Navegação

Página Inicial

BOA VONTADE - TRIÂNGULOS


A ENERGIA DA BOA VONTADE

Três Princípios

Os erros e equívocos dos séculos passados, que culminaram com a guerra mundial e nossos problemas atuais, são os erros comuns e equívocos da humanidade como um todo. Este reconhecimento conduzirá ao estabelecimento do princípio de participação, tão necessário no mundo de hoje.

Não há problemas e condições que não possam ser resolvidos com a vontade para o bem. A boa vontade nutre o espírito de compreensão e fomenta a manifestação do princípio de cooperação. Este espírito de cooperação é o segredo de todas as relações humanas e o inimigo da concorrência.

Há uma relação por parentesco entre todas as pessoas que, quando reconhecida, dissolve todas as barreiras e põe fim ao espírito de separatividade e ódio. A paz e a felicidade de cada um é a preocupação, portanto, de todos. Isso desenvolve o princípio de responsabilidade e estabelece as bases da ação corporativa correta.

Estas são as crenças básicas dos homens e mulheres de boa vontade e estabelece o incentivo para todo serviço e ação. Estas três verdades práticas e científicas incorporam os três fatos básicos e a aceitação inicial de todos os servidores do mundo. Eles não são contrários a nenhuma posição mundial, a nenhuma atitude subversiva ou religiosa de qualquer governo, sendo inatas na consciência de todos os seres humanos a evocar uma resposta imediata. A sua aceitação irá "sanar" as feridas internacionais.

Estamos vivendo em um dos principais períodos de transição de toda a experiência humana. Transição tão geral que envolve mudanças em cada departamento dos assuntos e pensamento humanos e está produzindo modificações fundamentais nas atitudes das pessoas para com a própria vida. Não só estamos mudando o mundo físico, mas lentamente transmutando e alterando a qualidade dos nossos desejos, alterando profundamente nossas ideias sobre ciência, educação, religião e governo, bem como os nossos padrões de melhoria social e de segurança.

Cada período de transição é, inevitavelmente, de luta e dificuldade, mas também de grande oportunidade. Uma vez que a transição hoje afeta toda a família humana, em todas as partes do mundo, é, basicamente, o dia de oportunidade para cada um de nós. O sofrimento e a dificuldade são universais, mas o progresso e a realização humana estão sendo feitos ao longo de cada linha de interesse da humanidade.

O registro da história humana tem sido em grande parte de ganância e agressão, de egoísmo e ambição, e nenhuma raça, nação ou grupo está isento desta acusação. Hoje, como a humanidade se aproxima da maturidade torna-se agudo, por um lado, o conflito entre valores egoístas, atitudes e modos de vida fomentando o ódio, diferenças e separação, por outro lado as melhores formas de boa vontade, compreensão, cooperação e compartilhamento. A luta é longa e difícil, e o final ainda não está à vista. Mas há muitas indicações poderosas de que o bem triunfará.

A Necessidade da Boa Vontade

Existem muitas qualidades e energias que incidem sobre a consciência humana hoje, produzindo efeitos tanto construtivos como destrutivos. A energia mais necessária, se quisermos avançar de forma segura para a nova era, é a energia da boa vontade. Os melhores planos fracassam se aqueles que os implementam carecem de mútua boa vontade.

Sem boa vontade os debates são vazios, sem resultados reais e duradouros. A existência de um espírito de boa vontade é um pré-requisito essencial para a solução criativa dos muitos problemas da humanidade. A boa vontade é a plataforma comum sobre a qual todas as raças e credos podem se encontrar.

A esperança reside no fato de que a boa vontade é muito mais difundida do que é reconhecido em todo o mundo. O espírito de boa vontade está presente em milhões de pessoas e evoca um senso de responsabilidade. Homens e mulheres de boa vontade sentem esta nova responsabilidade no mundo e buscam realizar a sua parte. Pensam cada vez mais em termos do todo e sua influência está crescendo como uma força positiva para o bem. É sobre esse constante crescimento que a esperança do mundo se baseia. Ele é encontrado na composição de cada grupo que existe para melhorar o mundo. Constitui um poder não utilizado, que nunca foi organizado como uma força mundial.

O Significado da Boa Vontade

Boa Vontade é a primeira tentativa da humanidade para expressar o amor de Deus, porque a boa vontade é a expressão inferior do verdadeiro amor e de mais fácil compreensão. É o momento que as pessoas devem, pelo menos temporariamente, parar de falar sobre o amor, sobre amar seus semelhantes, e sobre o uso do amor na resolução de problemas, e falar, em vez disto, de um nível mais baixo e mais prático - que é o da boa vontade. Para muitos, o uso da palavra amor em questões grupais e relações nacionais não tem sentido. Mas, boa vontade sempre tem significado e pode ser compreendida por todos. Boa Vontade é tanto uma atitude quanto uma energia de harmonização. Boa Vontade é amor em ação.

É interessante notar que o significado de "boa vontade", do ângulo de definição de dicionários, e como ela é usada hoje por homens e mulheres de boa vontade, nunca foi claramente definido. O dicionário Webster dá a seguinte definição:

"Boa intenção ou boa disposição; benevolência. Consentimento alegre; cordialidade; prontidão.

Lei: Benefício ou vantagem em termos de costume comercial adquirido além do mero valor do que se vende."

A ênfase é sobre os significados mais superficiais, quer sejam emocionais e sentimentais ou comerciais e materialistas. Na verdade, porém, a boa vontade é uma expressão da "vontade para o bem e para o que deveria ser". Não deve ser interpretada como uma bondade sentimental ou negativa, mas como uma força prática e dinâmica para a ação construtiva, capaz de refazer o mundo.

O Papel da Mente

A boa vontade não tem direção se não for controlada pelo pensamento. É a mente que dá esta direção e ajuda ao indivíduo para distinguir entre o certo e o errado, escolher entre o que é bem e o que é mal, e a direcionar a energia para os canais desejados.

A energia na verdade segue o pensamento. Isto é tão verdadeiro para energia da boa vontade, geralmente considerada como um impulso essencialmente emocional e de afinidade, como é para qualquer outro tipo de energia. A mente é melhor condutora da potência da boa vontade e do amor divino do que as emoções. Até não ter experimentado isso é difícil de acreditar. Em comparação com o sentimento, o pensamento parece frio para a maioria das pessoas. No entanto, é impossível escapar das miragens e preconceitos pessoais até passarmos da vida emocional para o nível mais impessoal da mente.

Se a boa vontade é uma expressão do verdadeiro amor que a humanidade pode expressar, em seu estágio atual de evolução, a sua utilização sob sábia direção mental pode ser de grande potência em todos os planos da experiência e atividade humanas.

"Como um homem pensa em seu coração, assim ele é", é outra expressão da verdade que "a energia segue o pensamento". As alterações permanentes na consciência individual raramente ocorrem durante uma noite. Elas são uma questão de crescimento e no seguimento de um plano com a intenção mental fixa. O poder do pensamento é, na verdade, o maior poder que temos no mundo de hoje para transformar as pessoas e a humanidade, para a criação e desenvolvimento da boa vontade, e, eventualmente, a capacidade de expressar o amor verdadeiro. Não é por acaso que o amor tem sido definido como "razão pura".

A Plataforma de homens e mulheres de boa vontade

Todo o trabalho se torna espiritual quando motivado corretamente, quando a discriminação sábia é empregada, quando a energia espiritual é adicionada ao conhecimento adquirido no mundo físico onde a emoção e o pensamento também desempenham seus papéis.

Uma das principais qualidades de homens e mulheres de boa vontade em todos os lugares é sua atitude para com os grandes problemas que confrontam a humanidade no presente - um forte senso de responsabilidade para ajudar a resolver esses problemas.

Essas pessoas de boa vontade podem ser encontradas em todos os países do mundo, e em cada agrupamento racial. São membros de todas as religiões e igrejas, encontram-se trabalhando em cada agrupamento político e econômico, sem exceção.

De fato, não há nenhuma área da vida humana, ou pensamento, que não tenha a presença harmonizadora das pessoas de boa vontade.

Homens e mulheres de boa vontade que estão associados a determinados grupos políticos, religiosos, econômicos, culturais ou outros na família humana não trabalham para o benefício destes grupos em detrimento de outros. Quaisquer que sejam suas filiações externas, as pessoas de boa vontade significam:

1 . A crença na unidade subjacente da humanidade, que faz parte da unidade de todo o planeta e a vida nele.

2 . A crença em uma fraternidade mundial (independente do reino do sentimento, do idealismo e da aspiração mística) como uma realidade demonstrada.

3 . A crença de que a maior necessidade hoje é despertar o interesse e mobilizar as forças da luz e os recursos dos homens e mulheres de boa vontade. Se isso for feito as forças negativas e do mal perderão sua influência e poder nos assuntos humanos.

4 . Inofensividade na palavra, na escrita e na ação. A opinião pública deve ser educada no princípio da não separatividade, e a mente das pessoas deve estar preparada para as mudanças de pensamento e técnicas de trabalho da nova era. A inofensividade não é uma atividade negativa ou dócil e amável, e nem elimina a necessidade de uma ação firme ou mesmo drástica se a ocasião exige. Inofensividade é um estado de espírito em que o motivo por trás de toda a atividade é boa vontade.

5 . Uma análise mental sem preconceitos de todos os problemas humanos, de modo que qualquer solução possa estar no benefício do todo.

6 . Uma fusão interna de objetivos que reconheça o valor do indivíduo, bem como do trabalho grupal verdadeiro, o que significa a compreensão, inter-relação e boa vontade grupais.

O mais importante de tudo é que as pessoas de boa vontade simbolizam a liberdade fundamental do espírito humano. Homens e mulheres de boa vontade devem ser livres para pensar, escolher e agir de acordo com sua própria consciência, pois não há uniformidade de pessoas. Pode haver uniformidade de propósito e abordagem, mas uma uniformidade de reação não deve ser esperada. Unidade não é uniformidade. Diversidade não exclui a unidade, nem cria o caos. O caos está, essencialmente, na mente dos seres humanos, e com clareza de pensamento e boa vontade é possível estabelecer um relacionamento correto e construtivo entre as partes.

A ciência do Relacionamento

Uma analogia pode ser estabelecida entre o serviço humano e uma corrente elétrica. A corrente elétrica flui somente quando se está fornecendo energia para algo além de si mesma. O egoísmo esgota o poder, tão certo como um curto-circuito e, se muito grande, pode igualmente com certeza interromper todo o fluxo de poder. Quando a técnica da boa vontade é mais bem entendida, sua energia começará a fluir e seu poder será sentido de forma mais ampla.

Cada um de nós está envolvido em uma complexa rede de relações, individual, grupal, comunidade, nacional e internacional. Estas podem ser consideradas como as relações "horizontais" de indivíduos com os seus semelhantes, e com o seu ambiente. Este sistema horizontal de relações é um meio de contato, comunicação e influência. É um portador de energia em diferentes níveis, físico, emocional e mental. Visto que vivemos em um mundo em rápida evolução, este sistema de relações está em um estado contínuo de fluxo e mudança. A tarefa da pessoa de boa vontade é tanto lidar com o seu lugar dentro deste sistema, como com as forças e energias sob seu controle, que ele ou ela auxilia no estabelecimento de corretas relações humanas. Corretas relações podem ser definidas como aquelas que incentivam o crescimento máximo da evolução de todas as unidades individuais e grupais dentro do sistema. A energia da boa vontade é o meio fundamental e o mais importante para esse fim.

Mas a humanidade também faz parte de outro sistema de relacionamento - o "vertical", que nos liga a níveis espirituais da consciência, com Deus e com o Universo. O contato com este sistema vertical é feito vivendo à altura do mais elevado em nós mesmos. A oração, a meditação e o pensamento reflexivo são os meios essenciais da criação e manutenção da vida "vertical" do espírito.

Viver criativo, envolvendo a expressão dinâmica da alma, ou a natureza espiritual interna no mundo das relações humanas, exige um equilíbrio adequado entre os sistemas "vertical" e "horizontal" de relacionamento, entre os fatores subjetivos e objetivos. A falta de atenção à vida "vertical" do espírito leva a relacionamentos e ações estáticas, cristalizadas e sem inspiração no mundo de todos os dias. A concentração excessiva na vida subjetiva, ou "vertical", sem permitir qualquer oportunidade para a expressão no mundo material pode levar à superestimulação, tendências à miragem e irrealidade, e aos casos aflitivos de fanatismo messiânico que ocorrem com muita frequência entre aspirantes bem intencionados, mas desequilibrados.

O correto equilíbrio da vida "vertical" e "horizontal" só pode ser realizado quando o indivíduo puder equilibrar as forças da sua própria natureza, dentro de sua própria psique. O símbolo desse equilíbrio, que também simboliza a meta para os homens e mulheres de boa vontade na nova era, é a cruz de braços iguais. Uma vez que o equilíbrio é alcançado, o fogo do espírito pode inspirar e permear o mundo do cotidiano em um sistema sabiamente ajustado das relações humanas.

Programa de Ação

A opinião pública enfocada, decidida e esclarecida é a força mais poderosa do mundo. Não tem igual, mas tem sido pouco utilizada. É bem conhecida a credulidade do cidadão comum, a sua vontade de aceitar o que é dito a ele se é dito em voz alta o suficiente e com força plausível suficiente, e, especialmente, se for apoiada pela evidência de um só lado. A frase bem elaborada do político treinado, atento aos propósitos egoístas pessoais, os argumentos do demagogo eloquente quando explora alguma teoria favorita em detrimento do público, e os devaneios da pessoa por uma causa, uma teoria ou um interesse pessoal, todos encontram público fácil. A psicologia de massa e as determinações das multidões foram exploradas ao longo dos séculos porque o irracional e o emocional são facilmente seduzidos em qualquer direção, e até agora isso tem sido aproveitado para sua própria vantagem por aqueles que não têm os melhores interesses pela humanidade no coração. Isto tem sido usado para fins egoístas e nocivos com muito mais frequência do que para o bem.

Mas essa receptividade negativa (que não merece o nome de opinião pública) pode ser tão facilmente orientada para bons como para maus fins, e para medidas construtivas como para destrutivas. Uma direção planejada e um programa sabiamente delineado neste sentido pode trazer a mudança necessária e converter a sadia e inteligente opinião pública em um dos principais fatores para a introdução da nova era.

A principal tarefa dos homens e mulheres de boa vontade é, portanto, educacional. Não detêm e defendem nenhuma solução milagrosa dos problemas mundiais, mas sabem que um espírito de boa vontade, especialmente se treinado e implementado pelo conhecimento, pode produzir uma atmosfera e uma atitude que possibilitarão a resolução de possíveis problemas. Quando as pessoas de boa vontade se encontram, não importando seu partido político, nação ou religião, não há nenhum problema que não possa, eventualmente, resolver, e resolver para a satisfação de todas as partes envolvidas. É a produção desta atmosfera e a evocação dessa atitude o principal trabalho dos homens e mulheres de boa vontade, e não a apresentação de algo decidido com antecedência.

O serviço de qualquer homem ou mulher de boa vontade pode ser convenientemente considerado sob três títulos.

Preparação Pessoal

É essencial todos perceberem que, como um indivíduo, são uma parte definida e integrante do todo, e têm, portanto, uma esfera muito real de influência. É impossível prestar um serviço útil se estamos oprimidos por um sentimento de futilidade e não realmente convencidos de que o que fazemos faz alguma diferença real. Devemos reconhecer que se não nos disciplinarmos e nos treinarmos, vamos deixar de tirar o máximo das muitas oportunidades de serviço que estarão em nosso caminho. Com base nestes dois reconhecimentos, cada homem ou mulher de boa vontade pode planejar um programa simples, mas definitivo para aumentar a sua utilidade, como segue:

1 . Cultivar o espírito de boa vontade em nós mesmos e eliminar todas as atitudes de ódio, preconceito, tendenciosidade e críticas. Serviço, não motivado corretamente, é de pouco valor.

2 . Treinar a mente para ser útil em duas direções: compreender e interpretar o mundo dos assuntos humanos, e alcançar o mundo das ideias criativas e a inspiração. Todo homem, ou mulher de boa vontade, precisa estar familiarizado com o que está acontecendo nos principais campos da atividade humana. Precisa de uma compreensão realista dos principais problemas que a humanidade deve resolver e reconhecimento das principais tendências que moldam o futuro agora. O mundo moderno não pode ser compreendido sem referência às causas subjacentes que criaram a atual situação humana. Isso exige estudo consciente planejado, leitura extensa, e o desenvolvimento especial de uma discriminação sábia. Da mesma forma o homem, ou mulher de boa vontade, precisa desenvolver a capacidade para o pensamento reflexivo e meditativo, sem o qual é impossível alcançar o nível de consciência de onde vem as ideias criativas e o entendimento intuitivo que torna possível resolver os mais difíceis problemas humanos.

3. Manifestar boa vontade e compreensão em tudo que possa influir no serviço, qualquer que seja. Só podemos aprender a servir servindo. Sem alguma expressão prática, nossas aspirações, intenções e ideias são puramente teóricas. Elas devem ser provadas na vida, à luz da experiência real.

4 . Reorganizar a vida para ter tempo para o serviço necessário. Serviço eficaz requer sacrifício e a capacidade de colocar as coisas primeiro. Se realmente desejamos servir e ser úteis, precisamos ajustar os padrões de nossa vida, para que o tempo disponível seja realmente importante. Muitas pessoas agem inconscientemente de acordo com o ditado "Servir quando conveniente". Outros veem o problema, mas não veem como podem encontrar tempo para o que gostariam de fazer. Frequentemente não encontram solução até que decidem estabelecer uma vida de serviço em primeiro lugar, não importa a que custo. Uma vez conseguida esta inversão, as soluções podem ser encontradas.

Vida de Serviço

Não importa o que as circunstâncias individuais, o ambiente ou o trabalho possam ser, eles fornecem muitas oportunidades para a vida de serviço. O serviço é essencialmente a expressão espontânea de contato com a alma. A satisfação das necessidades humanas e a criação de uma compreensão mundial dentro do nosso círculo imediato e meio ambiente são uma das primeiras responsabilidades de cada homem ou mulher de boa vontade. As sugestões a seguir formam a base de um programa que poderia ser o ponto de partida para uma vida de crescente utilidade para qualquer pessoa de boa vontade:

1 . Discuta sua compreensão dos assuntos mundiais e os problemas da humanidade em sua casa, entre os seus amigos e no seu ambiente sem medo ou parcialidade. Considere tais discussões como um serviço e acredite que seus interesses e entusiasmos não podem deixar de produzir efeito.

2 . Se possível, reúna as pessoas para discutir os problemas deste período de transição e os princípios da nova era vindoura ou cooperar com aqueles que já estão fazendo isso. Veja essas reuniões como uma contribuição para a moldagem da opinião pública e como um meio de ajudar a mudar o conteúdo do pensamento mundial.

3 . Estude os objetivos, métodos e técnicas dos vários grupos e organizações interessados em serviço mundial ao longo de muitas linhas diferentes. Você pode não concordar com todos eles ou com seus planos e modos de trabalho, mas todos são necessários. As categorias de homens são muitas, as raças e as condições são variadas, e os problemas que enfrentam a humanidade exigem inúmeras formas de trabalho. Todos podem fazer a sua parte, se baseados em verdadeira boa vontade e se o fanatismo estiver ausente. Mantenha um registro de tais grupos, e estabeleça relações úteis e amigáveis com eles com o melhor de sua capacidade. Onde for possível associar-se sinceramente com os objetivos e trabalho de uma determinada organização, ofereça seu serviço de tempo, energia e dinheiro para o trabalho que precisa ser feito.

4 . Encontre e mantenha um registro dos homens e mulheres de boa vontade em seu ambiente. Seja dinâmico espiritualmente nesta matéria e saia para descobri-los. Quando os encontrar, esteja interessado no que eles estão fazendo, e também se esforce para tê-los cooperando com você em suas linhas de atuação. Da mesma forma fortaleça e desenvolva seus contatos com homens e mulheres de boa vontade em outros países em todo o mundo.

5 . Ore regularmente, e em suas orações adicione a meditação e a reflexão. Por trás do padrão e da estrutura mundial está seu criador, seu planejador, sua energia motivadora, sua vontade central, seu vivente criador. Almeje com preces para alcançar essa vontade central, harmonizando-se, assim, com o objetivo divino percebido e identificando sua vontade com a vontade divina.

6 . Busque outras duas pessoas para trabalhar com você. Existe uma única potência neste relacionamento triplo. O próprio Deus, conforme dizem todas as escrituras do mundo, atua como uma trindade de bondade, e que a pessoa de boa vontade em sua própria pequena esfera pode fazer o mesmo, encontre outras duas pessoas de mente semelhante para formar um triângulo de boa vontade recíproca e luz espiritual. Cada um dos dois que pode cooperar, por sua vez, faz o mesmo, e assim, uma grande rede de boa vontade pode se espalhar por todo o mundo.

7 . Não importa o que a personalidade possa exigir, separe todo o dinheiro que possa ser poupado para o trabalho do serviço mundial. A falta de dinheiro é um dos principais obstáculos para todo o trabalho de boa vontade hoje.

Esta é uma base simples, mas eficaz para um programa de ação de boa vontade. Muitos homens e mulheres de boa vontade já estão trabalhando nesse sentido. Seu número pode ser rapidamente multiplicado. Ao desempenhar nossa parte, devemos lembrar os perigos do fanatismo e da necessidade de disciplina pessoal e preparação. Não é difícil formular grandes e irreais planos para o progresso e melhoria mundial e, como muitos fazem, procuram impor a sua visão em que o mundo deveria se tornar.

A necessidade hoje, porém, é de servidores dedicados, que queiram cooperar, sob a impressão da alma, com o plano divino em desenvolvimento.

O Comando da Boa Vontade

Hoje há uma carência de liderança nas fileiras das pessoas de boa vontade. Isso é bem ilustrado pelo fato de que sempre que uma pessoa de capacidade e dedicação oferece seus serviços e tempo para uma organização, é dada a ele ou ela muito rapidamente uma responsabilidade. As oportunidades são tão variadas quanto as habilidades de quem oferece ajuda. Todos são necessários: organizadores e administradores; professores, palestrantes e líderes de grupos de discussão; escritores; investigadores, especialistas em informação e investigadores, e as muitas pessoas que, embora não tenham habilidades especializadas, são capazes de ajudar a manter um grupo vivo, criativo e prospectivo.

Grandes oportunidades revelam-se diante daqueles que reconhecem a necessidade de trabalhadores de boa vontade e que se treinam para o serviço. O que começa como uma atividade de tempo livre pode se tornar uma cativante tarefa de vida, se o indivíduo é adequado e a necessidade suficientemente grande. O trabalho de Boa Vontade, em suas diversas formas, deve cada vez mais proporcionar oportunidades de formação vocacional para aqueles que estão preparados para dar os primeiros passos e fazer os sacrifícios necessários para uma vida de serviço mundial.

Início