Preparando o Caminho para a Nova Civilização
Christine Morgan (*)

Este ano a tônica escolhida para a conferência é: Que a luz dos sete Raios se funda com a do sétimo Raio e que a Luz Suprema marque o início da nova civilização. Uma das energias necessárias para inaugurar este processo é a do primeiro raio de Vontade que trabalha em colaboração com o sétimo raio de ordem cerimonial. "Em última análise a focalização da energia diferenciada do primeiro raio quando expressa a vontade do primeiro aspecto da divindade na terra por meio do poder de relacionar e trazer à manifestação objetiva - por um ato de vontade - tanto o espírito quanto a matéria." (1) "A adaptabilidade rítmica e ritualística do sétimo raio, mais a vontade dinâmica do raio do poder, são necessárias, em conjunto, para a plena realização do Plano, tal como se encontra na mente de Deus. Essa é a razão pela qual, nesse atual período de transição, o Senhor do sétimo raio está assumindo o controle dos assuntos e da execução ordenada do Plano, para finalmente restabelecer a estabilidade no planeta e dar às influências aquarianas entrantes um campo estável e ampliado no qual trabalhar.” (2)

O sétimo raio trabalha poderosamente através de Urano e se visualizarmos a influência deste planeta podemos ajudar a consolidar a nova ordem mundial no plano físico. Na verdade, recebemos, na Astrologia Esotérica, um símbolo para meditar precisamente para esse propósito. Como Urano rege diferentes aspectos de Aquário e Libra, assim como Áries, o símbolo que nos é oferecido para visualizar é um triângulo de energia composto dessas três constelações com Áries no ápice e Aquário e Libra formando a base do triângulo. O triângulo deve ser visualizado em rápida rotação com a força de Urano movendo-se dentro dele, reunindo, fundindo e transmitindo a energia dessas constelações para a Terra, através do canal intermediário em sua base.

Neste símbolo Áries representa a origem, o início do aparecimento do Reino de Deus na Terra, enquanto Aquário é o atual Determinador do futuro. “Aquilo que agora é iniciado em Áries se manifestará em Aquário, e Libra forçará a conquista de um ponto de equilíbrio ou (esotericamente falando) da ‘fuga das forças opostas no ponto intermediário entre a fonte e a meta’ ”. (3)

Este é um símbolo bonito e poderoso para trabalhar em relação ao sétimo raio de ordem cerimonial. É uma maneira de realizar uma reforma mágica na Terra, de reorganizar as forças dos planos inferiores para se conformarem ao Padrão das coisas como são nos Céus. Todas as ideias espirituais encontradas no plano físico têm sua origem aqui, na Mente de Deus. Os ensinamentos ocultos nos dizem: "nada se cria, apenas se transforma. Nada pode se manifestar neste universo - de um globo a um pensamento vago e rápido - que já não estivesse no universo; tudo no plano subjetivo é um eterno SER, como tudo no plano objetivo é um eterno vir a ser - porque é transitório". (4)

Consequentemente, não há nada criado do nada, apenas a regeneração das relações entre as coisas para que elas reapareçam em diferentes formas, sendo cada nova manifestação mais adequada para circular e transmitir a vida de Deus, ou o fogo divino. Esse processo vê Deus se manifestando progressivamente através da matéria e a matéria, simultaneamente, ordenando-se e reformando-se para irradiar Sua glória. Através da Luz Superior, Cristo se prepara para reaparecer como parte do trabalho imediato para desenvolver o Plano na Terra.

Em O Reaparecimento do Cristo, lemos que o Avatar da Síntese está atualmente influenciando o Cristo enquanto ele se prepara para seu reaparecimento. Em junho de 1945, “Cristo pôs em movimento as forças de reconstrução vinculadas ao aspecto Vontade da divindade, sendo as menos poderosas das três correntes de energia liberadas, durante os três Festivais da Lua Cheia de 1945. Estas forças de reconstrução são eficazes, principalmente em relação com essas entidades a que chamamos nações. A Hierarquia está tratando nestes momentos de canalizá-las para a Assembleia das Nações Unidas; o emprego que se faça destas energias impessoais, depende da qualidade e natureza da nação receptora, de sua verdadeira iluminação e do seu grau de evolução. As nações expressam, na atualidade, a autocentralização em massa de um povo e seu instinto de autoconservação. Portanto, estas energias podem acrescentar esse aspecto de sua vida e também a potência do objetivo que as Nações Unidas expõem, teoricamente, ante os povos. O objetivo principal da Hierarquia é distribuir ditas energias construtivas e sintetizadoras, de forma tal que a teoria da unidade se converta, lentamente, em realidade, e a palavra “Unidade” possa adquirir seu verdadeiro significado e sentido..” (5)

Talvez em nossas meditações possamos colocar uma ênfase especial na ONU - seu renascimento e ressurreição como um organismo vivo - uma síntese de todas as qualidades mais elevadas que estão dentro das nações do mundo. Podemos visualizar as energias que fluem do Avatar de Síntese, {ver este assunto} através do Cristo, da Hierarquia e do Novo Grupo de Servidores do Mundo, fortalecendo este ideal nos corações e mentes das pessoas. Nos pensadores avançados, um dos efeitos da influência do Avatar de Síntese é a capacidade de direcionar a energia para um fim reconhecido e desejado, superando todos os obstáculos que se interpõem em seu caminho. Isso necessariamente acarreta a destruição das formas de expressão inadequadas e ultrapassadas - não pela imposição direta de força dirigida - mas pelo fortalecimento da vida dentro delas que é liberada para criar formas de expressão mais adequadas. Assim ocorre uma reforma mágica.

Esta é a maneira pela qual todas as formas de vida evoluem nos planos mental, astral e físico. A destruição das formas permite que a consciência se liberte das limitações do passado e capacita as forças de reconstrução para construir o futuro. Essas forças demonstram uma tendência natural para simplificar e sintetizar, absorvendo as complexidades dos níveis inferiores de pensamento, sentimento e ação. Esse tipo de pensamento grupal seria capaz de gerar um núcleo de atração do qual poderiam emergir soluções mais simples e universais para os problemas do mundo. O desafio hoje é que a humanidade tem um corpo de desejo poderoso que faz muitas demandas e, ao mesmo tempo, especialmente no Ocidente, a mente concreta se desenvolveu a tal ponto que pode excluir o tipo de consciência intuitiva superior. A mente aumenta a taxa de progresso, mas, se desenvolver em excesso e vibrar com demasiada intensidade, pode ficar isolada - um "mundo em si mesma". A mente hiperativa é uma barreira para obter livre acesso aos níveis onde as associações grupais superiores são formadas.

Para criar associações grupais superiores com base na magia branca das corretas relações, alguma magnetização dos éteres circundantes é extremamente benéfica, pois as vias de comunicação são formadas mais facilmente em um ambiente magnético. O relativamente pouco sucesso alcançado pelos estudantes de magia branca no Ocidente até hoje se deve principalmente às condições não magnéticas do campo etéreo ao seu redor. Em algumas partes da Índia onde o campo etéreo esteve relativamente calmo e constantemente magnetizado pela presença dos Mestres, o trabalho mágico é um pouco mais fácil de realizar. O ritmo frenético da vida moderna no Ocidente, além das forças separadoras da mente concreta, dispersa constantemente o acúmulo de condições magnéticas. Diz-se que, no momento, seria necessária muita força para tornar o ambiente do Ocidente um local adequado para a magia branca e a precipitação imediata das formas mentais no plano físico. Isso pode explicar o fato de que muitos experimentos psíquicos realizados na presença de pesquisadores científicos falham porque o fogo da mente inferior impede a magnetização necessária do campo etéreo circundante no qual o experimento é realizado.

O fato de a vida moderna ser caótica e com pouca atenção - a vida fluida da personalidade inferior que se move por toda parte e perturba constantemente o campo etérico - torna difícil magnetizá-la de forma significativa e duradoura. Portanto, parte do trabalho de meditação grupal consiste justamente nisso, e as três Conferências da Escola Arcana que acontecem em três dos cinco centros planetários a cada ano, fazem parte do trabalho de preparação do campo mágico para o futuro imediato e para aqueles que nos seguem na ordem da encarnação. Isso certamente permitirá que o entrante 7º Raio de Ordem Cerimonial e o grande instrumento de serviço que usamos em todo o nosso trabalho - A grande Invocação - juntamente com as meditações diárias da Escola, as meditações da Lua Nova e da Lua Cheia, Triângulos, Boa Vontade Mundial e meditações especiais de serviço - sejam o mantra do 7º Raio.

Relacionada com a nota-chave, a Grande Invocação é um "instrumento solar" para precipitar a Luz Suprema no mundo. Alguns podem pensar que há pouca evidência disso nos tempos incertos em que vivemos, mas devemos ter em mente que o efeito inicial das forças da luz, ao entrar em contato com os mundos inferiores, é desenterrar o mal e trazê-lo à superfície para poder cuidar dele. Isso é sucintamente expresso em uma das leis da cura esotérica: "A perfeição traz a imperfeição à superfície. O bem expulsa o mal da forma do homem, no tempo e no espaço...". (6) Outros efeitos que podem ser atribuídos à precipitação planejada da 'luz suprema' - incluindo: mudanças na direção das relações; uma intensificação do funcionamento da Lei de Causa e Efeito; uma efervescência geral da atividade no plano físico. Se esses fenômenos dramáticos se devem, pelo menos em parte, à distribuição da Grande Invocação, podemos entender por que o Tibetano afirmou que "é preciso esperar as condições certas antes de sua possível enunciação". (7)

Assim, enquanto olhamos para o mundo e vemos as formas cristalizadas e a ordem estabelecida se desfazendo diante de nossos olhos, fixemos nossa atenção naquelas ideias em torno das quais as novas estruturas podem ser erigidas. A organização do mundo nasce no plano mental e todos os grupos de servidores do mundo podem desempenhar um papel importante na energização dos princípios construtivos para sua manifestação no plano físico. Por meio dessa transformação mágica, os padrões etéricos de relacionamento entre pessoas, nações e reinos da natureza podem finalmente alcançar uma organização espiritual tão perfeita quanto a geometria interna de um diamante. E da mesma forma que esta joia preciosa permite que os raios do sol passem livremente, a joia da terra se elevará para ocupar seu lugar entre os planetas sagrados, para absorver, circular e transmitir a luz e a vida da Divindade que brotam do Centro Espiritual Solar. Desta forma, a luz suprema será mais uma característica no plano físico como em qualquer outro plano, por isso continuemos a estimular e sustentar a visão de um futuro glorioso para a humanidade, dedicando nossas vidas a preparar o retorno do Cristo e o surgimento da nova civilização.

____________

(*) Alucução proferida na Conferência da Escola Arcana em Genebra - Junho de 2022

1- Alice A. Bailey, Astrologia Esotérica , pág.138
2 -Alice A. Bailey, Psicologia Esotérica I, pág.228
3- Alice A. Bailey, Astrologia Esotérica , pág. 548
4 -H.P. Blavatsky, A Doutrina Secreta Vol. I. p.57
5- Alice A. Bailey, O Reaparecimento do Cristo, pág.93
6- Alice A. Bailey, Cura Esotérica , pág. 295
7 -Alice A. Bailey, Discipulado na Nova Era II, pág. 426

Início