A Ciência dos Sete Raios
Sarah McKechnie (*)

Uma ferramenta para nos compreendermos, compreendermos nossos companheiros e nosso mundo.

Muito obrigada por esta oportunidade de compartilhar alguns dos ensinamentos sobre os sete raios dos livros de Alice Bailey. O conceito dos sete raios foi introduzido por H. P. Blavatsky e posteriormente desenvolvido por Ernest Wood. Alice Bailey então desenvolveu o ensino consideravelmente em vários de seus livros, especialmente em Um Tratado sobre os Sete Raios.

Podemos começar perguntando: Por que sete raios? Por que não dez ou doze, pois esses também são números de considerável significado espiritual? O número sete tem um papel proeminente na percepção humana da estrutura do mundo: as sete cores do arco-íris, sete notas de uma oitava; na cosmologia oculta, os sete principais planos e subplanos da existência, e no cálculo do tempo, os sete dias da semana. Então, há as sete irmãs das Plêiades, os sete Rishis da Ursa Maior e os sete Espíritos diante do Trono de Deus. Todos são essencialmente forças vivas levando a Vida Única à expressão - sete grandes intérpretes da Essência Única conforme ela toma forma.

A cosmologia da Sabedoria Eterna dá uma explicação dos sete raios tão profunda, tão oculta que está além do alcance da mente humana, mas para resumir e, assim, simplificá-la grosseiramente: Como parte do Plano inicial, a Vida Única buscou expansão. Inicialmente, aquela Vida se expressava em tripla formação: como Vida, Qualidade e Aparência, ou Mônada, Alma e Personalidade; Vontade, Amor e Inteligência. Os sete raios são a primeira diferenciação desta triplicidade divina: de três raios maiores, quatro raios menores se desdobram para revelar a natureza sétupla da divindade. No entanto, as sete emanações surgiram do vórtice central e, como tais, são sete aspectos de um todo e, portanto, inter-relacionados. "Cada um dos grandes raios tem uma forma de ensinar a verdade à humanidade, que é sua contribuição única", escreveu Alice Bailey, mas apenas em sua composição entendemos a natureza do Uno, da Divindade.

Ela disse: "A infinita diversidade de formas esconde uma síntese subjetiva. O homem pode, portanto, eventualmente ver, expressando-se por meio de todas as formas em todos os reinos, um septenato universal, e quando isso acontece, ele está entrando no mundo da unidade subjetiva e pode prosseguir seu caminho conscientemente em direção ao Uno. Ele ainda não pode entrar na consciência daquela Unidade essencial básica, mas pode entrar na de sua própria vida de raio, da fonte emanante de sua própria vida temporariamente especializada."

As energias que emanam do que é esotericamente chamado de "coração do sol" varrem os planetas em sete grandes correntes e se derramam na alma humana, produzindo o que chamamos de consciência. Esses sete tipos de energia produzem os sete tipos de almas ou raios. Essas diferenças são como as cores que o prisma assume quando submetido aos raios do sol. Mas o prisma é um.

ENUMERANDO CADA UM DOS SETE RAIOS:

1º raio - A energia da Vontade, Propósito ou Poder, que é essencialmente a Vontade da Divindade. Este raio é de tal intensidade dinâmica que é chamado de raio do Destruidor. Somos informados de que ainda não existe um verdadeiro tipo de primeiro raio em encarnação, devido à sua potência. Talvez o melhor exemplo da potência do primeiro raio seja encontrado no reino mineral, pois o rádio é considerado o detentor da chave para o mistério do primeiro raio. Coragem também é um aspecto do primeiro raio, mas a verdadeira coragem não é uma coragem de lutar ou qualquer tipo de luta para ser o que é chamado de "bravo". É a coragem do conhecimento seguro, sustentado com firmeza e sem questionamentos em meio às dificuldades e desconfortos.

Expressão Superior: A ciência do estadismo, do governo.

Expressão inferior: diplomacia e política modernas.

Talvez as palavras de grandes servidores possam adicionar uma dimensão humana à qualidade de raios específicos. Goethe, penso eu, tocou no poder dinâmico e iniciador do primeiro raio quando disse: "Tudo o que você pode fazer ou sonhar, comece. Ousadia tem gênio, poder e magia. Comece agora." E a coragem do primeiro raio está por trás da promessa do Cristo: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

2º raio - A energia do Amor-Sabedoria - o desejo ou amor da Deidade. Este não é o desejo emocional, mas o desejo como a grande Lei da Atração - a capacidade de atrair para si aquilo que é amado. É o vínculo de coerência, o princípio de coesão magnética que atua em toda a criação de formas em todos os níveis, desde um cristal até um sistema solar. Todos foram criados para satisfazer o desejo do Criador.

Expressão Superior: O processo de iniciação conforme ensinado pela hierarquia de adeptos.

Expressão inferior: religião

A abrangência do segundo raio está encapsulada em algumas palavras de Krishna: "Qualquer caminho que os homens percorram, é o meu; não importa por onde eles andem, ele leva a Mim."

3º raio - A energia da Inteligência Ativa ou, para revertê-la, atividade inteligente; o uso inteligente da construção da forma, de todo esforço criativo, para revelar o propósito divino.

Expressão superior: Meios de comunicação ou interação. O rádio, o telefone, o telégrafo e o poder de viajar.

Expressão inferior: O uso e difusão de dinheiro e ouro.

A inteligência expressa através do terceiro raio é a autoridade para a qual o Buda apontou seus discípulos em seu sermão final: "Sejam uma lâmpada para vocês mesmos. Mantenham-se firmes na Verdade como uma lâmpada. Não procurem refúgio em ninguém além de vocês."

4º raio - A energia da Harmonia através do Conflito. Este raio produz beleza e atua na harmonização de efeitos. Essencialmente, é o refinador, o produtor da perfeição no interior da forma para que o mundo objetivo se torne uma verdadeira casa de luz.

Expressão Superior: Maçonaria, baseada na formação de hierarquia e regras de admissão.

Expressão inferior: Construção arquitetônica. Planejamento urbano moderno.

Talvez as palavras de Julian of Norwich, o místico do século XIV cuja perplexidade sobre a existência do pecado foi apaziguada na revelação de que "Tudo ficará bem, e tudo ficará bem, e todo tipo de coisa ficará bem". Isso resume a harmonia essencial que com o tempo prevalece quando o conflito se esgota.

5º raio - A energia do Conhecimento Concreto ou Ciência. Essa energia produziu ciência e levou ao homem a compreensão do mundo natural. Por operar no plano da mente superior e inferior e porque "homem" é literalmente "aquele que pensa", o 5º raio tem um significado especial para a humanidade.

Expressão Superior: A ciência da alma. Psicologia esotérica.

Expressão inferior: Sistemas educacionais modernos e ciência mental.

Novamente, as palavras do Buda invocam a essência do 5º raio: "Não acredite em nada, não importa onde você leu ou quem disse isso, nem mesmo se eu o disse, a menos que esteja de acordo com sua própria razão e seu próprio sentido comum."

6º raio - A energia da Devoção ou Idealismo. Este raio dá ao homem a capacidade de ver o ideal, a realidade por trás da forma. Dá ao homem o desejo de penetrar por trás dos reinos velados e ocultos. Os últimos 2.000 anos produziram ganhos fantásticos na compreensão do que eram, para o homem primitivo, reinos "mágicos". Cristo deu a entender isso quando disse: "Coisas maiores do que eu fiz, fareis". Einstein também tocou nessa necessidade de penetrar além dos reinos externos em sua declaração: "A experiência mais bela e mais profunda que um homem pode ter é o sentido do misterioso. É o princípio fundamental da religião, bem como todos os esforços sérios na arte e Ciência."

Expressão Superior: Cristianismo e religiões diversificadas. (Observe aqui a relação com o Ray II.)

Expressão inferior: Igrejas e religiões organizadas.

A devoção do 6º Raio talvez seja melhor expressa por Jesus, o Mestre do 6º Raio: "Todo aquele que quiser encontrar sua vida deve perdê-la por minha causa."

7º raio - A energia da Ordem Cerimonial. Esta é a capacidade de coordenação que unifica a qualidade interior e a forma ou aparência tangível exterior. Este raio envolve principalmente os níveis etéricos e, portanto, governa o verdadeiro trabalho mágico - a espiritualização das formas.

Expressão Superior: Todas as formas de magia branca.

Expressão inferior: Espiritualismo - ênfase na forma, "fenômenos".

A essência do 7º raio é encontrada no familiar aforismo de Hermes Trismegistus: "Assim como em cima é embaixo." O cientista David Bohm também tocou no 7º raio em sua teoria da Ordem Implicada, uma nova forma de percepção que ele definiu como Totalidade Indivisa em Movimento Fluido. Um holograma é o símbolo da ordem implícita, disse ele: Uma ordem total está contida, em algum sentido implícito, em cada região do espaço e do tempo.

Estes são os sete raios, mas é importante lembrar que todos os sete raios são sub-raios do sintético 2º Raio de Amor / Sabedoria: Basicamente falando, a energia do amor, expressa com sabedoria, é a linha de menor resistência para as vidas manifestadas em nosso sistema solar. "Deus é amor" é uma grande verdade, pois o amor é a lei básica deste sistema solar.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS

Os tipos de raios fornecem uma nova abordagem psicológica ao homem por meio de uma compreensão das energias que o animam e fazem dele o que ele é. Além disso, o raio da personalidade em uma vida anterior deixa hábitos definidos de pensamento e atividade. Ele incorporou ao ritmo da vida certas tendências inalteráveis. A partir disso, podemos começar a ver que quando a verdadeira natureza dos sete raios for entendida, abordaremos o assunto da dualidade do homem com maior inteligência. Isso vai despertar os psicólogos para uma verdadeira compreensão do homem.

Não há nada em todo o sistema solar, em qualquer estágio de evolução, que não pertença e nem sempre tenha pertencido a um dos sete raios. Todos os reinos da natureza são condicionados pelos sete raios, mas o reino humano fornece uma representação talvez mais interessante e complexa. Cada indivíduo vibra em alguma medida particular; cada unidade da raça humana está em algum dos sete raios. Portanto, alguma cor predomina e algum tom soa, disse Alice Bailey:

"Cada unidade vibratória de energia pode dizer: Eu sou parte de um todo divino, que em sua natureza setupla expressa o amor e a vida da Realidade Única, colorida por uma das sete qualidades do amor da Deidade e responsivo às outras qualidades." Cada uma dessas sete correntes ou emanações de energia foi colorida por uma qualidade divina, um aspecto do amor, e todas elas foram necessárias para o aperfeiçoamento final do propósito latente e não revelado."

Todo ser humano é levado à manifestação pelo impulso de algum raio e é colorido por aquela qualidade de raio, que determina sua forma e indica o caminho que ele deve seguir. Um raio confere condições físicas, a qualidade da natureza astral e a distribuição de energia. Cada raio governa um centro particular, dando uma predisposição a certos pontos fortes e fracos. Dá ao ser humano seu colorido e qualidade. A personalidade muda de raio a raio, de vida a vida, até que todas as qualidades sejam desenvolvidas. Enquanto este processo de controle da alma está sendo aperfeiçoado, os tipos de raio dos veículos da personalidade emergem constantemente, o raio da personalidade começa a controlar e o raio da alma começa finalmente a dominar e subjugar a personalidade.

Ao considerar os raios, estamos realmente considerando a energia. Os vários raios de nossa composição são um problema de inter-relação de energias, sua fusão e equilíbrio, além da síntese final de duas energias principais - alma e personalidade. O campo de energia que chamamos de alma absorve, domina ou utiliza a energia menor que chamamos de personalidade (ela própria é composta de quatro energias).

De modo geral, no caso da maioria das pessoas, o corpo mental é governado pelos raios 1,4 ou 5; o corpo astral por 2 ou 6; e o físico pelo raio 3 ou 7. Almas avançadas, discípulos, ocasionalmente escolherão um raio diferente para um corpo particular do que os que acabei de citar, mas é sempre uma boa ideia começar com a premissa de que aquele é bastante comum, você não acha? Aprender a reconhecer o próprio padrão de raio não é fácil, mas temos algumas orientações para prosseguir. Pergunte a si mesmo: minha mente expressa poder facilmente (1º), ou se esforça para ter equilíbrio ao ver muitos pontos de vista diferentes (4º), ou anseia por detalhes e tende a observar com desapego (5º)? Minha natureza emocional tende a ser bastante serena (2ª) ou tende mais à postura de um defensor apaixonado (6ª)? Em termos do raio do corpo físico, pergunte-se se o seu corpo gosta de ser ativo e lida bem com tarefas diversificadas (3º) ou se prefere um ritmo físico rítmico e organizado.

O raio da personalidade encontra seu principal campo de atividade no corpo físico. Esse raio determina sua aparência, propósito, tendência de vida e ocupação, enquanto o raio da alma tem ação direta sobre o corpo astral; portanto, o campo de batalha da vida está sempre no plano do glamour, dizem. O raio da personalidade promove uma atitude separativa e causa um desapego do grupo de almas do qual a personalidade é uma exteriorização e um consequente apego ao lado da forma da manifestação. O raio egoico promove a consciência grupal e o desapego das formas externas, causando apego ao lado vital da manifestação e ao todo subjetivo.

Quando o raio da personalidade se torna pronunciado e dominante, e os raios dos três corpos estão subordinados a ele, ocorre a grande luta entre o raio da alma e o da personalidade. Na preparação para a iniciação, o raio da personalidade trabalha para prevenir o contato, para enganar, retardar o progresso e interpretar mal. A diferenciação torna-se marcante e o sentido de dualidade torna-se mais definitivamente estabelecido. Eventualmente, o raio da alma torna-se o fator dominante e os raios dos corpos inferiores tornam-se sub-raios desse raio controlador. Esta é a verdadeira relação da personalidade com a alma. O discípulo que entende essa relação e se conforma com ela está pronto para trilhar o caminho da iniciação, dizem.

Nas palavras de Alice Bailey: "Cada pessoa é potencialmente um transmissor de energia de raio, seja o raio egoico, seja o raio da personalidade. Cada um pode, com o tempo, aprender a transmitir a qualidade de seu raio da alma ao grupo, estimulando seus irmãos a uma maior coragem, visão mais clara, mais sutil pureza de motivo e amor mais profundo, e ainda assim evitar o perigo de vitalizar as características de sua personalidade. Esta é a maior dificuldade. Para fazer isso de forma eficaz e correta, todos devemos aprender a pensar uns nos outros como almas, e não como seres humanos."

Talvez neste ponto isso torne a psicologia dos sete raios mais significativa se os considerarmos em termos de indivíduos. Os dois volumes de Discipulado na Nova Era de Alice Bailey fornecem um registro de um grupo de discípulos que o Tibetano supervisionava durante seu trabalho com Alice Bailey, e ele deu a cada um desses indivíduos informações sobre seus raios, que são publicadas nos dois livros. Eles nunca foram identificados por seus nomes reais, apenas por iniciais. Vamos considerar apenas alguns exemplos para entender a complexidade do processo.

ISG-L

"Como você sabe, acho útil indicar a todos no meu grupo de discípulos prometidos seus cinco raios determinantes ou condicionantes para que possam trabalhar com inteligência na fusão de

a. Os vários raios da personalidade.

b. O raio da personalidade com o raio da alma.

Existem dois fatores principais de interesse primordial para todos os aspirantes e - no seu caso - a tarefa se torna um pouco difícil porque você tem de adicionar a essas duas tarefas o trabalho de mudar o raio da sua alma do sexto Raio de Devoção para o segundo Raio de Amor-Sabedoria. Isso não é uma coisa fácil de fazer sem um interlúdio de intensa dificuldade e de interrupção da energia, frequentemente acompanhada pela perda do equilíbrio da personalidade. Você, entretanto, quase concluiu a tarefa e a pior parte do processo já passou. Teve principalmente um efeito fisiológico sobre você, que se mostrou na dificuldade que você teve alguns anos atrás. Naquela época, como você sabe, me esforcei para ajudá-lo. Essa condição agora está definitivamente melhorada. As implicações psicológicas encontram-se na transferência da energia psíquica que você exerce do chakra do plexo solar para o chakra do coração. Em termos de expressão viva, isso significa que você pode transmutar a devoção em amor e o idealismo em sabedoria comprovada. Não é este o seu objetivo imediato, meu irmão?

Como você sabe, o raio da sua alma é o segundo raio, pois sua natureza básica é essencialmente amor-sabedoria. Seu raio da personalidade é o primeiro, o Raio de Vontade ou Poder. Isso foi por muito tempo subordinado ao raio passado de sua alma, o da devoção à alma, à Hierarquia, à humanidade e a você mesmo. Seu problema de ênfase na personalidade mudou de uma impressão contínua das atitudes, idéias e desejos de sua personalidade em seu ambiente (como foi o caso em sua vida anterior) para uma ênfase ocasional cíclica e quase violenta sobre algum indivíduo. Isso agora é apenas ocasional (relativamente falando). Você está aprendendo a deixar os outros livres - uma lição difícil para uma personalidade de primeiro raio, animada como a sua pelo conhecimento e boa vontade.

O raio de seu corpo mental também é o primeiro raio. Isso significa que sua mente inteligente pode dominar quando necessário e pode ser muito mais poderosa na expressão do que normalmente é. É sempre uma questão interessante e fácil para a alma controlar e iluminar a mente quando o primeiro e o segundo raios estão tão intimamente relacionados quanto podem ser como no seu caso.

Como seu corpo emocional está, entretanto, no sexto raio (como estava sua alma quando você entrou em encarnação), é aí que a ênfase da alma esteve e existiu para você a linha de menor resistência. Agora, a linha de menor resistência deve ser a mente, e seu objetivo principal na vida e na meditação deve ser a mente e aumentar a iluminação - isso para prestar mais serviço ao próximo.

Seu corpo físico também está no primeiro raio, então você pode ver o quão poderosa é a combinação que você tem para servir, se você puder realmente compreender seu problema e trabalhar com um senso de síntese. Portanto, seus raios são os seguintes:

1. O raio da alma - o segundo Raio de Amor-Sabedoria.
2. O raio da personalidade - o primeiro Raio de Poder ou Vontade.
3. O raio da mente - o primeiro Raio de Poder.
4. O raio do corpo astral - o sexto Raio de Devoção.
5. O raio do corpo físico - o primeiro Raio de Poder.

É esta poderosa combinação de forças de primeiro raio em seu equipamento que produziu a instabilidade emocional da qual você sempre esteve consciente. Mas a mudança da energia da sua alma para o segundo raio irá agora definitivamente compensar isso e levar a uma condição de estabilidade concentrada. Isso provavelmente também melhorará sua condição física."

EES

"Seu raio da alma é o sétimo, o que permite que você trabalhe com facilidade no novo mundo que está emergindo em manifestação com tanta rapidez. Ele irá ajudá-lo também a produzir ordem e ritmo em seu ambiente; nestes dias de turbulência e dificuldade, todo centro rítmico tem valor para nós.

Seu raio da personalidade é o sexto. Isso lhe dá poder no plano astral e, em consequência, dá a você um corpo astral poderoso e sensível com todas as implicações de sucesso e fracasso que acompanham essa situação.

A estreita justaposição de seus raios da alma e da personalidade é uma vantagem, não um obstáculo. Isso leva a resultados rápidos no plano físico quando ambos os tipos de energia são aplicados simultaneamente. Pondere sobre isso.

Seu corpo mental está definitivamente no quarto raio e é através deste quarto Raio de Harmonia através do Conflito que você pode estabelecer um relacionamento rápido com seus irmãos. Ele contribui para a compreensão, aplicada de forma inteligente, e para o surgimento da beleza por meio dessa relação estabelecida. É a qualidade em você que lhe dá uma sensação ordenada de cor, proporção e harmonia em seu ambiente planejado. Também evoca em você, às vezes, uma reação violenta ao que parece incorreto, desarmônico e fora de sintonia ou fora do lugar.

Seu corpo astral está no sexto raio, de modo que será óbvio para você que por meio desse veículo sua personalidade encontrará o mínimo de resistência; existe também a necessidade de supervisão vigilante. Isso eu acho que você sabe e não há necessidade de elaborar esse tema.

Você tem um corpo físico de primeiro raio. Este é o único veículo ou energia de expressão em seu equipamento que está em um dos raios principais ... mais tarde, em sua próxima vida, será necessário que você desloque o centro de sua atenção egoica ou da alma para o segundo raio. A mudança de ênfase tem em si o objetivo principal da presente encarnação e, portanto, sua posse de uma personalidade e um corpo astral de sexto raio. Essa concentração devotada e idealista é uma ajuda para você no empreendimento de sua alma. Sei que isso vai lhe dar muito que pensar e instigá-lo a um propósito renovado em sua vida.

1. O raio da alma - sétimo Raio da Ordem Cerimonial.
2. O raio da personalidade - sexto Raio de Devoção.
3. O raio do corpo mental - quarto Raio de Harmonia através do Conflito.
4. O raio do corpo astral - sexto Raio de Devoção.
5. O raio do corpo físico - primeiro Raio de Vontade ou Poder.

As qualidades que você deve cultivar são persistência, expansão e força, aplicadas com amor."

Alice Bailey resume o processo de integração da seguinte maneira: "À medida que os três raios que governam a triplicidade inferior se combinam e sintetizam e produzem a personalidade vital, e como eles, por sua vez, dominam o raio do corpo físico denso, o homem inferior entra em uma condição prolongada de conflito. Gradualmente e cada vez mais, o raio da alma, "o raio da compreensão persistente e magnética", como é chamado ocultamente, começa a se tornar mais ativo. No cérebro do homem que é uma personalidade desenvolvida, uma consciência aumentada de vibração é estabelecida. Existem muitos graus e estágios nesta experiência, e eles cobrem muitas vidas. O raio da personalidade e o raio egoico a princípio parecem entrar em conflito, e então, mais tarde, uma guerra constante é armada com o discípulo como o observador - e um participante dramático. Arjuna emerge no campo de batalha. No meio do caminho entre as duas forças ele se posiciona, um minúsculo ponto consciente de consciência e luz. Ao redor dele e nele e através dele as energias dos dois raios fluem e entram em conflito. Gradualmente, conforme a batalha continua, ele se torna um fator mais ativo e abandona a atitude do observador imparcial e desinteressado. Quando ele está definitivamente ciente das questões envolvidas, e definitivamente joga o peso de sua influência, desejos e mente para o lado da alma, ele pode tomar a primeira iniciação ... O raio da personalidade é ocultamente "extinto" ou absorvidos pelo raio da alma, e todas as potências e atributos dos raios inferiores tornam-se subsidiários e coloridos pelo raio da alma. O discípulo se torna um "homem de Deus", - uma pessoa cujos poderes são controlados pela vibração dominante do raio da alma e cujo mecanismo interno e sensível está vibrando na medida desse raio da alma".

OS SETE MÉTODOS DE SERVIÇO DOS SETE RAIOS também fornecem insights para compreender as diferenças de método e expressão dos raios:

Os servidores do Raio I, se discípulos treinados, trabalham por meio do que pode ser chamado de imposição da Vontade de Deus sobre as mentes humanas. Eles fazem isso por meio do poderoso impacto das ideias nas mentes humanas - primeiro, iniciando o período de destruição e a dissolução do antigo e obstáculo, depois pelo claro resplendor da nova ideia e sua compreensão pelas mentes da humanidade inteligente.

Os servidores do Raio II ponderam e meditam sobre as novas ideias associadas ao Plano. Pelo poder de seu amor atraente, eles reúnem aqueles que estão em um ponto de sua evolução em que podem responder a esse Plano. Esses servidores podem selecionar e treinar aqueles que podem "levar" a ideia mais profundamente na humanidade.

Os servidores do Raio III estimulam o intelecto da humanidade, aprimorando-o e inspirando-o. Eles funcionam manipulando ideias para torná-las mais fáceis de entender por aquelas pessoas inteligentes cuja intuição ainda não foi desenvolvida. Portanto, a progressão é: Os servidores de primeiro raio registram ideias, que são então tornadas atraentes pelos servidores de segundo raio, e adaptadas para a necessidade imediata e reproduzidas por funcionários de terceiro raio.

Raio IV - Poucas almas de 4º raio estão em encarnação, mas muitas personalidades de 4º raio estão. Sua principal tarefa é harmonizar as novas ideias com as antigas, de modo que não haja lacunas ou rupturas perigosas. Eles trazem um "compromisso justo" e adaptam o novo e o velho para que o verdadeiro padrão seja preservado. Participam do processo de conexão, pois são os verdadeiros intuitivos.

Os servidores do Raio V estão ganhando destaque rapidamente. Eles investigam a forma para encontrar sua ideia oculta, seu poder motivador, provando que a ideia é verdadeira ou falsa. Por meio de investigação científica, pesquisa e descoberta, eles estão preparando o novo mundo.

Os servidores do Raio VI nos últimos 2.000 anos treinaram a humanidade para reconhecer ideais, que são projetos de ideias, treinando pensadores do mundo para desejar o bom, o verdadeiro e o belo. Algumas pessoas podem ser galvanizadas por uma ideia, outras alcançadas mais facilmente por um ideal.

Os servidores do Raio VII funcionam no plano físico. Este é o raio chegando ao poder. Eles se concentram em criar um grupo de trabalhadores para levar o Plano adiante. O método antigo consistia em capacitar um líder individual que pudesse impor sua ideia aos seguidores; o método da nova era é evocar o idealismo grupal.

CICLOS DE RAIO

“Em última análise, toda a história é o registro de energias e forças (raios) conforme atuam sobre a humanidade, expressando-se através de sucessivas civilizações e culturas, produzindo mudanças e moldando as muitas raças e nações”, disse Alice Bailey. Cada raio incorpora uma ideia que pode ser sentida como um ideal. Os raios no tempo produzem o padrão mundial, a potência interna do processo evolutivo. Mas quando um raio começa a deixar de se manifestar, ele traz um ciclo de cristalização, exigindo destruição e produzindo condições mentais de natureza fixa e estática. A história do mundo é baseada no surgimento de ideias, sua aceitação, sua transformação em ideais e sua eventual substituição pela próxima imposição de ideias.

As energias de cinco raios estão se manifestando atualmente: o 6º, 7º, 2 ° (sempre presente), 3 ° e 1 °. Essas cinco energias juntas irão determinar a tendência dos assuntos mundiais, nos disseram. O 2º raio tem o ciclo mais longo, produzindo uma "crise de amor". O ciclo do 3º raio também é muito longo porque a inteligência deve ser estimulada até mesmo "no mais inferior dos filhos dos homens".

O primeiro raio é a força mais poderosa do mundo hoje. Expressa a Vontade de Deus nos assuntos mundiais, que é a vontade para o bem. Um estudo da história mostra a progressão para a unidade e síntese em todos os departamentos da vida humana. Unidade na multiplicidade é o Plano Eterno - unidade na consciência, multiplicidade na forma. O primeiro raio também se expressa como um elemento destrutivo. A energia do primeiro raio flui de Shamballa e está por trás da atual crise mundial, pois "É a Vontade de Deus produzir certas mudanças radicais e importantes na consciência da raça que irão alterar completamente a atitude do homem em relação à vida", disse Alice Bailey.

A influência do terceiro raio é vista no dinheiro, que é a expressão concretizada da energia espiritual da inteligência. Até agora, a inteligência humana tem servido ao materialismo, mas isso provavelmente mudará se a humanidade responder corretamente ao choque de energias criado por um raio que sai (o 6º) e um que entra (o 7º).

O SEXTO RAIO VS O SÉTIMO RAIO

Os últimos 2.000 anos foram condicionados pelo 6º Raio de Devoção e Idealismo. Este raio tem fomentado o crescimento das grandes religiões mundiais porque o 6º raio confere a "capacidade de abstração". A excelente qualidade da experiência humana nos últimos 2.000 anos tem sido a expressão crescente do idealismo. Mas depois de 2.000 anos, o condicionamento levou à tendência de impor o próprio ideal particular aos outros, em detrimento da ideia original.

O 6º raio é o raio do procedimento cego; apenas um aspecto da realidade é visto por vez - e geralmente o menos desejável. Tudo o mais está selado para eles; eles visualizam apenas uma imagem; seu horizonte é limitado a apenas um ponto da bússola. Para a maior parte da humanidade, esta visão se concentra no mundo material, conforto material, posses materiais e empreendimentos materiais. Para isso, o movimento sindical hoje dá testemunho, apontou AAB.

Dois desses raios estão lutando para se expressar - um entrando (7º) e outro saindo (6º). Embora o 6º raio tenha começado a desaparecer por volta de 1625, ainda é a influência mais poderosa. A influência do 6º raio levou ao desenvolvimento do paladar em todas as formas. O "bom gosto" é altamente valorizado; agora os discípulos devem transmutar isso no sentido discriminativo de valores espirituais. Curiosamente, quando um ciclo de raios termina, a manifestação inferior desse raio perdura por mais tempo do que a expressão superior. Assim, o 6º raio está se expressando agora através das forças reacionárias, colidindo com as forças progressivas do 7º raio que está chegando, que estão procurando governar e que levariam a civilização mundial em direções drasticamente diferentes. Um raio está fomentando a cristalização e a perpetuação da cultura existente, e outro está fomentando a criação de algo inteiramente novo a partir da atual convulsão mundial. As pessoas do 6º raio são frequentemente os reacionárias, os conservadores, obstinados e fanáticos, que se agarram ao passado e impedem o progresso. Eles fornecem, no entanto, um equilíbrio e estabilidade necessários.

Alice Bailey disse que o fracasso do devoto do 6º raio em trabalhar de forma inteligente e amorosa com a substância e em produzir uma relação correta com a forma externa levou, nos últimos 2.000 anos, a um mundo mal administrado sofrendo de uma clivagem: como pode ser visto entre ciência e religião e entre religião e espiritualidade, por exemplo como se manifesta em relação ao dinheiro. A tarefa dos trabalhadores da nova era é reunir esses dois opostos aparentes, demonstrar que o espírito e a matéria não são antagônicos um ao outro e que, em todo o mundo, existe apenas substância espiritual, trabalhando e produzindo as formas tangíveis externas.

O 7º raio está constantemente ganhando influência. Ajuda e inaugura a nova era, baseada no impulso e aspiração espiritual, liberdade mental, compreensão amorosa e um ritmo do plano físico. Um grande número de indivíduos do 7º raio - alma ou personalidade - está entrando em encarnação agora, e a ele está confiada a tarefa de organizar as atividades da nova era e acabar com os velhos métodos de vida e velhas atitudes cristalizadas.

O resultado do fluxo crescente do 7º raio e do poder decrescente do 6º raio é lançar milhões de pessoas que não respondem a nenhum dos raios em um estado de perplexidade - um sentimento de estar totalmente perdido, pois tudo o que eles amam está desaparecendo rapidamente.

O 7º raio que chega passa através do centro sacro planetário e, em seguida, através do centro sacro de cada ser humano. À medida que o 7º raio penetra, estamos vendo um foco crescente na sexualidade - nem sempre uma imagem bonita, mas porque o 7º raio governa a fusão do espírito e da matéria, certamente levará a uma abordagem mais sábia da sexualidade.

A expressão mais elevada do 7º raio é a magia branca: o poder do trabalhador treinado para reunir o "dentro e o fora" de modo que o que está abaixo possa ser padronizado com o que está acima. O trabalho do 7º raio é o relacionamento da vida e da forma, mas quando a ênfase é colocada no aspecto da forma, então o procedimento incorreto ocorre e o trabalho do mago negro pode começar.

O 7º raio que chega expressa o poder de organizar, integrar e sintetizar os grandes pares de opostos, produzindo novas formas de manifestação espiritual, mas também novas formas de mal material. É o grande impulso que trará à luz do dia tudo o que se encontra revestido de matéria e, assim, acabará por levar à revelação do espírito e da glória oculta, quando aquilo que foi revelado na forma material tiver sido purificado e resgatado. Cristo profetizou isso quando disse que as coisas ocultas seriam esclarecidas e os segredos gritados dos telhados. Por meio desse processo de revelação, a discriminação no pensamento se desenvolverá, levando a um senso mais verdadeiro de valores emergentes na consciência.

As forças do 7º raio atuam no sétimo plano ou plano físico - o plano no qual as principais mudanças em todas as formas são feitas. Isso produz a precipitação do carma, mas por causa desse efeito de aterramento, o 7º raio promoverá o avanço espiritual em todos os níveis. Mas é importante lembrar que o 7º raio é a linha direta ao longo da qual a energia do primeiro raio pode viajar, trazendo a liberação da vida em novas e aprimoradas formas e a destruição de velhas formas de viver. "Você não pode por vinho novo em odres velhos", já foi dito. Isso explica a crescente sensação de que algo está sendo destruído para abrir caminho para o novo? É isso que está evocando os elementos "reacionários" e o fundamentalismo crescente que vemos em tantas áreas da vida?

A partir desta descrição dos sete raios, devemos começar a perceber que não se trata apenas de nós - os sete raios não são relevantes apenas para indivíduos humanos, mas para sociedades inteiras e outros reinos. Alice Bailey disse: "Não há nada em todo o sistema solar, em qualquer estágio de evolução, que não pertença a um dos sete raios." E isso inclui as nações do mundo. Todas as grandes nações são governadas por dois raios, assim como um indivíduo - um raio da personalidade, que é o fator dominante e controlador neste momento, e por um raio da alma que é sentido apenas pelos discípulos e aspirantes de qualquer nação. Este raio da alma deve ser evocado em atividade aumentada pelo novo grupo de servidores do mundo, a rede mundial subjetiva de todos os servidores, trabalhando em todos os campos de atividade, não apenas no claramente espiritual. Talvez este ponto, este desafio, seja um bom lugar para começar nossa discussão grupal. Obrigada pela sua atenção.

____________

(*) Palestra proferida por Sarah McKechnie na Sociedade Teosófica de Edimburgo em 30 de setembro de 2010.

Início