O Padrão de Exteriorização das Coisas
Laurence Newe
................
Tradicionalmente associamos Capricórnio com a realização da meta
estabelecida em Sagitário – uma meta abstrata melhor considerada em termos
de qualidade de luz. Ao assimilar essa luz, o discípulo simbolicamente vira as
costas para ela a fim de transmiti-la ao mundo, e Capricórnio facilita isso
por meio de seu poder de concretização inerente. Padrões de luz abstrata
são reduzidos ou "espiritualmente reduzidos" em ideias que pensadores
inteligentes inconscientemente se apropriam e aplicam em alguma área da
criatividade humana. Uma redução adicional ocorre então à medida que as
ideias iluminadas são moldadas em novos valores e princípios humanos. Estes
podem assumir a forma de movimentos de bem-estar geral, valores sociais
atualizados ou talvez novas declarações e tratados internacionais que antes
seriam muito idealistas e impraticáveis. De alguma forma, porém, a qualidade
da nova luz deve ser exteriorizada e expressa na atividade humana, pois, entre
os céus e a terra, discípulos e grupos de discipulado tomam posição como
portadores de luz.
Este processo é lindamente descrito nas seguintes palavras de um antigo Comentário citado nos ensinamentos de Alice Bailey: “O Anjo da Presença está dentro da luz divina – o centro e o ponto de encontro de muitas forças. Essas forças se encontram e se misturam. Elas se concentram na cabeça daquele que está diante do Anjo. Olho no olho, cara a cara e mão na mão, elas estão. A vontade reforça a vontade, e o amor encontra o amor. A vontade de poder se funde com a vontade de amar e a força com a sabedoria se encontram. Essas duas são uma. Daquele ponto alto de unidade, Aquele que é liberado se apresenta e diz: 'Eu retorno de onde vim; do sem forma para o mundo da forma eu faço meu caminho. Eu quero ser. Eu quero trabalhar. Eu quero servir e salvar. Eu quero elevar a raça. Eu sirvo ao Plano com vontade, o Todo com poder'”
Há um tremendo sentimento de elevação espiritual nesta passagem, trazendo à mente os picos nevados do Himalaia que são frequentemente associados à realização do objetivo em Capricórnio. Os picos das montanhas são campanários naturais que evocam os fogos da aspiração dentro de nós, a neve branca pura que os cobre é um lembrete da natureza imaculada que é necessária para viver em altitude espiritual. À medida que a neve cobre a paisagem em um manto branco, ela simboliza maravilhosamente a unidade normalmente escondida dentro da diversidade visual, e à medida que o clamor da vida mundana é temporariamente silenciado - o poder da natureza sugere a beleza arrebatadora dos mundos sutis, que, um dia, serão exteriorizados.
A intensidade do silêncio natural é apenas um reflexo tênue do espanto silencioso que precede a revelação no coração do verdadeiro místico. Esse silêncio interior ativa uma onda ascendente de energia e concentra a consciência no limiar de novos começos. Aquilo que é velho, cristalizado e desgastado é perdido de vista e o convite para se tornar parte da revelação da natureza queima com uma intensidade profunda. À medida que o místico se torna o ocultista e alcança a iniciação por meio do poder de sacrificar o eu inferior para o bem do todo, cada floco de neve - um milagre da geometria sagrada - faz sua queda sacrificial para descansar como parte de um cobertor de unidade. No entanto, isso não é sacrifício no entendimento comum da palavra, pois em seu próprio nível, o floco de neve, como o iniciado, retém a auto identidade enquanto simultaneamente se expande para fora de si mesmo na consciência de um todo maior.
Dizem-nos que não há dois flocos de neve iguais, assim como não há duas pessoas idênticas, e ainda assim sua unidade transcende completamente qualquer senso de separação. Um dos padrões fundamentais da natureza é baseado no hexágono e isso é lindamente revelado no floco de neve - cada cristal perfeito em seu design, revelando silenciosamente o desejo da natureza de geometrizar e expressando, nas palavras de H.P Blavatsky, que "há seis Forças na Natureza... e a sétima - a Força total, ou a Força absoluta, que é a síntese de tudo". (1)
O ser humano aperfeiçoado também demonstrará seis princípios ou forças e um sétimo que será a força total – que sintetiza as outras. Esta última força colocará a consciência humana em ressonância simpática com a natureza e o poder das hierarquias celestiais fluirá diretamente para os reinos inferiores através da humanidade, moldando, adaptando, transmutando e elevando seu fogo atômico a um ponto de fusão. Isso resultará em uma revelação cuja magnitude a consciência humana não pode imaginar no momento. Tudo o que podemos fazer é olhar com novos olhos para a tendência fundamental da natureza de geometrizar e perceber que esse padrão de exteriorização está em ação em muitos níveis, não apenas no reino mineral. Isso ocorre porque há um mundo secreto e interior onde grandes arquétipos estão, vibrantes com poder vivo através do poder do qual um plano divino está se desenvolvendo. Ao longo dos tempos, os ensinamentos da Sabedoria Eterna levaram a humanidade cada vez mais perto de sua porta.
Assim como um manto de neve é formado a partir da geometria cristalina de flocos de neve individuais, o poderoso senso de unidade transmitido pelos ensinamentos da Sabedoria é o resultado de palavras organizadas de uma maneira específica para formar símbolos de poder geométrico. Eles são escritos de uma forma que induz padrões de ressonância simpática na mente do leitor ávido, conectando-o a grandes forças e formas de pensamento que estão por trás do texto. Como o Mestre Hilarion escreve no livro, Luz no Caminho: "Há outra maneira de ler, que é, de fato, a única de alguma utilidade para muitos autores. É ler, não entre as linhas, mas dentro das palavras. Na verdade, é decifrar uma cifra profunda. Todas as obras alquímicas são escritas na cifra da qual falo; tem sido usada pelos grandes filósofos e poetas de todos os tempos. É usada sistematicamente pelos adeptos da vida e do conhecimento, que, aparentemente revelando sua sabedoria mais profunda, escondem nas próprias palavras que a enquadram seu verdadeiro mistério. Eles não podem fazer mais. Existe uma lei da natureza que insiste que um homem leia esses mistérios por si mesmo. Por nenhum outro método ele pode obtê-los.” (2)
O padrão das coisas como elas são nos céus precipita-se na terra de forma semelhante a uma queda de neve. A tarefa dos grupos de meditação é rasgar os véus através dos quais grandes verdades podem cair na terra e ser ancoradas aqui para unir a humanidade mais uma vez com o cosmos, mas em uma volta mais alta e inteligente da espiral do que antes. Mas não precisamos trazer habilidades geométricas para nossa meditação para precipitar esses padrões, pois esse é o papel da hierarquia de devas que coopera com o pensamento do homem convertendo os impulsos por trás de seu pensamento e emoção em padrões de força geométrica. A exatidão do pensamento e do sentimento gera precisão geométrica e beleza com a assistência dos ajudantes internos da natureza.
Em uma escala mundial, à medida que a vontade, o amor e a inteligência abstrata começam a caracterizar o pensamento da humanidade, a geometria da rede etérica do planeta mudará de um padrão de quadrados para um padrão de triângulos, refletindo essas três forças superiores inerentes ao ser humano. No próximo sistema solar, elas mudarão novamente para se tornarem um padrão de círculos sobrepostos, semelhante à maneira como a rede etérica do sol é construída atualmente. Embora o significado disso não seja imediatamente aparente, alguma percepção pode ser obtida ao refletir sobre o padrão geométrico da "Flor da Vida". Isso pode ser visto no site da Wikipedia e é descrito lá como "uma figura geométrica composta de vários círculos sobrepostos e uniformemente espaçados, que são dispostos de modo a formar um padrão semelhante a uma flor com uma simetria sêxtupla como um hexágono. O centro de cada círculo está na circunferência de seis círculos circundantes do mesmo diâmetro. Ao longo da história humana, filósofos, artistas e arquitetos ao redor do mundo conheceram a Flor da Vida por sua forma, proporção e harmonia perfeitas. É considerada por alguns como um símbolo da geometria sagrada, que supostamente contém valor religioso antigo, retratando as formas fundamentais do espaço e do tempo. Nesse sentido, é uma expressão visual das conexões que a vida tece por meio de todos os seres sencientes, acreditando-se que contenha um tipo de Registro Akáshico de informações básicas de todos os seres vivos."
“A Flor da Vida” é certamente um excelente modelo para refletir sobre o padrão de construção sêxtuplo da natureza, como é visto, por exemplo, na geometria do floco de neve que estamos considerando. E esse padrão sêxtuplo também pode ser aplicado ao desenvolvimento evolutivo da Alma em manifestação, pois em um estágio avançado, somos informados de que o iniciado se torna “a estrela perfeita de seis pontas... (a personalidade tríplice e a Tríade tríplice fundidas, combinadas e perfeitamente produzidas através do ponto intermediário, o corpo causal) e que, quando o corpo físico é eliminado, o torna a estrela de cinco pontas ou manasaputra aperfeiçoado”. Assim como com o iniciado, o objetivo atual da evolução natural para todo o planeta é lutar pela perfeição com base em um padrão de força sêxtupla com um sétimo sintetizador e, mais tarde, descartar a forma externa e passar para níveis mais sutis. Isso não vai acontecer tão cedo, é claro, pois é um procedimento incrivelmente longo e medido, mesmo em escalas de tempo geológicas. No entanto, devido à sua ganância materialista, a humanidade até agora falhou em cumprir com suas responsabilidades planetárias e fazer progressos significativos neste momento. Dessa perspectiva, as crises mundiais que estão atualmente engolfando a humanidade devem ser bem-vindas como uma força corretiva muito necessária que pode provar ser sua salvadora em vez de sua destruidora. De uma forma ou de outra, o egoísmo e o apego à forma precisam ser superados e quanto mais a humanidade atender às suas responsabilidades, mais provável será que entenda essas lições e seja capaz de capitalizar neste momento de oportunidade sem precedentes.
À medida que o desejo de um tipo ou de outro se torna profundamente habitual e arraigado, um estado de cristalização completa ocorre quando então se torna possível para forças ocultas destruir a mentalidade e libertar a consciência de seu desejo aprisionador. Capricórnio é um facilitador maravilhoso neste processo. E na seguinte passagem da Astrologia Esotérica, o que o Tibetano tem a dizer sobre a evolução do indivíduo poderia ser facilmente aplicado à situação mundial atual: "quando a cristalização atinge um certo grau de densidade e a chamada 'dureza', ela é facilmente quebrada e destruída e o homem, nascido em Capricórnio, então traz sua própria destruição; isso se deve à sua natureza fundamentalmente materialista, mais os "golpes do destino" que são as promulgações da lei do carma. Repetidamente, uma certa medida de concretude é alcançada, apenas para novamente sofrer destruição, antes da liberação da vida e da reconstrução da forma... Capricórnio é, portanto, o signo do que foi chamado esotericamente de "parada periódica". O progresso se torna impossível sob as formas existentes, e tem que haver a descida ao vale da dor, desespero e morte antes que uma nova tentativa de escalar as alturas aconteça... Capricórnio é, como consequência de tudo o acima, o signo no qual é inaugurado um novo ciclo de esforço, seja esse esforço em conexão com o homem individual ou com o iniciado. Esforço, tensão, luta, a luta com as forças nativas do submundo, ou as condições extenuantes implicadas pelos testes de discipulado ou iniciação — estas são características da experiência em Capricórnio.”
Quão adequada é essa passagem para as atuais perturbações que estamos vivenciando na economia mundial. Com a passagem de Plutão por Capricórnio, vem o poder de destruir os obstáculos cristalizados para um tipo mais espiritual de globalização. Em vez de um ditado por instituições financeiras egoístas e políticas econômicas corporativas, teremos a oportunidade de criar sistemas mais inclusivos e construtivos que beneficiem muitos em vez de apenas alguns. Plutão estará em Capricórnio pelas próximas duas décadas e, portanto, podemos esperar que muito do que está cristalizado na psique mundial se despedace, trazendo a oportunidade de ressuscitar e redirecionar a força vital ao longo de linhas mais sólidas. Como Saturno, o grande planeta do carma rege Capricórnio, a chance de mudança redentora em escala planetária está conosco e as oportunidades de redimir velhos hábitos de pensamento e comportamento em escala mundial são incomparáveis.
A distribuição mais justa da riqueza e dos recursos planetários é um assunto cujo tempo chegou e as discussões públicas que estão ocorrendo agora terão, esperançosamente, um impacto positivo nas políticas dos governos em todo o mundo. A libertação do dinheiro do vínculo do materialismo é um dos maiores desafios do nosso tempo. A escuridão dos tempos em que vivemos é o pano de fundo necessário para tal mudança também e disso podemos nos animar. Nos ensinamentos do Agni Yoga, somos informados: "Somente em esferas onde uma sombra vela a visão o espírito pode buscar a Luz. Somente onde a sombra está atrás de suas costas o espírito pode exibir sua força. Somente onde a sombra esconde o mundo distante o espírito pode revelar seu poder de discriminação. Portanto, o crescimento do espírito é acelerado por obstáculos... O conhecimento da transmutação revelará todas as possibilidades. Portanto, quando o experimento ardente for confirmado para a humanidade, sua oferta será ilimitada." (3)
Este tema é então continuado no livro Infinito II, da mesma série de ensinamentos, onde somos avisados: "A construção cósmica está sob pressão; portanto, a tensão das nações é tão irreprimível. Cada país é como um acorde na criatividade cósmica. Assim como o fogo subterrâneo conecta continuamente os centros, os eventos conectam os países. Sob a pressão do Ima Cósmico, todas as nações agora mostram estresse. Com a aproximação da catástrofe, as pessoas sentem a força da mudança. É um momento muito sério; eventos estão sendo gerados. Assim, a tensão do tempo pode criar um novo passo. É um momento muito difícil. A escuridão sempre vela o horizonte antes do amanhecer.”
Novos padrões de interação mundial estão prestes a se exteriorizar e os éteres estão atualmente sendo submetidos a muito estresse e tensão. Em muitas pessoas sensíveis, isso está gerando novas pressões psicológicas estranhas que são difíceis de suportar, mas é sob tais condições que a força e o poder de servir são cultivados, e as oportunidades que estão na "tensão do tempo" devem ser bem-vindas, portanto. É realmente um momento sério em que eventos globais estão sendo gerados, mas isso é indicativo de atividade energética ocorrendo no mundo das causas, onde novas ideias poderosas estão se movendo para fora do mundo do significado e para a consciência humana. Como a semente que abre caminho através da terra para a luz do dia, tudo o que está no caminho está sendo perturbado, quebrado e jogado de lado. As forças destrutivas que vemos em ação em tantos níveis não são tanto o trabalho de forças do mal, mas o resultado da própria resistência da humanidade ao novo padrão de exteriorização das coisas. Embora seja verdade que o mal se apoderará e utilizará qualquer oportunidade que lhe for fornecida, temos a certeza de que o coração da humanidade é sadio, e pode, em última análise, ser confiável para ficar do lado das forças da luz.
Com isso em mente, vamos nos unir para direcionar a luz de Capricórnio para o que está em processo de exteriorização e preparar ainda mais o caminho para a glória que está por vir.
____
1 - Collected Writings Vol.VII, p.291 abril de 1887,
H.P.Blavatsky
2 - Luz no Caminho, pp 29-30 M Collins
3 - Infinito II, Sloka 139.H Roerich