Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Astrologia Profana

É provável que fiquem surpreendidos pela escolha que fiz para o tema de minha palestra de hoje: astrologia profana. Fi-lo porque gostaria de preservar essa ciência de um maior descrédito do que aquele em que já se encontra.

As leis dos astros, de início, eram ensinadas aos homens para que, de posse desse conhecimento, pudessem dirigir sua vida do melhor modo possível. A astrologia assemelha-se a um mapa que o viajante consulta para determinar o caminho a seguir. Assim como num mapa se acham marcadas as diversas cidades, aldeias e cruzamentos, no horóscopo também está marcado o caminho do homem, com as circunstâncias que deverá encontrar na vida.

O homem é um ser trino. Seu espírito se manifesta no horóscopo através do Sol, sua alma através da Lua, e o Ascendente constitui a personalidade. Conhecendo as leis celestiais, ele pode saber por que encarnou, quais as lições que deve aprender e o que encontrará seguindo o caminho espiritual.

A maioria aqui já conhece os doze signos zodiacais mas, mesmo assim, passarei rapidamente por eles, por causa daqueles que ainda não estudaram a astrologia.

O primeiro signo é o de Áries ou Carneiro. Seu símbolo já é elucidativo, especialmente quando representado sob a forma de um triângulo descendente, tendo dois semicírculos em sua parte superior, o que indica a precipitação do espírito na matéria. Áries se associa a uma grande energia. Os arianos quase sempre são pioneiros em todas as novas ideias e sem medo de novas condições. Possuem, todavia, a tendência de precipitar-se na ação ou na palavra, sem refletir. Um ariano começa uma nova ronda de evolução e acontece, às vezes, que uma pessoa com Áries no Ascendente, está encarnando pela primeira vez na Terra, podendo, todavia, ter começado num outro mundo.

Se agora procurarem aproximar a astrologia profana da esotérica, terão uma imagem mais clara daquilo que procuro lhes transmitir.

O signo seguinte - o Taurus ou Touro, possui, também um símbolo significativo. É o ovo do mundo, superposto pela Lua. Nos tempos antigos Taurus era representado por um círculo, simbolizando o homem confinado na matéria. O meio-círculo superior indica a Lua, exercendo sua influência, mostrando que o homem não se libertou ainda da direção grupal. A natureza de um taurino é fixa. Não gosta de romper este círculo, estando satisfeito com seus amigos, seu ambiente e suas concepções. É muito difícil conseguir que um taurino deixe sua comunidade ou mude seu tipo de pensamento. Observando os nativos deste signo, verificarão que possuem uma curiosa faculdade que não conseguem explicar: sentem-se como que conscientes de um plano superior, do qual recebem inspiração. Isso provém da antiga memória subconsciente, de quando recebiam instruções diretamente dos espíritos da Lua.

O terceiro signo - Gemini ou Gêmeos - é representado nos desenhos antigos por duas crianças, e nos seus hieróglifos modernos, por dois traços verticais. Na Era de Gemini teve lugar a separação dos sexos. A direção grupal começou a se retirar e o homem principiou a ter uma existência separada, aprendendo a agir e pensar por si mesmo. O Senhor de Gemini, Mercúrio, rege também a mente superior. Devido a isso, os nativos deste signo sempre procuram adquirir o conhecimento. Tendo se libertado do círculo confinante da mente grupal, assemelham-se aos pássaros que buscam alimentos em muitas fontes. São como crianças postas em liberdade - começam a brincar e a aproveitar sua independência.

Em Câncer ou Caranguejo podem observar a separação dos sexos numa espiral superior. Aqui, o veículo da alma começa a manifestar-se ao lado do veículo espiritual. Os cancerianos são geralmente conscientes da luz astral. Possuem grande imaginação, são ótimos contadores de histórias e capazes ainda de construir, a partir de uma ou duas palavras, uma grande imagem mental.

O signo seguinte é Leo ou Leão. O nativo de Leo é alguém que, em épocas passadas, tornou-se consciente de influências espirituais superiores, chegando a ser chefe ou rei-sacerdote entre seus semelhantes. Assim, verão nele uma pessoa com tendências à chefia, sempre procurando dirigir. Constatarão que, enquanto forem amigáveis e não possuírem outra vontade que a deles, serão encantadores. São portadores de abundante vitalidade e de um magnetismo muito agradável. Pertencendo, porém, num certo sentido à tribo felina, podem arranhar e machucar quando contrariados.

Depois de Leo, vem Virgo ou Virgem, signo representado por uma serpente com uma cruz na cauda. Na Era de Virgo havia o culto da Mãe. Em cada nativo de Virgo existe uma nota de misticismo e uma tendência à retração, às vezes à solidão. Essas pessoas, em geral, são muito mal compreendidas, consideradas reservadas e mesmo afetadas, mas não é assim. Em realidade, são, em certo sentido, tímidas, possuindo uma dose de pureza de pensamentos que as torna sensíveis aos sentimentos de outras pessoas, especialmente quando tocam suas auras.

Virgo é seguido por Libra ou Balança, sendo seus nativos também difíceis de compreender. O libriano parece frequentemente volúvel e mal-equilibrado, porém, a realidade não é essa. Na Era de Libra adveio um novo influxo divino. O símbolo deste signo é composto de uma linha horizontal, sobreposta por uma outra, ansada, que simboliza a influência do espírito sobre a matéria, durante a encarnação. Essas pessoas são muito sujeitas a emoções. No entanto, tendo, também, grande receptividade aos pensamentos espirituais, agem, amiúde, de acordo com indicações recebidas dos planos superiores.

Scorpio ou Escorpião é o signo seguinte. O Escorpião é também representado por uma serpente, porém, em vez de uma cruz na cauda, como em Virgo, a cauda termina em uma flecha. Este signo é injustamente mal visto. Os nativos de Escorpião gostam de segredos, de ficar a sós e de ocupar-se de coisas misteriosas. Entre eles, encontram-se ocultistas. Quando contrariados, não se incomodam de fustigar e ferir. Têm, porém, grandes aspirações e uma pessoa deste signo, quando vivendo espiritualmente o mais alto de suas possibilidades, pode tornar-se uma águia voando para o Sol, e não um réptil arrastando-se na terra.

Sagitário segue Escorpião. Um sagitariano possui natureza dupla. Essa dualidade é patente no símbolo, quando este é apresentado por um ser meio cavalo, lançando uma flecha para o céu. Isso retrata, sem dúvida, o homem espiritual, procurando superar sua natureza inferior. Os nativos de Sagitário trazem consigo aspirações elevadas, uma grande vontade de se unir a Deus mas são, ao mesmo tempo, retidos por desejos inferiores e, muitas vezes, só tardiamente na vida se dão conta de suas possibilidades espirituais.

Capricórnio, o signo seguinte, é representado pela cabra. Os capricornianos se esforçam continuamente para subir a montanha de sua visão. Eles tentam a sua escalada e deslizam; tentam de novo e tornam a deslizar, mas continuam perseverando até que, finalmente, pelo esforço incessante, atingem o cume. Devido a seu regente Saturno, são, por vezes, sujeitos a grandes depressões e, portanto, frequentemente difíceis na convivência diária. Penso, porém, que de todos os signos, os nativos deste, possuem as mais excelentes qualidades.

Após Capricórnio, temos Aquário, o signo do Filho do Homem. Os aquarianos são intuitivos, amoráveis, querendo sempre ajudar a humanidade e podem ser encontrados em todas as organizações de trabalho social. Muitas vezes sentem um grande amor por Deus. Penso que a maior falta que neles possa existir, é que, por estarem sempre tão desejosos de ajudar a humanidade, esquecem de ajudar seus vizinhos. Sua visão, sempre dirigida para o ponto mais alto, harmonizada com o campo mais elevado, os torna capazes de ter um horizonte mais amplo, diferenciando-os assim da maioria das pessoas.

Chegamos, agora, ao último signo: Pisces ou Peixes. Esse é um signo essencialmente psíquico. Devemos ser muito cautelosos em se tratando de piscianos, pois, são, muitas vezes, levados pelas emoções ou por qualquer vento que sopre. Estando em estreito contato com o mundo astral e sendo muito sensíveis a tudo que a ele pertence, deixam-se prender facilmente em suas ondas.

Isso quanto aos signos. Tomemos agora seus regentes. Temos o Sol regendo Leão; a Lua regendo Câncer; Vulcão regendo Virgem; e Mercúrio regendo Gêmeos. Temos Vênus regendo Touro; Marte - Áries; Plutão - Escorpião; Vesta regendo Balança; Júpiter Sagitário; Saturno - Capricórnio; Urano regendo Aquário e Netuno - Peixes.

Os que ainda não entenderam essa linguagem, perguntarão para que serve tudo isso. Responderei dizendo que até mesmo na vida diária a astrologia é útil. Ela lhes mostra o melhor modo de viver, o país onde morar, como dirigir seus filhos e como cuidar dos negócios. Um homem que trabalha com qualquer tipo de máquina ou, por exemplo, é um açougueiro, não escolherá um mercuriano para trabalhar consigo, pois este seria pior do que inútil. Um joalheiro ou produtor de belas vestimentas terá uma grande ajuda escolhendo um colaborador regido pelo Sol. O conhecimento dos signos e de seus atributos coloca tudo no seu devido lugar e vocês acabam por conseguir um conjunto harmonioso. Se adoecem, a compreensão correta do seu horóscopo lhes permitirá escolher ervas e medicamentos indicados, em vez de engolir uma quantidade de venenos, como fazem hoje.

Outrora, o nascimento era regulado pelo conhecimento da influência dos astros sobre a vida humana. Penso, às vezes, que foi a sabedoria dos astros que levou as civilizações passadas ao cume da glória - tanto dentro da arte como da ciência - e penso ainda que foi sua deturpação e seu esquecimento que conduziram o mundo de hoje ao ponto em que se acha atualmente.

Àqueles que possuem seus horóscopos vou dar, agora, alguma coisa de interesse especial. Tracem uma linha da cúspide da oitava casa à cúspide da décima segunda, e mais duas linhas das cúspides dessas casas ao Nadir, fazendo, assim, um triângulo descendente. Em seguida, tracem um segundo triângulo, religando as cúspides das casas segunda e sexta com o Meio Céu. Obterão, assim, uma estrela de seis pontas. O triângulo descendente indica o que devem encontrar e aprender durante sua encarnação. Os graus dos signos das casas oitava e décima segunda os ajudarão a compreender melhor os erros do passado. O triângulo ascendente mostra o que encontrarão e o que devem superar tomando o caminho espiritual. O signo do Meio Céu é o Guardião do Umbral que construíram durante as encarnações anteriores. E o guardião do Portal Celeste.

Seria bom que cada um, desejando seguir o caminho interior, aprendesse um pouco a linguagem astrológica. Ela é a mais antiga e universal. No início, foi trazida à Terra por um dos Elohim. No começo poderão achá-la complexa; continuem, entretanto, trabalhando com paciência e a Verdade, pouco a pouco, penetrará em sua mente. Aprendam em primeiro lugar os signos e os atributos de cada um. Em seguida aprendam o que representam os planetas. Deixem o lado matemático para mais tarde. Estudem a astrologia sob a orientação de um professor competente.

Perguntas e Respostas

P. É necessário completar totalmente a experiência de um signo para poder passar à de outro?

R. Não, porque em cada encarnação vocês têm, geralmente, o Sol, a Luz e o Ascendente em diversos signos e graus. A personalidade, funcionando na Terra, permite que através dela seu espírito e sua alma aprendam a lição do signo Ascendente. O espírito vigia o crescimento da alma em sua vestimenta astral, e a alma vigia o crescimento de uma parte de si mesma - a personalidade refletida no plano terrestre e vestida diferentemente. Cada vez que vocês encarnam aprendem a construir novos veículos ou corpos para si mesmos. Com o tempo, terão que aprender não apenas a lição geral de cada signo, mas, também, a lição particular de cada grau.

P. O senhor falou de Vesta como sendo regente de Libra. Poder-nos-ia dar mais indicações de sua natureza?

R. Vesta está atualmente fora de sua órbita, não influindo fortemente na Terra. Afeta apenas as pessoas sob o signo governado por ela. Não creio ser de utilidade falar muito sobre um planeta não localizado e cuja influência não pode ser observada. É melhor aprender mais sobre os planetas já descobertos.

P. Então, por enquanto, temos que considerar Vênus como regente de Libra?

R. Dando-lhes os regentes de todos os signos, procurei fazer-lhes compreender os problemas que surgirão se tomarem, por exemplo, Vênus como regente de Libra. Vesta é doadora de Luz e por causa disso os Librianos são mais clássicos, mais artísticos e mais sutis que os taurinos. Vênus induz o homem aos prazeres da vida, fazendo com que goste de vinho, de mulheres, de canções, enfim, de todas as atrações da Terra. O libriano, ao contrário, geralmente gosta de coisas mais refinadas, das artes, da música, etc. Da mesma maneira encontrarão dificuldades se tomarem Mercúrio e não Vulcão como regente de Virgo. Se desejarem pesquisas, verificarão, por exemplo, que, muitas vezes, as pessoas nascidas sob um determinado grau de Virgo no Ascendente, são coxas ou apresentam uma deformação nos pés. Dizem acontecer isso devido ao signo oposto - Pisces - e que rege os pés, mas não é assim. Vulcão, o homem com a bigorna e o pé rachado, é regente de Virgo. Outrora, quando havia uma pessoa coxa ou com um pé deformado, dizia-se que ela desagradara a Vulcão.

P. Que fazer então com um horóscopo em que Libra está no Ascendente?

R. Vesta é o regente e ela é uma incógnita. O que sabem sobre Plutão, que possa ser observado? Podem aprender as influências de um planeta apenas pelo estudo e pela pesquisa. Agora que já lhes falei sobre Vesta, fariam bem em procurar descobrir um pouco mais por vocês mesmos.

P. Dizem que Netuno é a oitava superior de Vênus. Seria Vesta uma "oitava superior" de um dos planetas?

R. Não gosto do termo "oitava superior". Qual a semelhança existente entre Netuno e Vênus? Nenhuma ou quase nenhuma. A influência é diferente. Nem estou de acordo com as regências conjugadas. Há doze signos e doze planetas.

P. A Terra tem uma só lua?

R. Não. A Terra tem quatro luas. Veem uma SÓ, mas há outras três.

P. O senhor poder-nos-ia falar sobre a influência dos quatro elementos no horóscopo?

R. Os que nasceram sob a predominância dos signos da terra Touro, Virgem e Capricórnio - evoluindo, poderão entrar em contato e obter domínio sobre os Gnomos, os Devas das árvores e tudo o mais pertencente ao elemento terrestre. A principal tarefa dos Gnomos é servir a humanidade. Eles são servidores do mundo. A mitologia menciona frequentemente o serviço deles. Os nascidos sob os signos da água - Câncer Escorpião e Peixes - possuem grande afinidade com os seres aquáticos, desde as ondinas até os grandes Devas dos rios e mares. Constitui a tarefa dessas pessoas, bem como os regidos pelos signos do ar - Gêmeos Balança e Aquário - serem sempre portadores de união, de paz e de harmonia. O Ar e a Água trabalham muito bem juntos. Os signos do fogo - Carneiro, Leão e Sagitário - são signos do amor e os que nasceram sob essa predominância, se suficientemente evoluídos, podem entrar em contato com os seres do fogo, desde as salamandras até os Senhores da Chama. Podem trabalhar com eles e pedir sua ajuda. Resumindo: os nativos dos signos do fogo deveriam amar de forma impessoal, esquecendo sua própria pessoa. Os nativos dos signos do ar - unificar e harmonizar; os da água - trazer a paz, e os que nasceram sob a influência dos signos da terra - servir.

P. Como influirá sobre o psiquismo a colocação de Netuno num horóscopo?

R. Suponhamos que o signo ascendente seja Câncer e que aí se encontre Netuno. Nada no mundo impedirá que tal pessoa seja médium. Na maioria dos casos, entretanto, a mediunidade será do tipo físico, com a capacidade de produzir, e de emanar ectoplasma. Se o poder de concentração das pessoas que assistirem à sessão e cooperarem com o médium, for bastante forte, o ectoplasma, tendo caráter netuniano, assumirá a imagem clara do ser querido. Se, porém, ao redor do médium houver um grupo de pessoas cujas mentes estiverem distraídas, o ectoplasma se desprenderá tomando uma forma vaga. Os presentes, a essa altura verão a forma, não podendo, contudo, reconhecer a pessoa. Se tivéssemos o mesmo tipo de médium, mas com um signo fixo no Ascendente - tal como Leão ou Touro - e Netuno nele colocado, a força seria mais contínua, permitindo a fixação do ectoplasma e modelação do rosto. Os presentes aí diriam ser o médium melhor ou mais forte, porque puderam reconhecer a pessoa. Com Netuno num signo fixo, a alma pode ser treinada e pode aprender a neutralizar a qualidade fluídica do planeta. Se Netuno estivesse colocado em um signo mutável, como por exemplo, Gêmeos, a mediunidade, na maioria dos casos, seria muito vaga. No Ascendente, Netuno apresenta sempre o perigo de ilusão. Colocado na casa da religião, dá o idealismo, dá uma grande dedicação ao Mestre Jesus. Este veio na Era dos Peixes, mas, como já lhes disse várias vezes, Jesus não era netuniano. Basta olhar para Sua coloração que acharão fortes traços marcianos.

P. Conheço uma pessoa que se esforçou muito para desenvolver a mediunidade e precisou abandoná-la por não conseguir nada. Qual a razão disso?

R. Não sei qual teria sido a razão, mas é possível que, vendo o horóscopo dessa pessoa, vocês poderiam descobri-la. Pode ser que ele tenha uma quadratura entre Netuno e Sol ou entre Netuno e Lua. Provavelmente há um mau aspecto de Netuno. Para desenvolver a mediunidade é preciso ter Netuno no Ascendente ou então na oitava ou nona casa e com bom aspecto. Quando se procura o desenvolvimento mediúnico, é necessário sempre levar em conta a influência netuniana no horóscopo. Para a transmissão inspiracional ou consciente, considerem a influência uraniana. Essas duas possibilidades são claramente definidas no horóscopo.

P. Se descobrirmos que a mediunidade não é indicada para alguém, deveríamos preveni-lo?

R. Provavelmente a pessoa não tomaria em consideração esse aviso.

P. Não deveríamos, então, impedi-la?

R. Não poderão impedi-la, mas poderão explicar-lhe que, segundo seu horóscopo, o desenvolvimento psíquico não é indicado para ela. Se, apesar disso, continuar, a responsabilidade é dela. Sua vontade é livre.

P. A Astrologia pode ser útil na sociedade?

R. Conhecendo os doze tipos que formam a sociedade, podem descobrir o lado bom e o lado fraco de cada ser humano e compreender suas reações. Hoje chamam a isso de psicologia. Na ciência dos astros existe uma psicologia superior e mais detalhada, que lhes pode ser muito útil. Por outro lado, conhecendo a Astrologia, não serão mais iludidos se alguém lhes contar histórias a respeito, por exemplo, de sua bela aura. Saberão que no seu horóscopo a Lua se acha num signo determinado e, tão certo como a noite segue o dia, que a cor deste signo constitui o fundo de sua aura. Saberão, também, que, ao serem levados ao negativo do seu Ascendente, mancharão essa bela coloração. Se um amigo age de um modo errado, poderão explicar-lhe que se deixou influir pelo aspecto inferior de seu Ascendente e que deveria procurar expressar seu aspecto superior. Se ele tiver alguma noção de astrologia, compreenderá e poderá se corrigir.

Início