Navegação

Página Inicial

ATIVIDADES


Boa Vontade
A Vontade para o Bem

Profundamente consternadas pela marcha dos assuntos humanos, numerosas pessoas se perguntam sobre as formas de contribuir para a solução dos problemas mundiais, de maneira inédita e prática. Entretanto, essas pessoas não sabem com quem se associar e com que fins. Sentem-se fúteis e não têm nenhuma confiança nas campanhas envelhecidas e estereotipadas, nem nos “ismos e cultos” de novo gênero. Algo tem que ser oferecido que, baseado nas qualidades essenciais de amor e compreensão, será suficientemente fundamental para dar a promessa de alguns efeitos construtivos. A mais “contagiosa” das qualidades humanas que pode ser desenvolvida e posta em ação é a boa vontade. Os homens e mulheres de boa vontade constituem, potencialmente, a maior riqueza que pode conter cada nação. Associando-se e focalizando-se desta forma correta, podem exercer uma influência considerável sobre a opinião pública.

Para fazer aparecer esse novo dia e esse bem-estar, que são nossa herança, não temos necessidade de uma avaliação suplementar da condição mundial, baseada numa ideologia ou num ponto de vista particular. Temos, certamente, necessidade de um profundo sentido da realidade, baseada em valores espirituais e numa nova percepção do homem – essa unidade de vida divina num universo ordenado e com objetivo.

Há seis reconhecimentos que podem proporcionar a base para uma compreensão mais profunda:

1 – A humanidade não segue um curso de casualidade ou inexplorado – existe um Plano. Esse Plano se inscreve no propósito mais vasto do Cosmos. Esse Plano sempre existiu. É elaborado durante os desenvolvimentos evolutivos graças ao impulso particular que, de tempos em tempos, foram aportados pelos grandes guias, instrutores e intuitivos da raça humana.

2 – O reconhecimento da existência de um governo espiritual interno do planeta, conhecido sob diferentes nomes como Hierarquia Espiritual, Sociedade de Espíritos Iluminados, O Cristo e Sua Igreja, segundo as diversas tradições religiosas. A humanidade jamais foi deixada sem contato espiritual ou linha diretiva proveniente do Plano.

3 – A proximidade do que no Oriente é chamado “Idade de Maitreya”, que verá o reaparecimento entre os homens do Instrutor Mundial, o Cristo, como cabeça da Hierarquia Espiritual. Reaparecerá para fazer ressoar a nota-chave da Nova Era. Hoje a esperança desta proximidade está amplamente espalhada.

4 – Em todas as partes do mundo, milhares de homens e mulheres de mente desperta estão em relação com o Plano e trabalham para dar-lhe forma. A vitalidade de suas consciências percebe a humanidade como uma unidade interdependente. A diversidade de sistemas nacionais, religiosos e sociais nos quais atuam, expressam aos seus olhos as vias pelas quais a humanidade aprende as lições necessárias. Por meio do seu vivente exemplo, esses homens e mulheres dão à humanidade uma nova e melhor visão do que a vida pode oferecer.

5 – O coração da humanidade é profundamente são. Nossa era se distingue pelo crescimento da boa vontade e dos esforços desinteressados. Todas as crises, guerras e catástrofes do século vinte, não puderam esmagar o espírito humano.

6 – O Plano para a humanidade está fundamentado nos princípios do compartilhar, da cooperação, da fraternidade ativa – sobre o princípio de retas relações entre os homens e entre as nações – e sobre a boa vontade expressamente manifestada.

Esses reconhecimentos aportam uma nova dimensão à realidade espiritual, assim como uma perspectiva de longo prazo em relação às nossas atuais crises. Oferecem a oportunidade de uma cooperação na evolução espiritual da humanidade e permitem aumentar a capacidade do homem para a liberdade.

A dificuldade do objetivo a alcançar convoca o vasto grupo de homens e mulheres de boa vontade a vencer a inércia e a realizar a posição chave que ocupam. Expressarão, então, com valentia, a boa vontade e iniciarão as ações apontando uma nova ordem mundial.

Início