Marcando o início de uma Nova Civilização - Uma Perspectiva Científica
Mintze van der Velde (*)

Caros amigos.

A palestra deste ano é para reflexão, como vimos na conferência de Nova York há algumas semanas. Esperamos que esta conferência continue esse debate inspirador. A fusão de energias foi discutida na sessão de estudantes de Nova York, o que também levou à ideia de fusão nuclear. Ao mesmo tempo, um discurso inspirador de Phillip Curtsmith desenvolveu as qualidades dos vários Raios no contexto da Ciência.

De tempos em tempos as cartas enviadas pela Escola Arcana e Lucis Trust contêm algumas referências a tópicos ou ideias relacionados à ciência, passada ou futura. Nem sempre são fáceis de entender e quero aproveitar esta oportunidade para lançar alguma luz sobre essas questões da perspectiva de uma mente científica. Pelo que vamos apresentar a seguir, tenha em mente que, do ponto de vista da Sabedoria Eterna, o impulso da evolução é produzido de dentro e não de fora. O mundo físico, com todas as suas formas de vida, é apenas a casca externa dos mundos internos. Em contraste com a visão do Big Bang, a Terra atual e suas formas de vida se originaram em uma condição altamente etérea e gradualmente se materializaram e condensaram durante o arco descendente da evolução da Terra. Este estágio já passou, e a Terra está no arco ascendente no qual a humanidade está se tornando um participante ativo na espiritualização do mundo. Na carta que foi enviada na primavera de 2021, lemos:

Nessa perspectiva, a radioatividade no reino mineral é um desenvolvimento relativamente recente na história natural - do final do século XVIII, quando se dizia que a estimulação elétrica de uma fonte cósmica começou a se derramar na terra. (1) E a isso segue :

Esta é a grande narrativa da história esotérica e o efeito do processo é um brilho crescente. Ele propõe que isso ocorra até certo ponto em todos os reinos da natureza e "em todos os casos, [isto] é sempre a una e mesma coisa... O ser humano radioativo é da mesma natureza (diferindo apenas no grau e na resposta consciente) que o mineral radiativo; em todos os casos, aquilo que irradia a vida central positiva, a centelha elétrica ou aquilo que for sua correspondência... Quando o tema da irradiação for melhor compreendido, descobriremos que ela demonstra um novo exemplo da unidade de toda a vida, e oferece mais uma indicação que corrobora a natureza sintética de todo o processo evolutivo.” (2) A nota-chave da conferência fala sobre o início de uma nova civilização. Uma visão interessante a esse respeito é oferecida em A Exteriorização da Hierarquia:

“Como precursora daquela liberação de energia que mudará o modo de vida humano e inaugurará a nova era em que não teremos civilizações e suas culturas emergentes, mas uma cultura mundial e uma civilização emergente, demonstrando assim a verdadeira síntese subjacente à humanidade. A bomba atômica emergiu de um Ashram de primeiro raio, trabalhando em conjunto com um grupo de quinto raio; do ponto de vista de longo alcance, sua intenção era e é puramente benéfica.” (3) E por último, uma das minhas citações favoritas:

“Um dos principais interesses no futuro será a tendência para eliminar o ruído, devido à crescente sensibilidade da raça. Quando a energia da água e do átomo estiver a serviço do homem, nossas fábricas e transporte, como navios e trens, sofrerão revolucionárias modificações. Isto terá um potente efeito não só sobre o homem como também sobre os devas.” (4)

Eu gostaria de falar sobre o átomo no contexto da nota chave da conferência. Este fim de semana haverá outros discursos em que o átomo também aparecerá, no contexto da eletricidade. Portanto, lembre-se também da palavra 'eletricidade'. O que realmente sabemos sobre o átomo? A carta de maio-junho da Escola Arcana contém uma citação de um livro sobre o Modelo de Átomo Estruturado (5) {ver este assunto}. Não vou repetir esta citação aqui, mas tentarei lançar alguma luz sobre a ideia e por que ela é importante do ponto de vista da Sabedoria Eterna.

Vamos primeiro olhar para uma perspectiva histórica. No final do século XIX, o grande discípulo H.P. Blavatsky introduziu os conceitos da Sabedoria Eterna em um mundo ocidental bastante orientado para a matéria. Se você já leu A Doutrina Secreta, saberá que HPB se opôs fortemente aos cientistas de seu tempo - com algumas exceções, como Sir Oliver Lodge - por causa de sua abordagem muito materialista da natureza. Meio século depois, Alice Bailey, com base no trabalho de HPB, deu um segundo passo a esses ensinamentos, dando muito mais detalhes sem atacar especificamente os cientistas da época. Ambos insistiram que o Universo, incluindo o átomo, é de natureza elétrica e, como dito acima, o impulso para a evolução vem de dentro e não de fora. Falando globalmente: ”a matéria é espírito no ponto mais baixo de sua atividade cíclica e espírito é a matéria no sétimo plano” (ou o mais elevado). (6)

Em 1895, Charles Leadbeater e Annie Besant publicaram "Occult Chemistry", no qual descreveram suas observações clarividentes sobre vários átomos. Eles observaram átomos não apenas no plano físico, mas também em todos os quatro planos etéricos. No plano etérico mais elevado, todos os átomos se assemelham à descrição do átomo de Babbitt. Sem entrar em detalhes, algumas conclusões de seu trabalho foram:

1. Os átomos têm uma estrutura baseada nos sólidos platônicos.

2. Existem apenas partículas carregadas, não nêutrons. É claro que a física quântica ainda não era conhecida naquela época, pois ainda estava em sua infância.

Até 1920, os físicos pensavam que o núcleo do átomo era composto de prótons eletricamente positivos e elétrons eletricamente negativos. Mas com o advento da física quântica isso se tornou insustentável e assim o nêutron eletricamente neutro foi introduzido. Para manter o núcleo unido, a chamada força nuclear forte também foi introduzida. Isso levou ao conhecido modelo de Bohr do átomo. Com o progresso das observações, esse modelo logo se tornou simples demais. A física quântica, com sua abordagem probabilística e a conhecida dualidade onda-partícula, complicou o quadro a tal ponto que não existem imagens de um "núcleo quântico". Portanto, vou poupá-los de todos os detalhes da abordagem quântica. Onde tudo isso nos levou? Antes de resumirmos, vamos ter em mente que a maior parte, se não tudo, do que sabemos sobre o núcleo foi obtido pela colisão de partículas (de todos os tipos), geralmente em altas energias, e depois estudando os restos.

Então, resumindo:

1. O núcleo é composto de prótons e nêutrons unidos pela força nuclear forte.

2. Em um átomo, os elétrons flutuam ao redor do núcleo, mantidos juntos pela força elétrica.

3. Sabemos que a fissão nuclear ocorre pela liberação de grandes quantidades de energia, tanto controlada (reatores) quanto não controlada (bomba nuclear), mas não sabemos realmente de onde vem essa energia. Desvantagem: o resíduo nuclear é radioativo por muito tempo.

4. Sabemos que a fusão nuclear também ocorre liberando grandes quantidades de energia. Vemos isso de forma descontrolada (bombas), mas depois de décadas de pesquisa ainda não conseguimos controlar essa reação [JET (7) e ITER (8), por exemplo]. E novamente: nós realmente não sabemos de onde vem essa energia. JET e ITER tentam obter um plasma de altíssima energia e pressão. Isso se baseia na suposição de que o Sol em seu núcleo funciona como um reator de fusão controlada, uma suposição ainda não verificada.

5. Existem dezenas de modelos teóricos do núcleo, cada um descrevendo partes, mas nenhum descrevendo o quadro completo.

Como tudo isso é visto no Structured Atom Model (SAM)? (Modelo do Átomo Estruturado) Vou apenas delinear os principais pontos do SAM:

1. No SAM o núcleo tem uma estrutura fixa composta de prótons mantidos juntos por elétrons internos.

2. O nêutron deixa de ser uma partícula fundamental e é substituído no núcleo por um par neutro próton-elétron.

3. A estrutura segue o princípio do empacotamento esférico mais denso, baseado nos sólidos platônicos, principalmente o icosaedro e o tetraedro.

Surgem subestruturas recorrentes que definem a configuração dos núcleos dos elementos.

4. A estrutura geométrica do núcleo e as propriedades físicas e químicas dos elementos são causalmente relacionadas.

5. Devido à estrutura fixa, a física quântica (ou seja, o chamado Modelo Padrão) não se aplica.

6. A força nuclear forte não é necessária. A única força que está em jogo é a força elétrica.

7. A energia liberada nas reações de fusão e fissão é explicada por diferenças na tensão elétrica da estrutura dos núcleos.

8. Isso também explica por que alguns elementos são naturalmente radioativos e outros não.

9. O mecanismo de tensão elétrica explica a transmutação de elementos em baixas energias, ou seja, em ambientes biológicos.

10. Explica também a transmutação em Reações Nucleares de Baixa Energia (LENR) (9) - observada, mas não explicada por modelos físicos padrão (SAFIRE [10 - 11)]. Para iniciar essas Reações Nucleares de Baixa Energia é necessário que algumas condições especiais sejam atendidas. O experimento SAFIRE é um exemplo de como pode funcionar: camadas duplas em um ambiente de plasma elétrico. Você se lembrará que o experimento SAFIRE foi discutido várias vezes em conferências anteriores da Escola Arcana.

Isso significa que o modelo do átomo baseado na física quântica está totalmente errado? Não, em absoluto. Lembremos a citação sobre o ashram de primeiro raio envolvido na descoberta da liberação de energia atômica. Grande parte de sua pesquisa foi baseada na interpretação da mecânica quântica da estrutura do átomo. E ao reunir as melhores mentes científicas da época, eles conseguiram liberar a energia do átomo. Mas essa descoberta atingiu seus limites e impediu um maior desenvolvimento da energia nuclear, com técnicas diferentes das atualmente conhecidas por fissão e fusão, ou seja, LENR. O SAM adota uma abordagem diferente, que ao longo do tempo pode simplesmente tornar a abordagem quântica obsoleta. É assim que funciona uma mudança de paradigma.

O SAM também pode explicar a mudança na radioatividade quando um "estímulo elétrico de uma fonte cósmica começou a fluir em direção à Terra". Quando a estrutura elétrica ou o ambiente da Terra muda, alguns átomos podem se tornar radioativos devido à mudança na tensão elétrica.

Os conceitos SAM implicam que uma mudança de paradigma na física é iminente?

Provavelmente não, mas isso não deve nos impedir de abrir nossas mentes e pensamentos para uma perspectiva mais alinhada com a Sabedoria Eterna. Para ilustrar, e assim estimulá-lo um pouco também: Em 12 de maio deste ano, a colaboração do Event Horizon Telescope (12) publicou a primeira imagem do "buraco negro" no centro de nossa própria galáxia! Parece-me que estamos vendo a radiação de um enorme vórtice elétrico no centro de nossa galáxia. Lembremos que um "buraco negro" é consequência de uma interpretação gravitacional do universo, enquanto a Doutrina Secreta e o Tratado sobre o Fogo Cósmico sustentam que o universo é de natureza elétrica. Uma mudança de paradigma consiste em mudar uma forma de pensar, uma forma coletiva de pensar. Como estudantes da Sabedoria Eterna, sabemos por experiência que mudar nossos próprios pensamentos às vezes não é tão fácil quanto parece. Mudar uma forma coletiva de pensar, como em uma mudança de paradigma, também não é tão fácil quanto parece - mas isso seria assunto para outra alocução...

Refletindo sobre a Luz Suprema que marcará o início da nova civilização, podemos nos perguntar: a humanidade está pronta para tal civilização? Referindo-se à citação acima, estamos preparados "não tendo civilizações e suas culturas emergentes, mas uma cultura mundial e uma civilização emergente"? É aqui que começa nosso trabalho subjetivo como estudantes da Escola Arcana: através da construção do Antahkarana - de cada um de nós - contribuímos para a construção do Antahkarana desse discípulo mundial, a humanidade. Isso criará um caminho para a Luz Suprema encontrar sua expressão nos planos inferiores.

___________


(*) Alucução proferida na Conferência da Escola Arcana em Genebra - Junho de 2022

1 - A.A. Bailey, Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, págs. 716-717
2 - A.A. Bailey, Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 1077
3 - A.A. Bailey, A Exteriorização da Hierarquia, pág. 548
4 - A.A. Bailey, Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 910
5 - J.E. Kaal, J.A. Sorensen, A. Otte, J.G. Emming, The Nature of the Atom 2021 Curtis Press.
6 - A.A. Bailey, Psicologia Esotérica, T.. I, pág. 17
7 - https://ccfe.ukaea.uk/research/joint-european-torus
8 - https://www.iter.org/
9 - https://www.lenr-forum.com/
10 - https://www.safireproject.com/index.html
11 - https://aureon.ca/
12 - https://eventhorizontelescope.org/

Início