Navegação

Ensinamentos de I-EM-HOTEP


Iniciação Lunar

A Iniciação Lunar abrange, nesta época, um vasto campo, e é muito importante para o ser humano. Essa Iniciação tem lugar quando o homem desenvolve suas faculdades de recordar as vidas passadas e separar à vontade seus vários corpos. Um Iniciado Lunar é um ser que é capaz de deixar seu corpo físico para visitar conscientemente os sete planos, conversar com seus habitantes e voltar, lembrando-se de tudo quanto ali encontrou.

Desejarão, certamente, saber como é possível realizar essa Iniciação. Sei que há, hoje, muitos livros e muitas pessoas que aconselham o desenvolvimento dos centros psíquicos ou lunares; por isso, quero primeiramente explicar-lhes os perigos que esse desenvolvimento pode apresentar. Quanto mais souberem a respeito da Magia, do Ritual e dos Mistérios Sagrados, melhor o compreenderão.

Certas pessoas possuem a faculdade de ver ou de sentir mais do que outras. Naturalmente, tentam aumentar esses poderes e freqüentemente ficam deprimidas se não o conseguem rapidamente.

Se, no ambiente ou círculo das pessoas que procuram o desenvolvimento psíquico o conjunto de auras não é harmonioso, se não há pureza de vida e de finalidades, o pesquisador do Plano Lunar fica emaranhado na trama astral. Torna-se alvo dos espíritos não evoluídos e maliciosos, pertencentes aos reinos elementais. Estes envolvem sua vítima em diabruras, aparecendo-lhes sob muitas formas, desempenhando muitos papéis. Se o nosso investigador é do tipo vaidoso ou facilmente crédulo, fica logo convencido de que alcançou altos planos de consciência e imagina não precisar mais, nem de estudo, nem de direção. Assim sendo, torna-se obsediado pelas forças astrais inferiores. Estas podem, até mesmo, dar-lhe certo poder de profecia, de vidência ou qualquer outro dom que, todavia, será de curta duração. Logo tudo lhe fica fechado, deixando o nosso pesquisador em grande aflição, quando não em desequilíbrio mental.

Faço-os lembrar que estamos falando das forças Lunares. As forças Lunares governam os planos mentais inferiores, o corpo psíquico ou astral e, tanto os fluxos astrais quanto os materiais, em seu mundo. São também chamadas de "águas de ilusões".

Quando um homem se dá conta de sua ignorância a respeito dos fatores que podem por muito tempo atrasar seu progresso, começa a ser mais cuidadoso na escolha de seu instrutor ou de sua escola. Não se torna rebelde ou decepcionado quando seu instrutor procura curá-lo de idéias pré-concebidas ou de ilusões sobre si mesmo. Ele compreende melhor que a Lei é a Lei e que, se ele quiser tornar-se um mestre nos planos psíquicos ou Lunares, deve superar toda a personalidade inferior. Sua mente deve ser pura, e pela pureza da mente entendo que nunca deve falar mal de outrem, que deve ser honesto, justo e sincero em seu modo de vida, esforçando-se sempre para servir a Deus. Sob estas condições, o treinamento psíquico ou Lunar lhe permitirá estabelecer um contato mais estreito com seu Anjo Guardião. Haverá, então, um benefício mútuo, pois a tarefa do Anjo Guardião é a de conduzir o homem - enquanto este permanece puro - pela espiral ascendente através dos planos astrais inferiores aos superiores e até onde possa entrar em contato com as Grandes Inteligências, Mestres de Sabedoria e Irmãos Brancos ainda encarnados. Ali, ele receberá instruções de como guiar sua vida, como cuidar de seu corpo e como fazer certas meditações ou práticas espirituais.

Cada estudante que procura seguir a senda Lunar e desenvolver-se nos planos psíquicos ou astrais deveria, antes de qualquer treinamento, purificar sua aura, sua mente e unir-se ao Aspecto particular de Deus que reverencia.

Quero dizer com isso que, se o aspirante é um seguidor do Mestre Jesus, seria bom que participasse do sacramento a Ele consagrado. Se é seguidor de uma das escolas orientais, que participe de seu sacramento. A participação de um sacramento será, por si mesma, um Ritual mágico, pois a totalidade de células do corpo e da mente do participante ficam purificadas pela identificação com Deus. Sendo assim, o corpo astral do estudante pode ser desligado do físico, com todo sossego. O corpo físico é deixado, então, sob os cuidados dos que, ao redor dele, fazem o Ritual Sacramental. Estando livre de impurezas capazes de atrair alguma entidade inferior, não há para ele nenhum perigo de obsessão, nenhum perigo de desequilíbrio. Pode tranqüilamente retirar o espírito do corpo e começar sua peregrinação pelos planos astrais.

Essa peregrinação o fará compreender por que, nos estágios iniciais lhe foram ensinados os princípios herméticos, a simbologia, a Astrologia, as leis dos planetas e as dos números, da cor, e do som. Todas essas ciências, apesar de serem caluniadas e desprezadas pelo ignorante, ser-lhe-ão de grande ajuda na sua viagem. Se decidir procurar contato com, por exemplo, o Raio Marciano, saberá que tudo o que encontrar, seja um espírito desencarnado, um elemental, um anjo, uma cor, uma estrela, ou qualquer outro símbolo, deve apresentar características marcianas. Se estabeleceu uma vibração correta, nenhuma entidade astral não-marciana poderá aproximar-se dele ou enganá-lo.

Utilizando o mesmo procedimento, o estudante poderá fazer outras viagens astrais. Invocando o Anjo Guardião de Vênus, poderá entrar em contato com os anjos desse planeta. Então, encontrará o simbolismo de Vênus, mesmo nos planos astrais que rodeiam a Terra.

Assim, nosso estudante começa a receber sua primeira Iniciação Lunar. Está preparado para o que irá encontrar nos planos astrais sabendo, ao mesmo tempo, que, no plano material, seu corpo físico está bem protegido pelas medidas tomadas.

Quando isso se tornar mais conhecido e praticado, seus psíquicos e médiuns alcançarão um grau muito mais elevado. Compreenderão que, antes de mais nada, devem possuir pureza de vida e de objetivo. Compreenderão que o uso do álcool e do fumo, sob qualquer forma, é prejudicial ao verdadeiro progresso psíquico. Serão pessoas sãs e equilibradas, em vez de, como acontece freqüentemente hoje, neuróticas e apenas procurando sua própria satisfação.

Praticando essas regras, o pesquisador do plano Lunar não poderá ser vítima de suas ilusões, pois seguirá o reflexo claro da Rainha dos Céus, que o guiará pelo caminho ascendente, mostrando-lhe em símbolos o passado - mineral, vegetal e animal – para que veja seu próprio progresso, através das épocas. Assim, ele compreenderá os erros cometidos e, tendo absorvido as belezas do mundo astral e ali se fortalecido, não se atrasará mais em sua as censão, até que alcance conscientemente o mais alto plano espiritual - o Solar.

Para receber o ensinamento e a ajuda dos Grandes Seres, o estudante deve tornar-se capaz de encontrá-Los, sem temor, nas suas viagens astrais, de conhecê-Los, de confiar Neles e de com Eles se identificar. Então, na medida de seu esforço, dia após dia, começará a emitir uma essência que lembra a irradiação de Nossa Senhora da Lua. Para compreendê-lo melhor, meditem no simbolismo de Isis, no simbolismo de todas as Iniciações Lunares, Iniciações de Hator e de Vênus. Procurem entrar em contato com os Grandes Anjos da Lua, que nos adotaram no passado longínquo.

Os que estudam a Astrologia deveriam acertar o lugar e os aspectos da Lua no seu horóscopo. Meditando sobre isso, poderão descobrir o tipo de escola que lhes seria indicada.

Não julguem que lhes falo de coisas inúteis. Todos os Grandes Instrutores do passado tiveram essa Iniciação. Cada ser, desejando tornar-se um membro ativo da Fraternidade Branca, deve recebe-la. É um dos graus que os tornam "Adeptus Practicus".

Nunca lhes prometi, nem prometo que alcançarão a realização espiritual de qualquer modo, mas, sim, que a conseguirão se trabalharem com desinteresse e pureza de vida. O seu Anjo Guardião não lhes revelará os segredos dos reinos internos se isso for para uma finalidade egoísta. Por outro lado, nunca devem ficar deprimidos e abandonar o esforço, se sentirem que seus sentidos internos se fecham. Continuem procurando contato com o Anjo Guardião, sabendo sempre, firmemente, que, se desejam o desenvolvimento para servir a Deus, tudo estará trabalhando para o seu progresso.

Se querem receber a Iniciação Lunar, vocês, filhos da era presente, podem invocar Isis sob o aspecto da Virgem Maria. Se querem receber a Iniciação de Horus, podem pedir a proteção de Jesus, pois Jesus, Maria, Isis e Horus são todos manifestações da mesma Grande Luz Branca, penetrando cada época, para despertar a chama nos corações humanos.

Lembrem-se sempre, porém, que devem escolher um Raio de Luz Divina com o qual querem identificar-se. Tendo-o escolhido, procurem unir-se a Ele antes de sua meditação, de sua prática ou de sua viagem astral, e conservem-se sempre sob esse Aspecto, até alcançarem o Mestrado desse Raio, até que vocês se encontrem face a face com seu Pai no Céu.

Se freqüentam um círculo ou uma escola espiritualista, e algo em vocês se rebela, é melhor que a deixem, sem censurar seus companheiros, porque a causa de tudo pode estar em vocês. Por outro lado, se sentem-se atraídos a uma escola ou a um instrutor, seria conveniente que levassem a ele seu horóscopo e perguntassem se este indica alguma afinidade com a escola. Consultando o horóscopo, ele, se for um instrutor verdadeiro, lhes aconselhará de modo impessoal a que escola ou a que Raio deverão se dirigir para fazer o maior progresso. Todos os verdadeiros instrutores são impessoais, pois o que realmente importa é o progresso do estudante.

Tendo achado sua escola, permaneçam nela, pois, embora todas as escolas sejam boas, cada uma tem seu próprio método e não devem misturar diversos procedimentos. Isso poderia tornar sua mente confusa. Cada instrutor procura dirigi-los, segundo a Luz que lhe é dada e de acordo com suas possibilidades. Portanto, é essencial que tenham confiança em seu instrutor, lealdade para com sua escola e um grande desejo de servir a Deus com pureza e desinteresse. Lembrem-se sempre de que estão submetidos à Lei, e a Lei de Deus é o Amor, não o amor sentimental de palavras ocas, mas o Amor que está sempre pronto para estender a mão; o coração que ama seu semelhante, apesar de todas suas fraquezas.

Há muitos aspirantes que poderiam ser chamados de "almas errantes". Eles vão de escola em escola, de grupo em grupo, sem fazer quase nenhum progresso. Satisfeitos consigo mesmos, denominam-se "universalistas". Isso é um desperdício de forças. Seria bem melhor que ficassem numa só escola e passassem pelos seus graus.

Se não houver estabilidade na senda escolhida, se não houver lealdade à sua escola, os que vigiam silenciosamente mantêm a porta fechada. Não se pode confiar os segredos da Iniciação a uma mente confusa, incerta do caminho que quer seguir.

Isto é tudo O que posso dizer-lhes, por enquanto, sobre a Iniciação Lunar. Desejando subir a escada que os conduz da Terra para o Alto, devem começar pelos degraus mais baixos, de onde a visão é muito limitada, e aprender a lição de cada um. Então, a cada degrau galgado, sua visão tornar-se-á mais ampla.

Perguntas e Respostas

P. Como podemos achar nossa escola?

R. Na Grande Fraternidade Branca há doze Raios, doze Mestres trabalhando no plano terrestre, e cada um desses Mestres trabalha através de grupos ou Ordens centralizados. Esses grupos ou Ordens são conhecidos como Escolas Iniciáticas ou Escolas dos Mistérios Sagrados. Quando decidirem qual é sua linha, qual o método de aproximação, e quais os ideais mais adequados para seu estágio evolutivo, então devem enviar um forte pensamento, e o seu instrutor se encaminhará a vocês. Entrarão em contato com ele através de uma leitura, de um amigo, ou de qualquer outro modo. Tendo achado a escola de sua preferência e sentindo-se felizes nela, deverão prosseguir de todo o coração, a fim de merecerem e receberem sabedoria, proteção e amor do Mestre, sob cujo Raio a escola esteja alicerçada.

P. Havíamos feito essa escolha numa encarnação pretérita?

R. Se a fizeram, isso será visto em seu horóscopo. E possível também que, numa vida pretérita, necessitaram de um tipo de escola e nesta encarnação de um outro tipo. Se não fosse assim, não poderiam passar através de todos os doze Raios, para tornar-se um Adepto Branco.

P. É necessário receber-se a Iniciação Lunar antes de qualquer outra?

R. Não. Há diferentes portas para cada alma. A porta psíquica, para certas pessoas, é contra-indicada; para outras, a mais conveniente. Muitos estudantes entram através da Teosofia, da Ciência Cristã ou outras escolas. Cada um entra pela porta que escolher. Nenhuma é mais ampla do que outra. Naturalmente, se vocês têm uma quadratura entre Netuno e Lua, a porta psíquica não lhes é indicada.

P. Qual é a técnica da meditação?

R. Cada instrutor tem sua própria técnica. Essa técnica inclui também a preparação do estudante e do lugar, a respiração adequada e a invocação correta. Tudo isso lembra o preparo para um Ritual. Quanto à meditação propriamente dita, antes de tornarem-se capazes de entrar nos planos internos, sua meditação deve ter uma forma definida, tal como uma oração ou um pensamento delineado.

P. Todos precisam de um instrutor?

R. Muitas pessoas não se separaram ainda da mente ou alma grupal. Estas seguem o caminho em comunidades. Não possuindo o poder de discernimento, mas só o da imitação, adaptam-se perfeitamente a religiões ortodoxas.

P. O senhor disse certa vez que a carne não é uma alimentação própria para o ser humano. Apesar de estarmos acostumados a ela, deveríamos deixá-la e alimentar-nos só com peixe e outras coisas?

R. Comer peixe é do mesmo modo prejudicial como comer carne. Entretanto, se estão habituados a esse tipo de alimentação, não é aconselhável mudá-lo, sem uma orientação competente. Aqueles que se esforçam para atingir um grau de Iniciação mais elevado, são instruídos sobre o que podem comer e o que devem evitar. Não aconselho a ninguém tentar desenvolver-se psíquicamente, a procurar realizar Rituais ou mudar seu modo de vida, sem ter um instrutor, a não ser que essa pessoa tenha estabelecido contato com seu Anjo Guardião e possa ouvir sua voz.

P. Entramos em contato com nosso Anjo Guardião através da senda psíquica ou mental?

R. Podem fazê-lo simplesmente pela meditação. Se não possuírem, porém, sabedoria e discriminação internas, e se não houver ao seu lado alguém que a possua, não saberão se entraram em contato com o seu Anjo Guardião ou com um espírito disfarçado. Até que consigam entrar conscientemente em contato com seu Anjo Guardião, precisam de um instrutor, qualquer que seja o caminho escolhido.

Início