Navegação

Página Inicial

O Aspirante Determinado a Serviço do Plano


O ASPIRANTE DETERMINADO A SERVIÇO DO PLANO
DEPARTAMENTO HIERÁRQUICO DO GOVERNO

I – Política – Ciência do Governo
II – Lei e Legislação
III – Economia e Finanças

I - POLÍTICA – CIÊNCIA DO GOVERNO

A Enunciados Preliminares
B - Departamento do Manu
C - Princípios e Leis
D - A Energia Dinâmica da Ciência do Governo
E - Ideias - Utensílio de Trabalho
F - Relações Internacionais
G - Rumo a Uma Nova Ordem Mundial
H - As Responsabilidades da Influência
I - A Natureza Política da Liberdade
J - A Política e Cristo

A – ENUNCIADOS PRELIMINARES

Nota-Chave

Hoje, no mundo, um outro momento de crise chegou. Não me refiro à presente condição mundial, mas ao estado da consciência humana. A mente chegou a um poder funcionante, as personalidades estão coordenadas. Os três aspectos do homem estão sendo fundidos. Uma outra formação ou precipitação da Hierarquia de adeptos se tornou possível. No plano físico, sem qualquer organização exotérica, sem cerimoniais nem forma exterior, está se integrando – silenciosa, firme e poderosamente – um grupo de homens e mulheres que superpor-se-ão finalmente ao prévio esforço hierárquico. Eles superpor-se-ão a todas as igrejas, a todos os grupos e a todas as organizações e finalmente constituirão aquela oligarquia de almas eleitas que governará e guiará o mundo. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 292)

A humanidade – como em geral se diz – é o discípulo mundial. Por quê? Por duas razões principais:

1 – Os homens vão despertando mentalmente com rapidez. O mundo todo pensa, e primordialmente o faz, nas linhas políticas e ideológicas atuais. Até os povos, por longo tempo dormidos, acham-se hoje convulsionados por processos mentais. Esta mudança na consciência humana envolve um rápido enfoque da intenção humana em níveis mentais e esta polarização mental é essencial para o discipulado. Embora seja uma tendência geral, muito se progrediu como resultado da tensão da guerra.

2 – Os homens desenvolvem rapidamente a boa vontade compreensiva. Há no mundo muitos movimentos para ajudar a aliviar a angústia humana, tanto do ponto de vista das grandes e pequenas comunidades, seja nacional ou internacionalmente... Isto não só indica uma polarização mental mas também uma resposta à natureza amorosa de Deus. Em conjunto indicam fusão e uma sensibilidade algo nova e muito alentadora na história humana que por fim testemunham o êxito do processo evolutivo. (Discipulado na Nova Era, pág. 260)

Definições

Homem de Estado. Homem que participa da direção do Estado.
Político. Pessoa que faz política.
Política. (latim, politicus; grego, polis: cidade) Relativo ao governo de um Estado.
Homem político. Homem que se ocupa dos assuntos públicos, direção de um Estado e determinação das formas de sua atividade no conjunto dos negócios que interessam ao Estado e na maneira de conduzi-los. Reta condução dos assuntos particulares.

B – DEPARTAMENTO DO MANU

O Governo Interno

Na família humana encontram-se também os que respondem a esse grupo interno de pensadores que, trabalhando com matéria mental controlam, do lado subjetivo da vida, a emergência do grande Plano e a manifestação do propósito divino.

Este grupo de Pensadores distribui-se por sete divisões principais e é presidido pelas três grandes Vidas ou entidades superconscientes que são o Manu, o Cristo e o Mahachohan, Os Três empregam como método de trabalho a influência sobre as mentes dos adeptos e dos iniciados. Estes últimos, por sua vez, influenciam os discípulos do mundo, e estes, do lugar em que se encontram e por sua própria responsabilidade, desenvolvem o seu conceito do Plano e procuram dar-lhe expressão no limite de sua possibilidade. Estes discípulos até agora têm trabalhado principalmente sós. (Psicologia Esotérica II, pág. 149)

Quanto à Hierarquia, o Triângulo Central é composto pelo Manu, que representa a vida amorosa e inteligente; pelo Cristo, que representa a consciência amorosa e inteligente, e pelo Mahachoan que representa a atividade amorosa e inteligente, representando em conjunto todas as fases da vida, expressão e ação grupais; essas qualidades se enfocam através do Mahachohan, principalmente porque Ele é o Senhor da Civilização, e as civilizações da humanidade representam o crescimento e o desenvolvimento progressivos.

Apenas na última raça-raiz humana do planeta aparecerá o essencial Triângulo Central que atuará abertamente no terceiro Centro planetário, a Humanidade... Um aspecto desse futuro triângulo emergirá do campo dos governos mundiais, da política e da diplomacia; outro advirá das religiões mundiais e um terceiro do campo geral da economia e das finanças mundiais. Na atualidade não existem na Terra homens de vontade espiritual, de amor espiritual, e inteligência espiritual; mesmo que eles surgissem nesses três campos de expressão, pouco poderiam fazer, porque o senso de reconhecimento e de responsabilidade não está ainda desenvolvido adequadamente; mais tarde, eles aparecerão e estabelecerão abertamente as relações entre o departamento do Manu e o do governo mundial; entre o departamento do Cristo e o das religiões mundiais, entre o departamento do Senhor da Civilização e o da ordem social e financeira. Essa época chegará com toda certeza, mas só depois da exteriorização da Hierarquia e de sua aberta atuação no plano físico. (Telepatia e o Veículo Etérico, pág. 147-148)

A bem da clareza e para satisfazer o desejo da mente concreta pela diferenciação, esses três departamento são apresentados como distintos e separados um do outro, apesar de terem seus pontos de contato. Na realidade – à parte da ilusão que a mente sempre causa – os três são um, e os sete são apenas partes amalgamadas de um todo sintético. Todos eles se entrelaçam e se amalgamam. Todos os três departamentos são apenas partes necessárias de uma organização, uma das quais o Senhor do Mundo governa. Elas são apenas a repartição executiva na qual os negócios do nosso planeta são tratados, e cada repartição é dependente de outras repartições e todos trabalham na mais estreita colaboração. O homem que se vê em uma linha tem que se lembrar que, no tempo devido e antes de atingir a perfeição, precisa perceber a síntese do todo. Precisa percebê-lo como um fato, vencidas todas as dúvidas e não como um conceito mental, e na sua meditação verá, finalmente, um ponto em que esta percepção da unidade essencial será sua e ele se conhecerá como um fragmento de um todo mais vasto.

Nesses três departamentos, o método de aproximação ao Dirigente do Departamento é a meditação, e os meios pelos quais o estudante se põe em comunicação com a Vida essencial daquele departamento (é tudo uma questão de termos) diferem. A vida dentro da forma se manifesta – como resultado da meditação – de três maneiras diferentes. Os resultados da meditação, como é demonstrado em termos de caráter, se assim posso expressar-me, são realmente os mesmos aspectos da manifestação sob diferentes termos ou condições. Resumi-las-ei:

Linha do Manu
Força, Energia, Poder para reger.
Linha do Bodhisattva
Magnetismo, Atração, Cura.
Linha do Mahachohan
Eletricidade, Síntese, Organização.

Procuro aqui destacar que o efeito na vida do estudante de meditação sobre uma destas três linhas será como enumerado acima, apesar de, todas, evidentemente, coloridas e modificadas pelo raio de sua personalidade e pelo ponto alcançado na evolução. Se estudarem as três palavras aplicadas às três linhas, obterão muita luz...

A Linha do Manu... é especialmente a linha do governo, do desenvolvimento racial, do trabalho na e com a matéria de todas as formas, em todos os planos da evolução humana. É, como já disse antes, a linha do ocultismo. Enfatiza o método hierárquico, corporifica a autocracia divina e é a linha por onde nosso Logos Solar impõe Sua Vontade aos homens. Está intimamente vinculada aos Senhores do Carma e é através do departamento do Manu que a Lei de Causa e Efeito é dirigida. Os quatro Senhores do Carma trabalham estreitamente com o Manu, pois Eles impõem a Lei, e Ele manipula as formas dos homens, dos continentes, das raças e das nações para que aquela lei possa ser devidamente trabalhada.

Por isso, o homem que se esforça para contatar esses poderes através da meditação, por elevar-se para a união por esses meios, e para atingir a consciência do aspecto Vontade, trabalha sob regras estabelecidas, se eleva de ponto a ponto sob formas adequadas e medita sempre sobre a Lei e seu funcionamento. Ele procura compreender, ele discrimina e estuda; ocupa-se com o concreto e seu lugar no plano divino. Admite o fato da vida interior, mas se concentra primeiramente no seu método e em sua forma de manifestação. As regras básicas de expressão e de governo ocupam sua atenção e, pelo estudo e compreensão das regras e leis, ele necessariamente contata o Regente. De estágio em estágio, ele se eleva – de regente do microcosmo nos três mundos, ao grupo egoico e seu ponto focal, um Mestre; de regente do grupo, ele se eleva ao Manu, o Regente do departamento onde tem seu lugar, depois ao Regente do Mundo, posteriormente ao Logos Planetário, e então, ao Logos Solar. (Cartas sobre Meditação Ocultista, pág. 130-132)

...Este último ponto deve ser anotado. A ideia de grupo deve sempre estar presente porque é o que distinguirá os métodos da Nova Era dos do passado...

Outros grupos ocupar-se-ão de uma atividade política de forma mais específica do que qualquer outro ramo de trabalho. Esses grupos comunicarão essa “qualidade de imposição” e uma autoridade que falta nos muitos outros ramos desta atividade grupal divina. O trabalho será em grande parte um labor do primeiro raio. Personifica o método pelo qual a Vontade divina opera na consciência das raças e nações. Os membros deste grupo possuirão muito do primeiro raio na sua constituição. O seu trabalho será agir como canais de comunicação entre o departamento do Manu e a raça humana. Chegar a tornar-se um canal da Vontade de Deus é algo nobre. (Psicologia Esotérica II, página 152-153)

Quais são os resultados destes desenvolvimentos no governo espiritual subjetivo e no mundo dos assuntos humanos?

Em primeiro lugar, e predominantemente, a evocação de uma Aproximação conjugada: uma é constituída pela ânsia e pelo desejo da Hierarquia de ver solucionado o problema humano e o ajustamento da miséria humana, e também de uma justa emergência de um governo espiritual (o governo de valores corretos) e a outra consiste na determinação do homem para criar condições justas e situações gerais de ambiente apropriado nas quais os seres humanos possam desenvolver-se, e também onde os verdadeiros valores possam ser registrados e reconhecidos. É neste ponto que a Hierarquia e a humanidade se encontram em unidade. O fato de muitos seres humanos estarem tão pouco desenvolvidos que não podem captar corretamente estas aspirações é de pouca importância. Eles trabalham inconscientemente para os mesmos fins que a Hierarquia. (Psicologia Esotérica II, pág. 341-342)

C – PRINCÍPIOS E LEIS

Por isso, o homem que se esforça para contatar esses poderes através da meditação, por elevar-se para a união por esses meios, e para atingir a consciência do aspecto Vontade, trabalha sob regras estabelecidas, se eleva de ponto a ponto sob formas adequadas e medita sempre sobre a Lei e seu funcionamento. Ele procura compreender, ele discrimina e estuda; ocupa-se com o concreto e seu lugar no plano divino. Admite o fato da vida interior, mas se concentra primeiramente no seu método e em sua forma de manifestação. As regras básicas de expressão e de governo ocupam sua atenção e, pelo estudo e compreensão das regras e leis, ele necessariamente contata o Regente. (Cartas sobre Meditação Ocultista, pág. 131)

Princípio é aquilo que incorpora algum aspecto da verdade no qual se baseia este nosso sistema; é a filtragem até a consciência do homem, de um pouco da ideia na qual nosso Logos baseia tudo que Ele faz. A base de toda ação Logoica... conectada com a Hierarquia humana, é o poder do amor em impulsionar para frente – chamem-no evolução, se preferirem, chamem-no impulso inerente, se acharem melhor, mas é o amor provocando a movimentação e o impulso para diante até a plena realização... Daí, este princípio deveria fundamentar toda atividade, e o governo das organizações menores, se fundamentado no amor conduzindo à atividade, deveria levar à busca do divino em todos os seus membros, levando-os igualmente à máxima expressão e assim tendendo à mais adequada plenitude e ao mais satisfatório esforço. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 94)

...Os princípios superiores lidam com o bem do grupo e os inferiores com o bem do indivíduo... O princípio inferior deve ceder seu lugar ao superior. (Idem, pág. 96-97)

Estas forças que atuam sobre a raça humana afetam os mais sensíveis que, por sua vez, afetam o seu meio ambiente, estabelecendo-se paulatinamente um impulso que se precipita através de uma raça ou nação, durante um período ou ciclo de anos, produzindo estágios de profunda depressão e desconfiança. Causa uma triste autoabsorção que denominamos pânico ou onda de inquietude. É casual o fato de que o seu desenvolvimento seja militar, econômico, social ou político, ou tome a forma de uma guerra, uma inquisição religiosa, restrições econômicas ou desconfiança internacional. As causas têm suas origens nos anteprojetos do processo evolutivo e estão regidos – embora não seja compreendido – pela boa Lei. (Idem, pág. 224)

Princípios Aplicáveis
Causa e Efeito Liberdade
Abertura Harmonia
Conflito Libertação
Cooperação Relação
Desígnio Dirigido Responsabilidade
Leis Aplicáveis
Abstração Vida de Grupo
Assembleia Progresso de Grupo
Equilíbrio Desígnio de Vida do Logos Planetário
Troca Relatividade
Ciclos Sacrifício
Destino Separatividade e Ódio
Destruição Prática
Conveniência Síntese
Liberdade Pensamento
Ciências Aplicáveis (quanto às técnicas)
Comunicação Corretas Relações Humanas
Contato Serviço ao Plano
Cooperação Evolução Social
Energia Som
Relação de Energia Telepatia
Evolução Tensão
Impressão Construção de Formas Pensamento

O Princípio do Conflito

Este Princípio de Conflito encontra-se muito ativo em todas as instituições, grupos e organizações de todos os países e em cada setor do pensamento humano. Seus resultados são: primeiro, a humanidade despertará para certos desenvolvimentos e possibilidades humanas e, segundo, conduzirá a certas renúncias básicas, uma vez que as questões sejam resolvidas com clareza e a separação existente na realidade entre os valores espirituais desejáveis e os valores materiais indesejáveis, sejam esclarecidos. Na política, por exemplo, o sistema dos partidos está baseado numa premissa correta, mas na atualidade, por causa da estupidez humana, não é um sistema satisfatório. Representa na verdade, em qualquer país, os grupos reacionários, bem como o partido progressista, alerta às novas possibilidades, A meta de um partido político consiste em resguardar a vida do espírito, aclarar por meio da obstrução e conter ou evitar o avanço demasiado rápido dos impacientes e imaturos; o partido progressista deve estar composto por aqueles que são conscientes das coisas antigas e desnecessárias, e são sempre precursores, embora frequentemente não possuem grande habilidade na ação. Ainda não é possível estabelecer uma linha demarcatória tão clara entre os dois partidos mundiais básicos; tampouco as massas ignorantes apreciam os valores espirituais dos grupos. ...A meta do político comum de cada grupo, não é o verdadeiro bem para a humanidade, pois geralmente só a sua própria ambição egoísta e o desejo de conservar certa ideologia política os põe no poder, constituindo a meta de seus esforços. (Os Raios e as Iniciações, pág. 503)

A Lei de Destruição

A destruição superior que estamos considerando se relaciona com determinadas formas de consciência, que se expressam em extensas zonas ou em grandes formas mentais que, por sua vez, poderão condicionar o pensamento humano. Talvez o exemplo mais simples que possa ser dado a este tipo de destruição é o das grandes ideologias que, no transcurso das épocas, condicionaram e poderão condicionar a humanidade. Os efeitos destas ideologias são poderosos nos três mundos. Este tipo de destruição afeta as civilizações que condicionam a família humana durante extensos períodos; diz respeito às condições climáticas que predispõem as formas dos quatro reinos a adquirir determinadas características no tempo e espaço que, por sua vez, produzem efeitos nas grandes religiões e política mundiais, e em todas as demais "formas condicionantes do pensamento".

Portanto, o que se destrói são certos grupos de formas, e isso em grande escala, o que requer a aplicação da vontade espiritual para ser realizado, e não simplesmente exigência da retirada da atenção da alma, a decisão de abandonar a forma com o fracasso do desejo básico de sobreviver, pois isso é o que insinuamos quando falamos da morte nos três mundos...

O Propósito de Deus (empregando uma frase familiar) complementa o Plano. Tal propósito é a vida motivadora por trás de tudo o que emana de Shamballa e impulsiona as atividades da Hierarquia, cuja tarefa consiste em formular o Plano para todas as formas de vida nos três mundos e nos quatro reinos da natureza. O Plano, em tempo e espaço, não se ocupa do homem de forma individual ou da vida de qualquer entidade microcósmica nos reinos da natureza, mas da totalidade, de ciclos de tempo, desses vastos planos de vivências que o homem denomina história, das nações e raças, das religiões mundiais e das grandes ideologias políticas e organizações sociais que produzem mudanças permanentes nos tipos, constituições, zonas planetárias e manifestações cíclicas. (Os Raios e as Iniciações, pág. 255-256)

D – A ENERGIA DINÂMICA DA CIÊNCIA DO GOVERNO

Inauguração de Novas Técnicas

Certos grupos são um experimento para fundar ou iniciar pontos focais de energia na família humana, por onde podem fluir certas energias à raça dos homens. Constituem um experimento para inaugurar certas técnicas novas de trabalho e de novos métodos de comunicação. Devo dizer que estas últimas palavras resumem todo o assunto. Estes grupos têm por objetivo facilitar a mútua inter-relação ou comunicação... O grupo será o dos Organizadores Políticos, e se ocupará com fatores políticos em cada nação. Os deste grupo trabalharão no campo do governo mundial, ocupando-se com os problemas da civilização e com as relações existentes entre as nações. Seu objetivo principal será conseguir a compreensão internacional...

Estes grupos são também a exteriorização de uma condição interna existente. Esta força grupal fluirá então pelos diversos grupos, na medida em que os discípulos façam, como grupo, as seguintes coisas:

1 - Manter-se em harmonia com a fonte interna de poder.
2 - Não perder nunca de vista o objetivo grupal.
3 - Cultivar a dupla capacidade de aplicar as leis da alma à vida individual e as leis do grupo à vida grupal.
4 - Utilizar todas as forças que afluem ao grupo para prestar serviço. (Discipulado na Nova Era I, pág. 48,50,52)

Fontes de Poder

O poder que o Novo Grupo de Servidores do Mundo manejará oportunamente, será extraído de duas fontes: primeiro, desse centro interno ou governo mundial subjetivo, cujos membros são responsáveis pela difusão desses ideais e ideias que têm conduzido a humanidade para frente época após época. Este centro interno sempre existiu e todos os grandes condutores da raça, em todos os setores, têm estado vinculados à ele. Os grandes idealistas e trabalhadores mundiais (como o Cristo e Seu grande irmão, o Buda, e Aqueles trabalhadores menores como Platão, Spinoza, Abraham Lincoln e Florence Nightingale), têm estado associados a esse centro. É enorme a quantidade de associados e inumeráveis as categorias destes trabalhadores, mas o que tem caracterizado a todos tem sido o autossacrifício pelo melhoramento da vida humana e o amor a seus semelhantes. Entretanto, todos extraíram sua luz e inspiração deste ponto central de enfoque. Os membros que compõem este governo podem viver em corpos físicos ou estar desencarnados. Supõe-se que aqueles que leem estas páginas creem na imortalidade - a crença em que a consciência da alma perpetua-se em alguma dimensão. Estas grandes almas se distinguem principalmente pelo fato de que não conhecem limitação mental, e sua inclusividade é tal que para eles não existem distinções raciais nem diferenças religiosas.

A segunda fonte de onde o Novo Grupo de Servidores do Mundo extrairá seu poder, será dos homens de boa vontade que existem no mundo em qualquer momento dado. Serão capazes de pôr em atividade, em determinado instante, tal força de pensamento e tal transcendental opinião pública que oportunamente estarão em posição de afetar definitivamente os assuntos mundiais Uma de suas funções consistirá em pôr em contato os homens de ideais similares e também dirigir e fomentar seus esforços. (Psicologia Esotérica II, pág. 498)

Três energias principais começam fazer impacto em sua mente inferior, que são:

1 - A energia que impulsiona as ideias, que chegam da mente abstrata por intermédio do antakarana e fazem contato com sua mente inferior agora iluminada que, neste ponto, as transforma em ideais para que as ideias divinas - que complementam o propósito divino - possam ser a herança da raça dos homens. Quanto melhor treinada e controlada estiver a mente, tanto mais fácil será a manipulação deste tipo de energia. Através desta energia impulsora, a Hierarquia (no plano búdico) leva adiante a humanidade.

2 - A energia da intuição, é a palavra que empregamos para descrever um contato direto com a mente de Deus em algum nível relativamente elevado da experiência. O efeito desta energia, sobre a personalidade fundida com a alma, consiste em dar à mente (receptiva à energia das ideias) um tênue clarão e proporcionar uma leve revelação do propósito das ideias, subjacentes em toda atividade hierárquica, em benefício da humanidade. A intuição diz respeito totalmente à atividade grupal, não se interessa nem é dirigida à revelação de coisas que concernem à vida da personalidade... Não esqueçam que o plano búdico está estreitamente vinculado com o plano astral cósmico e que toda intuição, quando é controlada, requer o emprego da imaginação criadora, a fim de ser desenvolvida e apresentada à mente dos homens. Falando de forma geral, os Mestres intuem as fases imediatas da intenção divina, o que constitui a “nuvem influente de coisas conhecíveis”, transformando-as no Plano. Então Seus discípulos - com sua capacidade intuitiva desenvolvida lenta mas firmemente - começam a intuir tais ideias, a apresentá-las como ideais às massas e assim precipitar no plano físico os aspectos necessários do Plano.

3 - A energia dinâmica da vontade, vem logo e (na medida que o discípulo aperfeiçoa o antakarana) passa, por meio do contato, à mente da personalidade fundida com a alma, e dali encontra seu caminho para o cérebro. Refiro-me aqui, logicamente, ao discípulo em treinamento e não aos Mestres que trabalham no centro dessas energias. A Hierarquia é um grande ponto receptor para os três aspectos da Tríada espiritual: a vontade espiritual, a intuição ou razão pura e a mente abstrata.

Nos ashramas dos Mestres o discípulo entra em relação direta com tais energias, dinâmicas, reveladoras e impulsionadoras. Estas três energias enfocam-se através dos três Guias da Hierarquia e são dirigidas por Eles: O Manu, O Cristo e o Mahachohan. O Manu é o receptor e agente da energia da vontade divina para a humanidade; o Cristo é o agente distribuidor da energia que atrai a revelação intuitiva; o Mahachohan é responsável pela afluência de ideias à consciência do discípulo, do aspirante e dos intelectuais. Quero que recordem que o principal esforço da Hierarquia espiritual é no bem da humanidade, porque o quarto Reino da Natureza é o Macrocosmos do tríplice microcosmos dos três reinos inferiores da natureza. (Os Raios e as Iniciações, pág. 581-583)

Neste último campo de trabalho do primeiro Raio de Vontade ou Poder, começa a fazer sentir sua presença, daí a grande dificuldade. A energia que atua na atividade política ainda não é compreendida. O trabalho do Aspecto Destruidor tem sido mantido relativamente em segundo plano e somente durante o passado meio século se fez definitivamente ativo. Isto foi possível porque todo o mundo, falando praticamente, estava envolvido e o primeiro raio só pode atuar na região ou reino da síntese. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 37)

As Energias Políticas em manifestação

Certos estudantes esoteristas, particularmente os que pertencem aos antigos grupos da era pisciana, tendem a considerar o interesse posto sobre as energias que produzem os acontecimentos mundiais ou que concernem aos governos e à política, como antagônico ao esforço esotérico e espiritual. Mas o novo esoterismo, promovido por grupos mais modernos e mais mentais, vê os acontecimentos e movimentos mundiais, os governos e as circunstâncias políticas, como expressão das energias que se encontram no mundo interno da investigação esotérica. Portanto, não encontram uma razão válida para que se exclua de seu raciocínio e de seu pensamento este importante aspecto dos assuntos humanos, nem porque não hão de investigar essas novas verdades e técnicas que podem introduzir no mundo a Nova Era de corretas relações humanas. Então perguntam: por quê excluir a investigação política do programa espiritual? Consideram que tem igual ou maior importância que a atividade das igrejas, porque os governos condicionam os povos e contribuem para produzir a vigente civilização ao obrigar as massas a se adaptar a certas linhas necessárias de pensamento. (Educação na Nova Era, pág. 75-76)

Há, atualmente, a emergência de certas personalidades poderosas e dominantes do primeiro raio no teatro da atividade mundial. Estas pessoas estão em contato direto com esta força de Shamballa e são sensíveis ao impacto da energia vontade, da Divindade. Conforme seu tipo de personalidade e seu ponto na evolução, assim será sua reação a esta força e sua consequente utilidade ao Senhor do Mundo, à medida que Ele cumpre Seus planos do desenvolvimento mundial. A energia da vontade de Deus age através deles, apesar de relegada e frequentemente malbaratada e mal aplicada por suas personalidades discordantes e limitadas e interpretadas, insatisfatoriamente, por parte de uma consciência não desenvolvida. Estas pessoas são encontradas em qualquer campo das atividades humanas. São as pessoas dominantes e os ditadores em todos os aspectos da vida humana - política, social, religiosa e educacional. Quem poderá dizer (pelo menos até que um século tenha-se passado) se sua influência e seus esforços terão sido bons ou maus? Onde infringem flagrantemente a Lei do Amor, sua influência pode ser poderosa, mas é passageira e indesejável, pelo menos onde essa fase de suas atividades diga respeito. Onde vão de encontro à emergência e à necessidade humanas e trabalhem ao longo das linhas da restauração básica e da preservação de “unidades de síntese”, sua influência é boa e construtiva.

Desejo lembrar-lhes que uso a palavra “energia” em referência à expressão espiritual de qualquer raio e a palavra “força” para denotar o uso que os homens fazem da energia espiritual conforme procuram empregá-la - e, geralmente, por enquanto, a aplicam mal. Seria apropriado destacar que esses expoentes de força do primeiro raio são geralmente mal compreendidos e odiados. Podem, e quase sempre o fazem, usar mal a energia disponível, mas também usam-na construtivamente dentro dos limites desejados do plano imediato. (O Destino das Nações, pág. 15-16)

E - IDÉIAS - UTENSÍLIO DE TRABALHO

O poder das ideias só agora começa a ser compreendido. A potência da ideação, as formas que as ideias devem tomar e a promoção do cultivo das ideias corretas é um dos principais problemas que devem ser abordados na Nova Era. (Psicologia Esotérica II, pág. 200)

Por Trás do Plano Geral

Esta determinação dos membros da Hierarquia, de treinar as mentes dos homens mais rapidamente e de construir visando a uma unidade mais sintética, levou-os a um decisão que envolveu a formação de unidades grupais e provocou a emergência daqueles grupos de trabalhadores e pensadores que, através de suas atividades, tão grandemente governaram e modelaram nosso mundo nos últimos três ou quatro séculos. Nós temos portanto, datando deste conclave, a inauguração do trabalho grupal definido e específico segundo linhas claramente delineadas, com cada grupo representando alguma especial apresentação da verdade e algum aspecto do conhecimento da realidade.

Estes grupos se enquadram geralmente em quatro grandes divisões: cultural, política, religiosa e científica. Nos tempos mais modernos três outros grupos definitivamente emergiram; são eles o filosófico, o psicológico e os grupos financeiros. Os filósofos sempre estiveram conosco, naturalmente, mas na maior parte do tempo eles foram unidades isoladas que fundaram escolas caracterizadas pelo sectarismo e pela separatividade. Agora não há figuras proeminentes como no passado, mas grupos que representam certas ideias. É de profunda importância que o trabalho destes sete grupos de pensadores seja reconhecido como parte do programa hierárquico, destinado a produzir uma certa situação a alcançar certas condições preparatórias e desempenhando um papel definido no trabalho de evolução mundial naquilo que diz respeito à humanidade.

Sob a influência dos diferentes raios, à medida que estes entravam e saíam ciclicamente da atividade, pequenos grupos de homens surgiram, fizeram o seu papel na formação de grupo e desapareceram, muitas vezes inconscientes de sua síntese inerente e de seus colaboradores. Como pode ser visto em qualquer inteligente retrospecto histórico, o trabalho que eles fizeram pela raça e sua contribuição ao espetáculo do progresso da humanidade se evidencia com clareza. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 296-297)
Idéias, Ideais e Ideologias

Os servidores que pertencem a este raio (primeiro raio), se são discípulos treinados, poderia dizer-se que trabalham impondo a Vontade de Deus sobre as mentes dos homens. Realizam-no mediante o poderoso impacto produzido pelo contato das ideias nas mentes dos homens e recalcando os princípios regentes que a humanidade deve assimilar... Estas ideias encerram grandes princípios e constituem as ideias da nova era. (Psicologia Esotérica, pág. 115)

Quanto à massa da humanidade, a resposta é dada inconscientemente às diretrizes da Mente Universal; tal fato se torna mais complicado na nossa época e era, devido a uma crescente resposta às ideias de massa - algumas vezes chamada opinião pública - da mentalidade humana em rápido desenvolvimento. Encontram-se também, dentro da família humana, aqueles que respondem ao grupo interno de Pensadores, Os Quais, trabalhando na matéria mental, controlam, a partir do lado subjetivo da vida, o surgimento do grande plano e a manifestação do propósito divino.

Esse grupo de Pensadores constitui-se de sete divisões principais e é presidido por três grandes vidas ou Entidades superconscientes. Estas três Entidades são o Manu, o Cristo e o Mahachohan. Esses três trabalham primariamente utilizando o método de influenciar as mentes dos adeptos e dos iniciados. Estes últimos, por sua vez, influenciam os discípulos do mundo, e esses discípulos, cada um no seu próprio lugar e sob sua própria responsabilidade, elaboram seu próprio conceito do plano e empenham-se em dar-lhe expressão da melhor forma possível. Como se pode imaginar, esse é um processo de fazer reduzir os níveis de vibração até que eles estejam suficientemente densos para afetar a matéria do plano físico e, assim, tornar possível a construção de efeitos organizados nesse plano. Até então, esses discípulos terão trabalhado sobretudo sozinhos, exceto quando as ligações cármicas tornaram-no conhecidos uns dos outros. Por sua vez, a intercomunicação telepática tem sido fundamentalmente restringida à Hierarquia de adeptos e iniciados (encarnados ou não) e ao Seu trabalho individual com Seus discípulos.

Entretanto, considera-se possível, agora, estabelecer uma condição semelhante à referida acima e uma relação telepática entre os discípulos no plano físico. (Telepatia e o Veículo Etérico, pág. 10-11)

O que nos concerne é o trabalho que realizam os “construtores da ponte”. Primeiro, posso assegurar que a verdadeira construção do antakarana só acontece quando o discípulo começa a enfocar-se definitivamente em níveis mentais, e portanto, quando sua mente atua inteligente e conscientemente. Nesta etapa, deve começar a ter uma ideia mais exata do que até agora com respeito à diferença que existe entre o pensador, o mecanismo pensante e o pensamento, começando por sua função esotérica dual, que é:

1 - O reconhecimento e a receptividade das IDÉIAS.

2 - A faculdade criadora para construir conscientemente formas mentais.

Isto implica necessariamente uma forte atitude mental e a reorientação da mente para a realidade. Quando o discípulo começa a enfocar-se no plano mental (intenção primordial do trabalho de meditação), começa a trabalhar na matéria mental e treina-se nos poderes e usos do pensamento. Consegue certa medida de controle mental e pode dirigir o faro da mente em duas direções, para o mundo do esforço humano e o mundo da atividade da alma. Assim como a alma abre caminho projetando-se num fio ou corrente de energia nos três mundos, assim o discípulo projeta-se conscientemente para os mundos superiores. Sua energia vai, por meio da mente controlada e dirigida, ao mundo da mente espiritual superior e ao reino da intuição. De certa maneira se estabelece uma atividade recíproca. Desta resposta entre a mente superior e a inferior se fala simbolicamente em termos de luz, e o “caminho iluminado” vem à existência entre a personalidade e a Tríada espiritual, por intermédio do corpo da alma, assim como a alma se pôs em contato definido com o cérebro por meio da mente. Este “caminho iluminado” constitui a ponte iluminada. É construída por meio da meditação, pelo esforço constante para atrair a intuição, pela subordinação e obediência ao Plano (que começa a ser reconhecido tão pronto como a intuição e a mente estão em estreita relação) e pela consciente incorporação ao grupo para servir com o propósito de ser assimilado no todo. (Os Raios e as Iniciações, pág. 368-369)

As Três Maiores Ideologias

A humanidade está hoje mais do que nunca sensível às ideias, daí as numerosas ideologias em conflito e o fato de que - na defesa de seus planos - até a mais recalcitrante das nações tem que buscar alguma desculpa idealista para apresentar às demais, ao infringir alguma lei reconhecida. Este fato é de grande significação para a Hierarquia porque indica o ponto já alcançado. (O Destino das Nações, pág. 10)

Isto é o que está acontecendo rápida e, como já disse, satisfatoriamente. Um efeito mundial definido está sendo produzido e o Novo Grupo de Servidores do Mundo muito o tem ajudado. Interpretaram e auxiliaram o processo de evocar o amor latente nos seres humanos que, no seu estágio inicial e desordenado, existe na forma de boa-vontade rudimentar.

Chamo a atenção para isto por ser a ideia motivadora subjacente atrás de todo trabalho que forem chamados a executar. Sugiro, portanto, que esforcem para ver as três maiores ideologias, com as quais terão necessariamente de tratar, em termos dos três esforços que estão emanando dos três maiores centros planetários a este tempo: Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade. Ganharão, assim, um ponto de vista mais sintético, e uma compreensão mais profunda do quadro mundial emergindo lentamente.

Não será possível que as ideologias que estivemos considerando sejam a resposta - uma reação distorcida e ao mesmo tempo sensível, definida e resoluta - às energias agindo sobre a humanidade, dos dois centros superiores? Gostaria de sugerir que a ideologia que está corporificada na visão dos estados totalitários é uma resposta, errônea mas nítida, à influência da vontade de Shamballa; que a ideologia atrás do ideal democrático constitui uma resposta semelhante à universalidade que o amor da Hierarquia ajuda a expressar, e que o comunismo é de origem humana, corporificando aquela ideologia que a humanidade formulou como sua própria criação. Assim, os três aspectos da natureza de Deus estão começando a tomar forma como as três maiores ideias, e o que vemos agora no planeta são as distorcidas reações humanas aos impulsos espirituais, emanando de três centros diferentes, mas todos igualmente divinos em sua natureza primordial e em sua essência. Ponderem sobre isso. (O Destino das Nações, pág. 20)

Temos, portanto, três grandes centros e deles emanam três tipos de energia que estão tomando forma como as três ideologias dirigentes na consciência da raça. Velhas ideologias ainda persistem; subsidiárias das escolas de pensamento, podem ser encontradas em toda parte; interpretações distorcidas e mascaradas da realidade abundam em cada lugar; por todos os lados o baixo nível das pessoas (as massas ignorantes) é usado por essas energias e os homens se tornam vítimas dos expoentes das ideologias - passadas, presentes e futuras.

Não esqueçam que por trás de todas elas permanece Aquele a Quem chamamos O Senhor de Mundo. Quando todos esses experimentos temporários tenham sido tentados e quando a humanidade tenha avançado, em sua consciência, de um estágio de compreensão para outro e de reconhecida inter-relação, o reino de Deus será estabelecido na Terra e o Dirigente do Mundo trabalhará, então, através da Hierarquia para produzir aquela ativa resposta sintética criativa da natureza (da qual a humanidade é uma parte) que capacitará cada reino a plenamente revelar a glória de Deus. Shamballa trabalhará por intermédio da Hierarquia e a Hierarquia, por sua vez, alcançará os vários reinos da natureza por meio da Humanidade que entrará, então, em sua função pré-ordenada e destinada. É por isso que tudo está acontecendo. O tempo da colheita dos frutos jaz relativamente longe mas, enquanto isso, a humanidade está experimentando, ou é o sujeito do experimento; está explorando, ou sendo explorada; está aprendendo as lições de obediência forçada, ou os perigos de liberdade egoísta; é vitimada por personalidades poderosas em todos os países, e isto sem exceção, ou está sendo guiada na direção certa (e, novamente, sem exceção) por emissários e discípulos, seja de Shamballa, ou da Hierarquia. Toda liberdade vaidosa, ou controle vaidoso, não é senão a reação temporária de uma humanidade assolada por ideias, controlada por ideais, impulsionada pelo egoísmo, impregnada por ódios e, entretanto, lutando todo o tempo para expressar as qualidades superiores e melhores e para se livrar da servidão do antigo mal, da escravidão dos velhos códigos e a maldição dos velhos hábitos de pensamento e de vida. É o que está acontecendo à humanidade, de importante, por trás das cenas, como um todo; é o desabrochar da consciência humana que conta para a Hierarquia, e que ela desabrocha em resposta às condições presentes em qualquer país ou países. (O Destino das Nações, pág. 22-23)

Somente aqueles que trabalham conscientemente sob a orientação de suas próprias almas e que, através do controle mental e absorvidos em profunda meditação, poderão manipular a matéria mental e tornarem-se “criadores conscientes”. Estes podem pronunciar as palavras impulsionadoras que trazem à existência aquelas novas formas e organismos, aquelas expressões de ideias e aquelas organizações que vivem seu ciclo de vida e servem ao seu propósito e assim chegam devidamente ao seu fim previsto e oportuno. Estes criadores são os líderes e organizadores, os instrutores e os guias em todas as fases da vida humana. Seu som se propaga para todos os países e sua nota é internacionalmente reconhecida. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 345)

A Sábia Utilização das Ideias

Existem três problemas que durante os próximos anos tenderão a uma solução inteligente na mente dos mais conservadores, mas os intuitivos e iluminados os considerarão definitivamente resolvidos. Estes três problemas constituem os objetivos primordiais nos campos da política, da ciência e da religião. Uma vez resolvidos trarão a rápida solução dos problemas mundiais do governo, da matéria e da fé. Observem a diferença e a significação destas três palavras. (Psicologia Esotérica I, pág. 153)

Em última análise, o principal problema do governo do mundo está na utilização inteligente das ideias. Aqui se faz sentir o poder da palavra adequada, como igualmente se faz sentir no campo da religião ou no da educação o poder da palavra escrita e impressa. No campo da política as massas são arrastadas pelos oradores e mais do que nunca pelo emprego doa meios de comunicação. Atordoam os ouvidos do público sem cessar numerosas ideias - teorias sobre ditaduras, comunismo, nazismo, fascismo, nacionalismo, marxismo e ideias democráticas. São apresentadas ao público métodos de governo deste ou daquele grupo de pensadores sem darem tempo para refletir ou pensar claramente. As antipatias raciais são difundidas como também as preferências pessoais, as ilusões podem ser expressas provocando a decepção nos que não pensam.

O homem que possui o dom da palavra, aquele que tem o dom de jogar com as palavras e que pode descrever com ênfase as reivindicações do povo, o prestidigitador de estatísticas, o fanático com a cura certa e segura para os males sociais e o homem que gosta de avivar ódios raciais, sempre conseguirá adeptos. Tais homens podem com facilidade destruir o equilíbrio da comunidade e conduzir um grupo de seguidores irrefletidos ao sucesso dum poder transitório ou à desonra e ao esquecimento.

No conjunto deste jogo de ideias e no constante impacto sobre a consciência humana dos grandes conceitos que estão por detrás do nosso processo evolutivo, a raça desenvolverá o poder de pensar, de escolher e de construir sobre sólidos alicerces. A exposição da evolução das ideias provocará uma marcha constante para a liberdade de pensamento (segundo o velho método de experimentar, de eliminar e de esforço renovado, e sempre com mais conceitos novos) que permitirá à humanidade construir segundo os cânones mentais que sustentam a estrutura externa do nosso mundo. As mentes mais atentas desta era são constantemente sensibilizadas por esses cânones e assim a mente individual poderá reconhecê-los o que permitirá serem conduzidos da obscuridade para a luz do dia. Desta maneira os verdadeiros cânones mentais estão à disposição de todos, desempenhando a sua parte principal na condução dos destinos da raça para as mais profundas realizações que amoldarão os tipos raciais e obterão a compreensão sintética de onde nascerá a Fraternidade.

...A estrutura mundial emerge de modelos internos, é por eles construída, os quais são a causa do fluxo de experiências governamentais em todas as nações. Mas presentemente não existe nenhuma preparação para contatar-se com o mundo dos cânones nem sobre a verdadeira interpretação das ideias, e daí surgem os problemas. Mais tarde, quando a raça ver esses problemas com lucidez, então agirá com mais sabedoria e preparará com cuidado os seus Observadores e Comunicadores. São homens e mulheres nos quais despertou a intuição pelo impulso persistente do intelecto. As suas mentes estarão subordinadas ao bem do grupo e tão livres do sentido de separatividade que não constituirão obstáculo para fazerem contato com o mundo da realidade e da verdade interna. Estes indivíduos não serão necessariamente religiosos, no sentido comum da palavra, mas pessoas de boa-vontade, de elevado nível mental, de mentes bem providas e equilibradas, libertas de ambição pessoal e de egoísmo, animadas pelo amor à humanidade e pelo desejo de ajudar a raça. Uma pessoa assim é uma pessoa espiritual. (Psicologia Esotérica, pág. 180-181)

O Trabalho da Sociedade de Seres de Mente Organizada

O que se necessita atualmente é um sólido ensinamento sobre as leis do pensamento e regras que regem a construção de formas mentais que devem encarnar as ideias enviadas da mente divina universal. Os homens devem começar a desenvolver a ordem necessária nos planos subjetivos da vida. Quando compreenderem isto teremos um importante grupo de homens que se ocuparão dos assuntos mundiais, ou da tarefa de governo em todas as suas ramificações, ajudados no plano mental pelos pensadores treinados, para que haja uma correta aplicação e um correto ajuste do Plano. Isto está ainda muito longe, daí as deformações e tergiversações que existem na Terra. (Psicologia Esotérica I, pág. 87)

Cada um dos grandes raios tem uma forma particular de ensinar a verdade à humanidade, o que é sua excepcional contribuição e modo de desenvolver o homem através de um sistema ou técnica, qualificado pela qualidade do raio que é portanto específico e excepcional.

Primeiro Raio:

Expressão superior: a ciência dos estadistas e dos governos.
Expressão inferior: a política e a diplomacia moderna. (Idem, pág. 62)

De forma geral, o Plano foi dividido em três partes:

Primeira: Política.

O objetivo deste trabalho foi criar e desenvolver uma consciência internacional. Este esforço seguiu a linha do primeiro raio - o de poder ou vontade de governo. Os discípulos e aspirantes que trabalham no campo da organização, assim como a massa dos idealistas, foram preparados para este trabalho e os trabalhadores do sexto e sétimo raio puseram-se em atividade. Os diversos grupos ligaram-se num só para este esforço. Foi também decidido demonstrar a necessidade duma síntese econômica como parte do trabalho que levasse a relacionar as nações entre si de maneira que o exemplo evidenciado no espírito da organização da Cruz Vermelha possa também manifestar, internacionalmente, a interação entre as nações. É desnecessário assinalar a importância e a parte que tem a desempenhar a pressão, a tradição, as relações comerciais e o ruir de velhos partidos políticos. Foi decidido demonstrar a necessidade de estabelecer um ambiente de interdependência e de inter-relações entre as nações que as levasse a admitir que seria uma perniciosa barreira para o verdadeiro desenvolvimento da humanidade o isolacionismo, o separativismo, a conservação do egoísmo nacional e ainda um espírito nacional impregnado de superioridade, o ódio de classes e os antagonismos raciais. O povo deveria ser educado para não acumular bens, para evitar obstáculos à verdadeira expansão. Estes planos foram estabelecidos para uma gradual criação da Fraternidade das Nações com base na compreensão, na necessidade e na ajuda mútua.

O principal objetivo foi a formação dum certo estado mental e não uma utopia mística e impossível ou dessas condições materiais em que o grupo fica inteiramente subordinado à vontade e poder de outro que impõe uma condição padronizada e uniforme pelo emprego de determinada forma de poder. O trabalho indicado e proposto ao Novo Grupo de Servidores do Mundo consiste em enunciar os princípios de relações nacionais que se tornem a base dum estado ou federação mundial; e que as suas diretrizes sejam escutadas pelos chefes dos vários países e com eles promover o despertar das massas para o verdadeiro significado da Fraternidade, palavra tão facilmente pronunciada mas tão mal compreendida.

Este trabalho é talvez a tarefa mais difícil imposta pela Sociedade de Mentes Organizadas. Os ódios raciais e as aspirações nacionais são tão fortes, a ignorância das massas tão grande que todos os recursos dos trabalhadores, na linha do poder e do governo (primeiro raio) foram necessários para produzir um impacto desejado na consciência pública.

Houve e ainda há muito que destruir antes que as nações cheguem a ser sensíveis à nova visão e serem capazes de reconhecer as necessidades de cada uma.

...A maior parte dos autores dos diferentes movimentos nacionais ignora que impulsos estão por detrás do seu trabalho e são incapazes de explicar os ideais pelos quais trabalham, exceto em termos de ambição e poder humanos. Entretanto, sem o saberem, são realmente sensíveis às grandes ideias que as suas mentes recebem das Mentes que se encontram por detrás dos acontecimentos. Respondem à ideia do bem geral, à igualdade humana, ao super-homem, à necessidade universal de comercializar e à distribuição de riqueza mas - e aqui está um ponto importante - porque não se concretiza a síntese interna, porque há descontentamento geral quanto à origem dos grandes conceitos, nem compreensão da Fraternidade interna que guia a humanidade para uma Fraternidade exterior, estes grandes princípios estão falseados, deformados, aplicados egoisticamente e utilizados em sentido separatista. Os fogos do ódio racial, das diferenças de classe, do antagonismo racial e do orgulho nacional, ardem com intensidade.

Tal é o problema que defrontam hoje os Grandes Seres. Que poderão Eles fazer para levar as nações, através da intervenção do departamento do governo interno e do regime político que devemos considerar, para a realização da sua unidade e promover assim a “paz na Terra e boa-vontade entre os homens” com que todos sonhamos? (Psicologia Esotérica I, pág. 147-150)

F - RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A cidadania mundial como expressão de boa vontade e de compreensão, deve ser a meta dos iluminados de todas as partes e o sinal característico do homem espiritual. Nestas três expressões acham-se estabelecidas as corretas relações entre a religião, a educação e a política. (Educação na Nova Era, pág. 103-104)

O Período de Descobrimento Internacional

Os regimes políticos do mundo devem se orientar entre si; o plano divino nunca considerou que todas as nações e raças deviam conformar-se com alguma ideologia política uniforme ou ser reduzidas a uma forma geral de governo. As nações diferem; possuem culturas e tradições distintas; podem atuar de forma adequada sob distintos e variados governos; mas, ao mesmo tempo, alcançarão uma unidade de propósito, baseada no genuíno desejo de um verdadeiro bem-estar e progresso dos homens do mundo. (Discipulado na Nova Era II, pág. 207)

Não deve ser esquecido que há um aumento de aspirantes em todas as partes. Talvez a maneira mais simples de lidar com este assunto seja enunciar alguns dos resultados que se obterão quando o raio da alma for admitido, reconhecido e desenvolvido. Estes serão:

1 - A solução do atual conflito mundial. ...O atual conflito, a ampla resposta às ideologias extremamente diferentes, a pressão econômica que conduz à depressão material, a comprovada criatividade de todas as artes no mundo de hoje, e um novo padrão de valores são todos problemas que o pensador treinado e o psicólogo têm de enfrentar. Todos estes efeitos condicionantes podem ser observados hoje entre os homens.

2 - O emergir de um governo mundial. Este emergir será o resultado destas “... zonas de dificuldades” e como consequência de uma mais generalizada compreensão:

A - Das causas de inquietação.
B - Do ponto de evolução alcançado pela humanidade.
C - Das crises que devem inevitavelmente ocorrer quando o homem, o ser humano integrado, reencontrar o homem, a realidade espiritual.
D - Do momento da oportunidade que se nos oferece. Este é o resultado de certos acontecimentos astronômicos, tal como a afluência de energia de um novo signo do zodíaco, e o deslocamento do eixo da Terra. (Psicologia Esotérica II, pág. 528-530)

Estamos entrando num amplo período experimental de descobrimentos; descobriremos o que exatamente somos como nações em nossas relações grupais, por meio de nossa expressão religiosa e de acordo com a modalidade de nossos governos. Será uma era intensamente difícil e somente a viveremos com êxito se cada nação reconhecer seus próprios defeitos internos e os manejar com visão e fins profundamente humanitários. Isto significa que cada nação deve sobrepor-se ao orgulho e alcançar unidade interna. Hoje, cada país está dividido em grupos beligerantes, idealistas e materialistas, partidos políticos e estadistas prudentes, grupos religiosos preocupados fanaticamente com suas próprias ideias, capital e trabalho, isolacionistas e internacionalistas, indivíduos que estão contra certos grupos ou nações, enquanto outros trabalham violentamente em favor deles próprios. As retas relações humanas são o único fator que pode, com o tempo e oportunamente, trazer harmonia e pôr fim a estas condições caóticas. (Os Problemas da Humanidade, pág. 33-34)

Certas nações estão mais propensas do que outras para pensar em termos da humanidade como um todo. São eles os Estados Unidos da América, a Comunidade Britânica de Nações e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Muitas ...raças constituem estas três Grandes Potências - triângulo central no coração do mundo futuro. Daí a oportunidade para guiar o gênero humano nesta época e sua ingênita responsabilidade para atuar como dirigentes do mundo.

O objetivo fundamental dos Estados Unidos é bem-estar de todos dentro de sua respectiva jurisdição nacional; o “obter a felicidade” é uma expressão familiar de tal finalidade. O princípio fundamental que inspira os britânicos é justiça para todos; o motivo fundamental das Repúblicas Socialistas Soviéticas é corretas condições de vida, oportunidade para todos e igualdade de todas as classes num grupo próspero de seres humanos. Tais objetivos são bons e sua aplicação na vida da humanidade garantirá um mundo mais feliz e pacífico... Sem embargo, estas três Grandes Potências constituem, basicamente, a esperança do mundo e formam o triângulo espiritual fundamental que respalda os planos e delineamentos dos acontecimentos que inaugurarão o novo mundo.

As nações menores não adotam a mesma atitude; seus regimes políticos são relativamente mais limpos, e constituem o núcleo básico do mundo federal que inevitavelmente está tomando forma ao redor das três Grandes Potências. As futuras federações estão fundadas sobre ideais culturais; formar-se-ão para garantir retas relações humanas; não estarão fundadas no poder político, nem constituirão uma combinação de união de nações contra outras alianças com fins egoístas. Os fatores dominantes já não serão as fronteiras, nem os regulamentos regionais, nem tampouco a inveja internacional. (Os Problemas da Humanidade, pág. 74-76)

União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (*)

O principal pecado da Rússia, e o que prostituiu e desviou o impulso divino inicial, que subjaz na ideologia deste país, é a determinação que demonstra nestes momentos ser separatista e manter o povo russo alijado de todo contato com o mundo, complementando-o com o engano e retendo toda informação. A natureza totalitarista do governo russo não constitui o principal desastre, mas a sua negativa em desenvolver a consciência universal. Atualmente muitos governos são de natureza totalitária, aberta ou sutilmente, mas - ao mesmo tempo - seus povos têm livre acesso à imprensa e aos demais meios de comunicação e não são mantidos na ignorância com respeito aos acontecimentos mundiais. A Rússia está chegando a expressar de forma destacada a grande heresia da separatividade. Aí reside o seu problema - problema que seus governantes negam-se a reconhecer.

A existência de uma mente encerrada em escala nacional é extremamente perigoso, como também o é o indivíduo que está num “estado mental” tal quando se fecha a todo contato com o mundo, com as notícias e à compreensão mundial e se nega a aceitar novas ideias e novos modos de conduta. Afortunadamente, a influência desta energia de quinto raio - que está sempre presente, esteja ou não o raio em manifestação - conduz constantemente a humanidade para a iluminação. (Os Raios e as Iniciações, pág. 488-489)

A Rússia é particularmente interessante nesta época, do ponto de vista da humanidade, pois ...seu raio da alma é o sétimo, e seu raio de personalidade é o sexto. Daí o tremendo conflito que há entre a crueldade fanática de sexto raio de seu regime também deste raio e a inofensividade espiritual, princípio básico de sua ideologia nacional. (O Destino das Nações, pág. 47)

É óbvio que a faculdade governante do Raio da Vontade ou Poder é a característica notável da Grã-Bretanha. A Inglaterra é um expoente da arte do controle e sua função tem sido a de produzir a primeira tentativa grupal federativa de nações e demonstrar sua viabilidade. Os Estados Unidos estão fazendo algo semelhante e fundindo os concidadãos de muitas nações em um estado federado com muitos estados subsidiários, em vez de nações subsidiárias. Estes dois poderes agem desta maneira e com este amplo objetivo para, por fim, dar ao planeta um sistema de agrupamento dentro de uma fronteira nacional ou império e, ainda assim, com uma implicação internacional que será simbólica da técnica de governo da nova era vindoura. O segundo Raio de Amor ou da Atração governa - do ângulo da alma - o Império Britânico, e há uma relação entre este fato de que o signo astrológico Gêmeos governe tanto os Estados Unidos quanto Londres. A mente fluída, mercúrea, intuitiva, está intimamente aliada ao aspecto divino do amor e à compreensão, produzindo atração e esclarecimento. (O Destino das Nações, pág. 41)

A Grã-Bretanha representa aquele aspecto da mente que se expressa em governo inteligente, baseado na compreensão justa e amorosa. Este é, lógico, o ideal à sua frente, mas não ainda exatamente a conquista realizada. (Idem, pág. 43)

Se o ideal de justiça da Inglaterra (que é o padrão do seu raio de personalidade) puder ser transformado pelo raio de amor de sua alma em serviço mundial justo e inteligente, então ela dará ao mundo o padrão daquele governo verdadeiro que é a característica da qualidade da alma do britânico. (Idem, pág. 46)

Os Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América têm como raio de personalidade o sexto raio... Daí também a rápida resposta do continente americano a qualquer forma de idealismo, à necessidade dos outros, mesmo de seus inimigos, à compaixão por todo sofrimento e a um pronunciado progresso em direção a um bem definido humanitarismo. Isto eles podem chamar de ideal democrático, mas é na verdade algo que cresce da, e finalmente ultrapassa a, democracia - o ideal do governo espiritual - um governo pelo mais alto e o mais espiritual a ser encontrado na Terra. Daí deriva seu não conscientizado lema esotérico: “Ilumino o Caminho”. (Idem, pág. 47)

Na América do Norte temos a ditadura do comércio organizado que trata de regular e controlar toda a vida econômica da nação por meio de mentes preparadas que se encontram no governo, derrubando as profundas raízes da existência nacional. Certos indivíduos podem pensar que a violação da liberdade do cidadão tem, falando genericamente, pouca importância comparado com a síntese que está surgindo gradualmente e que tenderá à eliminação subjetiva da cobiça e da exploração de muitos por alguns. (Psicologia Esotérica, pág. 149)

Se o idealismo dos Estados Unidos da América puder ser iluminado pela lei do amor e não pela da autoexpressão da personalidade, então o padrão que fundamenta a estrutura dos Estados Unidos poderá ser visto em linhas de luz e poderemos esperar pela futura luz racial em vez das muitas linhas nacionais separatistas. Atualmente, é o raio da personalidade dos Estados Unidos que controla. Um estudo cuidadoso do que cada nação tem como princípio mostrar-se-á deveras revelador e seu padrão emergirá - um padrão de egoísmo personalístico ou um padrão de objetivos da alma. (O Destino das Nações, pág. 46)

Sob as Grandes Potências

Todas as várias formas de governo prevalecentes hoje no mundo prosseguirão - após realizarem sua grande experiência e sua contribuição resultante - no caminho da diretriz iluminada pelas mentes esclarecidas da época. Este desenvolvimento é certo e inevitável, e as indicações deste acontecimento podem ser vistas hoje por aqueles que têm olhos de ver e uma visão interior desenvolvida. (Idem, pág. 47)

Observa-se, evidentemente, que existem três métodos ou modos principais para produzir estas fusões. A Grã Bretanha, os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas estão desenvolvendo o princípio de federação, de relação e de fusão de corpos em conjuntos concentrados que respondem à mesma inspiração, mas empregando seus próprios métodos especializados para obter os fins desejados. Não se surpreendam de que incluo a Rússia nesta triplicidade. Sua ideologia é fundamentalmente tão sã como a dos demais grupos...

Entretanto, nestes três grupos devem observar-se muitas coisas interessantes. Uma delas é que a Grã Bretanha representa uma fusão cujas bases foram estabelecidas num longo passado histórico de preparação para governar; outra, o dos Estados Unidos, representa uma fusão que está em desenvolvimento e se desenrola no presente, cujos experimentos são novos, embora empregando fatores de cada nação da Europa. A União Soviética, por sua vez, representa a fusão vindoura ou síntese futura. Nos três temos uma expressão interessante e imediata dos três aspectos divinos; cada um inspira e colore a civilização embrionária. A Grã Bretanha expressa a vontade de poder mas, por causa da idade e da experiência adquirida a alto preço, está hoje abrandada pela justiça e uma crescente compreensão da necessidade humana, sendo, por sua vez, no passado e por muitos séculos, resultado do controle pela aristocracia, com seu paternalismo, conservadorismo e métodos de lento reajuste. Os Estados Unidos expressam a vontade de amar que se demonstra como capacidade para absorver vastamente elementos divergentes e, portanto, apresentar igual oportunidade a todos. Isto acontece tanto porque o controle nesta federação de estados está nas mãos da burguesia, com suas metas financeiras, seu poder de determinar as condições de vida e seu veloz e simpático contato com a vida. Seu método não é o de um ajuste lento, mas de rápida assimilação. A gente nesse país é muito sensível à influência da Hierarquia. A União Soviética expressa a vontade de criar e estabelecer novas condições e uma nova ordem - planificada, determinada e prevista. Frequentemente tem sido imposta através da crueldade, da disposição para os pactos e convenções, da mudança ou desprestígio do ideal original; tudo isto, por sua vez, levado a cabo pela incapacidade da atividade do proletariado de governar, pelo seu desejo de represálias e por sua ignorância da tradição e dos procedimentos herdados.

Portanto, um experimento muito interessante está sendo realizado nestes três grupos de elementos inter-relacionados e de ideais nacionais diferentes. A União Soviética, eventualmente, porá ênfase e se interessará principalmente pela Ásia, até os limites do Oceano pacífico, produzindo mudanças nesse continente.. A Grã Bretanha, por seu êxito demonstrado no princípio de federação, pode efetuar maiores mudanças na Europa se houver uma desperta percepção, uma justiça benévola e uma paciência inteligente. Os Estados Unidos têm uma tarefa similar a realizar para as Américas, que demandam uma elevada ordem estatal e um espírito de compreensão.

Se forem bem compreendidas as sugestões acima, será evidente que a força shamballica trabalha por meio dessa comunidade de nações federadas chamada Império Britânico e expressa a vontade para a síntese e a vontade para um proceder justo e legal. A força da Hierarquia pode expressar-se crescentemente por meio dos Estados Unidos da América porque o reconhecimento intuitivo das realidades subjetivas e o sentido real dos valores superiores podem controlar, e frequentemente controlam, os impulsos que regem este grupo de estados federados. A vontade de ser que possui a humanidade com sua ênfase quase extravagante colocada sobre os valores humanos, e a vontade de governar criativamente, é a contribuição da União Soviética, essa grande federação de repúblicas. Desta maneira, pode se ver a expressão da influência que exercem os três grandes centros mundiais a que me referi, através destes três grupos de nações. Ao mesmo tempo, a força de Shamballa está ativa em todos eles, pois produz federação e síntese. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 112-114)

G – RUMO A UMA NOVA ORDEM MUNDIAL

Influências Dominantes

Os ideais atuais, expressando-se por meio das atuais ideologias, servirão seu propósito e oportunamente desaparecerão ...cedendo lugar, eventualmente, a uma relação espiritual reconhecida, a uma comunidade subjetiva, como também a uma fraternidade definida e expressada, que produzirão, uma vez bem desenvolvidas e compreendidas, uma espécie de controle e orientação e uma forma de governo que os pensadores avançados desta época nem sequer podem conceber. (Miragem: Um Problema Mundial, pág. 106-107)

A Hierarquia trabalhará durante os próximos anos, principalmente por meio de três grupos de Mestres que se encontram no primeiro, segundo e terceiro raios. Os do primeiro raio ocupam-se das personalidades destacadas do governo do mundo, pois todos eles estão sujeitos à impressão das suas almas e cumprem o seu destino ...nacional. O período de intenso e aparentemente destrutivo reajustamento tem sido drástico e necessário. Isto não pode ser esquecido. Naturalmente ter-se-ão cometido erros nas técnicas e muitas vezes infringida a lei do amor. Algumas vezes, porém, o amor do aspecto forma da consciência foi interpretado como sendo sincrônico e semelhante à lei do amor, por críticas quanto aos métodos empregados. Isto é compreensível. Mas o tempo dos grandes reajustamentos nacionais deve acabar dentro em breve, e assim os processos de realinhamentos necessários, serão completados. Isto deverá inaugurar um período de renovadas relações em vasta escala mundial; deverá ver-se o começo do estabelecimento de amizades e de uma nova era de apropriados e construtivos contatos mundiais. Até agora isto nunca fora possível em grande escala, devido à humanidade não ter sofrido bastante e, portanto, não estar adequadamente sensibilizada ao sofrimento dos outros. Não possuía uma integração interna como é agora possível ter, graças aos nossos desenvolvidos meios de comunicação, e à crescente sensibilidade telepática. Os abusos da lei da existência não tinham sido geralmente reconhecidos e conhecidos pelo que são, por um número suficiente de pessoas. O trabalho realizado pelas grandes influências do primeiro raio está em vias de mudar tudo isso rápida e materialmente; e como resultado das lições aprendidas, a estrutura da nova civilização tornar-se-á possível. (Psicologia Esotérica II, pág. 545-546)

Assistimos hoje a morte de uma civilização ou ciclo de encarnação da humanidade. Em todos os campos da expressão humana se estabeleceu a cristalização e deterioração... As velhas escolas são consideradas inadequadas e as novas ideologias testemunham a fortaleza da vida que vai em busca de uma expressão mais propícia; os sistemas educacionais, tendo servido seu propósito, são reconhecidos rapidamente como inadequados para satisfazer a necessidade da exigente vida da raça; em toda parte surge a busca de mudanças e dessas novas formas, na vida religiosa, política, educativa e econômica da raça, que permitirá uma expressão espiritual mais livre e melhor. Tal mudança vai chegando rapidamente e alguns a veem como a morte - terrível e que deve ser evitada se for possível. Com efeito, é a morte, mas uma morte benéfica e necessária. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 99)

As linhas de demarcação estão constantemente estendidas e pode ser dito agora que uma parte da humanidade está orientada para os valores superiores altruístas e espirituais, e a outra está enfocada predominantemente no material, cujos objetivos são egoístas, animados pela ambição e o espírito de aquisição.

A gravidade desta situação e a ampla extensão da separação induziram a Hierarquia observadora a deixar fluir diretamente ao mundo (não obstante o risco que implicava) a força de Shamballa. O objetivo foi estimular o livre arbítrio das massas. O resultado foi relativamente bom, pois conduziu à formulação e expressão das grandes ideologias mundiais. ...Todas estas ideologias são fomentadas pelo desejo das massas de melhorar a condição em que vive a população de qualquer país, o que tornou-se enfocado de forma expressiva e criativa através da influência que exerce a força de Shamballa. ...Um grupo relativamente pequeno de pessoas, em cada nação, decide todas as questões importantes e determina as principais atividades nacionais. Fazem-no, ou pela força, o terror e o engano, ou pela persuasão, belas palavras e a aplicação de motivos ideológicos. Os Senhores do Destino aproveitam esta situação de maneira a levar a um fim o antigo conflito e permitir que a humanidade entre na nova era aquariana relativamente livre e com uma mais clara compreensão das corretas metas e relações humanas e do predestinado futuro do homem... Todas as nações contêm milhares de pessoas que pertencem à categoria dos que são impelidos pelas Forças da Luz e, em consequência, respondem normal e facilmente ao conceito da boa vontade, ao desejo de retas relações entre todos os homens e ao ideal do verdadeiro entendimento internacional e mundial. Em todas as nações existem aqueles a quem não atraem esta situação e, encontrando-se ainda na obscuridade, não veem os verdadeiros problemas. Esta é um enunciado real. Uma maioria trata de conseguir o estabelecimento da boa vontade e o entendimento, mas, entretanto - como assinalei em escritos anteriores - é relativamente fútil para controlar a situação ou para obrigar seus condutores a seguir a vontade para o bem das massas. São inspirados ou protegidos pela Hierarquia da Luz e, quando o conflito chegar ao fim, devem levar adiante a tarefa de estimular a livre expressão desta boa vontade.

A respeito do outro grupo, temos os que por inclinação ou carma antigo descendem dos Senhores da Obscuridade; suas ações e ideais tornam possível a atividade das forças do materialismo. Quero que observem esta forma de expressão. Ainda que o mais perigoso destes descendentes seja, sem embargo, consciente de alguma forma de idealismo, é extraviado e responde plenamente à vontade de poder (poder no plano físico através da atividade da forma). Isto é estimulado pelo fluxo de energia shamballica. Por estas reações e tendências, constituem pontos focais para essas Vidas e Energias inerentes à própria matéria, cuja influência e trabalho estão dedicados à conservação da forma e de tudo que existe. Esforçam-se constantemente por anular o novo e deter a evolução e o desenvolvimento da consciência humana. Não esqueçam ...que a luta é entre a forma e a vida dentro da forma, e entre o progresso, que conduz à libertação do espírito humano, e a atividade reacionária que leva ao aprisionamento da consciência humana e a restringir a sua livre expressão.

Quero fazer uma pausa e pedir-lhes solenemente não ampliar as linhas de separação ao se localizarem, vocês e todos os que seguem sua própria ideologia, do lado das Forças da Luz, e as demais pessoas e suas ideologias com as quais vocês talvez não estejam de acordo, que estão do lado das Forças da Obscuridade. Em última análise, o problema é ...o direito a expressar relações humanas e não obstaculizá-las por barreiras territoriais e hábitos mentais nacionais. Envolve o direito e a necessidade sentida de manifestar amor por todos os seres e, desta maneira, destruir todo ódio e separatividade. Diz respeito ao direito de todas as nações a viver em paz com seus vizinhos e em harmonia entre si, ao bem geral e à felicidade do mundo dos homens, expressar a verdadeira e subjetiva síntese da humanidade e não a luta por posses, fronteiras, cultura, poder e ambição nacionais. Este é o problema real e subjacente. Todos os desafios nacionais, chamados patrióticos, são simples tentativas dos governantes de todas as partes para manter o povo numa linha particular de pensamento e de ação. Assegurar o mundo para a democracia, ter um lugar para viver, defender os direitos das pequenas nações, conservar o equilíbrio do poder, opor-se à força com a força, restabelecer as antigas e históricas fronteiras, impor alguma cultura considerada desejável, evitar a destruição econômica, manter os objetivos e interesses nacionais, são todos pontos de discussão dos governantes atuais. Mas a verdadeira e intangível questão é encontrar a pessoa certa para governar. Que caminho tomará a humanidade? Seguirá o caminho do altruísmo, expressado na disposição de atuar sempre para o bem de todos, promovendo assim o entendimento e a unidade mundiais, ou o caminho do egoísmo e da agressão, expressados num intenso nacionalismo, sacrificando os verdadeiros e superiores valores de emancipação, independência e liberdade de pensamento? Este egoísmo pode manifestar-se como agressão, ou uma neutralidade ativa. As nações que não participam desta luta perderão muito e - ampliando sua própria luta egoísta e obscurecendo a real situação com belas palavras - ajudarão a prolongar a luta, evitando que seu próprio povo aproveite uma oportunidade útil. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 109-112)

Resultaria muito iluminador estudar a história da tendência para a fusão no mundo moderno. Descobrir-se-ia que os primeiros débeis indícios se perceberão por voltas do ano 1575 de nossa era, porque se permitiu fluir esta força quando foi solicitada na Conferência Centenária da Hierarquia, celebrada em 1425. (Idem, pág. 114)

Devido ao mal uso que o homem faz desta energia entrante, o que se vê, em consequência, é o efeito que produz a força de Shamballa nas formas da natureza. Antigamente as guerras, falando de forma esotérica e geral, se baseavam indefectivelmente no atraente poder das possessões, conduzindo à formação do caráter agressivo e de cobiça dos motivos que levavam à guerra. ...As guerras eram feitas por necessidade econômica ou pela imposição da vontade de ...alguma ideologia em determinado país, ou pelo rompimento de um sistema caduco de pensamento, governo ou dogma religioso, que detêm o desenvolvimento racial. Isto está sendo feito agora conscientemente, pois é uma expressão da força volitiva de Shamballa, que não é em definitivo a força do desejo, como no passado. (O Destino das Nações, pág. 90)

Durante os últimos três séculos, grupo após grupo apareceram e desempenharam o seu papel, para hoje nós colhermos os benefícios de suas conquistas. Dois famosos grupos, um cultural e outro político, também desempenharam seu papel, um produzindo a Renascença e o outro provocando a Revolução Francesa. Os efeitos de seu trabalho ainda podem ser sentidos, pois o movimento humanístico moderno, com sua ênfase sobre o passado que está sendo completado no presente e sua pesquisa sobre as raízes da estruturação do homem em períodos anteriores, provêm da Renascença. A Revolução e a determinação de lutar pelos direitos divinos do homem encontram sua primeira influência inauguradora e impulso na revolução na França. A revolta, a formação de partidos políticos, a luta de classes que hoje predomina e a pulverização de cada país em grupos políticos antagônicos, tornaram-se universais durante os últimos duzentos anos e são todos os resultados da atividade grupal iniciada pelos Mestres. Os homens cresceram assim e aprenderam a pensar e mesmo que possam ter pensado erradamente e possam ter iniciado experiências desastrosas, o bem último é certo e inevitável. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 298-299)

Etapas para a Nova Ordem Mundial

O que deveria ser planejado no resto do mundo em oposição à ordem mundial totalitária? Para quais objetivos mundiais deveriam trabalhar as democracias? Esquemas utópicos, formas idealistas de governo e procedimentos culturais de vida, sempre foram joguetes da mente humana através dos séculos. Mas estas utopias encontram-se tão longe de ser possíveis que sua apresentação parece inútil. A maioria é impraticável.

Entretanto, existindo na humanidade uma definida vontade para o bem e também paciência, pode haver certas possibilidades imediatas e serem desenvolvidos possíveis objetivos. Certas premissas espirituais principais deveriam respaldar todo esforço para formular a nova ordem mundial. Exporei algumas delas:

1 - A nova ordem mundial deve satisfazer a necessidade imediata e não constituir um esforço para satisfazer uma visão idealista e distante.

2 - A nova ordem mundial deve adequar-se a um mundo que tem sofrido uma crise destrutiva e a uma humanidade que foi destroçada pela experiência.

3 - A nova ordem mundial deve assentar as bases para outra futura ordem mundial, que só será possível depois de um período de recuperação, reconstrução e reedificação.

4 - A nova ordem mundial estará baseada no reconhecimento de que todos os homens são iguais em sua origem, mas que todos estão em distintas etapas de desenvolvimento evolutivo; que o governante deve ser assinalado pela integridade pessoal, inteligência, visão e experiência, mais uma marcante boa vontade. O domínio do proletariado sobre a aristocracia e a burguesia, como na Rússia, ou o domínio de uma aristocracia entrincheirada atrás do proletariado e a classe média, como até faz pouco tempo na Grã Bretanha, devem desaparecer. O controle do trabalho pelo capital ou o controle do capital pelo trabalho, também devem desaparecer.

5 - Na nova ordem mundial o grupo governante de qualquer nação deve estar composto por aqueles que trabalham para o maior bem do maior número e, ao mesmo tempo, oferecem uma oportunidade a todos, procurando que o indivíduo tenha liberdade. Já se reconhecem hoje os homens de visão, possibilitando assim a correta escolha de líderes, o que não foi possível até o Século XX.

6 - A nova ordem mundial se baseará num ativo sentido de responsabilidade. “Todos por um e um por todos” será a regra. Esta atitude, que ainda não existe, tenderá a ser desenvolvida entre as nações.

7 - A nova ordem mundial não imporá às nações um tipo uniforme de governo, nem uma religião sintética ou um sistema de regimental. Os direitos soberanos de cada nação serão reconhecidos e se permitirá a plena expressão de seu gênio particular, tendências individuais e qualidades raciais. Só num caso particular deve ser feito esforço para conseguir a unidade: no campo da educação.

8 - A nova ordem mundial reconhecerá que os produtos do mundo, os recursos naturais do planeta e suas riquezas, não pertencem a nenhuma nação, mas que deverão ser compartilhados por todos. Não haverá nações que “possuem” e outras que não possuem. Uma eqüitativa e apropriada distribuição organizada do trigo, do petróleo e da riqueza mineral do mundo se desenvolverá tendo como base as necessidades de cada nação, seus próprios recursos internos e os requisitos de seu povo, o que será realizado se tiver em conta a totalidade.

9 - No período preparatório para a nova ordem mundial haverá um desarmamento constante e regulado. Não será optativo nem se permitirá a nenhuma nação produzir equipamento algum para propósitos destrutivos, ou atentar contra a segurança de qualquer outra nação. Uma das primeiras tarefas de toda futura conferência de paz será regular esta questão e procurar gradativamente o desarmamento das nações.

Estas são as premissas simples e gerais sobre as quais a nova ordem mundial tem que começar a trabalhar. Tais etapas preliminares devem ser mantidas fluidas e experimentais, sem perder nunca de vista a sua possibilidade; devem manter-se invioláveis os alicerces; os processos intermediários e os experimentos devem ser realizados por homens que se interessam pelo bem de todos e mudem os detalhes da organização, embora conservem a vida do organismo. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 160-162)

Ao introduzirmos agora na esfera do governo, enfrentaremos uma situação muito complexa da nova ordem mundial. Certos grandes regimes ideológicos dividiram o mundo em grupos opositores: as grandes democracias, sob as quais estão as poucas monarquias restantes, e as potências totalitárias onde estão resumidas as antigas ditaduras e autocracias do passado. ...As democracias, com toda sua atual falta de efetividade, contêm em si o germe do que é realmente novo, porque expressam um surgimento ascendente para o autogoverno e o autodomínio de toda a humanidade. Existe também o ideal comunista que é uma curiosa mescla do individualismo, a ditadura, o antigo conflito entre o trabalho e o capital, o Sermão da Montanha e os piores aspectos da revolução e da exploração. As linhas que se seguirá, ainda no futuro imediato, são imprevisíveis. Há outros países e povos cujos governos estão condicionados pelo meio ambiente e que, na atualidade, não desempenham uma parte determinante nos acontecimentos mundiais, exceto quando são empregados por uma potência maior. Também existem povos e tribos que vivem suas vidas insignificantes, sem que lhes afete a desordem existente nas partes mais civilizadas do mundo.

Por trás desta diversidade de métodos governamentais, emergem certos claros delineamentos que indicam fusões mais amplas e a tendência a criar certas sínteses. Estão aparecendo diversas tendências básicas de pensamento que, na nova ordem mundial, se desenvolverão nessa síntese maior tão desejada pela Hierarquia espiritual do planeta e que, embora conservem os mais amplos delineamentos nacionais e raciais, produzem um estado mental subjacente e subjetivo que dará fim à era de separatividade. (Idem, pág. 168)

O importante não é a imposição sobre o mundo de qualquer ideologia particular ou sua remoção, mas o estabelecimento de condições mundiais que proporcionem a todas as nações o alimento adequado, as necessidades da vida e a oportunidade de expressar e de contribuir para o bem-estar de toda a família de nações.

Os detalhes práticos deverão ser desenvolvidos por todos os povos na mais estreita colaboração. Homens de visão e não só políticos; servidores do mundo e não somente líderes militares; pessoas humanistas e não só governantes de nações, devem determinar esses tremendos acontecimentos. Embora o fazem, deverão contar com o apoio dos homens e mulheres de boa vontade de todos os países. (Idem, pág. 176-177)

Entretanto, posso assegurar-lhes uma verdade fundamental. Quando os homens de todas as partes - dentro das fronteiras de seu próprio estado e embora defendam sua autoridade e civilização - começarem a pensar em termos do gênero humano, a opinião pública será tão poderosa e tão justa em sua inclusividade que a política do estado deverá inevitavelmente adaptar-se ao ideal principal e já não será possível que um determinado estado sacrifique o indivíduo e a grande parte da humanidade. Será, então, sentida a devida relação com o todo maior. O despertar da opinião pública para os direitos do mundo, para os interesses humanos includentes e para a colaboração internacional, é a verdadeira meta do atual esforço espiritual. Oportunamente será compreendido que a responsabilidade daquilo que os governos fazem descansa sobre os ombros dos cidadãos individuais que põem os governos no poder. Todo cidadão de qualquer nação não está nem deve estar isento de tal responsabilidade e, afortunadamente, o correto pensar nacional vai sendo despertado nesse sentido. (Idem, pág 185)

H - AS RESPONSABILIDADES DA INFLUÊNCIA

A Atitude de Serviço Mundial

A grande necessidade de nossa época é a de especialistas na vida da alma e de um grupo de homens e mulheres que, assumindo a grande experiência e transição, acrescente o seu testemunho à verdade das afirmações dos místicos e ocultistas de todos os tempos. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 41)

Assim a humanidade serve, e no desenvolvimento de uma aptidão consciente para o serviço, no crescimento de uma compreensão consciente da parte individual a ser desempenhada na elaboração do plano e no tornar a personalidade sujeita à alma, virá o firme progresso da humanidade na direção de seu objetivo de serviço mundial. (Idem, pág. 84)

Os membros do Novo Grupo de Servidores do Mundo representam os seguintes ideais:

1 - Creem num governo interno do mundo e num plano evolutivo emergente. Podem observar os seus sinais no transcurso das eras. Que eles venham a exprimir o significado deste governo interno do mundo e da Hierarquia planetária de diferentes modos é inevitável. Que possam considerá-lo do ângulo particular das suas próprias tradições e escolas é também inevitável, mas sem importância. O que tem importância é que estão em contato com o centro de energia que está tentando guiar os assuntos humanos; conhecem alguns detalhes da parte imediata do plano e estão concentrando todas as suas energias para levá-lo avante.

2 - Estão cultivando firmemente um espírito internacional de boa vontade e para tal consagram todos os esforços. Evitam todos os pontos de desavença, considerando-os como incidentais ao ponto evolutivo que a raça alcançou, e estão convencidos da mudança inevitável para melhor que está a caminho. Acentuam o esforço comum e procuram explicar ao público a tendência dos atuais esforços mundiais, à medida que estes começam a realizar o trabalho de conduzir o mundo para novos caminhos e de inculcar novos e melhores ideais nas mentes do povo.

3 - Procuram também mostrar o fato de que muitos experimentos nacionais, religiosos e sociais são apenas modos de expansão, caminhos de crescimento e lições necessárias. Procuram fazer notar que os seus efeitos serão duplos. Primeiramente demonstrarão a utilidade das linhas de pensamento e métodos consequentes que libertarão finalmente a humanidade das suas limitações e angústias. Estes experimentos não são esforços perdidos. Têm o seu lugar e propósito. Segundo, demonstrarão as técnicas e métodos indesejáveis de governo e religião porque propagam o vírus do ódio, engendram as diferenciações de classes e distinções raciais e são portanto, prejudiciais à compreensão mundial, à boa vontade internacional e à amizade espiritual.

Não há hoje nenhum pensador em posição de destaque que nos seus momentos inspirados não valorize a necessidade de paz no mundo, de ordem internacional e compreensão religiosa - todos levando, em última análise, à estabilidade econômica. A ordem correta pela qual os homens encontrarão esta estabilidade é a indicada no lema antigo que certas fraternidades sempre acentuaram: Unidade, Paz e Abundância. Conduzem de modo consecutivo e automático de um para outro. (Psicologia Esotérica II, pág. 494-495)

Qual será o critério pelo qual um homem pode saber qual, dentre as múltiplas linhas de atividade, é a linha reta a usar? ...Sem dúvida. O homem durante seu progresso enfrenta diferenciações cada vez mais sutis. A grosseira discriminação entre o certo e errado, que ocupa a alma infantil, é seguida por distinções mais finas do certo, ou do mais certo, ao alto, ou mais alto e valores morais ou espirituais a serem enfrentados com a mais meticulosa percepção espiritual. No esforço e habilidade da vida e na constante pressão em cada um daqueles que constituem o seu grupo, a complexidade do problema é muito grande.

...O homem que deve usar seu bom senso e escolher uma linha de ação baseada no uso da mente concreta, não deve praticar o método superior de esperar que uma porta se abra. Ele está esperando demasiado no lugar onde se encontra. Ele tem que aprender através da decisão correta e do correto uso da mente, a resolver seus problemas. Através deste método ele crescerá, pois as raízes do conhecimento intuitivo estão profundamente assentadas na alma e a alma, por isso, precisa ser contatada antes que a intuição possa trabalhar. Uma sugestão apenas pode ser aqui dada: a intuição sempre se relaciona com a atividade grupal e não com mesquinhos assuntos pessoais. ...Isto conduz ao cumprimento do dever. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 61-63)

Duas regras de atividade vital devem ser ensinadas ao aspirante novo:

Ele deve aprender a focalizar a atividade construtiva e a conter-se na derrubada da velha ordem de vida. Ele deve ser prevenido para não desperdiçar tempo atacando aquilo que é indesejável, mas deve, em vez disso, aplicar todas as suas energias em criar o novo templo do Senhor através do qual a glória se possa manifestar. Desta maneira a atenção pública gradualmente será focalizada no novo e no belo, e as criações velhas estabelecidas cairão em decadência por falta de atenção e assim desaparecerão.

Ele deve também ser ensinado que o partidarismo não significa, de nenhum modo, um sinal de desenvolvimento espiritual. Ele não usará pois as palavras anti isto ou pró aquilo. Tais temos automaticamente originam o ódio e o ataque e um esforço para resistir à troca. Elas põem o usuário na defensiva. Toda classe de seres humanos é um grupo de irmãos. (Idem, pág. 307)

Considerações Morais

Qualquer trabalho grupal desse tipo deve ser controlado o mais acuradamente possível; qualquer esforço grupal que busque impressionar a mente de qualquer indivíduo (considerado tanto isolada quanto grupalmente) deve ser cuidadosamente vigiado quanto ao seu motivo e método; qualquer trabalho grupal que envolva um esforço unido e aplicado para efetuar mudanças no ponto de vista, no modo de encarar a vida, ou na técnica de viver deve ser totalmente não egoísta, empreendido muito sábia e cautelosamente e mantido livre de qualquer ênfase e pressão pessoais e também mentais que possam ser formuladas em termos de crença individual, preconceito, dogmatismo ou ideias. Dou ênfase à recomendação para que estudem cuidadosamente as poucas palavras ditas acima.

No momento em que se manifeste a mais leve tendência, por parte de um grupo ou de um elemento do grupo, para forçar um resultado, para exercer uma excessiva pressão mental de modo que um indivíduo ou um grupo fique indefeso pelo impacto de outras mentes, tem-se aquilo que é conhecido como “magia negra”. Um motivo correto pode proteger o grupo, de quaisquer resultados sérios sobre si mesmo, mas o efeito sobre sua vítima será definitivamente grave, pois torná-la-á negativa e com uma vontade enfraquecida.

O resultado de um verdadeiro trabalho telepático e de um esforço corretamente orientado para “impressionar” um indivíduo será o de deixá-lo com uma forte vontade de agir corretamente; com a luz interior intensificada, com um corpo astral livre da fascinação, e com um corpo físico mais vitalizado e mais puro. A potência de um grupo unido é incrivelmente poderosa.

...Um reconhecimento do poder que vocês podem liberar, do efeito dinâmico que podem produzir no despertar do indivíduo ao qual dirigiram seu pensamento, e da impressão que podem imprimir na mente e na consciência de uma pessoa, deveria incitá-los a levar uma vida pura (astral e física), a exercer uma vigilância sobre seus pensamentos e ideias, e a amar com um amor que os salvaguardará de qualquer ambição de poder. Desse modo vocês preservarão a integridade daqueles a quem procuram ajudar e estarão aptos a sugerir, fortalecer e ensinar subjetivamente, sem nenhuma influência indevida, sem forçar e sem ferir a liberdade e os direitos individuais da pessoa em questão. (Telepatia e o Veículo Etérico, pág. 36-37)

Aprendam a manter-se livres e sem temor e, como alma, incluam todos aqueles com quem entrarem em contato dentro da vibração dinâmica de suas personalidades dirigidas pela alma. Tratem de sintonizar mentalmente, e não emocionalmente, a necessidade mundial; incluam durante a meditação aquilo que pode ser de ajuda prática nesta angustiante emergência mundial. Na atualidade o problema de todos os discípulos consiste em realizar com êxito a própria atividade escolhida como cidadão competente e vocacional na vida e, não obstante, e ao mesmo tempo, realizar a qualquer preço uma vida prática de serviço. (Discipulado na Nova Era II, pág. 491)

A boa vontade para colaborar, ...a compreensão amorosa, ...a cidadania mundial como expressão de boa vontade e de compreensão deve ser a meta dos iluminados e o sinal que distingue o homem espiritual; nestas três expressões se encontram estabelecidas as retas relações entre a religião, a educação e a política. ...O princípio fundamental da nova ciência política e de governo será retas relações humanas, e a educação deve preparar a criança para isto. (Problemas da Humanidade, pág. 70-71)

I – A NATUREZA POLÍTICA DA LIBERDADE

O trabalho de todos os Instrutores Salvadores do Mundo é atuar principalmente como distribuidores de energia divina e canais para a força espiritual. Esta afluência se manifesta como o impulso subjacente na religião mundial, como o incentivo que subjaz em alguma nova ideologia política, ou como o princípio de alguma descoberta científica de importância para o crescimento do espírito humano. ...Entretanto, os que veem do centro espiritual, Shamballa, são de grande poder, e o fio de sua influência pode ser traçado em toda história em grandes declarações e pronunciamentos, tais como a Carta Magna, a Declaração da Independência e a Carta do Atlântico. (A Exteriorização da Hierarquia, pág. 340)

...Os grandes momentos da história humana revelou novas correntes de pensamento, e novos projetos humanos, mudando para sempre o curso dos assuntos humanos. ...Estes são os grandes conceitos que devem reger a nova era com sua nascente civilização e sua futura cultura. (Problemas da Humanidade, pág. 56)

A liberdade do espírito humano, a liberdade de pensar, governar, adorar a Deus como quer o inato, instintivo e humano desejo, sob a influência do processo evolutivo, a liberdade de decidir sobre a forma de governo e religião desejadas - são justas prerrogativas do gênero humano. Qualquer grupo de homens ou forma de governo que não reconhecer este direito inato, vai contra o princípio que rege a Grande Loja Branca. (Os Raios e as Iniciações, pág. 556-557)

Pela primeira vez na história humana, as linhas de demarcação entre o correto, do ângulo dos valores espirituais (a liberdade essencial do espírito humano), e o errado (o aprisionamento do espírito humano pelas condições materialistas), são claramente percebidas pela maioria das nações do planeta. As Nações Unidas contêm o germe e a semente de um grande grupo internacional meditativo e reflexivo - grupo de homens e mulheres instruídos e reflexivos, em cujas mãos está o destino da humanidade. (Discipulado na Nova Era II, pág. 197)

A tarefa da educação dos homens e mulheres de boa vontade do mundo deve realizar-se o mais depressa possível. Contudo, o trabalho deve prosseguir sem quebra de harmonia. Não deve haver interferência nas preferências e programas nacionais, nem depreciação dos governos nacionais, quaisquer que eles sejam. Nenhuma atividade política deve ser exercida em nome do Novo Grupo de Servidores do Mundo. Semelhante ação seria continuar os antigos métodos e perpetuar os velhos ódios. Não deve haver ataques contra os partidos ou grupos, nem crítica às atividades nacionais ou a qualquer dirigente. Durante muito tempo utilizaram-se métodos que não lograram trazer a paz à Terra. Os membros do Novo grupo de Servidores do Mundo e os que lhes estão associados não apoiam partido algum e não são a favor ou contra qualquer grupo ou forma de controle. Esta é a sua posição imperativa. Não dispõem de tempo, energia, nem dinheiro para ataques ou contra-ataques. Contudo, a sua atitude não é de “não resistência passiva”. Estão ocupados em equilibrar as forças do mundo e em estimular o crescimento deste grupo de homens que representam a boa vontade, a compreensão e a fraternidade.

O mundo dos homens de hoje pode ser dividido em dois grandes grupos. Os que lutam por algum partido político, alguma forma de governo nacional, alguma atitude religiosa social ou econômica. São contra tudo que não se enquadre nas suas ideias. Há os que se opõem a estes e se agrupam contra eles. Partidarismo, luta a favor ou contra e espírito partidário é o que caracteriza o mundo moderno dos homens. Para estas atividades que levam à separação, divisão e conflitos, o Novo Grupo de Servidores do Mundo não tem tempo nem interesse por elas, pois O Novo Grupo defende aquelas atitudes que produzirão eventualmente um terceiro partido, livre de ódios políticos e religiosos. Até agora são desconhecidos, irreconhecidos e relativamente impotentes para produzir uma impressão nítida no pensamento mundial. Contudo, se houver perícia na ação e adesão aos princípios de cooperação harmoniosa, poderão em poucos anos demonstrar verdadeiro poder de influência.

...No espaço de alguns anos, se o trabalho for desenvolvido segundo estes princípios, a opinião pública será obrigada a reconhecer a potência deste movimento para a paz, para a compreensão internacional e a boa vontade mútua. Com o tempo, a força numérica dos homens e mulheres de boa vontade no mundo será tão grande que poderão influenciar os acontecimentos mundiais. Haverá então número suficiente de pessoas alistadas na causa da boa vontade para afetar definitivamente o curso dos assuntos mundiais. (Psicologia Esotérica II, pág. 505-507)

O primeiro indício de que a distante visão foi vislumbrada, poderá ser, talvez, observada no instinto prevalecente de compartilhar, motivado atualmente pelo instinto de autoconservação, mas definitivamente desenvolvendo-se como um possível modo de ação no horizonte distante do pensamento humano. A verdadeira participação envolve definidamente muitas pequenas renúncias e sobre estas pequenas renúncias, a capacidade para a liberdade é gerada lentamente e o hábito da renúncia pode ser então estabilizado. (Os Raios e as Iniciações, pág. 504)

Quando a verdadeira liberdade reinar na Terra, veremos o fim das tiranias, política, religiosa e econômica. ...Refiro-me a esse período que certamente virá, em que será governado por pessoas iluminadas, que não tolerarão o autoritarismo da igreja nem o totalitarismo de nenhum sistema político, tampouco aceitarão ou permitirão a férula de nenhum grupo que lhes diga em que devem crer para serem salvos, nem qual governo deve ser aceito. (O Reaparecimento do Cristo, pág. 143)

J - A POLÍTICA E CRISTO

Enunciados Sobre o Reaparecimento do Cristo

Hoje a vinda do Cristo depende da constância de Seus discípulos no mundo e de Seus colaboradores iniciados que atuam nos numerosos grupos religiosos, políticos e econômicos. (O Reaparecimento do Cristo, pág. 16)

Talvez reapareça sob uma aparência completamente inesperada. Quem poderá dizer se virá como um político, um economista, um líder do povo que surgirá do seio deste mesmo povo, um cientista ou um artista? (Idem, pág. 19)

Na atualidade Seu interesse e atenção estão colocados em ...complementar inteligentemente as atividades que correspondem ao setor governamental em seus três aspectos: estadístico, político e legislativo. (Idem, pág. 20)

Se a vida dos dois Grandes Instrutores (o Buda e o Cristo) é hoje compreendida e Seus ensinamentos novamente aplicados à vida dos homens, ao mundo dos assuntos humanos, ao reino do pensamento humano, ao discurso político e ao intercâmbio econômico, então a atual ordem mundial (que em sua maior parte é desordem) poderá ser modificada e mudada para que surja gradualmente uma nova ordem mundial e uma nova raça de homens. (idem, pág. 116)

Os conflitos na atualidade são numerosos, vitais e inevitáveis, existem na consciência individual e na consciência da massa; apresentam constantemente pontos de crises e estão trazendo, hoje, um ponto de tensão mundial que é quase insuportável. Mas o discípulo individual e a humanidade têm diante si um ponto que surge.

O que deve fazer o discípulo enquanto ele e seus semelhantes são dominados pelo ponto de tensão? A resposta é simples. Desenvolver, cada discípulo e todos os grupos de discípulos, a capacidade de pensar sensatamente, estar corretamente orientados e possuir um amplo ponto de vista; pensar verdadeiramente, sem esquivar questões, manter sempre a calma, a compreensão desapaixonada e amorosa; aplicar em seu meio ambiente as qualidades que estabelecerão retas relações humanas e demonstrar em pequena escala a conduta que caracterizará algum dia a humanidade iluminada; não desanimar-se manter firmemente a convicção da inevitabilidade do destino espiritual da humanidade; compreender de forma prática que “as almas dos homens são una”, e aprender a ver, além da aparência externa imediata, a interna ( às vezes remota) consciência espiritual; saber que o atual conflito mundial terminará.

Logicamente, o resultado do conflito não será perfeito, pois a perfeição não é ainda possível para o homem; entretanto, pode criar-se uma situação tal que permita ao Cristo retornar à relação objetiva com o gênero humano, e empreender Sua tarefa para ressuscitar o espírito humano da tumba do materialismo e levá-lo à clara luz da percepção espiritual. Para isto devem trabalhar todos os homens. (Os Raios e as Iniciações, pág. 523-524)

Início