Radiação à luz de um plano divino

Estimado colega de trabalho.

A história seria uma coisa maravilhosa - se fosse verdade! Essas palavras irônicas, amplamente atribuídas ao romancista russo Leo Tolstoy, levantam a séria questão de como podemos saber com segurança alguma coisa sobre o passado? A história abrange pelo menos três maneiras diferentes de acessar o passado: pode ser recordada, recuperada ou inventada. E como todos os empreendimentos humanos, a história é suscetível a preconceitos, hipocrisia, orgulho, perversão deliberada ou ofuscação. Portanto, é difícil para o historiador reunir diferentes relatos da "verdade" e construir uma narrativa coerente com a qual todos concordem.

Apesar da enormidade do desafio, uma grande “narrativa comum” está emergindo em disciplinas como Big History (A Grande História) e Deep History (História Profunda) A Grande História integra a história do “Cosmos, Terra, Vida e Humanidade, usando as melhores evidências empíricas e métodos acadêmicos”, enquanto História Profunda estuda o passado distante da espécie humana, incentivando os esforços colaborativos de especialistas em antropologia, arqueologia, primatologia, genética e linguística. Os relatos resultantes são inteligentes e persuasivos e, consequentemente, se os ensinamentos da Sabedoria Eterna não são colocados na seção "inventada" da história evolutiva, alguma explicação é necessária sobre por que existem tantas disparidades entre o seu relato da evolução e aquele da academia moderna.

Para dar um exemplo, A Sabedoria Eterna afirma que, doze milhões de anos atrás, “O luxo alcançou alturas na Atlântida que nós, com toda a nossa jactanciosa civilização, nunca conhecemos e jamais alcançamos... Tudo o que os processos modernos da civilização tornaram possível, e muito mais do que se conhece hoje com o nome de descoberta científica, era conhecido ... Saneamento, higiene, meios de transporte e máquinas voadoras foram desenvolvidas e de altíssimo nível; estes não foram, entretanto, o resultado de realizações do homem, mas dons da Hierarquia [Espiritual], desenvolvidos ou construídos sob uma orientação sábia.” (1)

Como pode uma declaração tão bizarra resistir ao escrutínio rigoroso da mente moderna e educada e todas as evidências que contradizem a perspectiva da Sabedoria Eterna? Uma resposta pode ser que não seja aplicável o método atual de estabelecer cronogramas históricos distantes por meio das propriedades radioativas de certos materiais. A ciência convencional trabalha com a premissa de que a evolução está confinada aos organismos biológicos, mas os ensinamentos esotéricos afirmam que todas as formas, incluindo os elementos e os átomos dos quais são compostas, estão vivas e em evolução! A partir dessa perspectiva, a radioatividade no reino mineral é um desenvolvimento comparativamente recente na história natural - o final do século XVIII sendo declarado como a época em que a estimulação elétrica de uma fonte cósmica começou a fluir para a terra, extraindo-a. (2) Isto afetaria clara e profundamente a calibração para a datação radioativa de rochas e outros materiais, e questionaria a idade de muitas características geológicas, espécimes biológicos e artefatos arqueológicos.

A história de uma civilização tecnologicamente avançada milhões de anos atrás seria, então, mais plausível, especialmente se combinada com a visão da Sabedoria Eterna de que o impulso da evolução ocorre de dentro e não de fora. O mundo físico com todas as suas formas de vida é apenas a casca externa dos mundos internos e a Terra atual e suas formas de vida se originaram em uma condição altamente etérea e gradualmente se materializaram e se condensaram durante o arco descendente da evolução da Terra. Este estágio já passou, e a Terra está no arco ascendente, onde a humanidade está se tornando um participante ativo na espiritualização do mundo.

Esta é a grande narrativa da história esotérica e o efeito do processo é de radiação crescente. Propõe que isto está ocorrendo em certa medida em todos os reinos da natureza e "em todos os casos ... [isto] ... é um e o mesmo ... O ser humano radioativo é da mesma natureza (diferindo apenas em grau e em resposta consciente) que o mineral radioativo; em todos os casos é a vida positiva central, a centelha elétrica ou aquilo que é sua correspondência, que irradia ... Quando o tema da radiação for melhor compreendido, descobriremos que ela demonstra um novo exemplo da unidade de toda a vida, e fornece mais uma indicação que corrobora a natureza sintética de todo o processo evolutivo.” (3)

Nesta visão, a linha do tempo da história está se desdobrando em conformidade com um Plano Divino que está orientando propositalmente todas as formas de vida em direção a um destino maravilhoso, embora inexplicável. A radiação não é tanto o objetivo deste Plano, mas um efeito de uma forma de vida evoluindo em direção a ele. Enquanto ele se demonstra como radioatividade nas unidades mais evoluídas do reino mineral, no reino vegetal ele se manifesta como perfume. No reino animal os tipos mais elevados e domesticados irradiam a energia atrativa da devoção e, na espécie humana, a radiação é demonstrada principalmente como a razão pura da mente inteligente e amorosa. Este amor não é tanto uma expressão refinada da natureza emocional, mas uma forma intuitiva de amor que está enraizada na compreensão das ecologias interpenetrantes das relações divinas que estão se desenvolvendo de acordo com o futuro destinado. O halo de luz dourada retratado em torno dos grandes ícones religiosos do passado é um símbolo marcante dessa forma de radiação.

Esse halo existe latente em torno de todo o reino humano, aguardando a centelha de um novo impulso religioso para incendiá-lo. Libertado do dogma, tal impulso pode inspirar a consciência humana com um senso de plano e propósito que está por trás do desenvolvimento evolucionário da vida na Terra. Isto é de suma importância se a humanidade quiser administrar sabiamente o efeito estimulante da fonte cósmica mencionada anteriormente. Seu efeito completo ainda está para ser experimentado e somos informados de que, por meio dele, certas descobertas são possíveis, e "a nova ordem surge sobre ele": um "acontecimento tremendo pode ser esperado, imediatamente adiante ... na grande revelação que se aproxima, a Hierarquia ... trará certos acontecimentos que ocorrerão principalmente no reino humano, mas que também serão observados como força de regeneração no reino mineral.” (4)

Qualquer que seja essa revelação vale a pena ponderar sobre esses desenvolvimentos em relação à crescente manipulação do reino mineral pela humanidade, especialmente em conexão com a descoberta de uma nova forma de carbono chamada grafeno. (5) Este "material maravilhoso" é eletricamente condutor em um estado transparente, tem propriedades magnéticas poderosas e interage fortemente com a luz. Prevê-se que desempenhe um papel substancial no que é comumente referido como a Quarta Revolução Industrial. (6) Esses desenvolvimentos são definidos para anunciar outro marco planetário na história do desdobramento do Plano de evolução, mas apenas se for acompanhado por uma nova iluminação na consciência.

A história da civilização atlante é uma história de obsessão pelas coisas materiais e um consequente mergulho na decadência. Apesar de tendências semelhantes agora, também há sinais em todos os lugares de que há um florescimento significativo da consciência de massa à luz do Plano Divino. A pandemia mundial tem causado sofrimento indescritível a milhões de pessoas, mas a “tesoura aguda da dor” está ajudando a separar o real do irreal, destacando o que é importante e o que não é. Indícios vagos de como uma futura radiação grupal de amor altruísta e inteligente revolucionaria o mundo estão sendo demonstrados por um grande número do público em geral neste momento. À medida que nos aproximamos dos três Festivais Espirituais, temos a oportunidade de aumentar essa radiação em um ponto crítico da história mundial.

Em companheirismo iluminado,

Grupo da Sede,
Lucis Trust

________

1. A. A. Bailey, Cura Esotérica, p.232, e A Exteriorização da Hierarquia p.122
2. A. A. Bailey, Um Tratato sobre o Fogo Cósmico, pp.716-717
3. Idem, pp.1077
4. Idem, pp.715-717
5. Graphene: 21st century Wonder material, www.iol.co.za/technology/graphene-21st-century-wonder-material-30191883
6. Fourth Industrial Revolution, https://en.wikipedia.org/wiki/Fourth_Industrial_Revolution

Início