desígnios de SANAT KUMARA a respeito do planeta Terra. Em seu segundo subplano, está localizada misticamente a CÁMARA DE CONCÍLIO PLANETÁRIO, onde só podem penetrar os Altos Dignitários e Grandes Entidades Planetárias e Extraplanetárias que compõem o CONSELHO PRIVADO DO GRANDE SENHOR. Estas são, na escala de hierarquia espiritual, as Entidades que compõem o GRANDE CONCÍLIO DE SHAMBALLA:

1. SANAT KUMARA, o Senhor do Mundo, encarnação física e representante direto do Logos Planetário do esquema terrestre;

2. os Seis grandes KUMARAS, ou Budas de Atividade, representantes de SANAT KUMARA dentro e fora do "círculo-não-se-passa" do planeta Terra;

3. os Quatro SENHORES DO KARMA Planetário, expressões do karma solar e reflexos planetários da atividade cósmica das quatro grandes Entidades Kármicas, ou SENHORES LIPIKAS, da Grande Fraternidade Branca de Sirius;

4. o Senhor BUDA, denominado ocultamente "O MENSAGEIRO DE SHAMBALLA". É aquela extraordinária Entidade Espiritual que utilizou o corpo do príncipe hindu SIDHARTA GAUTAMA em sua última encarnação física na Terra;

5. os Guias supremos dos três Departamentos Planetários de Política, Religião e Civilização, conhecidos esotericamente sob as denominações de MANU, BODHISATTVA e MAHACHOHAN;

6. os Quatro grandes DEVAS, Diretores ocultos dos quatro primeiros reinos da Natureza, mineral, vegetal, animal e humano, sendo emanações, em cada um desses reinos, das energias dos grandes MAHADEVAS ou ARCANJOS, Regentes dos quatro primeiros planos do sistema solar: YAMA ou KSITI (plano físico), VARUNA (plano astral), AGNI (plano mental) e VAYU ou INDRA (plano búdico);

7. os Sete CHOHANS, ou Senhores de Raio, que canalizam no nosso planeta as energias procedentes dos Sete Planetas Sagrados: Vulcano, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Virtualmente, esses CHOHANS são transmissores das energias dos Raios dentro do "círculo-não-se-passa" do planeta. Estes são os nomes pelos quais esses CHOHANS são conhecidos:

a. Mestre MORYA, Chohan do Primeiro Raio, o da Vontade ou Poder;
b. Mestre KUT HUMI, Chohan do Segundo Raio de Amor-Sabedoria;
c. Mestre VENEZIANO, Chohan do Terceiro Raio de Inteligência Ativa;
d. Mestre SERAPIS, Chohan do Quarto Raio de Harmonia e Beleza;
e. Mestre HILARION, Chohan do Quinto raio de Inteligência concreta, ou Raio da Ciência;
f. Mestre JESUS, Chohan do Sexto Raio de Devoção Espiritual;
g. Mestre CONDE DE SAINT GERMAIN, também conhecido como Príncipe RAKOCZI, Chohan do Sétimo Raio de Magia Organizada e Cerimonial Oculto que unifica criadoramente o propósito espiritual com as formas expressivas da Natureza;

8. Incidentalmente, e de acordo com o plano de evolução cósmico, alguns Enviados ou Embaixadores dos distintos esquemas planetários frequentemente assistem a essas reuniões da Grande Fraternidade de SHAMBALLA e, quando a importância dos temas a serem tratados assim o exige, também os representantes da própria Loja Solar.

Essas reuniões ou Concílios Planetários costumam acontecer quatro vezes por ano, ou seja, a cada três meses, ainda que se realizem reuniões preparatórias em todos e cada um dos Ashrams da Hierarquia, analisando problemas mundiais que logo são apresentados à inteligente consideração do GRANDE CONCÍLIO. Utilizando a analogia criadoramente, compreender-se-á claramente que a Grande Fraternidade Oculta de SHAMBALLA diretora dos destinos planetários, frequentemente tem que tomar decisões relativas à boa marcha da evolução do planeta, decisões essas que, às vezes, afetam outros planetas do sistema solar. Disso deriva o fato de que enviados ou "embaixadores das distintas Fraternidades do sistema solar" assistam aos concílios celebrados em SHAMBALLA. Considerando-se que os planetas de nosso Universo, sejam quais forem os seus graus de evolução, são centros ou chakras dentro do imenso Corpo Solar, é lógico que as decisões de um Logos Planetário afetem de algum modo aquele ambiente social de Deuses. Daí a necessidade, em certos períodos cíclicos, da evolução, de que sejam celebradas reuniões na CÂMARA DO CONCÍLIO SOLAR, às quais todos os Logos Planetários dos diferentes esquemas assistem... Esse ponto deve ser considerado sob um ângulo muito analítico, utilizando a analogia e tratando de aproximar, tanto quanto possível, aqueles Acontecimentos universais à nossa consideração humana.

A SEGUNDA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Monádica

Denomina-se ocultamente essa Esfera "O LUGAR DO CETRO", pois é precisamente em seu segundo nível e "especialmente guardado" por três Budas de Atividade, além de poderosos DEVAS de Primeiro Raio, muito ativos nessa atual fase da evolução planetária, que está depositado o DIAMANTE FLAMIFERO que o SENHOR DO MUNDO utiliza para conferir as diferentes Iniciações Planetárias e projetar energia cósmica sobre a Terra para atender as necessidades vitais do planeta e, em projeções mais amplas e profundas, quando é preciso efetuar grandes reajustes na vida dos reinos da Natureza.

Falando muito esotericamente, poderíamos dizer que esse Cetro constitui o aspecto superior ou polo positivo do Fogo de KUNDALINI, ou Talismã de Brahma, sendo o Cetro hierárquico do BODHISATTVA um "manancial de força" do Segundo Raio que, de forma misteriosa, equilibra ou harmoniza as energias positivas do DIAMANTE FLAMÍFERO com as energias negativas do TALISMÃ DE BRAHMA.

O DIAMANTE FLAMÍFERO procede, segundo o que nos é dito esotericamente, do planeta VÊNUS, e o SENHOR DO MUNDO o trouxe consigo quando, "procedente dos Altos Lugares do Esquema", veio à Terra para instaurar a Hierarquia Espiritual ou Grande Fraternidade Branca. Desde então, esse Cetro tem irradiado Seu poder sobre deuses, devas, homens e nações, e sempre que a trajetória espiritual do mundo se viu obstruída por elementos discordantes provenientes de dentro ou de fora do "círculo-não-se-passa" do planeta, a potencialidade infinita do Cetro em mãos de SANAT KUMARA cuidou de afirmar a lei da Justiça, restabelecer a ordem transitoriamente perdida e impor as medidas mais convenientes para que a evolução planetária prosseguisse o seu curso.

Atualmente, pouco mais pode ser dito sobre a segunda Esfera de SHAMBALLA, salvo expor uma ideia que talvez resulte difícil de ser assimilada intelectualmente, que é a de que, em um nível definido dessa Esfera, se acha "serenamente expectante" uma Hierarquia Criadora que deverá reaparecer na próxima Ronda Planetária e cujas unidades de consciência são chispas monádicas emanadas do próprio Logos Planetário.

Denomina-se ocultamente essa Esfera de "A DECISÃO FINAL", da mesma maneira que definimos a terceira Esfera como a do "PROPÓSITO REVELADO". A Decisão Final está muito intimamente vinculada à atividade tremendamente ígnea do DIAMANTE FLAMÍFERO, tal como surge indescritivelmente vibrante e criador das entranhas místicas do LOGOS PLANETÁRIO.

A PRIMEIRA ESFERA DE SHAMBALLA

A Esfera Ádica

Como logicamente será compreendido, quanto mais se sobe na escala de valores hierárquicos na vida da Natureza, mais difícil se toma para o investigador esotérico extrair conclusões concretas ou intelectuais acerca das atividades que se realizam nas Esferas mais elevadas de SHAMBALLA. Apenas usando a intuição e a chave mágica da analogia, é possível extrair alguns significados místicos, muito pouco compreensíveis para a mais elevada percepção mental.

A respeito dessa última Esfera, a primeira dentro da ordem evolutiva de SHAMBALLA e a mais elevada hierarquicamente falando, podemos dizer que se corresponde com o Centro Coronário, ou Chakra SAHASRARA, do SENHOR DO MUNDO, sendo este o lugar mais secreto, profundo e inclusivo do planeta... Apenas os Budas de Atividade do esquema terrestre e Altos Dignitários Solares têm acesso ao mesmo. Nesse misterioso e enigmático centro, reflete-se a Vontade Onipotente do Logos Planetário, seguindo fielmente os Altos Desígnios Solares. A fórmula sagrada AUM, com a qual se inicia todo processo criador neste Universo de Segundo Raio, vem representada em nosso esquema terrestre pelo Logos Solar, o Logos Planetário e Sanat Kumara, o Senhor do Mundo, cada um dessas Entidades Cósmicas exercendo os poderes conferidos à Sua elevada hierarquia, os quais se expressam em forma de Vontade, Impulso e Ação.

A primeira esfera de SHAMBALLA coordena, portanto, a ação cósmica que se reflete no esquema terrestre de maneira similar à de como o Logos Solar coordena a ação cósmica sobre Seu sistema universal. A fórmula mantrâmica AUM se reproduz por todos os lugares em cada um dos planetas do sistema solar, sejam visíveis ou ocultos, e em cada uma das Esferas de SHAMBALLA. A Vontade do Logos Planetário, projetando-se sobre o Chakra Coronário de Seu Agente Expressivo, o SENHOR DO MUNDO, converte-se em um impulso que coordena, organiza e leva à atividade todo o processo evolutivo da Terra, utilizando criadoramente a Fraternidade Branca, a qual toma esse impulso criador efetivo e o converte em Ação rítmica, em um movimento progressivo para adiante, cumprindo-se, assim o Karma Planetário, do qual participa tanto o HOMEM CELESTIAL do esquema quanto o mais humilde átomo físico de matéria molecular.

Sem dúvida, e particularmente no que se refere ao conteúdo histórico, psicológico e místico das Esferas de SHAMBALLA o leitor atento e observador perguntar-se-á como é possível "ter tantas coisas, tantos acontecimentos e tantas situações acumuladas" no interior de seus Santuários Ocultos, pois, de acordo com a lógica intelectual, todas aquelas formas, seja qual for o seu grau de sutileza, somadas em sua totalidade, deveriam superar amplamente a capacidade de contenção dessas misteriosas grutas ou estâncias ocultas esotericamente chamadas "ESCOLAS DE CONHECIMENTO", "ESCOLAS DA SABEDORIA" e "ESCOLAS DA OPORTUNIDADE CÓSMICA".

Temos que ter presente, a respeito disso, que todos aqueles tesouros ocultos são apenas "Memórias Vivas" fornecidas pelos ÁTOMOS PERMANENTES do Logos Planetário, plasmadas em matéria etérica da mais alta sutileza e expressadas em dimensões espaciais absolutamente desconhecidas pelo homem atual. O processo é idêntico ao realizado pelos seres humanos que, graças à atividade de seus átomos permanentes físico, astral e mental, podem projetar a infinita cadeia de suas memórias atuais ou procedentes de outras vidas, memórias que se fazem "VÍVIDAS" quando a consciência individual as contata. Essas memórias ou experiências realmente não ocupam lugar, pois "lugar" é uma expressão física apenas relativa a um conceito tridimensional do espaço e, como o discípulo poderá perceber em determinados estados de sua evolução, em dimensões superiores ao físico comum, as coisas são muito diferentes e os acontecimentos são projetados em velocidades que superam infinitamente a velocidade da luz que, como sabemos, é de trezentos mil quilômetros por segundo. Esse indescritível aumento da velocidade no tempo "diminui" as coisas a extremos inverossímeis e essa particularidade, conhecida e experimentada apenas por discípulos Iniciados, permite a condensação ou sintetização de um inumerável grupo de memórias em centros incrivelmente reduzidos do espaço. Essa "lei da velocidade no tempo" será uma das chaves de compreensão para os discípulos da Nova Era e um objetivo a ser alcançado pela Ciência do futuro.

Sendo ainda mais objetivos, poderíamos dizer que todas as memórias acumuladas nos átomos permanentes, tanto logoicos quanto humanos, são constituídas por uma substância etérica de incrível sutileza dentro do nosso Universo físico, a qual persiste invariável através dos tempos, por imensas e distantes que estejam de nossas experiências atuais. É nos dito esotericamente que essas memórias acumuladas nos átomos permanentes desintegrar-se-ão só no final do Grande MAHAMANVANTARA Solar, passando a engrossar, como síntese de atividades, o conteúdo memorial dos átomos permanentes daquele extraordinário e eternamente desconhecido LOGOS CÓSMICO de Quem nosso Logos, solar, em que pese a Sua extraordinária grandeza, é apenas um Centro de energia dentro de Seu incomensurável Corpo de manifestação.

Talvez devêssemos nos referir, ao chegar a esse ponto, àquelas Entidades Dévicas ocultamente definidas como ANJOS DAS MEMÓRIAS, testemunhas invisíveis de todas as atividades registradas física, astral, mental e espiritualmente dentro do abrangente sistema solar, as quais, em seu conjunto, constituem esta incompreensível e misteriosa ENTIDADE que a tradição esotérica dá o nome de "MEMÓRIA CÓSMICA", cuja atividade natural, através de Seus inumeráveis e indescritíveis Agentes Dévicos, compreende a totalidade dos planos do sistema solar, do sistema cósmico e também de todos os sistemas galácticos.

A essa Entidade, Senhora da MEMORIA CÓSMICA denomina-se também "O ANJO DOS REGISTROS" e constitui misteriosamente UM dos quatro SENHORES DO KARMA, cuja missão na evolução dos mundos e dos sistemas é "arquivar todas as memórias" solares, planetárias, humanas e atômicas e mantê-las vividamente despertas dentro da consciência de um Logos, de um homem ou de um simples átomo, já que somente a lei da memória permite a continuidade do processo de evolução, seja qual for a grandeza ou pequenez das unidades de vida que estão sujeitas a ele.

_______

(1) Estas duas iniciações menores estão diretamente relacionadas, por analogia, com as duas primeiras Raças-raízes - polar e hiperbórea - que são consideradas esotericamente como introdutoras das duas primeiras Raças conhecidas: a Lemúria e a Atlante.

(2) Formas psíquicas, dotadas de alta consistência molecular, criadas pela humanidade no transcurso das idades.

Início