Harmonia através do calor do conflito

Estimado colega de trabalho.

Os ensinamentos da Sabedoria Eterna são baseados nas propriedades de transmutação do Fogo. Elas proclamam que: "o Fogo é o mais perfeito e não adulterado reflexo, no Céu como na Terra, da Chama Una. É vida e morte, a origem e o fim de toda e qualquer coisa material. É a Substância divina." (1) O fogo, claro, gera calor, sem o qual nada se move. Como tal, Calor é a história de tudo - a força motriz por trás da evolução.

De todos os fenômenos naturais que nossos sentidos experimentam, a sensação de calor suave, ou quente, é talvez o mais primitivo, pois traz uma sensação de conforto e segurança. Mas fora da estreita faixa de temperatura que definimos como "quente", reside a experiência da dor - seja por muito ou pouco calor. Psicologicamente, isso é igualmente verdadeiro, como fica claro por palavras como temperamento e têmpera, que estão diretamente relacionadas à temperatura. Usamos a palavra "temperamento" para descrever a disposição de uma pessoa, muitas vezes no sentido de emoções superaquecidas; mas igualmente, um "temperamento uniforme" descreve um estado de compostura. Embora associemos a primeira condição a um estado de conflito interno, a última indica um estado de harmonia interna.

Desde os tempos pré-históricos, o ser humano tem lutado constantemente para temperar as coisas - para trazer harmonia ao conflito e perpetuar um estado de cordialidade psicológica. Na verdade, temperar algo significa "trazer a um estado adequado por meio de uma mistura harmônica de elementos." Este esforço é comum a todos os organismos vivos, como o reformador educacional, John Dewey, aponta:

“Cada necessidade, digamos fome de ar fresco ou comida, é uma falta que denota pelo menos uma ausência temporária de ajuste adequado com o ambiente. Mas também é uma demanda, uma busca no meio ambiente para compensar a falta e restaurar o ajuste, construindo pelo menos um equilíbrio temporário. A própria vida consiste em fases nas quais o organismo perde o passo com a marcha das coisas ao redor e então se recupera em uníssono com ela - seja por meio do esforço ou por algum acaso feliz. E, em uma vida em crescimento, a recuperação nunca é mero retorno ao estado anterior, pois é enriquecida pelo estado de disparidade e resistência pelo qual passou com sucesso... A vida cresce quando uma queda temporária é uma transição para um equilíbrio mais extenso das energias do organismo com as das condições em que vive.” (2)

Essas palavras descrevem eloquentemente como a luta perpétua para trazer harmonia ao conflito transforma a consciência, ao longo dos anos, em níveis cada vez maiores de refinamento e, por fim, em uma estética de vida criativa. Pois, como Dewey supõe: “A arte é... prefigurada nos próprios processos de vida. Um pássaro constrói seu ninho e um castor sua represa quando as pressões orgânicas internas cooperam com os materiais externos, de forma que as primeiras são preenchidas e as outras se transformam em um culminar satisfatório.” (3)

De acordo com a Sabedoria Eterna, esta capacidade para uma vida criativa é intensificada no reino humano sob a influência de uma Força de Vida Divina que incorpora as qualidades de Harmonia, Beleza e Arte. Paradoxalmente, o efeito inicial dessa força vital é perturbar o equilíbrio da consciência, causando conflito interno. Mas isso serve para conduzir o ser humano através de ciclos de experiência e crescimento, em um equilíbrio mais amplo entre consciência e ambiente, conforme descrito por John Dewey. Do ângulo esotérico, cada ciclo de conflito resulta na obtenção de um estado de equilíbrio mais dinâmico entre Espírito e Matéria. Por meio do equilíbrio hábil desses dois polos da existência vem a harmonia do calor espiritual e o florescimento da arte e da beleza.

Enquanto “O Senhor da Harmonia, Beleza e Arte” continua a aquecer a consciência da humanidade, os escritos de Alice Bailey preveem a descoberta gradual das leis do fogo: “Nelas estão resumidas as leis básicas da cor, da música e do ritmo . Quando a música produz calor ou estimulação, e quando os quadros, por exemplo, brilharem ou revelarem o subjetivo dentro do objetivo, então este... Raio da Harmonia estará atingindo sua plena potencialidade.” (4) Além disso, o grande número de pessoas que serão sensíveis a esse estímulo produzirá “beleza e harmonia na vida exterior, para que outros possam ver a conquista ”, e isso inspirará muitos mais a seguir seu exemplo.

No entanto, como o estado conflagrado do mundo mostra claramente, a consciência humana ainda é consumida no calor do conflito. No entanto, isso não precisa ser motivo para desespero. Embora seja um processo excruciante, o conflito serve para afrouxar os laços de apegos errados no reino da matéria. O poder de mudar vem por meio da aplicação de calor - e aí está o segredo da transmutação. Quer se trate de um processo químico ou psicológico, o ciclo do calor segue três estágios: um período de conflito, seguido pela rejeição ou renúncia às condições prevalecentes e, em seguida, a liberação. Com a transmutação alcançada, a consciência passa a expressar sua liberdade por meio de atos maiores de beleza criativa. Todas as crises terrenas, individuais ou relacionadas à humanidade como um todo, são produzidas pelo Princípio do Conflito embutido na consciência humana que a impulsiona através deste processo. Portanto, os pontos de crise que estão surgindo atualmente em todo o mundo possuem o potencial para o progresso humano acelerado, apesar das aparências externas. As crises trazem a promessa de transmutação iminente e a aquisição de um poder harmonizador com o qual se cria um novo mundo de luz e beleza. Mas isso só pode acontecer se as escolhas certas forem feitas no direcionamento das energias predominantes. Este é um assunto que será mais bem explorado no seminário online de Boa Vontade Mundial deste ano: A Dinâmica Espiritual da Crise no Caminho para a Cooperação Global.

Voltando às observações de John Dewey, imagine reunir todas as crises globais atuais em um ponto focal - é possível detectar uma causa subjacente geral que é semelhante ao desejo que leva o pássaro a construir seu ninho, e o castor sua represa. No fundo, a humanidade está se sentindo sem teto e ansiando pelo calor da segurança e da comunidade. O sentimento de não pertencer a algum lugar é uma ansiedade humana básica. Por meio de identificação e apego errados, essa busca de pertencer tem sido distorcida em uma busca por propriedade e posses para construir um senso artificial de identidade e pertencimento. Mas isso só leva a consciência ainda mais para o frio do isolamento. A descoberta do calor psicológico e da segurança está na compreensão de nossa conexão inata com os outros e com o meio ambiente, e construir uma casa iluminada para todos. Com esse objetivo, floresce a arte da vida criativa. Mas isso requer nada menos do que “uma nova concepção da ecologia humana”... em que a criatividade seja considerada tão importante quanto a alfabetização e celebrada como “o processo de ter ideias originais que tenham valor”. Estas são as palavras de Sir Ken Robinson, que foi consultor internacional em educação nas artes. Ele estava abordando o tema “As escolas matam a criatividade?” no TED (*) - uma plataforma dedicada a espalhar ideias na forma de palestras curtas e poderosas, cobrindo todos os tipos de tópicos em mais de uma centena de idiomas. É a palestra mais assistida já proferida no TED e demonstra como as ideias podem pegar fogo na imaginação do público quando expressas com a harmonia do calor e do humor.

À medida que avançamos neste período de teste mundial, a humanidade precisa de inspiração daqueles que estão emergindo do calor do conflito psicológico para expressar a luz e o calor da vida criativa. Calor e luz, os efeitos familiares do fogo, condicionam nossa vida cotidiana - pois toda a manifestação é um fogo friccional de movimento lento e, apenas por estarmos no mundo, estamos participando dessa combustão gradual. Este é o caminho da evolução. A chave para a harmonia está em mais fogo e não menos - o estímulo da chama do espírito interior. Por meio dele, nos juntamos ao crescente número de pensadores criativos em todos os lugares para incendiar o mundo com o espírito de relacionamento.

Na luz da criatividade grupal,
Lucis Trust

_______

1 - H.P. Blavatsky, A Doutrina Secreta I, p.121
2 - John Dewey, Art as Experience, p.12
3 - Ibid, p.24
4 - Alice Bailey, Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, p.427
(*) https://pt.wikipedia.org/wiki/TED_(confer%C3%AAncia)

Início