A Direção Correta do Reino Humano

A forma da humanidade foi completada. Sua correta colocação no útero da matéria é o objetivo da Hierarquia, com todas as consequentes implicações. Anotem estas palavras. A necessidade desta época é tremenda e a alma está nascendo na humanidade como um todo. Cosmicamente falando, se a direção correta das forças do reino humano for agora alcançada, manifestar-se-á na Terra uma humanidade que exibirá um propósito, uma beleza e uma forma que serão plenas expressões de uma realidade espiritual interna e alinhadas com o propósito egoico. Outras possibilidades podem ser pressentidas como tristemente possíveis, mas estas nós não consideraremos, pois é a esperança e a crença dos Irmãos que observam, que os homens transcendam todas as possibilidades indesejáveis e alcancem a meta. Uma palavra aqui, e uma pista. A Hierarquia do planeta constitui simbolicamente o centro coronário da humanidade e suas forças constituem as forças cerebrais. No plano físico há um grande grupo de aspirantes, discípulos probatórios e discípulos aceitos que estão procurando contatar o centro coronário, alguns conscientemente, outros inconscientemente. Eles proveem de todos os campos de expressão, mas são todos criativos, de alguma forma. Eles, por sua vez, constituem o que simbolicamente poderia se chamada a "glândula pineal" da humanidade. Como num homem isoladamente esta glândula está habitualmente latente ou adormecida, assim, na humanidade, este grupo de células dentro do cérebro do conjunto corporal está adormecido, mas excitado pelas vibrações do centro coronário - a Hierarquia oculta. Algumas das células estão despertas. Que elas intensifiquem sua aspiração e assim despertem outras. Os pioneiros da família humana, os cientistas, pensadores e artistas constituem o corpo pituitário. Expressam a mente concreta, mas lhes falta aquela percepção intuitiva e idealismo que os situaria (simbolicamente falando) na glândula pineal; eles são, contudo, brilhantes, expressivos e investigadores. O objetivo da Hierarquia (novamente falando simbolicamente) é tornar a glândula pineal tão potente e, por isso, tão atrativa, que o corpo pituitário das vidas celulares possa ser estimulado e assim um íntimo intercâmbio alcançado. Isso conduzirá a uma ação tão potente que haverá um fluxo de novas células para a glândula pineal e ao mesmo tempo uma reação tão forte estabelecer-se-á, que o corpo inteiro será afetado, resultando no impulso para o alto de muitas vidas estimuladas, a tomar os lugares daquelas que estão abrindo caminho para o centro do esforço hierárquico.

As "águas do espaço", nas quais esta reorientação e reversão de tendências estão fazendo progresso, estão num estado de violento turbilhão. O vórtice de desejo conflitante no qual os homens se acham está agora caótico e tão potente que estas águas estão agitadas até a profundidade. Os estudantes da história moderna e da ordem social estão diante de uma condição sem precedentes, correspondendo no corpo da humanidade àquele levante na vida de um aspirante individual, que sempre precede a entrada no Caminho do Discipulado. Daí não haver motivo para depressão ou ansiedade indevida, mas somente o ardente desejo que a transição possa ser feita no devido tempo e ordem e ser, nem muito rápida - e daí destruidora de todos os laços e afiliações corretas - nem muito prolongada, e assim forçando além da capacidade de resistência a tão sofridamente provada humanidade. Todas as novas manifestações em todos os reinos em todas as épocas devem vir lentamente, e, portanto, seguramente, à luz. Se em última análise, todas as novas formas tiverem de carregar peso e reunir a adequada quantidade para conduzi-las através de seu ciclo vital, elas devem ser construídas em silenciosa subjetividade, para que a construção possa ser forte e segura e o contato interior com o criador (humano ou divino) e a verdadeira conformidade ao modelo possam ser substanciais e inquebrantáveis. Isto é verdade para um universo, um reino na natureza, ou um pensamento-forma criado por um pensador humano.

__________

Adaptado de Um Tratado Sobre Magia Branca, Alice A. Bailey, pp.276-8. Esses trechos que foram escritos nos anos de 1928-1933, antes da Segunda Guerra Mundial, parecem particularmente apropriados para os temas de liberdade e comunidade em nosso tempo. Eles incluem referências à tradição da filosofia perene da Hierarquia Espiritual como um elo principal na Grande Cadeia do Ser: o grupo de seres espirituais nos planos internos que, como as forças inteligentes da natureza, estão ativamente envolvidos na evolução espiritual da humanidade.

Início