Navegação

Página Inicial

BOA VONTADE - TRIÂNGULOS


Invocando Amor e Luz

A perspectiva filosófica esotérica, conhecida como Sabedoria Antiga, expressa a opinião que toda manifestação é energia, desde os níveis espirituais internos e causais até o mundo da forma, e continua explicando que toda vida manifestada está dotada de consciência. Toda forma, do átomo da substância até o ser humano, até uma grande constelação, é a encarnação de uma vida que se expressa a si mesma como consciência, e apresenta todos os aspectos da Vida divina una. Este trio de energias – vida, consciência e forma – presente em toda vida ou ser sensitivo, é um reflexo da Trindade divina da manifestação. Resumindo, vivemos e nos movemos num vasto oceano de energias, muitas das quais incompreensíveis para nós, outras as reconhecemos e com elas trabalhamos diariamente através da mente e das emoções. Outras são perceptíveis somente para os que estão sintonizados com os níveis espirituais da consciência.

De uma perspectiva a consciência é causal. Tudo o que toma forma e se expressa no plano físico é o resultado, o efeito, de uma idéia impulsionadora interior. As idéias estão condicionadas por um motivo egoísta ou altruísta. Nossa sociedade global é, verdadeiramente, um reflexo da vida espiritual, mental e emocional da humanidade. Grande parte da atual aflição na família humana é, simplesmente, o resultado de um pensamento egoísta e de atitudes materialistas. Entretanto, existe em todo o mundo um número crescente de indivíduos e grupos que estão trabalhando para transformar a vida humana e para desenvolver uma nova ordem social inspirada pelas corretas relações humanas. Triângulos é uma destas iniciativas.

Fundado em 1937, Triângulos saiu do trabalho de Alice Bailey. Na atualidade há incontáveis indivíduos por todo o mundo, em diversos ambientes, que trabalham com Triângulos para evocar uma resposta humana mais iluminada às desconcertantes questões da atualidade. O trabalho é bastante simples: três pessoas concordam em formar um triângulo e se unirem num pensamento abnegado e espiritual. Diariamente, visualizam seu triângulo formando parte da Rede de Triângulos de luz e boa vontade que envolve o planeta. Então recitam a Grande Invocação e, enquanto o fazem, invocam e circulam na consciência da humanidade as energias de luz e de amor, tocando todos os corações e mentes receptivas. A beleza do trabalho está na sua simplicidade e também no seu profundo potencial para impressionar o pensamento humano com fortes linhas espirituais de corretas relações com toda a vida planetária. Os que participam nos Triângulos trabalham através do poder do pensamento para invocar as energias divinas. Sua concentrada demanda de luz e amor provoca uma resposta do centro espiritual de vida, estabelecendo uma circulação de energia desde os níveis interiores até os níveis exteriores da consciência.

O desejo de luz.

Tanto Boa Vontade Mundial como Triângulos são projetos espirituais estreitamente relacionados entre si. Suas origens emanam da mesma fonte de ensinamentos esotéricos. Embora são complementares e compartilham os mesmos objetivos comuns, são diferentes nas suas técnicas e métodos de trabalho. Enquanto o trabalho de Boa Vontade Mundial, nos níveis externos, é fundamentalmente educar a “opinião pública mundial na importância da boa vontade como uma poderosa energia criativa e como uma forma de vida”, o trabalho de Triângulos é gerar nos níveis internos uma reserva de iluminada energia de boa vontade que possa ser empregada por pessoas de todas as partes para contribuir com o objetivo de unidade, estabilidade e corretas relações humanas no mundo.

Inerente à profundidade da psique humana há um desejo de luz, de paz, de libertação da aparente obscuridade que tão tristemente cobre de sombras o comportamento humano. Há um número crescente de pensadores no mundo que reconhecem que “a grande questão da luz subjaz em todo o nosso propósito planetário”. A importância da energia luminosa tem sido estudada a partir de numerosas perspectivas. O princípio da luz corre como um fio dourado através das Escrituras Sagradas das tradições religiosas mundiais. Lemos no Antigo Testamento: “Deus disse: Faça-se a luz; e a luz se fez”. Há dois mil anos o Cristo ergueu-se ante a humanidade e disse: “Eu Sou a Luz do Mundo”. Nos ensinamentos budistas o Buda é conhecido como “o Iluminado”. Na ciência, a energia luminosa é um conceito relativamente novo e o estudo da luz não tomou parte da corrente principal do pensamento científico até que, em 1704, Isaac Newton publicou o seu monumental tratado “Opticks”. Os profundos avanços científicos dos últimos anos permitem que esta energia seja utilizada na medicina e na física. Na educação, falamos do poder da luz do conhecimento para revelar e produzir uma compreensão do mundo e do universo no qual vivemos. A luz é algo que certificamos todos os dias, entretanto é um dos mistérios mais profundos tanto para cientistas, como para filósofos e esoteristas.

De uma perspectiva filosófica, a luz é penetrante e reveladora, conduzindo a uma consciência ou percepção expandida. Certamente, a evolução da consciência humana consiste em avançar firmemente da obscuridade para a clara luz da compreensão e da sabedoria; tal é a viagem espiritual da humanidade. É interessante ressaltar que a oração mais antiga do mundo é centrada no tema da luz: “Conduza-nos, oh Senhor, da obscuridade à luz; do irreal ao real; da morte à imortalidade”. Poderia ser dito que a luz está sendo dirigida a todos os aspectos da vida e atividades humanas, revelando tudo quanto é nobre na natureza humana e todos os males da nossa sociedade moderna. Não está ficando nem uma pedra sem levantar, e a penetrante luz do entendimento está ajudando a humanidade a aceitar o legado dos erros passados e, sem embargo, está proporcionando uma “forma mental de solução” para as candentes questões dos nossos dias. A energia da luz revela ao pensamento humano as idéias superiores que passam dos domínios do transcendente aos domínios do material. Estas idéias arquetípicas constituem o desenho divino, o plano de uma comunidade mundial enfocada espiritualmente na qual a cooperação, a compaixão e a compreensão serão os princípios unificadores. É indubitável que estamos longe dessa visão, mas com cada iniciativa nova, atrevida e comprometida por trabalhar pelo bem comum que desperta num coração humano, a humanidade avança um passo para seu objetivo.

Existe na atualidade um crescente número de indivíduos e grupos se ocupando dos complexos problemas do mundo. De fato, pelo que sabemos, nunca antes no curso da história humana existiu um esforço tão enfocado e concertado por parte da humanidade para trabalhar pelo bem-estar de toda a vida do planeta. A potência e alquimia da energia da boa vontade, do amor em ação, estão provocando mudanças fundamentais na maneira como vemos e respondemos aos acontecimentos planetários. As atitudes nacionalistas, de separatismo, estão cedendo lugar a uma abordagem mais inclusiva e holística da vida. Novos padrões espirituais estão emergindo na consciência da humanidade e estão liberando a luz e o amor da alma para introduzir uma era universal de iluminação. Estas idéias arquetípicas estão encarnadas nas palavras da Grande Invocação, um mantram para a nova era.

Uma rede radiante

A Grande Invocação é um elemento central no trabalho de Triângulos. A Invocação é uma fórmula espiritual que libera amor e luz na consciência humana através da rede de Triângulos. Uma forma de visualizar a rede é imaginá-la como um campo magnético e radiante de energia espiritual ao redor do planeta. Na medida que se recita a Grande Invocação, as energias espirituais são atraídas magneticamente e irradiadas através da rede. A influência da sua irradiação atua como ondas iluminadas ou como ondas de amor que batem nas margens da consciência humana, fortalecendo o impulso de construir pontes de corretas relações entre povos e nações. Triângulos é simples, mas profundamente científico. Conclama a todos que empregam esta técnica a trabalhar com o poder do pensamento, a trabalhar “por trás do pano de fundo”, mas reconhecendo a suprema importância de trabalhar com energia mediante a meditação, para transformar o clima dos níveis mentais e emocionais da consciência.

Na medida que se formam mais triângulos, a irradiação da rede penetra mais bondosamente na consciência da humanidade, fortalecendo o esforço para impressionar as mentes humanas com idéias espirituais que são necessárias para o progresso humano. Todos que trabalham com Triângulos reconhecem o papel que desempenha cultivando uma atmosfera mental iluminada na qual sementes dos valores espirituais da beleza e da esperança podem prosperar nas planícies da consciência humana. Estas idéias sementes são a matriz, o desenho, de uma nova ordem global iluminada na qual a humanidade está destinada a desempenhar um papel crucial.

Início