Navegação

OS MISTÉRIOS DE SHAMBALLA


Capítulo II

O CONTEÚDO SOLAR - OS SETE PLANOS DO UNIVERSO

Em seu significado íntimo e absoluto, a compreensão das razões cósmicas ocultas que inspiram o SENHOR DO MUNDO no desenvolvimento evolutivo da Terra é algo totalmente impossível de alcançar pelo ser humano, por elevado que seja o seu grau de evolução. Nem mesmo os grandes Iniciados Planetários podem penetrar naquelas áreas ou regiões de consciência profundíssimas de SANAT KUMARA, o SENHOR DE SAMBALLA de onde se projetam os misteriosos desígnios do Logos Planetário do esquema terrestre.

Não pretendemos, portanto, revelar neste livro mais que as "razões menores", ou mistérios de SHAMBALLA que estejam ao nosso alcance... Apesar disso, nos veremos obrigados a utilizar a intuição e proceder em nossas investigações de acordo com a lei ou princípio da analogia que rege os estudos esotéricos. Assim, consideramos que seria útil e conveniente iniciar a nossa investigação oculta do Reino de SHAMBALLA a partir do estudo do conteúdo vital, histórico, psicológico e místico do sistema solar, o qual, logicamente, deverá ser muito breve, não somente porque de lá procedem os "Mistérios Maiores" que dão vida ao nosso sistema planetário, mas também porque o que nos interessa realmente neste estudo é tratar de captar tantos "mistérios menores" quantos nos sejam possíveis acerca de SHAMBALLA o maior e mais inclusivo dos Centros Espirituais da Terra. A relação existente entre os sete Planos do sistema solar e as sete Esferas expressivas de SHAMBALLA serão evidentes à medida que prossigamos os nossos estudos e investigações.

SÉTIMO PLANO - PLANO FÍSICO

Contém a história física do sistema solar até o momento atual, concretizando a obra absoluta dos Devas "substanciadores" da energia proveniente das Decisões do Senhor do Universo e das excelsas Entidades Dévicas Construtoras das Formas nos níveis mais densos do sistema, sejam quais forem as suas normas de trabalho, códigos, estilos ou arquétipos em cada um dos sistemas planetários que, assim como o nosso, constituem centros vitais dentro da soberba estrutura física do Logos Solar.

O Plano Físico, como todos os Planos do Universo, é formado por sete subplanos ou níveis, cada um constituindo um fragmento da história total do Corpo Físico do Logos Solar, à medida que o vai desenvolvendo através de uma impressionante série de Manvantaras. O estudo da Esfera Física de SHAMBALLA no capítulo seguinte nos permitirá considerar mais amplamente o conteúdo vital do Plano Físico do sistema solar, do qual os Logos de todos os esquemas planetários que se acham em expressão física extraem a substância etérico-física de que necessitam para sua manifestação.

Utilizando um tipo de memória que se acha na base molecular da substância que constitui o Plano Físico do Universo, a totalidade da história do Plano pode ser percebida e estudada pelos grandes Videntes e Iluminados de nosso esquema terrestre. Parte dessa história reflete-se em cada uma das Esferas que constituem o Centro de SHAMBALLA, e, como veremos posteriormente, essa memória molecular, que faz parte da grande Memória Cósmica, converte-se no campo de conhecimento e treinamento espiritual dos Iniciados e Discípulos da Grande Fraternidade de SHAMBALLA.

SEXTO PLANO - PLANO ASTRAL

Cada um dos sete subplanos do Plano Astral do sistema solar contém, assim como o Plano Físico, parte da história total do Plano, constituída pelas experiências astrais de todo o tipo refletidas na Memória Astral do Logos Solar. Cada um dos subplanos do Plano Astral reflete, portanto, um tipo particular de memória que, decomposta em seu aspecto molecular, expressa um tipo particular de substância elemental que se estende desde os níveis mais densos do Desejo do Logos, se podemos usar essa expressão, até os Seus mais delicados e indescritíveis sentimentos de integridade e de beleza universais. Assim, cada um dos subplanos contém "grupos específicos" de experiências ou memórias de tipo emocional, as quais nos falam de acontecimentos cósmicos de incompreensível envergadura, como podem ser os que, de acordo com a Lei de Atração e Repulsão, aproximam ou distanciam entre Si os diferentes Logos Criadores de esquemas e de sistemas. Nas raízes fundamentais do Plano Astral, está escondido o eterno segredo da Vinculação Cósmica e do Ambiente Social dos Deuses Criadores.

QUINTO PLANO - PLANO MENTAL

Corresponde ao Corpo Mental do Logos Solar e contém todas as ideias, recordações, planos, projetos e Arquétipos concernentes ao desenvolvimento evolutivo do Universo em sua totalidade. As Mentes dos HOMENS CELESTIAIS, ou Logos Planetários dos diferentes esquemas planetários do sistema, se nutrem desta energia mental contida no Corpo Mental do Logos Solar, utilizando-a na elaboração dos planos, projetos e Arquétipos a desenvolver em Seus respectivos esquemas.

As formas arquetípicas dos diversos reinos, raças e espécies em evolução em cada esquema podem ser percebidas, quando certas Iniciações foram conquistadas, "LUMINOSAMENTE TENSAS E VIBRANTES" no segundo subplano do Plano Mental Solar e, no terceiro, pode-se observar as incalculáveis chispas de luz monádica que constituem os misteriosos grupos egoicos das humanidades de todos os esquemas planetários do sistema solar, cada qual se expressando de acordo com os métodos e sistemas particulares inerentes à sua própria evolução, ainda que todos vibrando segundo a nota ígnea que emite, através de cada um de seus subplanos, o Senhor AGNI, a expressão das Decisões íntimas e profundamente ocultas do Logos Solar no Plano Mental do sistema.

QUARTO PLANO - PLANO BÚDICO

É chamado ocultamente "O CORAÇÃO DO SOL". Constitui o Centro Místico do sistema solar, o eixo magnético ao redor do qual gira a totalidade do Universo. Também é chamado esotericamente "A Morada dos Adeptos". Constitui também misteriosamente o SAMADHI dos Deuses, ao qual somente os Iniciados dentro do sistema solar que tenham recebido a Quinta Iniciação Hierárquica podem ascender... Quando, nos antiquíssimos livros da Loja, se afirma que "o número nove é o número da Iniciação", está-se referindo a esse Quarto Plano e à Quinta Nota Cósmica, que só o Adepto pode pronunciar.

É o Plano da Unidade Essencial do sistema solar, o ponto de incidência cósmica em que os Anjos e os Homens se reconhecem verdadeiramente como Irmãos, como Filhos do mesmo Pai Celestial.

Esse Plano constitui também aquele estado de consciência que, nos tratados ocultos, foi denominado como "o Mistério dos Arhats", o qual se acha intimamente vinculado à terrível e sutilíssima expressão de Fogo Solar que determina a destruição do Corpo Causal dos Iniciados que passaram com êxito, pelas provas da Crucificação ou da Quarta Iniciação. Quando considerarmos a Quarta Esfera de SHAMBALLA, veremos com mais detalhes, e dentro de outra série de significados mais acessíveis ao nosso entendimento, as atividades que se realizam nesse Plano e o conteúdo expressivo do mesmo.

TERCEIRO PLANO - PLANO ATMICO

É o Plano das Decisões Supremas dos Logos Planetários dos diferentes esquemas, as quais são uma réplica ou resposta às Intenções e Propósitos do Logos Solar com respeito ao Universo, tal como surgem do Plano Ádico do sistema. Na realidade, pouco se pode dizer dos três Planos Superiores do Universo devido à sua elevada transcendência. No entanto, sobre esse terceiro Plano Átmico, extraindo as ideias dos anais ocultos de nosso esquema, pode ser assegurado que, em um de seus elevados e misteriosos subplanos, se acham ocultas e zelosamente guardadas pelos "Anjos do Propósito Criador" as sementes das extremamente sutis formas humanas que serão utilizadas pelas humanidades do futuro nos distintos esquemas planetários. No segundo subplano desse Plano, também envolta nas impenetráveis nuvens do Mistério, está localizada A CAMARA DO CONCÍLIO SOLAR, onde só podem penetrar os Homens Celestiais dos distintos esquemas planetários, os quatro Senhores do Karma Solar, os Senhores Lipikas, os Arcanjos Regentes dos sete Planos do sistema e algumas excelsas Entidades solares provenientes dos sete Universos que, juntamente com o nosso, constituem o sistema cósmico de expressão daquele indescritível Logos Criador SOBRE O QUAL NADA SE PODE DIZER devido à Sua infinita transcendência.

SEGUNDO PLANO - PLANO MONÁDICO

Constitui a primeira expressão de vida do Logos Solar, tal como podem captá-la os maiores Iniciados do Sistema, seja qual for o esquema planetário dentro do qual estejam realizando Suas evoluções particulares. Cada um de seus subplanos é Morada de uma ou de outra das Sete HIERARQUIAS CRIADORAS do sistema solar, cujas unidades de vida constituem os diferentes Reinos da Natureza em cada um dos esquemas planetários. Por esse motivo, designa-se frequentemente esse Plano como "O Lugar das Mônadas". Se nos ativermos à analogia, poderíamos dizer que as Mônadas humanas que constituem a Quarta Hierarquia Criadora, dentro de todos os esquemas, estão localizadas no quarto subplano do Plano Monádico Solar. Porém, do mesmo modo que o Plano Átmico mantém em "suspensão", se podemos assim, dizer, as sementes das formas que serão utilizadas pelas raças do futuro, assim também o Plano Monádico "guarda amorosamente" em suas infinitas dobras cósmicas as sementes de Vida que ocuparão aquelas sutilíssimas formas arquetípicas.

No segundo subplano desse Plano, e guardado por poderosíssimos ARCANJOS e Altos DIGNATÁRIOS do sistema, encontra-se o TALISMÃ SAGRADO, o CETRO DE PODER com o qual o Logos solar mantém a hegemonia do Universo, canaliza as diferentes correntes de energia cósmica procedentes do ambiente extrassolar e inicia dentro dos Mistérios Solares os HOMENS CELESTIAIS dos diversos esquemas planetários.

PRIMEIRO PLANO - PLANO ÁDICO

É denominado esotericamente: o "SOL CENTRAL ESPIRITUAL". É o lugar mais íntimo e secreto do sistema solar, a síntese suprema de todas as atividades realizadas através do Universo. Corresponde ao aspecto mais transcendente do LOGOS SOLAR, a Sua irresistível VONTADE DE SER E DE REALIZAR. É a raiz suprema dos altos Desígnios que, ao incidir sobre SHAMBALLA ou qualquer outro dos esquemas planetários dentro do sistema, converte-se naquele sagrado e inviolável Propósito que "os Mestres conhecem e servem".

A infinita transcendência desse Plano escapa à mais sagaz e profunda das investigações esotéricas, mas ainda que nos fosse possível rasgar algum de seus impenetráveis Véus de Mistério, os consequentes conhecimentos extraídos careceriam completamente de utilidade prática para o discípulo espiritual nos momentos atuais.

Início