Navegação

Página Inicial

O Aspirante Determinado a Serviço do Plano


O ASPIRANTE DETERMINADO A SERVIÇO DO PLANO
DEPARTAMENTO HIERÁRQUICO DO GOVERNO

I – Política – Ciência do Governo
II – Lei e Legislação
III – Economia e Finanças

II - LEI E LEGISLAÇÃO

A - Enunciados Preliminares
B - Leis e Princípios
C - A Balança - “Garantia da Lei”
D - A Lei e A Legislação
E - Aplicação da Lei
F - As Relações Internacionais e a Lei Planetária
G - A Ideia de Autoridade

A - ENUNCIADOS PRELIMINARES

Pensamentos-Chave

Um Governo de leis e não de homens. (John Adams)

Desejo que os imensos progressos realizados pela ciência e a tecnologia sejam igualmente realizado em matéria de moralidade, de justiça e de política. (U Thant)

A sociedade humana exige que os homens sejam guiados pela justiça, o respeito aos direitos dos demais e o dever a cumprir. Ela pede igualmente que sejam sustentados por um amor suficientemente forte para fazer-lhes sentir as necessidades dos outros como se fossem as suas próprias e para fazer-lhes compartilhar com eles seus bens e lutar para fazer de todos os homens os coerdeiros dos valores intelectuais e espirituais mais nobres. ...A paz sobre a terra, que se espera e busca-se desde tanto tempo, não poderá jamais ser estabelecida e garantida se não for pela observação escrupulosa da ordem estabelecida por Deus. (João XXIII - Pacem in Terris)

As boas leis são aquelas que conduzem ao melhor; as más conduzem ao pior. Enquanto cada um disser, falando dos assuntos de Estado: “Que me importa?”, o Estado pode considerar-se como perdido. (Jean Jaques Rousseau - Discurso sobre Economia Política, 1758)

Uma democracia é um governo de todo o povo, por todo o povo, para todo o povo; naturalmente, um governo com os princípios da eterna justiça, a invariável lei de Deus. Em breve chamarei isso a ideia da liberdade. (Teodor Parker - The American Idea - 1850)
A opinião pública está sempre à frente da lei. (Johan Galsworthy - Justicia - 1910)

B - LEIS E PRINCÍPIOS

Referindo-me às leis procuro formulá-las inteligentemente, mas estou lidando realmente com aqueles impulsos divinos que emanam de um Criador cósmico e se tornam leis ao produzirem efeitos na matéria do espaço, ali não encontrando praticamente nenhuma resistência. Outros divinos impulsos que também se desenvolvem ciclicamente ainda não conduziram uma vibração tão forte e não foram, portanto, tão poderosos quanto a vibração da substância combinada e afetada. Estes últimos são aqueles impulsos aos quais nós denominamos de espirituais e que esperamos ver estabelecidos como as leis da nova era, quando então substituirão ou fundirão com as presentes leis do universo. Juntos, eles introduzirão o novo mundo sintético. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 378)

A palavra “lei”, como habitualmente entendida, leva à ideia de sujeição a uma atividade que é reconhecida como inexorável e inevitável, mas que não é compreendida por aquele que lhe está sujeito; envolve, de um ponto de vista, a atitude da unidade submersa no impulso grupal e a incapacidade daquela unidade em modificar o impulso ou escapar ao propósito; ele inevitavelmente gera, na consciência do homem que está analisando estas leis, um sentimento de vítima - de estar sendo levado à frente como uma folha ante a brisa, para um fim a respeito do qual somente é possível especular e de estar sendo governado por uma força que age aparentemente com uma pressão inevitável e assim produz resultados coletivos, às expensas da unidade. Esta atitude da mente é inevitável até que a consciência do homem possa de tal modo expandir-se que ele perceba os maiores propósitos. (Idem, pág. 21)

Definições

Lei - Regra necessária e obrigatória - Ato da autoridade soberana que regula, ordena, permite ou proíbe - Conjunto destes atos - Enunciado de uma propriedade física verificada de maneira precisa - Obrigação da vida social.

Princípio - Começo, origem, fonte - elemento constitutivo das coisas materiais - Regra de conduta, maneira de ver - Lei com caráter geral regendo um conjunto de fenômenos verificada pela exatidão de suas consequências - Proposição admitida como base de uma ciência, de uma arte, etc.

Qualquer momento ou culminação da decisão, por parte do Senhor do Mundo, institui uma nova lei e põe em atividade novas energias. As leis só são condições inalteráveis produzidas pela atividade, a orientação e os pensamentos decisivos, que emanam dAquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser, assim como a atividade, a orientação e o pensamento do ser humano conduzem as células e os átomos de seu corpo nas linhas que ele deseja. ...Não podemos evitar estas energias, mas - de forma misteriosa e peculiar - o Logos planetário as dirige ou as retêm de acordo com a necessidade planetária reconhecida da época. (Discipulado na Nova Era II, pág. 64)

Toda mudança, na vida humana, está sujeita a leis imutáveis, se tal paradoxal afirmação se pode permitir. Na tentativa de descobrir estas leis, para se conformar a elas, o ocultista começa a contrabalançar o carma e assim não colore luz astral. O único método pelo qual estas leis podem ser aprendidas pelos muitos que estão interessados é por um íntimo estudo das vicissitudes da vida diária, consideradas por um período de muitos anos. Pelos fatos mais destacados de um ciclo de dez anos, por exemplo, pela sua comparação com o período similar precedente ou seguinte, um estudante pode aproximar a tendência dos acontecimentos e se guiar por isso. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 70-71)

Princípio é aquilo que incorpora algum aspecto da verdade no qual se baseia este nosso sistema; é a filtragem até a consciência do homem, de um pouco da ideia na qual nosso Logos baseia tudo que Ele faz. A base de toda ação Logoica é o amor em ação e a ideia fundamental sobre a qual Ele baseia a ação conectada com a Hierarquia humana, é o poder do amor em impulsionar para diante - chamem-no evolução, se preferirem, chamem-no impulso inerente, se acharem melhor, mas é o amor provocando a movimentação e o impulso para diante até a plena realização. É a condução de um e de todos para uma expressão seguinte. Daí, este princípio deveria fundamentar toda atividade, e o governo das organizações menores, se fundamentado no amor conduzindo à atividade, deveria levar à busca do divino em todos os seus membros, levando-os igualmente à máxima expressão e assim tendendo à mais adequada plenitude e ao mais satisfatório esforço. (Idem, pág. 94)

Princípios que governam o Ser superior e lidam com o aspecto amor ou sabedoria. É com estes que nós estamos agora ocupados e metade das perturbações no mundo atual surge do fato que estes princípios superiores, tendo a ver com o amor ou sabedoria em toda sua plenitude, somente agora estão começando a ser aprendidos pela massa da humanidade. Do rápido reconhecimento de sua autenticidade e da tentativa de torná-los fatos, sem previamente ajustar o meio ambiente a estes ideais, resultam os frequentes choques e lutas entre os que sofrem a atuação dos princípios governando a personalidade e os que governam o Ser superior. Até que uma parte maior da raça seja governada pela consciência da alma, esta guerra será inevitável e não pode ser evitada. Quando o plano emocional for dominado pelo intuitivo, então virá a compreensão universal. (Idem, pág. 95)

C - A BALANÇA - “GARANTIA DA LEI”

As condições mundiais de hoje, precipitadas pela cobiça e a ignorância humanas, estão, sem embargo, basicamente condicionadas pela vontade para o bem, qualidade primordial das energias e forças que proveem das Grandes Vidas nas quais toda existência vive, se move e tem seu ser. A Lei do universo (e que é a lei senão a atuação e os propósitos destas oniabarcantes Vidas, Seus impulsos e Seus planos?) constitui eternamente o bem do todo e nada pode impedir que isso aconteça; pois quem pode deter o impacto destas energias que atuam em nosso planeta e através dele? (Psicologia Esotérica II, pág. 332)

Libra, como sabemos, governa a profissão jurídica e estabelece o equilíbrio entre o assim chamado certo e errado, entre negativo e positivo e também entre Oriente e Ocidente. Este último item pode parecer-lhes uma expressão sem sentido, mas quando a verdadeira e correta relação for restabelecida entre o oriente e o ocidente (o que ainda não é o caso), será por intermédio da atividade de Libra e pelo trabalho da profissão jurídica.

Libra tem sido “o patrocinador da lei”. Até agora a legislação tem sido absorvida em reforçar as negações e aquelas atitudes de temor que nos foram legadas pelo código Mosaico, e impostas por meio da punição. ...Porém, o homem está atingindo a maturidade, o que exige uma interpretação diferente para os propósitos e intenções de Libra. A lei deve uma interpretação diferente para os propósitos e intenções de Libra. A lei deve tornar-se o guardião da justiça positiva, e não simplesmente um instrumento de sua aplicação. Assim como estamos tentando eliminar o uso da força em nossas relações nacionais; assim como é óbvio hoje que o processo de penalidades drásticas não conseguiu impedir o crime ou afastar as pessoas do violento egoísmo (pois isto é o que todo crime é); assim como a atitude social (em contraposição à atitude antissocial de todos que infringem a lei) está se tornando desejável e sendo ensinada nas escolas, assim também começa a despontar na consciência pública a ideia de que a persuasão de corretas relações e a difusão do autocontrole e o crescimento do altruísmo - e estes constituem seguramente o objetivo, subjetivo e ainda incompreendido objetivo de todo o procedimento jurídico - são as necessárias vias de acesso à juventude. (Astrologia Esotérica, pág. 182)

Libra é um signo regente e condicionador da Lei, do sexo e do dinheiro. Meditem sobre isto. (Idem, pág. 187)

É o estudo sobre o signo de Libra que lançará a luz sobre o terceiro aspecto. O primeiro aspecto da vontade ou poder expressa-se, neste signo, como a relação entre os pares de opostos (dos quais os pratos da balança são o símbolo), e no plano físico, mostra-se como Sexo; o terceiro aspecto demonstra-se como energia concretizada, e a isto chamamos Dinheiro, literalmente, ouro, que é o símbolo exteriorizado daquilo que é criado quando espírito e matéria se unem no plano físico. O terceiro aspecto é, como se sabe, o aspecto criador e a energia que produz o plano tangível externo na manifestação - o lado da forma da vida.

Portanto, se os estudantes quiserem fazer um estudo cuidadoso dos três - lei, sexo e dinheiro - como expressam hoje e como poderão expressar-se no futuro, terão um quadro grandemente instrutivo sobre a realização física humana e a expressão espiritual futura. (Idem, pág. 187-188)

Como ser humano, o discípulo foi regido e condicionado pela Lei Cósmica da Economia, conjuntamente com suas variadas leis subsidiárias ativas e condicionantes nos três mundos da evolução humana. Esta é a lei básica da natureza e do homem na sua evolução natural. Depois da primeira iniciação ele é regido pela Lei de Atração, que conduz e dirige à energia do amor e - embora a lei de Economia - mantêm o habitual controle do processo comum dos veículos da forma, empregados de acordo com a lei de Atração, lei que atua na consciência do homem e também nas formas que estão a serviço da Hierarquia. Esta Lei de Atração é uma importante lei da alma.

Mais adiante ...a Lei de Síntese rege crescentemente o discípulo, por ser a principal Lei do Espírito no Universo. (Discipulado na Nova Era II, pág. 367-368)

D - A LEI E A LEGISLAÇÃO

A estrutura mundial emerge dos modelos mentais internos e está construída de acordo com eles, os quais produzem a atual proliferação dos experimentos governamentais em todas as nações. (Psicologia Esotérica I, pág. 154)

Feliz é o discípulo que pode trazer a visão para mais perto ainda da humanidade e fazê-la chegar à existência no plano físico. Lembrem-se que a materialização de qualquer aspecto da visão no plano físico nunca é o trabalho de um homem só. Somente quando ela tiver sido sentida por muitos, somente quando tiverem trabalhado em sua forma material poderão os seus esforços unidos atraí-la à manifestação exterior. Podemos assim ver o valor da educação da opinião pública; ela leva os muitos auxiliares a ajudarem aos poucos visionários. Sempre a Lei rege; na descida, como na diferenciação. Dois ou três percebem o plano intuitivamente, depois o ritmo que eles estabelecem com seu pensamento impulsiona até à atividade a matéria do plano mental e aí os pensadores tomam posse da ideia. Isto é uma coisa difícil de aprender e difícil de fazer mas a recompensa é grande. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 268)

Os pensadores mais destacados de quaisquer das grandes escolas de pensamento são simplesmente expoentes da meditação ocultista e as brilhantes descobertas da ciência, as corretas interpretações das leis da natureza e as formulações das conclusões corretas seja nos campos da ciência, da economia, da filosofia, psicologia, ou em qualquer outro, são apenas o registro pela mente (e subsequentemente pelo cérebro) das eternas verdades e a indicação de que a raça está começando também a estabelecer uma ponte entre o hiato do objetivo e o subjetivo, entre o mundo da forma e o mundo das ideias.

A intuição é na realidade somente a apreciação pela mente de algum fator na criação, alguma lei de manifestação e algum aspecto da verdade, conhecido pela alma, emanando do mundo das ideias e sendo da natureza daquelas energias que produzem tudo que é conhecido e visto. Estas verdades estão sempre presentes e estas leis estão sempre ativas, mas somente quando a mente está treinada e desenvolvida, focalizada e aberta, podem elas ser reconhecidas, mais tarde compreendidas e finalmente ajustadas às necessidades e exigências do ciclo e do tempo. Aqueles que assim treinaram a mente na arte do pensamento claro, da focalização da atenção e consequente receptividade da verdade, estiveram sempre conosco, mas até então têm sido bem poucos. Estas são as mentes proeminentes dos tempos. Mas agora são encontradas em número crescente. As mentes da humanidade estão em processo de treinamento e muitos se acham nos limites das fronteiras de um novo conhecimento. A intuição que guia todos os pensadores avançados para os novos campos do conhecimento é apenas a antecipação daquela onisciência que caracteriza a alma. A verdade sobre todas as coisas existe, e nós a chamamos onisciência, infalibilidade, o “conhecimento correto” da filosofia hindu. Quando o homem aprende um fragmento dela e a absorve na consciência racial nós chamamos a isto a formulação de uma lei, uma descoberta de algum processo da natureza. Até então esta tem sido uma iniciativa lenta e fragmentada. Mais tarde, e não demorará muito, a luz penetrará, a verdade revelar-se-á e a raça entrará na posse de sua herança - a herança da alma. (Idem, pág. 15-16)

Quando, através do contato com seu próprio ser superior, ele participa do conhecimento do objetivo e quando, através da escalada da montanha da visão sua perspectiva se modifica e seu horizonte se amplia, ele alcança a compreensão de que uma lei é apenas o impulso espiritual, o incentivo e a manifestação da vida daquele Ser no qual ele vive e se movimenta. Aprende que aquele impulso demonstra um propósito inteligente, sabiamente dirigido e baseado no amor. Então, ele próprio começa a manifestar a lei ou a fazer passar sábia, amorosa e inteligentemente através de si mesmo tanto daquele impulso de vida espiritual quanto seu particular organismo possa utilizar, transmitir, ou ao qual possa dar resposta. Ele deixa de obstruir e começa a transferir. Ele encerra o ciclo da vida egocêntrica fechada e abre as portas amplamente à energia espiritual. Ao agir assim, ele verifica que a lei que tanto odiou e da qual tanto desconfiou, é o agente vitalizador e purificador que o está impulsionando e a todas as criaturas de Deus, para uma gloriosa consumação. (Idem, pág. 21)

E - APLICAÇÃO DA LEI

Quando todos os homens se conhecerem a si mesmo e conhecerem os demais como entes divinos autoconscientes que funcionam principalmente no corpo causal utilizando os três veículos inferiores, somente como meio para fazer contato com os três planos inferiores, teremos governo, política, economia e ordem social erigidos sobre bases sólidas, saudáveis e divinas. (Um Tratado sobre o Fogo Cósmico, pág. 646)

Também será indicada a responsabilidade que têm, de acordo com a Lei, com sua própria família. Isto dará lugar à proteção da unidade familiar e seu desenvolvimento científico; eliminará as dificuldades matrimoniais e abolirá os abusos de diversas índoles que tanto prevalecem hoje em muitos círculos familiares.

Também será posto ênfase sobre a responsabilidade do homem para com a comunidade. Ser-lhe-á ensinado o verdadeiro significado esotérico da cidadania - baseada nas relações grupais egoicas, na lei do renascimento e no verdadeiro significado da lei do carma. Ser-lhe-á inculcado a sua responsabilidade para com a nação, e o lugar que lhe corresponde na comunidade dentro da nação e o da nação dentro da comunidade de nações.(Idem, pág. 647-648)

Pode-se esperar um desenvolvimento muito interessante durante o Século XXI. Trata-se da intensificação comercial e de submeter à lei e à ordem a vida de:

família e grupos de famílias,
cidades e grupos de cidades,
nações e grupos de nações,

até que a raça humana, em todos os aspectos de sua vida esotérica, se ajuste à regra - voluntariamente e com compreensão - ...da necessidade do grupo. (Idem, pág. 355)

Uma situação se produzirá onde terá lugar a reorientação da atitude da profissão jurídica. Para benefício do mundo serão centralizadas suas funções e deveres, e neste processo a legislação para a criança assumirá grande importância e será o poder motivador. Este passo jurídico será primeiramente defendido pela Rússia e apoiado pelos Estados Unidos. Antes do ano de 2035 tal legislação será universal, em sua esfera de influência e controle. (Astrologia Esotérica, pág. 183)

Na percepção do plano e sua posterior materialização, as unidades humanas estão envolvidas e os homens têm necessariamente que ser utilizados. Uma visão de tremendas possibilidades é dada e indicações são também fornecidas da maneira pela qual estas possibilidades podem tornar-se fatos. O detalhe e o método de concretização do ideal e o trabalho necessário são deixados para os filhos dos homens. Ao discípulo que é organizador e transmissor do Plano compete o trabalho de completar os detalhes e empreender a necessária ação. Neste ponto é prudente para ele recordar que ele fica - com seus pequenos planos - sob a mesma lei que ficam os Grandes Seres em seus grandes empreendimentos, e que é em seus contatos com as pessoas e sua manipulação da equação humana que surgem as dificuldades. (Um Tratado sobre Magia Branca, pág. 105)

F – RELAÇÕES INTERNACIONAIS E LEI PLANETÁRIA

Aquilo que modela o sentimento público vai mais profundo do que o que institui ou pronuncia decisões, que move a execução das leis ou decisões possíveis ou impossíveis. (Abrahan Lincoln)

A história reflete a tenaz determinação de cada país em preservar suas fronteiras a qualquer custo, a fim de manter intactas sua civilização e cultura, ampliando-as no possível, sem compartilhar nada com outras nações, exceto aquilo que é de benefício comercial, para o qual existe legislação internacional. (Problemas da Humanidade, pág. 24)

A lei natural, enquanto ela puder ser separada da cultura local, do costume e da legislação, depende necessariamente não somente de uma natureza humana e dos valores que dela emanam, mas também das tecnologias que os homens utilizam para chegar a seus fins. Os valores devem ser diferentemente interpretados segundo se trate com caçadores, pastores, agricultores ou populações industrializadas – ou com gente que caçam com lanças e aqueles que estão em condições de destruir com armas atômicas. As afirmações dos escritores tradicionalistas sobre a lei natural de que ela é universal e imutável, não são satisfatórias. Pode ser que a natureza humana se mantenha a mesma, mas os instrumentos de que ela dispõe diferem totalmente em lugares e tempo diferentes. Em consequência, a lei natural deve evoluir em função da revolução das tecnologias. (Discurso de posse do Primeiro Ministro Jawaharlal Nehru em 29.8.59)

Em 1945 o novo órgão judicial, a Corte Internacional de Justiça (com sede em Haia, Holanda) foi levada à existência pela Carta das Nações Unidas. O estatuto da Corte está anexado à carta das Nações Unidas da qual forma parte integrante. O trabalho da Corte Permanente de Justiça Internacional (da Liga das Nações) que começou em 1922, é hoje confiado à Corte Internacional de Justiça e funciona sem interrupção. (Corte Internacional de Justiça – impresso das Nações Unidas)

A "lei e a ordem" não poderão ver a luz enquanto no próprio seio de uma nação não forem escrupulosamente baseados a justiça para todos, a justiça internacional, sob a forme de um direito mundial. Somente a existência de um sistema legislativo em forma de governo ou não, não garante por si só a justiça para todas as pessoas assim governadas. Na aplicação de um direito nacional, podem ser cometidas injustiças e podem ser criadas ou mantidas desigualdades. A lei, que deveria levar à prática da igualdade para todos, trabalha frequentemente sobre dois níveis de intricadas escapatórias, cláusulas especiais aplicáveis a certas pessoas e não a outras, desigualdades entre ricos e pobres ou entre a maioria e grupos minoritários, da não aplicação das leis causada por corrupção ou total indiferença. É assim que a discriminação pode existir em todos os países chamados legalistas e, por consequência, com injustiças para alguns, especialmente pobres e menores.

Este gênero de “injustiça legalizada” pode ser evitado pelo respeito da prática dos direitos inalienáveis dos cidadãos pelos povos e seus governos. Isso exige uma atitude que dê mostra de uma moral pura, de um sentido de inclusividade e de uma honestidade imparcial do qual poucas pessoas são de fato capazes, não obstante, quando isso é adotado ou buscado, permite a penetração da qualidade espiritual das leis que governam a evolução da consciência humana, pois elas obedecem a uma razão e a um fim mais profundo que o das leis criadas e aplicadas pelos homens. A verdadeira aplicação da justiça entre os homens depende de uma tomada de consciência do fato de que todos os homens têm um valor igual pela sua origem espiritual, a unidade de sua essência e sua capacidade de controlar-se a si mesmos e de respeitar-se mutuamente. Disso brotará, bem naturalmente, uma justiça entre as nações. Já que estamos estudando o desenvolvimento da justiça entre as nações, verifiquemos primeiro que os fundamentos da justiça no mundo sejam corretamente expressados nas atitudes e hábitos por cada um de nós. (Justiça, Paz, Progresso – impresso de Lucis Trust)

G – A IDEIA DE AUTORIDADE

O conceito de autoridade ...tem levado a se impor à raça diversas formas de governo paternalista – político, educativo, social e religioso. Este pode ser o benéfico paternalismo das classes privilegiadas que tratam de melhorar a situação daqueles que dependem delas (isso é muito comum), ou o paternalismo das igrejas e das religiões do mundo, expressado como autoridade eclesiástica, ou o paternalismo de um processo educativo. (Educação na Nova Era, pág. 130)

Uma vez que a entidade central, dentro de cada forma humana, for reconhecida e conhecida pelo que essencialmente é e sua persistência divina for estabelecida, então, logicamente, veremos o começo do reinado da Lei divina na terra – lei imposta sem fricções nem rebeldia. Esta benéfica reação se produzirá devido a que os pensadores da raça serão fundidos numa percepção geral da alma e na consequente consciência grupal, que lhes permitirá ver o propósito que subjaz por trás da atuação da lei. (Psicologia Esotérica I, pág. 96)

Deste modo se obterá uma íntima harmonia “na luz”, sem o indevido estabelecimento de uma autoridade e controle mental. (Educação na Nova Era, pág. 141)

A Miragem da Autoridade é uma miragem das massas, na maioria dos casos. Tem suas raízes na psicologia das massas, e é uma indicação de que a humanidade está ainda num estágio elementar, no qual os homens são protegidos deles mesmos, pela imposição de alguma regra, algum conjunto de leis, alguma palavra da autoridade, emanando do controle estatal, sob o domínio de uma oligarquia ou da ditadura de um indivíduo. Ela reduz a humanidade, no quanto podemos julgar, a um conjunto de formas e atividades humanas padronizadas, padronizando suas vidas e trabalho. (Miragem: Um Problema Mundial, pág. 42-43)

Quando a miragem da autoridade se transfere para a consciência espiritual do homem, temos um estado de coisas como o período da Inquisição, em suas piores formas, de autoridade da Igreja, com ênfase na organização, governo e penalidades, ou no domínio inquestionável de algum mestre. Em suas formas mais elevadas, temos o reconhecimento do direito de domínio do Anjo Solar, ou da alma ou Ego. (Idem, pág. 43)

Um dos sinais de que estão preparados para a iniciação é a capacidade de ver o amplo e includente Todo e saber que lei é transcendida quando a parte se converte no Todo. ...Pode indicar ao iniciado ...a natureza da visão que deverá ampliar e o reflexo superior da Lei, ou Leis, que a iniciação lhe permite captar e assim abandonar as leis que até agora regeram sua conduta e condicionaram a experiência obtida na vida. Fervorosamente, seguirá obedecendo essas leis, como membro do reino humano, mas não condicionarão sua consciência , mas que rapidamente se submeterá a uma Lei superior e mais profundamente espiritual. (Discipulado na Nova Era II, pág. 363-364)

Início